A Inteligência Artificial (IA) Generativa é uma das tecnologias mais entusiasmantes das últimas décadas, com uma curva de adoção exponencial, fazendo com que seja fundamental que CIOs e líderes tecnológicos se prepararem para como esta pode surgir em toda a empresa. A combinação de tecnologias de IA, automação em escala e análise de dados em tempo real, pode ajudar as organizações a tornar cada colaborador mais produtivo e a experiência de cada cliente ainda melhor.

A IA generativa – que não classifica ou prevê apenas, cria o seu próprio conteúdo com um comando de linguagem semelhante ao do Ser Humano. Não melhora apenas o trabalho, mas também o transforma de forma profunda.

A verdade é que a IA está a colocar ferramentas sem precedentes, flexibilidade e até personalização nas mãos de todas as pessoas, exigindo pouco mais do que linguagem natural para operar, e ajudando-nos em múltiplas tarefas das nossas vidas, assumindo assim o papel de colaboradores superpoderosos.

Conectar-se aos clientes de uma forma nova e diferenciadora

A IA generativa tem o potencial de elevar a experiência do cliente através de insights mais profundos, para ajudar as organizações a conectarem-se com os seus clientes de formas novas e mais relevantes.

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Por exemplo, no atendimento ao cliente, os agentes podem gerar automaticamente artigos com base em notas de casos anteriores, ou criar, automaticamente, respostas de conversas personalizadas do agente, para aumentar a satisfação do cliente através de interações de serviço rápidas e individualizadas. Para responsáveis comerciais, podem gerar automaticamente tarefas de vendas, como redigir e-mails, agendar reuniões e fazer a preparação da próxima interação. Da mesma forma, os profissionais de marketing podem gerar conteúdo personalizado mais rapidamente para envolver clientes atuais e potenciais, através do e-mail, telemóvel, web e publicidade.

É certo que a IA não é o que mais influencia o crescimento dos negócios e a retenção de clientes. Em todos os setores, os custos e a disponibilidade de produtos e serviços estão entre os vários fatores que suportam ou dificultam os esforços das empresas para responder às expectativas dos clientes. Mas é a forma como as empresas olham para as principais dimensões de crescimento e fidelização do cliente e, posteriormente, incorporam a IA nos seus processos de negócios, que as tornam mais poderosos.

A combinação de IA generativa e tecnologias colaborativas vai proporcionar maior produtividade para clientes e empresas. Resumos de conversas e ferramentas de pesquisa com inteligência artificial, por exemplo, poderão ajudar os utilizadores a acompanharem o que está a acontecer mais rapidamente, e a encontrarem respostas instantaneamente sobre qualquer projeto ou tópico, quer se trate de pesquisas práticas recomendadas, ou de procurar um novo cliente. Elaborar mensagens em segundos para comunicar com clientes e equipas, gastando menos tempo a elaborar respostas e notas de reunião, significa mais tempo para colocar os planos em prática.

Acelerar a produtividade dos trabalhadores e conectar-se diretamente com os clientes serão os principais impulsionadores da eficiência e do crescimento dos negócios.

Tornar a IA num parceiro mais seguro e transparente

No entanto, o poder da IA ​​generativa não é isento de riscos. Embora acerte em muitas coisas, também pode errar em muitas outras. À medida que as empresas procuram adaptar essas tecnologias, é fundamental que o façam com cautela.

A IA é tão boa quanto os dados que a capacitam, além de manter os humanos informados para os verificar e confirmar. A confiança deve ser o elemento mais crítico do seu desenvolvimento, o conteúdo que esses modelos criam e as plataformas nas quais são executados. As diretrizes estão disponíveis para ajudar as organizações com o desenvolvimento responsável e a implementação da IA ​​generativa.

Para tornar a IA mais segura e transparente, devemos começar com a conscientização. Os líderes empresariais devem educar-se sobre as implicações da IA ​​e equipar os utilizadores com uma melhor compreensão dos seus pontos fortes e fracos. Fornecer fontes de informação ou explicar determinadas informações, ou informar como um sistema de IA criou determinado conteúdo também pode abordar questões de confiança e precisão.

O mundo deve ter boas razões para confiar nestes modelos, a todos os níveis. Se fazê-lo, sem preconceitos ou medos, não há dúvida de que esta tecnologia pode mudar o mundo para melhor.