477kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pandemia

Resposta Pronta

Inverno sem medidas Covid? "Não vai ser possível"

Gustavo Tato Borges acredita que se a incidência de casos subir nos meses de inverno é provável que "voltem as máscaras entre alunos e professores" ou até mesmo a Telescola.
Noticiário

8h. Covilhã. Incêndio terá ardido "mil hectares"

Em direto o ponto de situação do incêndio da Covilhã, com o vice-presidente da Câmara. No próximo ano letivo as escolas não vão ter medidas anti-covid. Continuam operações militares chinesas em Taiwan
Noticiário

7h. Covid-19. TdC alerta para falhas em contratos

Neste jornal, as principais conclusões da análise do Tribunal de Contas aos contratos celebrados no regime de exceção da pandemia. Ainda a reação de Marcelo aos casos de alegados abusos na Igreja.
E o vencedor é...

As tais "contas certas" de Medina: cativações

Com 2020 como ano de referência, as cativações penalizam os serviços mais afetados pela pandemia. É bom ter contas certas, mas não vale tudo. Por fim, o silêncio comprometido do Governo sobre Taiwan.
Fact Check

OMS administrou vacinas contra a varíola com sida?

Artigo publicado no The Times fala de um estudo que associa as vacinas da varíola ao surgimento da sida. Mas está cientificamente errado. Nunca foi detetada uma ligação entre a vacina e a doença.
Noticiário

20h. Madeira. Máscara deixa de ser obrigatória

Já a partir da meia-noite. Anúncio feito pela empresa de transportes públicos "Horários do Funchal". O relaxamento desta medida resulta da resolução do Governo Regional da Madeira.
Pandemia

Macau sem casos novos de Covid-19 pelo segundo dia

Há uma semana que a comunidade local não apresenta qualquer teste positivo para a Covid-19. Toda a população tem realizado testes diários nas últimas semanas.
Pandemia

Esperança média de vida no Japão cai

Mulheres japonesas tinham, em 2021, uma esperança média de vida de 87,57 anos. A dos homens era de 81,47 anos. É o primeiro recuo do indicador na última década.
Estados Unidos da América

Biden volta a testar positivo à Covid-19

Médico do chefe de Estado norte-americano, este medicamento pode ter um "efeito de recaída". Presidente dos EUA não apresenta sintomas.
Resposta Pronta

Largar as máscaras? "Isso pode nunca acontecer"

Epidemiologista Manuel Carmo Gomes acredita que estamos perante um novo paradigma, e não tem dúvidas. A Covid-19 não é sazonal e veio para ficar: "Podemos nunca largar as máscaras em certos espaços".
Fact Check

Robot chinês foi projetado para recolher corpos?

A publicação de um vídeo com um contexto errado no Facebook levou à difusão da ideia de que teria sido desenvolvido um robot para recolher corpos nas ruas, mas é falso.
Noticiário

2h. Pandemia. Médicos alertam para subida de casos

Médicos de saúde pública falam num eventual aumento de casos de infeção por covid-19. E Zelensky acusa a Rússia de praticar novas formas de terror contra a UE por usar o gás como moeda de troca.
Noticiário

1h. Incêndio de Pencova começa a dar tréguas

Apesar do combate facilitado, os bombeiros temem o vento que se prevê para o período da manhã. E os médicos de saúde pública dizem que o país tem de se preparar para os meses mais frios.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro. Procuradoria pede arquivo de queixas 

A Procuradoria-Geral da República do Brasil pediu ao Supremo Tribunal que retire as acusações contra Jair Bolsonaro na gestão da pandemia da Covid-19. Desde 2020, 680.000 pessoas morreram no país.
Resposta Pronta

Covid-19. "Portugal em contraciclo com a Europa"

Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, explica que situação em Portugal é mais calma, mas sublinha necessidade de preparar subida de casos no outono.
Coronavírus

O caso dos ventiladores que acabou em queixa-crime

Chegaram ao Algarve em maio de 2020, como resposta à pandemia, mas as divergências fizeram com que só dois anos depois estivessem prontos a usar. "Tremenda irresponsabilidade", diz social-democrata.
Coronavírus

A Covid longa pode durar meses ou anos

O diagnóstico é difícil e os sintomas são muitas vezes desvalorizados por doentes e médicos. Cansaço, perda de memória e ansiedade impedem o regresso ao trabalho ou a uma vida normal.
Resposta Pronta

Monkeypox. "Ainda estamos longe da pandemia"

OMS declara Monkeypox emergência de saúde pública internacional, uma forma de "fazer pressão sobre os governos ocidentais". João Manuel Braz Gonçalves não antevê restrições sobre as populações
Noticiário

16h. Varíola dos macacos é emergência global

Emergência global de saúde pública é o nível mais alto de alerta. Em causa está a extensão do surto a mais de 70 países. Portugal totaliza 588 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox
Ministério Administração Interna

MAI pede que se relacione criminalidade e pandemia

MAI considerou que se deve olhar para os números da criminalidade participada de 2021 tendo em conta o contexto da pandemia. "Números disponíveis correspondem a dois anos de pandemia".
Fronteiras

Portugal espera mais emigrantes este verão

A pandemia adiou as férias para muitos portugueses que por esta altura voltam a casa. Espera-se este ano um aumento significativo no número de emigrantes a passar as fronteiras e dão-se alertas.
Fact Check

Moderna criou o novo coronavírus?

O genoma do SARS-CoV-2 tem cerca de 30.000 nucleotídeos. Uma sobreposição de uma sequência de 19 nucleotídeos não prova nada, defendem especialistas norte-americanos.
Fact Check

OMS desculpou-se por não apoiar hidroxicloroquina?

O vídeo do apresentador brasileiro Sikêra Júnior, uma figura bastante polémica no Brasil, circula nas redes sociais desde 2020. Até hoje, a OMS continua a não recomendar a hidroxicloroquina.
Belém

Gouveia e Melo em Belém? "Logo se vê"

Entrevista. Quer fazer uma "revolução, no bom sentido", na Marinha. E admite que faltam militares, mas isso não o impede de fazer mais e melhor — apenas diferente. "Esse caminho começou a ser feito."
Cultura

Ministro desvaloriza atrasos no Garantir Cultura

O Ministro da Cultura esclareceu esta quarta-feira os atraso sobre pagamentos, considerou-os “pouco significativos” e garantiu que os números estão “alinhados com as expectativas".
Saúde

Ameaça nuclear e pandemias: UE alerta para ameaças

A Comissão Europeia diz que a "pandemia de Covid-19 não será a última emergência de saúde pública no mundo" e elenca as três maiores ameaças que os europeus enfrentam (que inclui uma ameaça nuclear).
Coronavírus

Covid-19: OMS não altera avaliação do vírus

A OMS anunciou que decidiu manter a pandemia de Covid-19 como emergência de saúde pública de preocupação internacional. Casos aumentaram 30% nas últimas 2 semanas.
Noticiário

15h. João Leão mais perto da direção do MEE

Depois da desistência da Itália, o ex-ministro das finanças português só tem um adversário na corrida à direção do MEE. E ainda, Portugal é o 9º país da UE com novos casos de Covid-19.
Noticiário

4h. Portugal em contingência. 3 fogos preocupam

Risco de incêndio leva Governo a subir nível de alerta. Situação de contingência mantém-se até sexta-feira. E ainda, Conselho Nacional da Saúde analisou impacto da pandemia e deixa recomendações.
Noticiário

13h. Incêndios. PR diz que situação vai piorar

Presidente da República apela a cuidados reforçados para se evitar comportamentos de risco. E o Chega quer uma comissão que investigue o aumento da mortalidade entre doentes não covid.
Centros Comerciais

Suspensão de rendas fixas é inconstitucional

O Tribunal Constitucional declarou parcialmente inconstitucional a norma orçamental que, em 2020, determinou a supressão da componente fixa das rendas dos centros comerciais.
Fact Check

OMS ameaça "soberania dos Estados"?

Publicação nas redes sociais assegura que Organização Mundial de Saúde tem objetivo de pôr fim à "soberania dos Estados" com o futuro tratado sobre pandemias. Não é verdade.
Noticiário

4h. Estado pode perder 10 milhões em ventiladores

Tribunal de Contas dá conta de problemas na celebração de contratos e em materiais estragados. E os trabalhadores da saúde estão em greve nesta sexta-feira por melhores condições de trabalho.
Pandemia

Covid: isolamento passa de sete para cinco dias 

Os doentes com covid-19 vão passar a ter de cumprir cinco dias de isolamento. A decisão foi comunicada esta quinta-feira pela ministra da Presidência após o Conselho de Ministros.
Fact Check

Austrália força vacinação com gases de aviões?

Uma publicação afirma que autoridades australianas vão usar rasto dos aviões para vacinar população à força contra a cólera. É falso: o estudo diz diretamente que não ia "pulverizar" a vacina no ar.
Fact Check

Foto mostra “Comboio da Liberdade” em França?

Fotografia tem sido usada em publicações sobre a adesão dos camionistas franceses ao protesto "Comboio da Liberdade", que surgiu no início de 2022 no Canadá. Foi captada na véspera de natal de 2020.
Fact Check

Tratado da OMS acaba com soberania dos Estados?

Está a ser estudado um tratado internacional sobre pandemias, mas só estará pronto em 2024 e, mesmo nessa altura, só será adotado pelos países em respeito pelas suas constituições.
Fact Check

Bieber está doente por causa da vacina da Covid?

Utilizador do Facebook insinua que a doença que afeta o cantor canadiano foi provocada pela vacina contra a Covid-19. "Esta síndrome não tem nada a ver com a vacina", esclarece especialista.
Pandemia

O ensino americano durante a pandemia

Quem mais sofreu com o confinamento nos EUA foram os alunos de afro-americanos e latinos, cujos pais não tinham hipótese de trabalhar a partir de casa e foram incapazes de acompanhar os filhos.
Fact Check

Pfizer reconhece 1.291 efeitos secundários graves?

Publicações acusam a Pfizer de, após ter promovido vacinação de milhões de pessoas contra a Covid, revelar lista em que assume quase 1.300 efeitos secundários graves do medicamento. Não é verdade.
Resposta Pronta

Lares. "Faltou simplicidade de processos de apoio"

TdC detetou falhas nos apoios dados ao lares na pandemia. Rui Fontes, presidente da Associação Amigos da Grande Idade, reage às conclusões do relatório e diz que "não mudou quase nada" desde a crise.
A História do Dia

Quem é Marta Temido, a ministra que Costa segura?

Ganhou protagonismo no combate à pandemia mas foi alvo de todas as críticas nas últimas semanas por causa das carências no Serviço Nacional de Saúde. Quem é a ministra da saúde e qual o seu futuro?
Noticiário

5h. Morte de criança. Suspeitos em Tribunal hoje

Uma mulher, identificada como ama da criança, assim como o marido e a filha desta mulher são suspeitos do crime. Ainda, houve falhas nos apoios estatais dados aos lares durante a pandemia de covid-19.
Noticiário

3h. Covid-19. Houve falhas nos apoios aos lares

Relatório de auditoria do Tribunal de Contas aponta falhas e deixa recomendações ao Ministério do Trabalho e ao Instituto da Segurança Social. E, Zelensky destaca dia de "vitória" para a Ucrânia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.