271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Pandemia

Coronavírus

Provedoria aponta impacto da pandemia nas prisões

A crise pandémica durante o "primeiro confinamento" levou à suspensão de toda as visitas regulares, que viriam a ser retomadas no início do verão em condições impostas pela emergência sanitária.
Coronavírus

INSA reforça vigilância das variantes em Portugal 

A nova estratégia permite uma "melhor caracterização genética do SARS-CoV-2", uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos de tempo entre análises, diz o INSA.
Coronavírus

60% dos adultos da UE já receberam uma dose vacina

Um total de 220 milhões adultos da UE (o equivalente a perto de 60%) receberam pelo menos uma dose da vacina, de um total de 346 milhões de doses já administradas pelos Estados-membros.
Coronavírus

Vacinação aberta disponível a partir dos 50 anos

Para serem vacinados nesta modalidade, os utentes devem dirigir-se ao centro de vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde, explica a task force.
Coronavírus

Esplanadas encerradas junto ao Estádio de Coimbra

As esplanadas vão estar encerradas entre as 18h00 e as 2h00, na sexta-feira e no sábado e estará proibida a venda ambulante nos dois dias em que Andrea Bocelli atua em Coimbra.
Coronavírus

Posso ir ao Algarve? E ver a seleção na esplanada? /premium

Lisboa, Albufeira e Sesimbra recuam no desconfinamento e há 25 concelhos com níveis elevados de risco. Perante um aumento dos casos registados em Portugal, Governo anunciou novas medidas.
Coronavírus

Partilha de vacinas: o mundo "não está à altura"

No seu segundo mandato, a missão de Guterres será "contribuir para uma cooperação global mais eficaz" na partilha de vacinas contra a Covid-19.
Coronavírus

SNS deve intensificar rastreios a utentes

Os rastreios "são realizados, preferencialmente, com recurso a testes rápidos de antigénio, sem prejuízo da possibilidade de realização de testes de amplificação de ácidos nucleicos".
Coronavírus

Saúde mental é o "parente pobre da medicina"

"Está na altura de valorizar a saúde mental, que tem sido o parente pobre da medicina", diz o presidente do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, António Reis Marques.
Resposta Pronta

Apelo de Ferro foi "inconsequente"

Isabel de Santiago, especialista em Comunicação de Saúde, indica que intervenções como a do presidente da AR confundem os portugueses sobre o que é ou não aconselhável fazer em tempo de pandemia.
Fact Check

Vacinação deixou "rasto de morte" em Portugal?

Publicação afirma que a "curva ascendente do número de inoculados vem sendo acompanhada pela do número de falecidos". Mas não foi registado um aumento da mortalidade geral em Portugal.
Resposta Pronta

"Empresários estão a atirar a toalha ao chão"

Daniel Serra, dirigente da PROVAR - Associação Nacional de Restaurantes, indica que as restrições no setor são uma "mensagem", mas garante que os restaurantes não são, em si, focos de contágio.
Coronavírus

100 dias de desconfinamento, de verde a vermelho

Se em 15 de março, início do plano de alívio das restrições, o território continental apresentava uma taxa de incidência de 84,2 e um Rt de 0,79, agora estes indicadores estão já nos 129,6 e no 1,18.
Coronavírus

Costa: país tem aplicado regras da UE a viajantes

Costa diz não ter entendido as palavras de Angela Merkel como uma crítica a Portugal, concorda com a necessidade de coordenação entre os 27 e garante que aplicará o que o Conselho Europeu acordar.
Fact Check

Covid fez 152 vítimas mortais em Portugal?

Acórdão de Tribunal Administrativo de Lisboa refere dados da DGS. O número é real, mas diz respeito a uma pequena fração do total de certidões de óbito por Covid no último ano e meio.
Angela Merkel

Merkel critica países sem limites a zonas de risco

Em declarações proferidas no parlamento alemão, Angela Merkel teceu críticas aos países que não restringem a chegada de passageiros de zonas que estão sinalizadas como sendo de risco.
Índia

Índia. Número de casos mais baixo em 80 dias

O país que viveu recentemente uma segunda vaga devastadora da pandemia e que atingiu o pico em meados de maio, registou nas últimas 24 horas 54.069 casos de Covid-19 e 1.321 mortes.
Défice

Portugal regista um défice de 5,7% no 1º trimestre

Segundo dados publicados pelo INE, devido à pandemia e ao confinamento, no 1º trimestre de 2021 o défice situou-se em 5,7% do PIB, atingindo menos 2.813,1 milhões de euros.
Fact Check

Farmacêuticas omitiram dados sobre vacinas?

Publicação no Facebook usa imagem que afirma que as farmacêuticas "enganaram toda a gente" sobre a eficácia das vacinas. A intencional confusão de conceitos não é nova, mas volta a ser utilizada.
Explicador

Vacinação. "70% é um valor desatualizado"

O debate da vacinação. Miguel Castanho, investigador do IMM, defende que meta de imunização está "desatualizada". Filomena Martins Pereira, da imune.pt, apela à "estratégia coordenada" de comunicação.
Fact Check

Emails provam que vírus saiu de laboratório?

E-mail do cientista Kristian G. Andersen a colocar a hipótese de o vírus ter sido criado, por ter características pouco comuns, foi lido como uma certeza. Mas foi uma hipótese não confirmada.
Fundos Comunitários

Já cá canta o dinheirinho (outra vez) /premium

A mediocridade do regime inclina mesmo agora uma boa parte da população a olhar para o lado, quanto mais não seja abstendo-se de ir votar. Com mais um fracasso em cima, será ainda pior.
Coronavírus

Concentração em Coimbra em defesa do Hospital

A concentração contou com uma tribuna pública, onde falaram utentes e delegados sindicais, entre outros, expressando preocupação com o futuro do Hospital dos Covões.
Reportagem Observador

Marcelo quer vacina "aviada"

Na visita ao centro de vacinação do Estádio Universitário, Marcelo Rebelo de Sousa deixa um discurso motivacional para encorajar os portugueses a serem vacinados.
Coronavírus

Autoridade dos transportes com 44 queixas diárias

Ao todo foram quase 16 mil as reclamações de passageiros em 2020. Quase oito mil no primeiro semestre e 8.139 no segundo semestre, tendo em conta que mais de duas mil estão relacionadas com Covid-19.
Coronavírus

Póvoa de Varzim com restrições no São Pedro

Será reforçado o controlo do acesso rodoviário através das principais entradas da cidade e haverá fiscalização do cumprimento das normas. As celebrações dão-se nos dias de 28 e 29.
Ordem dos Médicos

Hospitais começam agora a recuperar formação

A pandemia "interrompeu" muitos ciclos de formação, nomeadamente estágios. Só agora é se começa a recuperar um pouco a formação, diz Ordem dos Médicos.
Coronavírus

Covid-19: autarcas querem revisão urgente de casos

"Infelizmente, a forma como este rácio é calculado pela Direção-Geral da Saúde prejudica injustamente os municípios com grande peso turístico, como é o caso de Albufeira", diz a autarca de Olhão.
Coronavírus

Autoagendamento para pessoas com 35 anos 

A possibilidade de as pessoas com 35 ou mais anos poderem fazer a marcação da vacina ficou disponível esta quarta-feira. O processo permite que os cidadãos selecionem o local e data que pretendem.
Coronavírus

Convívios e turistas aumentam caos no Algarve

Ana Cristina Guerreiro diz que há "bastantes casos" na população residente, no entanto, aponta a presença de um "grande número de turistas nacionais [nos fins de semana prolongados] e estrangeiros".
Coronavírus

Variante Delta já está em 23 países europeus

A variante Delta do coronavírus já está presente em 23 países europeus. Portugal foi dos países europeus que menos sequenciou amostras nestas semanas de maio e junho.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE prepara transição da presidência da UE

Santos Silva e Anze Logar vão "passar em revista" as relações bilaterais e abordar "temas da agenda europeia que marcam as duas presidências do Conselho", nomeadamente a resposta europeia à Covid-19.
Coronavírus

Covaxin. Bolsonaro avisado sobre irregularidades

Deputado Luis Miranda levou "toda a documentação" a Jair Bolsonaro e relatou ter encaminhado informações que comprovariam as suspeitas de possíveis irregularidades nos contratos de compra da Covaxin.
Coronavírus

FMI diz que África enfrenta "calamidade económica"

África enfrenta "a mais rápida taxa de crescimento mundial de novos casos de Covid-19", diz diretora executiva do Fundo Monetário Internacional. É uma "tragédia humana e uma calamidade económica".
Coronavírus

Em 100 dias, Portugal passou de verde a vermelho

Portugal encontra-se, esta quarta-feira, na zona "vermelha" da matriz de risco, cem dias depois de ter iniciado o desconfinamento, na altura na região a "verde" da matriz.
Fact Check

Recusar vacina significa perder direitos no SNS?

O SNS pode recusar atender uma pessoa que não aceitou tomar a vacina contra a Covid-19, ou seja, o cidadão perde um direito que está presente na Constituição ao dizer "não" à vacina?
Coronavírus

Técnicos de Emergência com subsídio em atrasado

O pagamento do subsídio de risco Covid-19 criado por causa da pandemia está com dois meses de atraso, alerta Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar.
Coronavírus

Variante Delta representa 90% de casos na UE

É previsto que 70% das novas infeções sejam devidas à variante Delta na União Europeia e Espaço Económico Europeu "até ao início de agosto e 90% das infeções" ate ao final desse mês.
Coronavírus

Marta Temido: cerca a Lisboa deve manter-se /premium

113
Ministra da Saúde diz que Governo "tudo fará" para não recuar no desconfinamento, mas sem dar garantias. Portugal está a comprar reforços de vacinas para 2022 e 2023.
Profissionais de Saúde

Autotestes em eventos sem supervisão médica

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a supervisão de autotestes em eventos passa a deixar de ser obrigatoriamente acompanhada por profissionais de saúde, desde que se sigam todas as recomendações.
Resposta Pronta

Internamentos UCI. "Faltam condições de resposta"

Coordenador do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos propõe reformular as linhas amarelas e vermelhas, a nível regional e nacional, para evitar prejudicar a atividade não Covid.
Vacinas

Estudo mostra baixa eficácia das vacinas chinesas

Três dos países que confiaram em vacinas chinesas de fácil acesso, nos quais se incluem as Seychelles, a Mongólia ou o Chile, registam neste momento, recordes de novos casos diários.
Noticiário

10h. São João celebrado com restrições a norte

Cidade de Braga vai ter mais policiamento nas ruas e cidade do Porto vai celebrar São João com limitações de horário. Pneumologista Raquel Duarte diz que "é preciso apertar as regras".
Coronavírus

Portugal pode ter dois mil casos diários em julho

Previsão é do Centro Europeu de Controlo para Doenças, que neste cenário também antevê um aumento das mortes. Portugal e Reino Unido são países onde se espera que pandemia piore.
Brasil

Vice-presidente do Brasil admite erros na pandemia

O vice-presidente brasileiro admite que o governo errou ao não ter tido uma campanha de esclarecimento firme sobre a realidade da doença assim como ao não ter dado orientações permanentes à população.
Coronavírus

Observatório aponta falha no "fio condutor" no PRR

Falta ao Plano de Recuperação e Resiliência "um fio condutor" de coerência estratégica e o Funcionamento do Conselho Nacional de Saúde Pública deve ser revisto, considera o OPSS.
Coronavírus

Bastonária quer recém licenciados para vacinação

No ano 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, saíram 1.230 enfermeiros para o estrangeiro, diz Ana Rita Cavaco, que defende a contratação dos recém-licenciados para ajudar no processo de vacinação.
Pandemia

Um arraial de mentiras

Se há partido que se tem batido pela transparência dos dados, é a Iniciativa Liberal. Não só como suporte à decisão política, mas também para que os portugueses possam entender a situação.
Pandemia

Lista de participantes na marcha LGBTI+ de Lisboa?

Em qualquer país democrático, civilizado e respeitando o mais basilar princípio constitucional da liberdade individual, esta regra imposta por parte da DGS ultrapassa todos os limites do razoável.
Coronavírus

Covid-19: hospitais de Lisboa estão a gerir camas

O Hospital Fernando Fonseca reforçou a capacidade dos cuidados intensivos para doentes com Covid-19, de seis para 10 camas, mas não foi necessário aumentar as camas de enfermaria.
Coronavírus

Sem acordo sobre Macedónia do Norte e Albânia

Ana Paula Zacarias sublinhou que "foi muito difícil" chegar a acordo entre os Estados-membros para 'fechar' aquela que era uma das prioridades do semestre europeu.
Economia

"É erro não fazer em conjunto PRR e Portugal 2030"

Para o ex-ministro da Economia, planear o próximo quadro comunitário e o Plano de Recuperação e Resiliência ao mesmo tempo era a melhor forma de trabalhar os fundos vindos da União Europeia.
Resposta Pronta

"Rui Moreira quer agradar a Deus e ao diabo"

Candidato do PSD ao Porto, Vladimiro Feliz, critica "contradições" de Rui Moreira sobre festejos do São João, com "duas visões" para a cidade. "Não venha dizer que nada teve que ver com o momento".
Coronavírus

Misericórdias pedem explicações à DGS sobre lares

"É preciso dar uma explicação concreta em relação aos lares que não foram vacinados e não deixar isso ao arbítrio das autoridades locais", diz presidente da União das Misericórdias Portuguesas.
Coronavírus

Há 306 surtos ativos em Portugal continental

Mais de metade dos surtos de Covid-19 ativos concentra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (203) mais 35 do que os registados em 14 de junho. A região Norte regista 49 surtos, mais 19.
Coronavírus

Infeção de vacinados não é surpresa

633
"Sabemos que as vacinas são muito eficazes, mas não são 100 por cento eficazes", explica Ricardo Mexia. O médico considera importante explicar que vacinas não evitam infeção.
Coronavírus

Açores garante concursos para enfermeiros em 2021

"O que é certo é que vamos precisar que os enfermeiros formados na região fiquem na região", algo que não foi feito no ano passado, explica secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores.
Coronavírus

Patrões querem ser mais envolvidos no PRR

A confederações consideram "imprescindível o Governo envolver de forma mais ativa as confederações patronais num esforço que tem de ser verdadeiramente nacional".
Coronavírus

Moscovo passe obrigatório para ir a restaurantes

Os moscovitas terão de aceder ao portal com um código QR confirmando que já foram vacinados, que foram infetados nos últimos seis meses ou que têm um teste de PCR com menos de três dias.
Coronavírus

Marcelo pede a jovens que facilitem a vacinação

Marcelo Rebelo de Sousa faz um apelo ao jovens: "vacinem-se, facilitem a vacinação". O Presidente da República lembrou que os jovens "se movimentam muito, no período do verão ainda mais".
Coronavírus

Reativado centro de vacinação sem agendamento

O espaço ficará disponível para a vacinação de utentes com 50 anos ou mais que estejam inscritos nos centros de saúde de Lisboa Norte e que não tenham tido Covid-19 nos últimos seis meses.
Coronavírus

Escócia adia desconfinamento para julho 

Inicialmente prevista para 28 de junho, a próxima flexibilização das restrições na Escócia será adiada até 19 de julho devido ao aumento das infeções, anunciou primeira-ministra escocesa.
Resposta Pronta

Lares. "São mais de 13 mil as pessoas por vacinar"

Presidente da CNIS admite que o número de pessoas por vacinar nos lares "pode chegar aos 15 mil". Lino Maia concorda com Marta Temido e rejeita restrições nas visitas a lares.
Coronavírus

Pré-avisos de greve disparam em maio

O número de pré-avisos de greve registados em maio aumentou 65% face a abril. Em maio 61% dos avisos prévios de greve ocorreram fora do setor empresarial do Estado.
Coronavírus

UE compra mais de 150 milhões de doses da Moderna 

O contrato garante a entrega atempada de doses a partir do terceiro trimestre deste ano e até ao final de 2022 e a possibilidade de o adaptar às necessidades de cada Estado-membro.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa recebe 113 milhões de euros para apoios

O Banco Europeu de Investimento irá fornecer uma garantia de 112,5 milhões de euros que permitirá à Caixa Geral de Depósitos apoiar as empresas que ficaram mais expostas com a pandemia.
Coronavírus

Duterte ameaça prender quem recusar vacina

"Se não se quiser vacinar, farei com que o prendam e depois injeto-lhe a vacina nas nádegas", disse Rodrigo Duterte, que afirma que vai procurar formas legais para forçar a população a inocular-se.
Resposta Pronta

Vacinação. "Não sabemos nada dos lares ilegais"

13 mil pessoas em lares ainda não receberam a vacina. Rui Fontes, da Associação Amigos da Grande Idade, desvaloriza os números e centra atenções no pedido de esclarecimentos feito à Segurança Social.
Rádio Observador

Covid-19. O povo é que paga? Ligue 910024185

Depois de semanas a recuperar da crise pandémica, Portugal volta ao vermelho. A culpa é de quem? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos sem distribuição de preservativos

Para que o evento seja mais seguro, não serão distribuído preservativos entre os desportistas, mas os atletas podem beber álcool — desde que seja para consumo pessoal e dentro dos seus quartos.
António Costa

Já posso ir ao banco? /premium

169
Não é uma piada, é uma frase que nos vai ficar colada à pele nos próximos anos. Quando voltarmos à velha ladainha dos desgraçadinhos, António Costa poderá sempre dizer que não enganou ninguém.
Educação

A recuperação das aprendizagens não nasceu ontem

263
Os professores, nas escolas, em parceria com os técnicos e as comunidades, têm formação e competência para acompanhar os alunos. E esse é o investimento continuado e agora reforçado em que apostamos.
Coronavírus

Casinos. Sindicato diz ser "absurdo" fechar jogo

A decisão do Governo de manter operacional só parte dos casinos "é extremamente discriminatória, uma vez que apenas priva do seu rendimento os trabalhadores ligados ao jogo", diz sindicato.
Coronavírus

Gaia nega pedidos para festejos de São João

O presidente da autarquia revelou que pelo menos 20 coletividades, associações de moradores e clubes pediram para realizar festas, mas "todas foram proibidas" devido ao perigo de infeção.
Coronavírus

STA considera inútil apreciar ação do Chega 

O tribunal explica que, à data desta segunda-feira, "já não pode decretar a intimação pretendida por a aludida medida já ter deixado de produzir efeitos". Chega vai requerer uma providência cautelar.
Coronavírus

Bolsonaro em silêncio sobre 500 mil mortos no país

O Brasil superou no sábado a marca de 500 mil vítimas mortais na pandemia de Covid-19 e houve várias manifestações pelo país contra o governo. Jair Bolsonaro não disse nada sobre a marca de mortes.
Coronavírus

Lagarde com "perspetivas animadoras" na zona euro

Christine Lagarde estima que a economia "acelere" este semestre na zona euro e justifica demora na criação do euro digital com riscos para estabilidade financeira.
Euro 2020

Euro2020. Mario Draghi critica final em Londres 

Primeiro-ministro de Itália assinalou que quer "trabalhar para que a final do campeonato europeu não aconteça num país onde os contágios estão a crescer rapidamente".
Coronavírus

Vice de Beja investigado por vacinação indevida

A notícia foi avançada pela Sábado na semana passada e foi confirmado que "corre termos na Procuradoria da República da Comarca de Beja um inquérito relacionado com a matéria", disse fonte da PGR.
Resposta Pronta

"Não há cercas sanitárias de fim de semana"

Para além do reforço da vacinação em Lisboa, António da Silva Graça refere que é preciso melhorar a "identificação precoce dos casos". "As medidas impostas em Lisboa são insuficientes", diz.
Coronavírus

Surto com 15 infetados onde houve vacinação 

106
Dos 15 utentes do lar Solar de S. Gião que estão infetados, localizado na freguesia do Milharado, 12 têm "sintomas ligeiros" e três estão internados. Todos foram vacinados contra a Covid-19.
Coronavírus

Variante Delta será dominante em Portugal 

A variante, inicialmente detetada na Índia, está a ganhar uma maior predominância na região de Lisboa e "o objetivo neste momento é ganhar tempo para mais pessoas estarem vacinadas", diz ministra.
Pandemia

210 pessoas tentaram romper cerco de Lisboa

Apesar de a população estar consciente das regras, foram detetadas 210 situações de incumprimento sem justificação, para entrar ou sair da AML, segundo a GNR entre sexta-feira e esta segunda-feira.
Explicador

Restrições. Medida "coxa" não fecha a "torneira"

Vice-presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Tato Borges, faz comparação com cerca sanitária nos Açores. Ex-ministro da saúde Leal da Costa deixa críticas ao Governo. 
Voos

Ligação Portugal-China foi retomada após 2 semanas

O voo entre Lisboa e Xi'an esteve suspenso entre 31 de maio e 19 de junho, devido a casos de Covid numa das viagens. A operação foi retomada com a frequência de um voo por semana.
Noticiário

8h. 210 pessoas tentaram furar restrições

Todos os condutores identificados tiveram de regressar a casa. Desde as 6h que já se pode entrar e sair. Limitações de circulação devem repetir-se no próximo fim de semana.
Noticiário

7h. Eventos em risco. Meio milhão de euros gastos

Sintra, Almada, Oeiras... Vários municípios adiam ou têm eventos em risco por causa do agravamento da pandemia na Área Metropolitana de Lisboa. Entretanto, já pode entrar e sair da região.
Educação

A zoomização do ensino superior

Num país habituado ao excesso de regulamentação, basta uma circular para anular meses de experiências, sem que aparentemente se reconheça às instituições o direito a pronunciarem-se.
Economia

Qual o impacto da inflação mundial nos juros?

O facto da inflação estar a evoluir a um ritmo acelerado poderá provocar pressões para que possam surgir eventuais alterações em torno das atuais taxas de juro.
Arquitetura

Os arranha-céus deitados do pós-pandemia

As ondas da pandemia viraram o mundo do avesso, mas os entusiasmos do teletrabalho não vão matar os escritórios. Em Portugal, vamos deitar os arranha-céus e os escritórios serão “skyspaces”.
Pandemia

A Infraestrutura Digital Nacional

A hipótese de dados pessoais dos Portugueses serem armazenados por entidades privadas, por plataformas internacionais, subordinadas à legislação de outros Estados, é absolutamente inaceitável.
Fact Check

Índia confirmou que variante indiana não existe?

Publicação diz que meios de comunicação social insistem em espalhar "a mentira" sobre a "variante indiana que não existe". Alegadamente o próprio governo indiano terá negado a variante. É tudo falso.
Fact Check

Fact Check. Vacinas eliminam anticorpos naturais?

Um vídeo afirma que a vacina elimina os anticorpos contra a Covid-19 de quem recuperou da doença e que foi por isso que as doações foram suspensas. É falso.
Coronavírus

PRR já pode avançar devido a parecer positivo 

102
"O parecer que a Comissão deu, que é de tal forma positivo que nos permite desde já arrancar", disse António Costa. Na próxima semana o Governo vai avançar com concursos para avançar com o plano.
Trabalho

Teletrabalho apenas em 7 de 169 convenções

Houve menos cinco convenções a prever o teletrabalho e o direito a desligar do que em 2019. Contratação coletiva registou em 2020 uma queda de 30% relativamente ao ano anterior.
Coronavírus

Aprovadas 100 mil candidaturas ao programa Apoiar 

Foram aprovadas mais de 100 mil candidaturas Apoiar, tendo já sido transferidos para as empresas mil e setenta milhões de euros a fundo perdido. O programa visa ajudar os setores mais afetados.
Partido Chega

Chega recorre para reverter encerramento da AML

738
Partido de extrema-direita não concorda com a decisão de diminuir a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa e recorre aos tribunais para que a decisão seja revertida.
Coronavírus

Mortalidade chegou a valores pré-pandemia em maio 

O número de mortes em maio foi superior ao verificado durante abril, mas longe do mês de janeiro, o pior mês desde o início da pandemia, em que morreram 19.641 pessoas.
Resposta Pronta

Álvaro Covões: "Quem tem bilhete também é exceção"

Álvaro Covões, da Associação de Promotores de Espectáculos, comenta restrições na Área Metropolitana de Lisboa. "Obviamente que quem comprou bilhete há três meses também está enquadrado na exceção".
Infarmed

Vacina: mais de 7500 suspeitas de reações adversas

Foram notificadas em Portugal mais de 7.500 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a Covid-19, entre as quais 51 casos de morte em idosos.
Coronavírus

União Europeia dá luz verde a turistas dos EUA

Estados Unidos da América, Macedónia do Norte, Sérvia, Albânia, Líbano e Taiwan já podem entrar na União Europeia. A restrições a Macau e Hong Kong vão ser levantadas gradualmente.
Coronavírus

Aprovada prorrogação das moratórias bancárias 

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de Covid-19".
Euro 2020

Busquets recupera da Covid-19 e junta-se a Espanha

O médio e capitão espanhol testou positivo a 6 de junho e falhou o arranque do Euro2020, no qual Espanha empatou sem golos com a Suécia. Agora irá juntar-se à seleção.
Coronavírus

Moscovo encerra "fan zone" devido à pandemia 

A Rússia recebe sete jogos do Euro2020. Em Moscovo, eventos que impliquem o ajuntamento de pessoas vão ser cancelados e os locais de divertimento, incluindo a "fan zone", vão ser encerrados.
Explicador

Lisboa. "Medidas sem impacto e inconstitucionais"

Médicos Vasco Ricoca Peixoto e António Diniz consideram que "o foco deve estar na comunicação e na vacinação, e não nas restrições". Bastonário dos Advogados fala em "inconstitucionalidade".
Resposta Pronta

Tâmega e Sousa dispensa 40 enfermeiros

Cerca de 40 enfermeiros vão deixar o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, este mês. Andreia Leite é uma das enfermeiras em risco de ser dispensada e já enviou carta ao governo a pedir ajuda.
Ordem dos Advogados

Restrições são "inconstitucionais", diz bastonário

363
O bastonário da Ordem dos Advogados, considerou "claramente inconstitucionais" as medidas sanitárias anunciadas pelo Governo para a Área Metropolitana de Lisboa para conter a pandemia.
Pandemia

Que onda quero

Os números falam por si. Não é tempo de fechar. É tempo de se manter o que existe e dar passos certos e seguros, por todos compreendidos aceites e cumpridos.
Coronavírus

Governo quer recuperar cultura com digitalização

Ana Paula Zacarias apresentou o programa Europa Criativa, que pretende ajudar na "recuperação dos setores culturais e criativos" utilizando a transição digital e ajudando a transição climática.
Coronavírus

Vacinação em Lisboa com horário alargado

Na próxima semana os centros de vacinação contra a Covid-19 vão passar a estar abertos 10 horas, mais uma hora por dia, e em julho começam a funcionar 14 horas diárias, incluindo fins-de-semana.
Coronavírus

Cinco pessoas morreram após vacinação completa

1459
A Direção-Geral de Saúde tem conhecimento que 1.231 pessoas ficaram infetadas com Covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas.
Resposta Pronta

Mafra. "Medidas até podiam ir mais longe"

193
Presidente da CM de Mafra concorda com as medidas de restrições para este fim-de-semana. Hélder Sousa Silva diz que regras podiam "ir mais longe" com o cancelamento de eventos familiares e culturais.
Resposta Pronta

"Medida não será suficiente", diz autarca da Moita

O Governo proíbe a saída e a entrada na Área Metropolitana de Lisboa aos fins-de-semana. Rui Garcia compreende a medida, mas afirma que não acreditar na eficácia da proibição para conter a pandemia.a
Resposta Pronta

Restrições em Lisboa. "Não há irregularidade"

Tiago Duarte refere que a Lei da Proteção Civil diz que "o Governo pode limitar a circulação". "Não há estado de emergência, mas mantemos a situação de calamidade", lembra o constitucionalista.
Coronavírus

Mais de mil novos casos pelo 2.º dia consecutivo

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais novos casos de contágio por Covid-19. Os internamentos continuam a subir e é preciso recuar a abril para encontrar tantos doentes internados.
Coronavírus

Portugal é país da UE que mais confia nas vacinas

46% dos inquiridos portugueses dizem "concordar totalmente" e 49% "tendem a concordar" que as vacinas contra a Covid-19 são seguras, colocando Portugal no pelotão da frente em termos de confiança.
Coronavírus

Pandemia atacou significativamente a paz mundial 

Os confinamentos e outras restrições ajudaram a diminuir crime violento e homicídio no início, mas os níveis voltaram ao normal. A violência doméstica e crimes de ódio também aumentaram.
Coronavírus

Vacinados e recuperados não têm de fazer testes 

As pessoas vacinadas e que recuperaram nos 180 dias anteriores à viagem e que não estão a chegar de países de alto risco não devem ser sujeitos a testes ou quarentena, diz Centro Europeu.
Coronavírus

Exposição a espaços naturais foi benéfico

O estudo mostra que as pessoas "que conseguiram manter ou até mesmo aumentar a frequência com que contemplavam os espaços de natureza" demonstraram "menores níveis de perturbação psicológica".
Coronavírus

Turistas começam a chegar a São Miguel

"Se calhar, não seria a primeira prioridade, mas dada a condição pandémica e os benefícios que o Governo disponibiliza fazia todo o sentido vir agora", diz Daniela Teixeira..
Explicador

"Situação de Lisboa vai alastrar-se pelo país"

Para o Diretor da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública os novos casos de Lisboa vão ter consequências no país. Virologista João Gonçalves alerta que pandemia pode agravar-se em outubro.
Euro 2020

Portugal com resultados negativos à Covid-19

A realização dos testes aconteceu na quarta-feira, em Budapeste, onde Portugal está concentrado, tendo os resultados sido conhecidos esta quinta-feira, com todos elementos a darem negativo.
Noticiário

9h. Manuais em risco de não serem devolvidos

Governo ainda não se pronunciou sobre a devolução dos manuais escolares. Associação Nacional de Directores de Escolas Públicas lembra que o tempo está a esgotar-se
Noticiário

7h. Lisboa pensa em antecipar restrições

O Governo decide esta quinta feira quem recua no desconfinamento. Apesar de o governo não querer antecipar as medidas restritivas em Lisboa, a autarquia tenciona apertar as restrições esta semana.
Coronavírus

Ex-governador do Rio de Janeiro critica Bolsonaro

Wilson Witzel afirma que a narrativa construída pelo governo federal teve como objetivo colocar os governadores numa situação de fragilidade para não terem condições de comprar consumíveis.
África

Campanha quer dar identidade a crianças em África

A pandemia "teve efeitos negativos gritantes" no registo de nascimento devido aos confinamentos. Por isso, a União Africana e a Unicef exortam os países a tomarem medidas adicionais.
DGS

Uma cronologia da incompetência /premium

Quase 50 dias após eventos-piloto na Cultura, não há resultados. Mas há novas normas da DGS. Ingenuidade a nossa, a de acreditar que as orientações poderiam ser mais do que mera desorientação.
Pandemia

Sobre o golpe de Estado em curso

A única forma não contraditória de ter a Constituição suspensa sem ter um estado de emergência é se estiver um golpe de Estado em curso. Escolham qual preferem.
Pandemia

Avante liberal

O festival comunista foi feito em três dias, cada um com capacidade máxima para quase 17 mil pessoas em simultâneo. O arraial liberal aconteceu em apenas uma noite e juntou cerca de mil pessoas.
Resposta Pronta

Casos Covid-19 em Lisboa. "Não vivemos numa ilha"

Hugo Martins, presidente de Odivelas, diz que as “medidas em Lisboa têm de passar por uma consciencialização das pessoas” para que a “normal” circulação dentro da AML não prejudique concelhos vizinhos.
Resposta Pronta

Cascais com testes gratuitos em eventos familiares

Carlos Carreiras diz que foram identificados "surtos em casamentos" e, por isso, a autarquia vai dar testes gratuitos. Sobre a situação de Lisboa, o autarca não defende medidas iguais para toda a AML
Coronavírus

Aprovado prolongamento de apoios às rendas

Foi também aprovado que se tenha em conta que a não-existência de um contrato por escrito não impeça a atribuição dos apoios, mediante prova de que existe de facto um acordo de arrendamento.
Coronavírus

Zona euro deve manter postura orçamental em 2022

"A economia da zona euro está a recuperar, como resultado de uma resposta política vigorosa e do processo de vacinação", mas recomenda aos países deste bloco uma "postura orçamental".
Coronavírus

Governo: Promotores têm dever de recomendar testes

"Há aqui uma forte recomendação e há aqui um dever por parte dos agentes promotores para que se possa testar toda a gente que vá a um evento", explica O secretário de Estado da Saúde.
Coronavírus

França acaba com máscara no exterior

166
Jean Castex anunciou que o recolher obrigatório às 23h00 "deve acabar a partir deste domingo" e uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório. As medidas vêm do decréscimo de casos.
Coronavírus

Portugueses acharam 2º confinamento mais difícil  

Num inquérito nacional, 40% dos inquiridos revelaram maiores dificuldades em lidar com o segundo confinamento, enquanto 30% responderam que foi igual ao primeiro e apenas para 27% foi mais fácil.
Resposta Pronta

Lisboa é "um barril de pólvora" e deve recuar

1456
Carlos Robalo Cordeiro, diretor do serviço de pneumologia do Centro Hospitalar de Coimbra, alerta para a situação em Lisboa e Vale do Tejo e defende um recuo antes que seja demasiado tarde.
Fact Check

Texas teve zero óbitos por não usar máscara?

Notícia foi manipulada para defender que não são necessárias medidas sanitárias contra o novo coronavírus. Após o tal dia, o Texas registou mais 23 mortes.
Noticiário

10h. Covid-19. Lisboa é "barril de pólvora"

"Predomínio de variante muito transmissível" está a criar uma situação em Lisboa que "não nos pode fazer esperar para chegar à zona vermelha mais vermelha", defende Carlos Robalo Cordeiro
Explicador

Testes. "DGS passou certidão de óbito à cultura"

Para Álvaro Covões, obrigar o público a pagar o teste à Covid-19 é condenar o sector à morte. Já a Cruz Vermelha acredita que é "possível" recuperar informação sobre eventos piloto
Coronavírus

Certificados são gratuitos e estão no portal SNS24

705
Os certificados podem ser usados em todos os estados-membros — bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça — e podem ser consultados no portal do SNS 24 e enviados por email.
Coronavírus

Grupos em risco de serem excluídos da vacinação 

Algumas das causas desta situação são a falta de conhecimento da língua, falta de acesso a campanhas de informação, não ter um cartão de saúde ou não ser considerado um grupo prioritário.
Noticiário

8h. Covid-19. Testes para convidados em casamentos

Testes à Covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas. Testes também para eventos culturais e desportivos
Coronavírus

Testes em casamentos com mais de 10 convidados

2082
DGS recomenda testes para: eventos familiares com mais de 10 pessoas, o mesmo para os culturais e desportivos à porta fechada com 500 pessoas e empresas com 150 trabalhadores testam de 14 em 14 dias.
Política

Coisas que acontecem em Portugal /premium

Estes cinco "casos", que ocorreram apenas no último mês, contribuem para, e ilustram, o lodaçal em que Portugal e a nossa vida pública se transformaram.
Pandemia

Está na hora de libertar Portugal

294
A IL usou o direito político para fazer um evento para a cidade, como a Câmara do Porto fará para celebrar o São João, enquanto Medina não teve coragem nem capacidade para o fazer.
Coronavírus

Pandemia destruiu 13% do emprego doméstico

Entre o último trimestre de 2019 e o segundo de 2020, o número de trabalhadores domésticos caiu 59,9% na Sérvia. A pandemia expôs as vulnerabilidades persistentes do trabalho doméstico no mercado.
Brasil

Certificado de vacinação. Bolsonaro vai vetar lei

O projeto de lei que pretende criar um certificado de imunização Covid-19 se for aprovado pelo poder Legislativo, será vetado pelo Presidente do Brasil, antecipou o próprio esta terça-feira.
Coronavírus

Maior número de casos diários desde 6 de março

Portugal aproxima-se dos mil casos num só dia, tendo subido no boletim desta terça-feira quase dois terços face ao mesmo dia da semana passada. Há mais duas mortes a registar.
Coronavírus

Taxa de desemprego no Reino Unido cai para 4,7%

No trimestre em análise, foram contabilizadas menos 553.000 pessoas empregados com recibo de pagamento salarial do que em fevereiro do ano passado, o que reflete o efeito da pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Air France aumenta quase 25% oferta para Portugal 

Com a reabertura gradual das fronteiras francesas e o levantamento de certas restrições de viagem, a companhia pretende "servir quase 200 destinos em todo o mundo, dos quais mais de 110 em França".
Coronavírus

Festival Vilar de Mouros adiado para 2022 

"Os portadores de passe geral ou de bilhete diário para o EDP Vilar de Mouros de 2021 têm assegurada a sua entrada na edição de 2022", garante a organização. Iria ocorrer entre 26 e 28 de agosto.
Coronavírus

Ministros acordam reforço do papel da EMA

Umas das alterações está relacionada com a monitorização da escassez potencial e real de medicamentos e dispositivos médicos considerados críticos para dar resposta a emergências de saúde pública.
União Europeia

UE e EUA tentam acordo sobre vacinas e comércio

A cimeira entre UE e EUA vai centrar-se na recuperação da crise e na melhoria das relações comerciais, esperando alcançar um acordo sobre vacinas anti-Covid-19, metas climáticas e comércio.
Noticiário

9h. Falha informática. Eventos-teste sem conclusão

Associação de Promotores de Espetáculos explica que o que terá acontecido foi uma falha no tratamento dos dados na Cruz Vermelha, responsável pelos testes à Covid19 antes dos eventos.
Coronavírus

Uma em cada quatro pessoas deixou de ir ao SNS

Com a Covid, 15,7% dos utentes deixaram de ir ao SNS por medo de serem contagiados e o investimento permitiu um retorno de 6,8 mil milhões para a economia.
Pandemia

Hey! Teachers! Leave them kids alone! /premium

A questão é simples: ou Governo e DGS deixam de lado a preguiça de nada decidir e encontram regras para a reabertura de bares e discotecas, ou as festas e ajuntamentos vão multiplicar-se.
CIP

66% das empresas não se candidataram a apoios

Segundo um estudo da CIP divulgado esta segunda-feira, dois terços das empresas não se candidataram a nenhuma medida de apoio à economia nos últimos três meses e 62% consideram o acesso burocrático.
Resposta Pronta

Variante Delta. Portugal tem vacinação "modesta"

Um estudo da Universidade de Strathclyde concluiu que a variante Delta tem o dobro do risco de hospitalização. O virologista Miguel Castanho vê nisto um sinal de alarme e pede medidas especiais.
PCP

PCP diz que IL "mordeu a língua"

O secretário-geral do PCP disse esta segunda-feira que o arraial organizado pela Iniciativa Liberal é fruto da "ânsia de palco", que leva a que "muitos mordam a língua", após as críticas ao Avante.
Coronavírus

"Ninguém pode garantir que não se volta atrás"

140
António Costa diz que Portugal está a avançar bem na vacinação, mas diz que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás nas restrições.
Fundos Comunitários

PRR. Bruxelas prevê desembolsos para agosto

Inicialmente, a Comissão Europeia tinha previsto que os primeiros desembolsos poderiam ser feitos em julho caso conseguisse iniciar em junho a emissão de dívida para financiar o pacote de recuperação.
Pandemia

Nenhuma variante quebrou "efeito das vacinas"

O virologista Pedro Simas afirma que até agora não houve uma variante do SARS-CoV-2 que "quebrasse o efeito protetor" das vacinas contra a Covid-19. Todas são eficientes, assegura.
Coronavírus

Vacina da Novavax com eficácia de 90% 

Os dados preliminares mostraram que a vacina é segura. A empresa revelou que conta ter autorização para utilização nos Estados Unidos, Europa e outras regiões no fim de setembro.
Coronavírus

Portugal. População residente subiu menos em 2020

O Instituto Nacional de Estatística indica um aumento de 2.343 pessoas (0,02 por cento) na população residente em 2020, que totalizou 10.298.252 pessoas, 5.439.503 mulheres e 4.858.749 homens.
Coronavírus

Londres planeia adiar desconfinamento por um mês

Afinal, o desconfinamento em Inglaterra vai ser adiado. Em causa estão as preocupações com a variante Delta. Espera-se que o primeiro-ministro aprove a resolução esta segunda-feira.
Coronavírus

Alunos do superior pioraram o seu estado mental  

640
53% dos inquiridos demonstra ter indícios de problemas do foro mental graves e 28% teve necessidade de tomar medicação. Apenas 17% procuraram ajuda na área da saúde mental.
Coronavírus

Teletrabalho deixa de ser obrigatório

O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado na maioria do país a partir desta segunda-feira, exceto para as empresas dos concelhos de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra.
Explicador

"Governo com problema grave passa bola à polícia"

Críticas do presidente do OSCOT sobre arraiais e possíveis ajuntamentos para assistir aos jogos do Euro. Restauração pede mais policiamento. Especialista defende locais específicos com testagem.
Pandemia

Bem-estar empresarial, a quanto obrigas?

Ao não tomarem medidas para a construção de uma cultura de respeito e de bem-estar dos colaboradores, as empresas correm o risco de se verem regidas por uma cultura progressivamente tóxica.
A página está a demorar muito tempo.