Dark Mode 111kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Pandemia

Economia

Reindustrializar Portugal

Um imperativo maior do nosso país passa por recolocar a indústria no centro da nossa atividade económica. Mas primeiro temos de ultrapassar cinco fatores que bloqueiam o seu desenvolvimento.
Resposta Pronta

"Havia pressão para reabrirmos os centros de dia"

Lino Maia, da Confederação das Instituições de Solidariedade, relata que, com "vários idosos isolados", as famílias pediam reabertura. "Mais de metade" dos centros estão em condições de reabrir.
Redes Sociais

Quando tudo pára, o TikTok avança

As marcas ainda não tiveram tempo de se adaptar a esta nova realidade e dedicar-lhe o tempo e a atenção que ela merece. Mas vão mesmo ter de o fazer e o quanto antes.
Crise económica

"Por que escrevo..."

O sistema bancário vai ser determinante para ultrapassar as dificuldades do presente e promover a prosperidade futura. É, e será, certamente, parte fulcral da solução.
Jovens

Jovens com mais problemas alimentares na pandemia

227
A pandemia agravou muitas situações de ansiedade, depressão e perturbações do comportamento alimentar nos jovens, bem como os consumos de álcool e tabaco.
Lufthansa

Lufthansa anuncia perdas de 3,6 mil milhões 

A companhia aérea Lufthansa anunciou esta quinta-feira perdas de 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, devido às consequências da pandemia da Covid-19.
Pandemia

Jusqu'ici tout va bien /premium

130
Portugal já era um país com uma economia estagnada. Agora ficou também menos livre e menos plural, subitamente empobrecido, com pior saúde, com mais desigualdades sociais e com pior acesso à educação.
Ensino Superior

Tutela quer aulas ao sábado no ensino superior

As universidades e politécnicos devem garantir ensino presencial no próximo ano letivo e, para isso, devem alargar-se os horários e incluir o sábado na semana letiva, defende a tutela.
Pandemia

Estamos a cair que nem tordos cheios de saúde /premium

264
Por estes dias, falece-se de ataque cardíaco, é verdade, mas nos últimos quatro meses controlou-se a febre sete vezes por dia e nunca esteve acima dos 36,4º. Bem bom.
Hospitais

Urgências em hospitais privados caíram para metade

Os hospitais privados dizem ter sentido uma quebra para metade nos episódios de urgência por causa da pandemia de Covid-19, chegando a atingir uma quebra de 67% em abril.
Pandemia

Bares e Discotecas sim, mas têm de ser pastelarias

102
Porque razão se confia num partido político para organizar uma festa de grande dimensão e não se autoriza que os bares abram sem se tornarem pastelarias?
Turismo

Os destinos de que os portugueses mais desistiram /premium

O mercado "made in" Portugal caiu quase 60%. Mas foi bem pior na capital e nas regiões autónomas. É do Alentejo que os portugueses menos desistem.
Coronavírus

Estudo avalia efeitos nas relações familiares

Um estudo indica que a pandemia em Portugal não teve o mesmo impacto "na qualidade da parentalidade e das relações com os filhos, para todas as mães e pais".
Coronavírus

OMS: "Panaceia" para Covid-19 pode nunca existir

141
A OMS terminou o trabalho preparatório da investigação sobre a origem do SARS CoV-2 na China e alertou ainda que talvez nunca venha a existir “uma panaceia” contra a pandemia de Covid-19.
Bandex

"O milagre chama-se Portugal" por Bandex

Um ano depois de ter começado a fazer canções semanais para a Rádio Observador, Bandex deixa a modéstia de lado e passa a ser o tema da canção. O nosso "cantor" vai de férias.
Coronavírus

Ténis mundial retoma com torneio feminino

O torneio de Palermo, integrado no circuito feminino de ténis (WTA), assinala esta 2.ª feira o regresso oficial da modalidade, após a suspensão provocada pela pandemia de Covid-19.
Pandemia

Para quando o regresso a uma normalidade sem Medo?

209
A crise económica dependerá do sucesso na gestão da crise sanitária e da nossa capacidade de sermos muito exigentes e rigorosos na gestão das finanças públicas.
Pandemia

O futebol português merece mais

139
Existe neste momento um clima de guerra fria no nosso futebol, Liga, Federação, operadores e outros, que achando-se os donos disto tudo, estão mais preocupados com o poder.
Liberdade Religiosa

Avé DGS, morituri te salutant! /premium

1202
Espera-se agora que o Estado, reconhecendo a inconstitucionalidade dos actos praticados pela administração de saúde, tenha por bem fazer justiça.
Observador Lab

Ambiente: O que ainda vamos a tempo de mudar?

746
Emergência climática, consumo excessivo de recursos, limites do planeta. Estas são as principais áreas do ambiente em risco. O que aprendemos com a pandemia? O que podemos mudar no futuro?
Gabinete de Crise

Imunidade de grupo muito longe

É preciso continuar a estudar mais e com mais metodologia. Depois do esforço de confinamento, o Inquérito do Instituto Ricardo Jorge à população revela números expectáveis.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Utopia Covid

396
Ouso, num momento tão difícil e desafiante para o mundo, pensar que a pandemia Covid é também um momento de esperança na reconstrução de um mundo mais justo.
Pandemia

10 anos em 90 dias

Em 90 dias, fizemos um caminho de, pelo menos, 10 anos em educação quanto a férias e a formas de viver. E em 90 dias virámos, de forma inexorável, a maneira como tratávamos o interior.
Governos Regionais

As ilhas são mais-valia para Portugal 

131
Ao Estado e à União Europeia exige-se uma de duas opções: ou financiam os custos da nossa insularidade e ultraperiferia, ou concedem-nos os instrumentos legais para podermos fazer um caminho próprio.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020 admite lotação reduzida

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 devido à pandemia de Covid-19, poderão ter um número limitado de espetadores, admitiu o diretor do comité organizador, Toshiro Muto.
Comentário

"As excepções abrem a porta aos surtos"

As 19 freguesias em estado de calamidade passam a contingência. Análise de Filomena Martins, diretora-adjunta do Observador, ao Conselho de Ministros: "É preciso clarificar e uniformizar as medidas".
Ensino Superior

A pandemia na formação dos enfermeiros

508
Passada a primeira fase do combate a este flagelo, anteciparíamos um regresso à nova normalidade. Mas parece que as instituições de saúde estão receosas em autorizar que os estudantes regressem.
Sob Escuta

"O Presidente passou a ser cúmplice do Governo"

2041
Ouça aqui a entrevista na íntegra a António Barreto conduzida por José Manuel Fernandes, publisher do Observador. Uma conversa sobre Salazar, Soares, Cunhal e sobre o actual momento que vivemos.
Pandemia

A Covid-19, a informação e o medo

547
A atitute paternalista de outros tempos, típica das autoridades, já não resulta. Os cidadãos precisam de perceber o que está por detrás da decisão em cada momento.
Sonae

Pandemia atira prejuízos da Sonae para 14 milhões

"A pandemia Covid-19 impactou de forma significativa a generalidade das empresas a nível mundial, sendo que a Sonae Capital não foi exceção", justificou o grupo Sonae.
Conversas de Fim de Tarde

Moullinex responde à pandemia com novas músicas

Em janeiro deixou a promessa: "Vai ser um ano muito bom". Nada previa, mas só voltou aos palcos meses depois para apresentar novos singles à plateia que nem sentada deixou de "abanar os braços". 
Coronavírus

Covid-19. Lisboa tem melhor desempenho em 3 meses

159
Houve três mortes no país com Covid-19 nas últimas 24 horas. Madeira e Sul voltam a não ter qualquer caso. Queda de infeções em Lisboa e Vale do Tejo explica melhoria no país.
Coronavírus

30 mil voluntários já testam vacina da Moderna

Depois de resultados promissores na primeira fase de teste, começou esta segunda-feira a fase mais abrangente na procura de uma vacina que seja eficaz contra a Covid-19.
Maputo

Moçambique. Iniciativa para monitorizar fundos

O Fórum de Monitoria do Orçamento lança em Maputo a iniciativa Resposta à Covid-19 com Contas Certas, uma ação para monitorizar recursos públicos destinados ao combate pandemia.
Governo

As expectativas e a realidade

As expectativas políticas, sobretudo as que são formadas em tempos de crise profunda, podem ser comparadas a um "boomerang". Têm o bizarro hábito de regressar sempre à terra.
Pandemia

O Estado da Nação

111
Ninguém quer que o Governo caia. Tal como estamos, sem alternativa viável, é melhor assim. Nisso, a oposição tem razão.
Execução Orçamental

Pandemia já custou ao Estado 3,7 mil milhões

227
O Governo viu o défice aumentar no primeiro semestre para quase 7 mil milhões de euros, com o custo da pandemia para o Estado a atingir pelo menos 3,7 mil milhões. Mas ainda não reflete tudo.
Ensino Superior

Nuvens negras

193
A Federação Académica do Porto fez um estudo para perceber o impacto que a pandemia tem tido nos estudantes do Ensino Superior e nas suas famílias. E os resultados são tão dramáticos como expectáveis.
Noticiário

7h. Bolsonaro acusado de genocídio

1778
Denúncia foi formalizada por mais de 60 sindicatos e movimentos sociais, que acusam Bolsonaro de ter ignorado as orientações técnicas na luta contra a pandemia.
Coronavírus

A chave para a vacina contra o SARS-CoV-2

A pandemia de Covid-19 é mesmo o desafio científico e de saúde pública da nossa geração e requer, por isso, colaboração de todos. Não será tarefa fácil, todos o sabemos.
Cultura

O futuro dos museus

Estamos a dar os primeiros passos, a experimentar, a ensaiar, em ligação com os artistas, os formadores e os meios tecnológicos disponíveis.
Crise económica

A teoria política do plano de recuperação

A própria escolha da unicidade de propostas e de vozes para dar início ao debate revela quão defeituoso o Governo considera as capacidades do pluralismo em Portugal.
Crise económica

A economia do receio

O receio generalizado dos agentes económicos conduz a uma crescente apetência para aceitar mais interferência paternalista do Estado.
Resposta Pronta

Norma da DGS vem confirmar "prática corrente" 

Ouça aqui o comentário de Ricardo Mexia, da Associação de Médicos de Saúde Pública, à publicação de novas regras por parte da DGS.
Pandemia

300 milhões para o All-grave 

O Primeiro-Ministro quer resolver grande parte dos problemas da região com 300 milhões de euros. Seria, no mínimo, útil estabelecer prioridades e objetivos realistas.
Crise económica

Precisamos de um debate informado sobre a TAP

155
Tal como em muitas discussões em Portugal, também no caso da TAP, as análises são muitas vezes superficiais e enviesadas. Não basta torturar números e esperar que eles contem as histórias que queremos
António Guterres

Carvão não tem lugar no pós-pandemia

"Temos de deixar de desperdiçar dinheiro em subsídios a combustíveis fósseis e no financiamento do carvão", afirmou António Guterres, secretário-geral da ONU.
Saúde

A pandemia pode quebrar o estigma da doença mental

459
Esta é uma oportunidade para falar abertamente sobre um conjunto de doenças que afetam cerca de um quinto da população portuguesa e reduzir de forma ativa o estigma.
Economia

Necessitarão os centros comerciais de lojistas?

Por acaso estão os centros a pedir que o Estado, com os impostos de todos, financie os prejuízos dos lojistas, para que estes não encerrem e continuem a operar como se não existisse pandemia?
Conversas de Fim de Tarde

"Apaixonei-me por Portugal e não voltei a casa"

O regresso ao Cazaquistão ficou guardado na gaveta, juntamente com a Licenciatura em Economia. Em Portugal, a cantora LIKA sente-se em "casa" e deixa a promessa: "Vem aí um álbum em português".
Crime Informático

Pandemia faz disparar aumento de ciberataques

O conselho de fiscalização das "secretas" admite que a pandemia fez acelerar "exponencialmente" no primeiro semestre do ano o "registo de ciberataques".
Crise económica

O estranho esquecimento do plano de Costa Silva

202
O problema do plano de Costa Silva é que não se aplica a uma empresa, mas a todo um país. Neste contexto, existe uma omissão: a necessidade de um plano estratégico de combate à corrupção em Portugal.
Conselho Europeu

A UE é muito mais do que fonte de financiamento

A UE não é um mero “pote” onde se vai buscar financiamento. É defender os valores democráticos e não os trocar por financiamento. Durante estes cinco dias, tudo isso foi esquecido.
Conversas de Fim de Tarde

André Viamonte lança música a pensar na pandemia

170
O músico-terapeuta, André Viamonte, acaba de lançar uma música sobre a pandemia. Chama-se "Aqui" e a mensagem é de reencontro com vontade de abraços. "Estamos todos aqui e todos pela mesma causa".  
Coronavírus

FMI alerta para desigualdades de género 

A pandemia ameaça reverter ganhos relativos às oportunidades económicas das mulheres e aumentar desigualdades de género. FMI aponta que esta teve efeitos desproporcionados nas mulheres e no estatuto.
Coronavírus

Cabo Verde. Pandemia leva um terço do IVA

As receitas do Estado cabo-verdiano com o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o que mais rende no arquipélago, deverão cair este ano 32,7%, devido à pandemia.
Pandemia

Aos planificadores o Desporto nada diz

324
Ao invés de um sinal político categórico, que seriam as principais figuras do Estado marcarem presença junto dos atletas que servem o país, o país assistiu, incrédulo, a uma manobra de propaganda.
Crise económica

Ferrovia – Afinal, em que ficamos?

365
É incompreensível que o Governo não siga o padrão europeu e opte por investir em bitola ibérica de via única. Apenas Portugal ficará com ela, numa verdadeira e temível ilha ferroviária.
Conversas de Fim de Tarde

Rei Marte homenageia a rainha Amália Rodrigues

171
A pandemia trocou-lhes as voltas e foi preciso investir tudo. Primeiro chegou "Sol" e depois "Amália, meu amor". Eis Rei Marte, a jovem banda que quer "aproveitar o momento" e saborear o indie-rock.  
Crise económica

Contra empreendedores e proprietários, marchar!

236
Aos portugueses não bastam um governo simpático, uma oposição patriótica e uma presidência carinhosa. Da cartilha ideológica, utópica e imaginária não resultarão as soluções necessárias.
Pandemia

A política e a ciência numa encruzilhada

489
Todas as decisões tomadas pelo Governo na gestão desta crise são decisões exclusivamente políticas, apesar de vagamente informadas em algumas bases científicas que foram criteriosamente seleccionadas.
Crise económica

18-34: Geração de iusões = Geração adiada

646
Nós, jovens entre os 18 e os 34 anos, somos uma geração adiada e falhada. Venderam-nos ilusões e uma recuperação da economia, pós-troika, em que poderíamos ter salários melhores, empregos mais dignos.
Conversas de Fim de Tarde

"Adiar o 'Deixem o Pimba em paz' foi bizarro"

Manuela Azevedo ficou "surpreendida" com decisão da autarquia do Porto de adiar o espetáculo da vocalista dos Clã com Bruno Nogueira. Os Clã regressam aos palcos com novo disco e um "sabor agridoce".
Pandemia

És mãe e trabalhas? A economia Covid não é para ti

3869
Não sei se a pandemia continuará como pandemia e se o vírus se prolongará por anos. O que sei, é que para todas as mães nestas circunstâncias não podemos voltar a confinar da forma como fizemos.
Conversas de Fim de Tarde

"Anotava os sonhos para escrever sobre isso"

Tomás Adrião venceu o The Voice há dois anos. A pandemia atrasou-lhe os planos, mas levantou o véu a alguns singles que compõem o primeiro álbum. "Agora já penso no segundo e terceiro" disco.
Fundos Comunitários

Turismo. Elisa Ferreira quer usar fundos europeus

Elisa Ferreira apelou à utilização de milhares de milhões de euros dos fundos europeus para "recuperar" e "transformar" o setor do turismo, muito afetado pela pandemia de Covid-19.
Pandemia

Os “shows” domingueiros e outras excentricidades

284
Qualquer vírus que se preze, jamais irá abancar num evento no qual está a Mónica Sintra, a Micaela ou o “Zé do Pepino Maduro”.
Pandemia

Contingências da Saúde Oral no pós-Covid-19

199
Faz sentido reforçar o apelo à aprovação da carreira de médico dentista no SNS, para que estes profissionais possam dar uma resposta integrada nos cuidados que são prestados nos centros de saúde.
Coronavírus

Impacto da pandemia no turismo 

O impacto da pandemia de Covid-19 no turismo é o tema do primeiro debate online realizado conjuntamente pelas agências de notícias de Portugal e Espanha, Lusa e Efe, esta quarta e quinta-feira.
Pandemia

A covid-19 acelera o direito à geoinformação

127
já não há justificações plausíveis para defender um sistema geográfico dissociado das informações geradas online pelos telemóveis. Cabe ao Estado dar uma resposta a este desafio de governança pública.
Conversas de Fim de Tarde

O futuro de Fernando Daniel: "Vim para ficar"

Depois do sucesso do primeiro álbum, Fernando Daniel lança o disco "Presente". Quatro anos depois de vencer o The Voice, o cantor ainda sente a necessidade de provar: "Vim para ficar". 
Resposta Pronta

Algarve. "Pedimos esforço redobrado ao Governo"

Bélgica inclui o Algarve na 'zona laranja'. António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, fala num "engano" e atira: "Só pelo risco de incêndio".
Resposta Pronta

Tânia Poço: “Hoje fiz o meu 15º teste à Covid-19"

3114
Tânia Poço esteve internada em março. Teve 11 testes positivos, um negativo e dois inconclusivos, o que a obriga a continuar em isolamento: o marido deixa-lhe compras à porta; e vê os filhos à janela.
Governo

O que se cria por baixo deste Covid?

1308
O Governo anunciou discretamente que vai passar a monitorizar a internet para detectar discursos de ódio. Assim, de repente, até podia parecer uma coisa boa ou útil... mas não, não parece e não é!
Coronavírus

Recorde nos EUA. Florida tem 15.300 novos casos

204
Os EUA nunca viram nada assim desde o início da pandemia — o estado da Florida teve 15.300 novos casos em apenas 24 horas. Parques da Disney reabriram em Orlando.
Pandemia

Os números da Covid e o colapso da compaixão  

155
Precisamos das histórias das pessoas. Sem sensacionalismos, mas provocando sensações. Porque as sensações fazem parte da história e porque precisamos delas para sairmos juntos desta crise pandémica.
Pandemia

Vai tudo correr bem (ou não) /premium

977
Ante a insuficiência da ciência e o desprezo pela religião, emergem os seus respectivos sucedâneos: as pseudociências e as superstições.
Futuro

A crise do coronavírus contada em 2030

292
Avô, esse período faz parte do meu programa de História. Podes recuar dez anos na tua memória e falar sobre o que viveste em 2020? Foi muito difícil? Morreu muita gente? Ficaste sem emprego?
Política

O povo merece a arrogância do PS /premium

3246
O interessante é perceber que o dr. Costa manda no PS, o PS manda no Estado e, é sabido, o Estado somos nós, que andamos a reboque de uma quadrilha com planos de dominação absoluta.
Conversas de Fim de Tarde

"O nosso país é pequeno e extremamente corrupto"

306
"Não basta pedir subsídios. Os artistas têm de encontrar novas formas de pôr comida na mesa". Zé Manel lança o single "Pessoas Reais", numa altura em que a pandemia revela a "precariedade" da Cultura.
Comércio

Lobo em pele de cordeiro

196
Ao perdoar a renda fixa mensal, o PCP está a favorecer as cadeias de lojas internacionais. O pequeno comércio local continuará em manifesta desvantagem face às lojas dos centros comerciais.
Oficina da Liberdade

A Ciência e o Lobo

316
O problema grave é a instrumentalização da ciência para fins políticos, que resulta numa relativização da própria ciência. Factos e teorias científicas não devem ser escolhidos “a la carte".
Coronavírus

Brasil aproxima-se das 68 mil mortes

O Brasil totaliza 1.713.160 milhões de infetados e 67.964 óbitos devido à Covid-19, informou o Ministério da Saúde. O foco da pandemia está concentrado no estado de São Paulo
Desigualdade

Pode a Covid-19 contribuir para a igualdade?

Agora que o mundo procura encontrar a melhor forma de recuperar da pandemia, apelamos a todos os países para que façam os investimentos necessários na economia da prestação de cuidados.
Comité Olímpico

Comité Olímpico preocupado com falta de respostas

A ausência de respostas políticas para os problemas que o desporto enfrenta devido à pandemia é "o que mais preocupa" o Comité Olímpico de Portugal, que acusa Governo de "falta de equidade".
Augusto Santos Silva

MNE pede "medidas que realmente" combatem pandemia

Augusto Santos Silva considerou que a multiplicação de anúncios de restrições a viagens "só mostra que campeia a descoordenação" e apelou para uma coordenação de medidas.
Luanda

Mil pessoas testadas no mercado do Catinton

Ministério da Saúde angolano anunciou a testagem de mil pessoas no mercado do Catinton, um dos maiores de Luanda, para despistar a Covid-19 em lugares de grande concentração.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro: "Nenhum país fez como o Brasil"

5501
Jair Bolsonaro garantiu que nenhum país do mundo preservou vidas e empregos como o Brasil sem espalhar o pânico na população, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Matosinhos

Matosinhos. Lar encerrado por sobrelotação

213
Lar em São Mamede de Infesta, em Matosinhos, foi encerrado pela Segurança Social por estar "sobrelotado", estando agora os utentes a ser retirados e levados para outras instalações.
Álcool

42% das pessoas reduziram consumo de álcool

Um inquérito nacional concluiu que o confinamento gerado pela pandemia levou a que 42% das pessoas bebessem menos, por falta da habitual companhia ou por desejarem estilo de vida mais saudável.
Coronavírus

Tráfego aéreo da NAV caiu 54% no 1º semestre

NAV Portugal controlou 179.542 voos no primeiro semestre, uma quebra de 54% face a igual período do ano anterior, impactada pelas medidas de contenção da pandemia da Covid-19.
Madeira

Madeira. Parques infantis reabrem dia 18 de julho

Governo Regional da Madeira autorizou a reabertura e utilização de parques infantis na região a partir do dia 18 de julho, com uso obrigatório de máscara para crianças a partir dos 10 anos de idade.
Resposta Pronta

“Devemos usar máscara mesmo no exterior”

4032
Manuel Gameiro, um dos 200 cientistas que alertaram a OMS para a transmissão da covid-19 pelo ar, explica a importância de utilizar máscara sempre que há ajuntamentos de pessoas, mesmo no exterior.
Direto ao Assunto

As chefias da saúde estão a falhar?

Mário Durval, delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, reage às críticas às chefias e da falta de médicos nas urgências de Obstetrícia do Garcia de Orta. "Não me parece que exista algum risco". 
Recursos Humanos

A empatia tem de entrar no léxico das empresas

As pessoas são a vantagem competitiva. E por isso temos de tomar conta delas, criar e nutrir uma cultura de empresa forte, baseada na proximidade e na facilitação.
Alergias

Os cuidados com as alergias
 não podem parar 

Em era de pandemia, comemoremos a Semana Mundial das Alergias recordando que estão entre nós e nas nossas famílias. Não se esqueça: controlar as suas alergias pode ajudar a proteger-nos da Covid-19.
Angola

Luanda. Obrigatório usar máscara na rua

202
Estão previstas multas de 5 mil a 10 mil kwanzas (de 7,7 euros a 15,4 euros) para quem violar as regras. Força de trabalho será reduzida em 25%. Violação das cercas sanitárias punida com quarentena.
Leiria

Leiria anuncia reforço de medidas para Covid-19

Leiria anunciou reforço de medidas para conter a pandemia, nomeadamente a distribuição de equipamentos de proteção individual, o encerramento de parques infantis e a realização de testes
Crianças

Caldas. Sete crianças infetadas em infantários

No âmbito do surto com origem num infantário há ainda mais sete pessoas infetadas (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares das crianças.
Resposta Pronta

Surto em Reguengos. Médicos recusam reforçar lar

José Robalo, presidente da ARS Alentejo, reconhece dificuldades em reforçar equipa médica do lar de Reguengos de Monsaraz. ARS tem poderes limitados. Surto já fez 159 infetados e 14 mortes.
Incêndios

Incêndios. GNR adaptou-se para avisar população

GNR disse que a corporação teve que adaptar este ano as ações de sensibilização sobre o uso correto do fogo devido à pandemia, tendo procurado avisar a população individualmente.
Conversas de Fim de Tarde

“Temos de nos responsabilizar uns pelos outros"

A cantora Margarida Pinto lançou o disco “Todas as Coisas” e conta-nos como foi voltar à música durante o período de pandemia: "Não nos resta outra coisa se não acreditar que vai ficar tudo bem”. 
Pandemia

Reabrem 12 estâncias das Termas do Centro

149
A maioria das 20 estâncias termais que integram a rede Termas Centro já reiniciaram as atividades, depois da suspensão originada pela covid-19.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau culpa Covid-19

179
Embaló diz que se não fosse a pandemia já estariam a ser realizadas várias obras de construção civil e a serem tomadas medidas sociais. Presidente decretou ainda o fim dos golpes militares no país.
Coronavírus

Campanhas da fruta: Governo aposta na fiscalização

Fiscalização e coordenação com autarquias, entidades locais e produtores são apostas para minimizar riscos de propagação da Covid-19. Guia de boas práticas foi apresentado esta terça-feira.
Escolas

Do ensino e das lições que não podemos esquecer

Existe uma gritante diferença entre os “ricos” das escolas privadas e o “povo” das escolas públicas. E isto é algo que devia ser ferozmente combatido por todo o espectro partidário.
Organização Mundial de Saúde

Faltam medicamentos para HIV em quase 100 países

Segundo a OMS são 73 os países que estão à beira de esgotar as reservas para combater o HIV, e 24 países já estão com reservas criticamente baixas, algo que a pandemia veio piorar.
IPSS

Mealhada distribui 78 mil euros por 13 IPSS

Câmara da Mealhada aprovou atribuição de 78 mil euros de subsídios a 13 IPSS do concelho, para ajudar a suportar os prejuízos provocados pela pandemia
Mafra

Mafra. É recomendado o uso de máscara na rua

2647
O município de Mafra, recomendou o uso de máscara em vias e espaços públicos do concelho para evitar o contágio de Covid-19, sobretudo em locais mais frequentados e com maior aglomeração de pessoas.
Pandemia

Regresso aos treinos: como prevenir as lesões

Além das precauções que os novos tempos exigem, pelo risco de contágio no regresso aos treinos, é preciso que os cuidados para prevenir as lesões desportivas não sejam negligenciados.
Turismo

Para Inglês (não) ver…

409
Portugal assume a presidência da União Europeia a 1 de janeiro. Com o Reino Unido fora da UE, o país tem de se afirmar como parceiro estratégico e ponte de contacto nas instituições europeias.
Pandemia

O “caso” Medina

Sendo um alto quadro do PS e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, as recentes críticas que Fernando Medina formulou à atuação do Ministério da Saúde merecem ser bem digeridas.
Augusto Santos Silva

Santos Silva fala em "obrigação" de ajudar África

África mostrou-se capaz de responder à pandemia com "coragem, determinação e rapidez" e esse "esforço enorme" deve merecer apoio, defendeu Santos Silva e salientou que o multilateralismo é essencial.
Comissão Europeia

Elisa Ferreira pede estratégia clara para economia

Elisa Ferreira, afirmou que, no âmbito do plano de recuperação pós-crise da Covid-19, é fundamental "clarificar a estratégia" e "selecionar os instrumentos adequados" para relançar a economia.
Algarve

Algarve vai sofrer com a "incapacidade" do Governo

255
CEAL manifestou-se surpreendida por Portugal ter ficado de fora dos corredores aéreos britânicos, classificando a decisão como "uma bomba atómica" para a região.
Economia

Países no "lixo" enfrentam período sem precedentes

A Moody's avisou que os países com 'rating' abaixo da recomendação de investimento enfrentam "declínio sem precedentes na atividade económica". Países dependentes do turismo com desafios ainda maiores
Emissão Especial

"Que ninguém diga que não estamos a reportar"

373
Graça Freitas garante que os números divulgados pelo Governo são "fiáveis" e que "muitos países que não reportam com esta regularidade.” Ouça aqui a conferência sobre a situação atual da covid-19.
Pandemia

Os esquecidos

124
Ajudar as famílias é a primeira obrigação do Estado, uma obrigação absolutamente urgente e inadiável. É o seu dever moral e institucional primordial.
Pandemia

Resiliência, algo mais do que a soma das partes

154
É importante referir que resiliência não é a mesma coisa que aumentar a capacidade de suportar uma agressão. Não é prudente reduzir o esforço resiliente a algo simples ou como uma única preocupação.
Pandemia

Quem fala assim, não é gago!

Fernando Medina falou e falou bem. Uma guerra não se ganha sem comando, a DGS não tem comando. As tropas andam em roda livre, sem projecto, nem disciplina, sem avaliação que exija e lhes pese.
Pandemia

Os novos excluídos e os novos confinamentos

Temos agora uma oportunidade ímpar de olhar para a distribuição da riqueza de outras perspectivas. Mais equilibradas, mais cristãs, mais fraternas. Mais justas face aos próprios recursos do planeta.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto Lisboa. 200 testes nas últimas 24 horas

200 testes à Covid-19 foram realizados, nas últimas 24 horas, a passageiros no Aeroporto de Lisboa provenientes do Brasil, Estados Unidos e PALOP.
Brasil

Brasil. Pandemia facilitou apreensão de drogas

Reforço policial nas fronteiras e uma movimentação menor de pessoas no Brasil, levou a um aumento das apreensões de drogas no país. Entre março e junho apreensão de marijuana duplicou face a 2019.
Évora

Idosos infetados transferidos para pavilhão

Os idosos infetados com Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, em Évora, onde surgiu um surto da doença, começaram a ser transferidos para um pavilhão, no parque de feiras da cidade.
Madeira

Madeira já testou 957 passageiros nos aeroportos

143
Madeira mantém total de 92 casos de Covid-19, com 90 recuperados e apenas 2 ativos, indicou o Instituto da Administração da Saúde, revelando que já foram efetuados 957 testes nos aeroportos da região.
Empresas

"Lay-off" é defendido por 80% das empresas

Mais de 80% das empresas defendem o "lay-off" e, destas, 77% preferem a continuidade do regime simplificado, medida excecional para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19
Conversas de Fim de Tarde

“Estou certo que os artistas vão dar a volta”

O diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, acredita que o "teatro está muito vivo" e que estão a surgir boas oportunidades para o setor artístico depois do confinamento.
Porto

Porto. Mercado Abastecedor fecha postos de venda

110
Três postos de venda do Mercado Abastecedor do Porto foram encerrados, depois de detetados casos positivos Covid-19 naquele estabelecimento comercial.
Resposta Pronta

“Somos covid safe. Não podemos ser prejudicados"

Governo diz que as ilhas estão excluídas da lista britânica de países seguros, mas Miguel Albuquerque reafirma que o arquipélago está incluído.“Não percebo a confusão. O comunicado inglês é claro”.
Évora

Évora. Novos focos mas sem infeção comunitária

279
Concelho de Évora registou, nos últimos dias, novos focos de Covid-19, cujos infetados foram identificados e estão a cumprir quarentena, mas não existe "infeção comunitária".
Pandemia

A universidade à distância não é uma universidade

1260
Não há universidades que contribuam para o progresso sem que haja relações pessoais, redes, partilha, risos, lágrimas, tudo isto de forma física, entre tantas outras coisas boas da vida.
Oficina da Liberdade

Politics without romance

312
O socialismo discrimina os seres humanos: uns, desprovidos de poder público, tolos incapazes de conduzirem as suas vidas sem o poder do Estado; outros, os «semi-deuses», pertencem às elites do poder.
Angola

João Lourenço conversou com Cyril Ramaphosa

Chefes de Estado de Angola e da África do Sul conversaram sobre vários temas da atualidade, incluindo a pandemia de Covid-19, anunciou a Presidência angolana.
Conversas de Fim de Tarde

A pandemia que deu "fôlego" a novos projetos

185
Foi jornalista, ator e até fundou o Instagram do Flamengo. Ficou desempregado durante a pandemia, deu a volta e dedicou-se ao cinema. O filme "Ensaio Sobre o Aqui Dentro”, o Brasil e JJ no Flamengo.
Deixe-se de Desculpas

Como reage o corpo quando treinamos de máscara

O uso da máscara reduz a capacidade de treino. Mas na verdade o que é que acontece, no nosso corpo, quando utilizamos a máscara durante o treino? 
Covilhã

Covilhã: Retoma da atividade cultural

Iniciativa "Verão no Centro Histórico", vai regressar às ruas da Covilhã com um modelo adaptado à pandemia e necessidade de marcação prévia, numa parceria entre a câmara e a "Sound & Vision".
Apoio Social

Orçamento retificativo: 700 pessoas sem apoio

Cerca de 700 pessoas carenciadas do Centro Histórico do Porto perderam apoio social da junta que interrompeu também o fornecimento de refeições a 100 pessoas, após chumbo do orçamento retificativo.
Coronavírus

Lisboa: 15 equipas contactaram 602 pessoas num dia

Mais de 600 pessoas de Lisboa, Odivelas, Amadora, Loures e Sintra foram contactadas pelas equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à pandemia. 15 equipas contactaram 602 pessoas num dia
Resposta Pronta

“Os jovens,na esmagadora maioria, estão a cumprir"

O IPDJ sai à rua com a campanha “Dá Um Tempo” para relembrar os jovens, dos cinco concelhos mais afetados, a importância de cumprir as recomendações. Ouça aqui, Sónia Paixão, Vice-Presidente do IPDJ.
Resposta Pronta

Reguengos. Autarca admite apurar responsabilidades

O presidente da Câmara Municipal, José Calixto, adianta que os utentes do Lar da Misericórdia vão ser transferidos para um pavilhão multiusos. Já morreram oito pessoas na instituição por Covid-19. 
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe vê progressos com cautela

Representantes dos órgãos de soberania de São Tomé e Príncipe falam em "progressos" no combate à Covid-19 no país, mas alertam para que se continue a seguir, meticulosamente, as regras sanitárias.
Cabo Verde

Cabo Verde. Reabertura de praias tem de esperar

As autoridades de saúde de Cabo Verde recomendaram prudência na reabertura das praias e pediram paciência às pessoas no sentido de aguardarem "um bocadinho mais", sobretudo em Santiago.
Sindicatos

FESAP quer prémios para serviços essenciais

FESAP considerou justos e merecidos os prémios aprovados para os trabalhadores da saúde, mas quer que os funcionários que asseguraram serviços essenciais também sejam compensados.
Brasil

Bienal de São Paulo só em 2021

Bienal de São Paulo adia 34.ª edição para 2021. O evento já havia sido adiado para o final deste mesmo ano, mas chegou-se à conclusão que não seria possível manter a mostra, devido aos riscos de saúde
Resposta Pronta

"Mais de 20 mil pessoas podem ficar desempregadas"

António Sampaio de Mattos, Presidente da Associação de Centros Comerciais, critica o novo regime de rendas variáveis nos centros comerciais. Ouça aqui. 
Guiné-Bissau

Deputados guineenses unem-se no combate à pandemia

415
Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau entregou cheque de cerca de 42 mil euros, para apoio no combate à pandemia. Os deputados guineenses decidiram doar 25% do seu salário.
Conversas de Fim de Tarde

Sem receios, Filipa Vieira lança "Passo Apressado"

Começou no fado aos 11 anos, mas a primeira música chega em 2020 e em plena pandemia. "Passo Apressado" abre caminho ao álbum que conta com a produção de Tiago Pais Dias, da banda 'Amor Electro'.
Investigação

500 mil euros para estudar impacto de género

442
O projeto "GENDER RESEARCH 4 COVID-19", promovido pela FCT, foi lançado pelo Governo para estudar impactos de género da pandemia. Das 145 candidaturas realizadas, 16 vão receber financiamento.
Comentário

"Temos mais de 500 internados nos hospitais"

A análise da diretora-adjunta do Observador, ao mais recente boletim da DGS sobre a situação epidemiológica no país. "Os números não estão atualizados. Alentejo não tem apenas sete novos casos."
Resposta Pronta

Fronteira abriu em Valença e "a primavera chegou"

No dia em que as fronteiras entre Portugal e Espanha reabriram, o autarca de Valença, Manuel Lopes, fala do momento "emocionante" e deixa uma mensagem à população: "cumpram as medidas de segurança".
Mercado

Mercado automóvel caiu 48,2% no 1º semestre

O mercado automóvel caiu 48,2% no primeiro semestre deste ano, com menos 72.687 viaturas novas matriculadas até junho. Junho repete quebras históricas que se têm vindo a registar desde março.
Prisões

Prisões: 7 casos ativos, nenhum entre reclusos

Sistema prisional tem sete casos ativos de infeção por Covid-19, nenhum entre os reclusos. Os testes realizados a suspeitos e contactos de suspeitos dos sete casos positivos foram todos negativos.
Turismo

Turismo: Portugal pode perder 12,4 mil ME

139
UNCTAD. Turismo em Portugal pode perder quase 12,4 mil ME, face ao impacto causado pela pandemia de Covid-19. A nível global, o setor do turismo irá perder, pelo menos, 1,2 biliões de dólares.
GNR

GNR alerta para novo regime de contraordenações

A GNR alertou que vai estar atenta aos ajuntamentos de pessoas e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. A partir da 00:00 desta quarta-feira, Portugal está dividido em 3 níveis de alerta.
Universidade do Porto

UPorto: Inovação no reforço da simulação médica

211
O ICBAS da Universidade do Porto vai, "apostar na inovação", estando já a negociar a aquisição de simuladores com doentes virtuais. Inovação incita "aprendizagem sem a invasão do doente".
Moçambique

Moçambique: 3ª queda consecutiva da "prime rate"

A taxa de juro de referência de Moçambique a vigorar no mês de julho vai descer de 16,9% para 16,7%, a terceira queda consecutiva. Após a descida de 100 pb em junho, em julho nova queda de 20 pb.
China

China minimiza perigo de nova pandemia

China considera que a amostra do estudo sobre a nova estirpe do vírus da gripe suína não é representativa, garantindo que "dará o alerta se for necessário e tratá-la-á a tempo".
Governo

Viajantes dos PALOP e EUA têm de estar negativos

Serão consideradas "viagens essenciais" as de "nacionais de países terceiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, por razões de saúde ou humanitárias".
Educação

Ensino à distância. Ou à distância do ensino?

O que está a acontecer enquanto estes alunos estão em casa, uns com o apoio dos pais, outros a estudar completamente sozinhos, é de uma negligência gritante.
PS

O PS entrou em descontrole? /premium

227
Ou Medina disse em voz alta o que António Costa pensa em voz baixa, alarmado como está com a fuga dos turistas, ou então pretende desestabilizar o PS.
Coronavírus

A grande lição da pandemia

188
A desinformação tem incentivado a consolidação de "mitos urbanos"e a promoção fragmentada e ineficaz de boas práticas, reforçada pelo facto das entidades responsáveis trabalharem separadamente.
A página está a demorar muito tempo.