Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Vai renovar a prova final do Campeonato da Europa. Gol! Portugal! E começa agora mais um Diário do Euro das manhãs 360, com o jornalista Mário Silva da Costa, que tem acompanhado tudo o que se passa no Europeu. Bom dia, Mário.
Bom dia, que frio aqui em Marienfels.
Se visse o calor que estava na Alemanha. Altos e baixos. Bem, hoje começam as meias-finais deste Campeonato da Europa. Esta noite temos Espanha e França, grande jogo.
Um grande jogo, sim.
E o futebol de Espanha, que tem sido o melhor do torneio até agora. Pelo menos daquilo que eu tenho visto, e eu que percebo muito de futebol.
Percebes muito.
E tu não achas, Paulo Ferreira?
Eu concordo absolutamente. Tiraste-me as palavras da boca.
Para mim também. Não acompanho tão atentamente quanto vocês.
Quanto o Paulo.
Quanto o Paulo. Sim.
Aliás, o Paulo está na Alemanha. Nós não queríamos dizer, era surpresa. O Paulo amanhã vai fazer o Diário do Euro. E hoje faz o relato. O Diogo Barrela não pode.
O relato para as rádios alemãs. Mas sim, temos o jogo de hoje, Espanha-França.
É uma final antecipada, não é, Mário?
Os jogos de Espanha têm sido quase tudo finais antecipadas. Os quartos de final, Espanha-Alemanha também foi uma final antecipada. Tem sido, para mim, a melhor seleção deste Europeu até agora. Tem jogado um bom futebol, dá gosto de ver.
É verdade.
Já a França assinou uma espécie de pacto de não agressão neste torneio, ou seja, não sofre gols, também não marca muitos.
Pacto de não agressão fala por ti. Olha que o jogo com Portugal foi mais sofrido.
Sim, mas foi nos penáltis.
É verdade.
No jogo corrido tem três gols na prova, dois foram autogolos e um foi de penálti, e também só sofreu um e foi de penálti. Os franceses têm sido uma equipa muito consistente, não marcam gols, também não sofrem e têm seguido em frente assim.
Achas que Espanha é favorável?
Sim.
Favorita. Favorável. É favorável à vitória.
Sim, acredito que sim. Eliminaram a Alemanha, que por jogar em casa tinha muita força. E recordo, por exemplo, o jogo com a Itália, em que a seleção espanhola venceu por 1x0. Não vou adivinhar quem é que marcou o gol, que foi um autogol também. Não tem acontecido. Mas quem viu o jogo e conseguir lembrar do que se passou nesse jogo, consegue reconhecer que o resultado final foi 1x0, mas o resultado justo seria uns 15x0, para aí, porque Espanha jogou muito bem e no final desse jogo o selecionador nacional, Luis de la Fuente, afirmou: "Não há seleção melhor do que a nossa". Talvez não fique bem ao selecionador afirmar isto de forma tão perentória, mas se formos honestos, ele não está muito errado em relação ao que tem acontecido neste Europeu. Mas a seleção francesa não deixa de ser uma seleção tremenda. Nas últimas quatro fases finais em que participou, a equipe da França chegou três vezes à final.
Sim.
Numa delas ganhou, no Mundial da Rússia. Têm sido duas equipes muito fortes. Acho que Espanha pode ser favorita à vitória porque tem jogado o melhor futebol, mas França é mesmo uma equipe muito perigosa.
Então vamos ver. É às 20h, não é, Mário? Estes jogos são sempre vividos com muita emoção também por parte dos jogadores, que vestem a camisola, defendem o país. Só que no caso do jogo de hoje, alguns podiam alinhar em qualquer uma das equipes, não é?
Sim, há aqui duas histórias curiosas no jogo de hoje. Primeiro, há jogadores que podiam jogar em qualquer uma das seleções e só estão onde estão por causa da paciência ou da falta dela. Eu vou tentar explicar. Aymeric Laporte é um defesa central que joga na seleção espanhola. Já leva quatro jogos neste Europeu pela equipe da Espanha e se não houver complicações físicas ou imprevistos, hoje deve ser titular frente à Espanha. Joga no Al-Nassr, na equipe de Cristiano Ronaldo. E olhamos um bocadinho para a história de Laporte. Nasceu em Agen, uma comuna francesa, e jogou desde os sub-17 até aos sub-23 nas camadas jovens de França. Em 2016 é chamado pelo selecionador francês e foi convocado para seis jogos de França. Nunca saiu do banco. Nunca jogou. Ficou sempre no banco até que se cansou e decidiu jogar pela seleção de Espanha. Hoje é titular, tem feito o Europeu todo a titular. Esteve do outro lado e hoje vai enfrentar França a partir da equipe espanhola. Sendo que há aqui uma guerra.
Pois, e nessa guerra, podemos dizer que nessas trocas de jogadores, Espanha não ficou sem resposta aqui por parte da França, não?
Não ficou sem resposta, por quê? Porque do lado francês joga Theo Hernández. O nome é bastante sugestivo para a história que eu quero contar. Jogou todos os minutos por França neste Europeu. Hernández nasceu em França, mas cresceu e formou-se em Espanha e nas camadas jovens recusou várias vezes ser convocado para as seleções francesas, porque o objetivo dele era ser chamado para a seleção espanhola. Até que em 2021 também se cansou e mudou de ideias e acabou por aceitar os convites franceses. E já falou sobre isso, Theo Hernández diz que essas recusas na juventude foram pecados da juventude e agora não se arrepende. Já é jogador do AC Milan e tem jogado todos os minutos por França e também hoje, se não houver nenhum problema físico, vai ser titular também frente à seleção espanhola.
Mário, e se por acaso no jogo de hoje imitarem os dois últimos jogos de Portugal e tiverem de ir a penáltis, também vai estar tudo preparado?
Vai estar tudo preparado.
Não têm lá o Diogo Costa, mas pode ser que se safo.
Pois, França já venceu Portugal nas grandes penalidades e, portanto, já está relativamente calejada nestas andanças. É normal que esta situação dos penáltis seja muito estudada, seja muito preparada por parte dos guarda-redes, mas neste Europeu houve aqui uma imagem que viralizou. Eu não sei se viram. Não é novo, de vez em quando aparecem imagens destas, mas desta vez ficou claro que o truque utilizado por este guarda-redes que eu vou falar resultou. Falo de Jordan Pickford, é guarda-redes da seleção inglesa. Os ingleses estão nas meias-finais, depois nos quartos de final terem eliminado a Suíça nas grandes penalidades. E Jordan Pickford foi fotografado com uma garrafa d'água, e na garrafa d'água ele tinha um papel com Todos os jogadores da equipa da Suíça e todos os sítios por onde ele tinha de se atirar.
As cábulas, tinha cábulas?
Exatamente.
Assim também eu.
Temos de marcar uma paladinha, Paulo, para fazer o teste.
Vamos lá.
A indicação dizia mesmo: "Se for o jogador A, mandas-te para a esquerda, se for o jogador B, esperas, se for o jogador C, atiras-te para a direita" e assim sucessivamente. E a dada altura, vem a inscrição de um jogador da Suíça, que era Manuel Akanji, que é o jogador que falha a grande penalidade da Suíça. E dizia em relação a esse jogador, o Manuel Akanji: "Atira-te para a esquerda". E Jordan Pickford atirou-se para a esquerda e defendeu o penalti. Foi exatamente como estava na cábula. Só que há um ligeiro detalhe, que é quem viu o jogo, vai se lembrar que o penalti do Manuel Akanji não foi propriamente um sinal de excelência de bater uma grande penalidade. Ainda assim, foi exatamente como estava na cábula, ele defendeu e a Inglaterra amanhã joga as meias-finais frente aos Países Baixos, mas hoje França e Espanha.
E por hoje é tudo no "Diário do Euro", Mário.
Antes de acabarmos, queria só deixar uma ligeira nota. Este é o "Diário do Euro" relativamente ao Campeonato da Europa de 2024, mas sinto que, até a Carla já deu aqui uma indicação, os portugueses se calhar não estão a ligar muito a este Campeonato da Europa.
Deixaram de ligar, entretanto.
Ouvi qualquer coisa.
Passou-se qualquer coisa.
As pessoas já não estão com muito interesse.
Por causa das férias.
É as férias, o verão, vem o calor. Agora está aqui com bola também. Mas acho que é interessante recordar uma declaração que fazes hoje, dia 9 de julho, precisamente há oito anos.
É natural que tendo chegado à final a França, que jogando em casa com todo o seu potencial, que seja considerada favorita, não parece nada de estranho, é normal. Agora, daí de ser favorita a ter de ganhar é outra história. Porque aí eu acredito que quem ganha é Portugal.
O engenheiro.
Foi Fernando Santos na véspera de um certo jogo, eu já nem me lembro, também devia estar com o calor na altura. Já nem me lembro como é que acabou esse jogo, mas foi a véspera de um certo jogo. Amanhã, se conseguimos, recordamos qualquer coisa do dia 10 de julho de 2016. Hoje, dia 9, na altura foi a antevisão. Amanhã logo vemos o que é que terá acontecido nesse jogo.
Vamos ver. Estou muito curiosa para ver o diário.
E o Paulo Pereira ficou com novas dicas sobre as cábulas. Portanto, já sabe, Paulo Pereira, larga o sobretudo. Aquele sobretudo com as cábulas coladas lá dentro. Agora é garrafa de água.
Exato. Agora até aí eu vou conseguir defender penaltis.
Foi o "Diário do Euro" hoje, com o jornalista Mário Silva da Costa. Amanhã há mais novidades do Europeu de Futebol.
Vai apontar para a final de Portugal contra a Inglaterra! Gol! Portugal!