Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Meia-noite. As notícias com Carlos Pedro. Jornal da meia-noite na Rádio Observador. A começar pelo desporto. O Futebol do Porto venceu o Rio Ave por 1 x 0 e voltou a colocar em quatro pontos a distância de vantagem para o segundo classificado, Sporting, e sete sobre o terceiro, Benfica. Os Dragões viveram uma noite que teve tanto de domínio como de desperdício, incluindo um gol anulado a Denis Goulart. A contar só mesmo o remate certeiro de Viktor 同 行 ainda na primeira parte, com assistência do jovem Pietrusevski. No final da partida, Farioli lamentou a falta de eficácia da equipa portista.
"Seria ótimo ter fechado o jogo mais cedo, também para poupar alguns jogadores e tomar diferentes decisões na questão das substituições. A boa parte é que nós construímos muitas oportunidades e espero que tenhamos guardado estes gols no frigorífico para os próximos jogos."
O técnico italiano revelou ainda que o plantel realiza esta segunda-feira um jogo-treino à porta fechada com o Vizela. Farioli quer todos na máxima força.
"Já estamos focados no jogo contra o Arouca e a preparação começa já amanhã, com esse jogo amigável, que para nós é realmente importante, porque vai nos ajudar a trazer todos de volta a um certo nível, dando minutos e exposição ao jogo, porque depois do jogo com o Arouca, se fizermos o nosso trabalho como desejamos e acreditamos, teremos muitos jogos para jogar. E sim, vamos precisar de todos na melhor forma possível."
Já do lado do Rio Ave, a equipa vila-condense continua em lugar fora dos lugares de despromoção, mas viu o Santa Clara aproximar-se ligeiramente nesta jornada. Ainda assim, o técnico Sotiris Chaidopoulos destaca a evolução da equipa do Rio Ave.
"Foi uma prestação que dá continuidade ao que fizemos no jogo anterior com o Moreirense. Tivemos um bom comportamento, especialmente na pressão e na agressividade. Acho que se continuarmos assim, os resultados vão aparecer. Temos de continuar a construir exibições como as dos últimos dois jogos contra o Porto e Moreirense."
As análises. Este Futebol do Porto 1, Rio Ave 0. Os azuis e brancos são líderes com 62 pontos em 23 jornadas. Na próxima ronda, a equipa portista volta a jogar em casa, recebe o Arouca na sexta-feira, antes da ida a Alvalade para a Taça de Portugal. Já o Rio Ave recebe no Estádio dos Arcos o Famalicão. Ainda sobre a jornada 23 da Primeira Liga, o Estoril recebeu e venceu neste domingo o Gil Vicente por 3 x 1. Os gilistas confirmaram a descida na tabela classificativa para a quinta posição, depois de ultrapassados ontem pelo Sporting de Braga. Esta jornada encerra esta segunda-feira com o duelo entre Famalicão e Casa Pia, agendado para às 20h15. Na política, o Parlamento pode vir a adiar por mais uma semana as eleições para o Provedor de Justiça, Conselho de Estado e ainda para o Tribunal Constitucional. O pedido, desta vez, será partido do Chega. Eleições que estavam marcadas para a próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro. A notícia é avançada pela Agência Lusa, que cita fontes parlamentares. A mesma fonte indica que este novo pedido de adiamento terá partido do Chega, com a concordância do PSD. O objetivo é adiar por uma semana para dia 6 de março. Ainda assim, para serem mesmo adiadas estas eleições, nenhum dos partidos com assento parlamentar poderá manifestar oposição. A Agência Lusa diz ainda que José Pedro Aguiar Branco pediu aos grupos parlamentares que indiquem até esta segunda-feira se aceitam ou não adiar as eleições para o Tribunal Constitucional, Conselho de Estado e Provedor de Justiça. Se for confirmado o adiamento para dia 6 de março, o prazo para entrega das candidaturas será até às 18h da próxima quinta-feira. Ainda na política, José Luís Carneiro defende a criação de contratos territoriais de desenvolvimento para potenciar as regiões do interior do país. Regiões estas que o secretário-geral do PS diz carecerem de uma atenção especial das políticas públicas. O líder socialista esteve este domingo em Bragança, no âmbito da recandidatura a secretário-geral do partido. Foi lá que José Luís Carneiro deixou esta sugestão ao governo.
O mais importante é a necessidade de estabelecermos contratos territoriais de desenvolvimento que procurem valorizar o potencial endógeno, o potencial de cada território, ou seja, aquilo que cada território tem de mais positivo e que mais possa contribuir para a criação de emprego, para a fixação de jovens mais qualificados e para a atração de investimento direto estrangeiro, para criar mais e melhores oportunidades em territórios que têm uma história, têm uma cultura, têm património material e material de grande valor e que carecem de uma atenção especial das políticas públicas.
O secretário-geral do PS falou ainda sobre educação. O novo PTRR prevê a revisão da rede escolar das regiões mais atingidas pelas tempestades. Os politécnicos de Leiria e do Porto podem ser convertidos em universidades. Aliás, já submeteram esse pedido no ano passado, mas ainda não obtiveram resposta. Ainda assim, José Luís Carneiro deixa no ar a possibilidade de serem criadas novas desigualdades e critica o governo por não ter ouvido os responsáveis dos institutos politécnicos.
Foi com estupefação que os professores e investigadores desta região verificaram que poucos dias antes de se discutir na Assembleia da República o novo regime jurídico das instituições do ensino superior, o governo tenha avançado com decisões de passagem de alguns institutos politécnicos para universidades sem Sequer ouvir os outros responsáveis dos institutos politécnicos, o que cria novas desigualdades.
José Luís Carneiro, este domingo no Instituto Politécnico de Bragança. A marcar a atualidade nacional, na tarde deste domingo, esteve um incêndio numa armazém de fruta em Óbidos. Provocou prejuízos de milhões de euros, feridos ligeiros e também deslocados. O alerta para as chamas foi dado por volta das 14h. O fogo ficou dominado pouco depois das 17h, não sem antes danificar uma habitação que obrigou uma família a realojar-se. Também dois bombeiros foram transportados para o Hospital das Caldas da Rainha com ferimentos leves. A oficial dos bombeiros de Óbidos, Patrícia Reis, fez o ponto de situação aos jornalistas.
Transportadas ao Hospital Caldas por inalação e por exaustão, que são dois bombeiros, um masculino de 27 anos e um masculino de 19 anos, tudo feridos leves, e a registar também dois bombeiros assistidos pelo mesmo motivo, por exaustão, por inalação de fumos, mas que não foram transportados ao hospital. Ainda temos a registar cinco pessoas deslocadas, porque devido às temperaturas do incêndio, os vidros da casa partiram e então não há condições para eles permanecerem na casa hoje e foram realojados.
Patrícia Reis, dos bombeiros de Óbidos, aqui no registo captado pela Sic Notícias. Os prejuízos no armazém de fruta que incendiou são avultados, é o que diz o autarca de Óbidos, Filipe Daniel.
Mas desde a fruta aos palotes, os calibradores, as máquinas todas que estavam dentro deste armazém, toda a sua própria construção tem aqui vários milhões de euros de investimento, que, naturalmente, a Câmara está disponível para perceber de que forma é que pode ter aqui um papel também importante de reerguer esta importante empresa do nosso concelho. E queremos naturalmente estar solidários com esta família, que hoje passou aqui mais um dia muito difícil.
Filipe Daniel, aos jornalistas no local do incêndio que consumiu um armazém de fruta em Óbidos, no distrito de Leiria. Leiria que continua a sentir os impactos das tempestades. Cerca de 1800 clientes da E-Redes continuam sem energia depois da passagem da depressão Cristine pela região centro do país. Os números foram avançados este domingo pela empresa de distribuição de energia elétrica em Portugal. Lá fora, na Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky diz que Putin já começou a Terceira Guerra Mundial, posição defendida pelo presidente ucraniano em declarações à BBC. Zelensky diz que agora a questão é saber quanto território conseguirá tomar e como impedi-lo. Zelensky diz que o Kremlin quer impor ao mundo um modo de vida diferente e não só à Ucrânia. Já sobre a exigência da Rússia de que a Ucrânia entregue os 20% da região leste de Donetsk, que ainda controla, além de territórios nas regiões sul de Kherson e Zaporizhzhia, Zelensky diz que não vê as zonas simplesmente como território. O presidente ucraniano acredita que a retirada das tropas de Kiev dessas zonas iria dividir a sociedade ucraniana. No Médio Oriente, a imprensa internacional avançou, Omã confirmou. Os Estados Unidos e o Irão vão ter uma nova ronda de negociações já na próxima quinta-feira. A garantia foi deixada na rede social X por Badr Al-Busaidi, ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã. O encontro vai decorrer em Genebra, na Suíça, e vai juntar delegações de Washington e Teerão. O ministro negou também que haja um ultimato de Washington sobre a contraproposta do Irão, mas insistiu que o que ambas as partes querem é um acordo rápido com vantagens para os dois lados. No entanto, nas últimas horas, a imprensa norte-americana avançou que a Casa Branca está a considerar um ataque em duas fases ao Irão. Primeiro, um ataque inicial direcionado e depois uma operação maior para derrubar o regime iraniano numa questão de meses. Isto se as alternativas diplomáticas desta semana que se segue não funcionarem, é o que diz o New York Times. Fica por aqui este jornal da meia-noite. A informação regressa à antena da Rádio Observador com a síntese da meia-noite e meia, já com a Matilde Malva Sabino, que vai ficar por aqui durante toda a madrugada.