Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Em tempo de intervalo entre o Benfica 3, Hearts 0, vamos atualizar as notícias. Uma edição do Martim Madeira. Boa noite, Martim.
Boa noite.
O Presidente da República pede resultados rápidos no esclarecimento dos casos que envolvem Luís Neves.
E reitera ainda a necessidade de proteger as instituições. O Presidente da República reagiu esta tarde em Viseu à abertura de uma auditoria à Polícia Judiciária ordenada pelo Ministério da Justiça. Seguro pede rapidez e defende que cada titular de um órgão de soberania deve agir para preservar as instituições e a democracia.
Eu reafirmo aquilo que disse na semana passada em Marvão e designadamente a necessidade de todos nós termos responsabilidades, quer individuais, quer como titulares do órgão de soberania, de preservarmos e defendermos as instituições da democracia e do Estado de direito democrático. É, aliás, nesse sentido que eu interpreto a recente decisão da Ministra da Justiça à Polícia Judiciária. E o que é importante é que tanto esta auditoria como as investigações criminais que estão a decorrer produzam resultados o mais rapidamente possível para que nós possamos ter conhecimento dessas mesmas conclusões. É muito importante que cada um, no âmbito das suas competências constitucionais, atue de acordo, de forma a preservar o Estado de direito democrático e as instituições da nossa democracia.
António José Seguro lamenta ainda que Portugal seja o terceiro país da União Europeia com menos camas por idosos em lares. O presidente da República diz que a nova estrutura residencial para pessoas idosas no Conselho de Viseu é um sinal positivo para toda a comunidade, mas que não cabe ao setor social substituir-se às responsabilidades do Estado. Declarações do Presidente da República sobre o caso Luís Neves e também sobre os dados de camas por idosos em lares.
Ainda sobre o caso Luís Neves, Martim, a Ministra da Justiça ordenou esta tarde uma auditoria à Polícia Judiciária.
A ministra Rita Alarcão Júdice decidiu instaurar uma auditoria que será feita pela Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça. De fora fica a questão do transporte do outro lado, tendo em conta que o caso já está a ser investigado pelo Ministério Público, é o que informa o Expresso. Ao mesmo tempo, a Ministra da Justiça pediu também uma avaliação interna à Polícia Judiciária sobre o funcionamento desta força policial. Sobre a auditoria, o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Droga da Polícia Judiciária diz estar tranquilo. Afirma que não é um ou outro caso que vão manchar a imagem da competência da PJ.
Eu, em termos mais particulares, e seguramente a instituição, estará muito confortável. Não é a parte que faz o todo. E, portanto, a força da Polícia Judiciária vem da riqueza, da robustez, dos seus princípios, dos seus valores. Valores, desde logo, de legalidade, o garante do princípio da legalidade e da Constituição.
João Oliveira Nunes a reagir a esta auditoria lançada pela ministra. Já Luís Neves diz que a colega de governo fez bem em avançar com esta iniciativa.
A senhora Ministra da Justiça ordenou e ordenou bem. Eu já disse que estou absolutamente tranquilo e ainda bem que todas essas auditorias, investigações, averiguações, audições, se façam para que, no final, a verdade de tudo venha ao de cima. Portanto, quero dizer que estou absolutamente tranquilo e também que estou desejoso, se necessário for, de colaborar e contribuir com o meu conhecimento para essas questões.
Luís Neves responderá às duas questões do dia que o envolvem enquanto ex-diretor da Polícia Judiciária.
E Martim, o ministro da Administração Interna, que ouvíamos, reitera que foi o próprio a pedir a intervenção do Tribunal de Contas sobre a gestão financeira da Polícia Judiciária.
O Observador já tinha revelado que a gestão de Luís Neves tinha sido perdoada, apesar de terem sido apontadas infrações financeiras à liderança do agora ministro. Entretanto, o Ministério Público pediu o julgamento de Luís Neves junto do Tribunal de Contas, que podia ser evitado com o pagamento de uma multa. Como Luís Neves entende que não cometeu nenhuma infração, pediu ao tribunal para ser julgado. Em causa está um contrato para a compra de combustível e um outro com uma agência de viagens em que não terão sido respeitadas as regras da contratação pública. Ora, esta tarde, em Leiria, o ministro disse aos jornalistas que a ida a tribunal vai provar que o ato de gestão que praticou vai permitir ao Estado poupar muito dinheiro.
Contrariamente àquilo que tem vindo a ser dito, fui eu que requeri a intervenção do Tribunal de Contas. A Polícia Judiciária foi inspecionada, quer dizer que nos últimos anos a Polícia Judiciária teve inúmeras inspeções, em que saímos bem globalmente delas. Numa inspeção do Tribunal de Contas, há dois factos que nos foram apontados com relevância. E o Tribunal de Contas entendeu que o contraditório que a Polícia Judiciária apresentou era suficiente e deu o assunto como encerrado.
Luís Neves em declarações à comunicação social durante esta tarde à margem de uma ação de formação sobre o SIRESP, o sistema de comunicações de emergência.
E falamos agora dos exames nacionais. O Ministério da Educação garante que as notas das provas da segunda fase vão ser afixadas amanhã, bem como os resultados das revisões da primeira fase.
Em comunicado, o Ministério da Educação refere que os resultados da segunda fase serão enviados às escolas ainda hoje, algo que o júri nacional de exames já tinha informado às escolas a acontecer. O ministro consegue assim que o calendário definido seja cumprido. Depois de divulgadas as notas, as escolas poderão também enviar aos alunos as versões digitalizadas das respectivas provas classificadas, à semelhança do que aconteceu durante a primeira fase. Também hoje foi conhecida a intenção do governo de abrir vagas adicionais para os alunos prejudicados com o processo de correção dos exames. A promessa foi feita pelo ministro da Educação e revelada ontem pelo Bastonário da Ordem dos Advogados. O objetivo é garantir o princípio da igualdade no acesso ao ensino superior.
Vamos ainda ao desporto. Benfica e Braga em ação nas competições europeias. O Benfica que está a vencer o Hearts por 3x0 até o momento nesta primeira mão da terceira eliminatória do acesso à Liga Europa.
O primeiro gol chegou cedo, aos três minutos de jogo, depois de uma jogada coletiva, Barreiro assistiu o Rafa, que apenas teve de encostar para a baliza. O segundo chegou aos 23 minutos, Tomás Araújo, hoje capitão, marcou de cabeça. O terceiro foi marcado por Vangelis Pavlidis de penalti. Já no lado do Braga, na Pedreira, está a vencer por 1x0 o Dínamo Minsk. Ricardo Horta marcou de penalti. Não se esqueça também que vai poder continuar a acompanhar esta segunda parte do Benfica-Hearts, desta partida do Benfica-Hearts aqui na Rádio Observador.
É isso mesmo. Retomamos o relato já a seguir. Para já, estamos a seis minutos das 9. E vamos atualizar as notícias de âmbito local, Martim.
Vamos a isso. Estão a surgir novas denúncias de descargas poluentes no troço do rio Este. As populações têm contestado a degradação da qualidade da água e os fortes odores associados. O Bloco de Esquerda exige ação urgente do Ministério do Ambiente e da Energia para que os responsáveis sejam identificados e sancionados. O partido defende ainda a implementação de medidas para fiscalizar e prevenir novos episódios de poluição. Em Santarém, uma avaria na rede fixa está a comprometer a faturação de várias empresas. A interrupção está há mais de uma semana a impedir as empresas de fazer e receber chamadas, o que condiciona os contactos com os clientes e fornecedores. Os empresários já têm apresentado vários pedidos de intervenção, mas segundo a equipa técnica, a reposição do serviço pode arrastar-se até o dia 17 de agosto. O caso foi encaminhado para a operadora Altice, mas até o momento os empresários dizem não ter recebido qualquer resposta. Em Aveiro, cerca de 30 estudantes da universidade da região estão a desenvolver um drone capaz de cumprir missões sem intervenção humana, como transportar medicamentos para zonas de difícil acesso ou apoiar o combate a incêndios através de largadas de água. O líder do projeto diz que continua de portas abertas a qualquer estudante, independentemente do curso. O projeto conta com o apoio da empresa tecnológica portuguesa Techever. Almada assinala os 60 anos da Ponte 25 de Abril com um programa cultural comemorativo que se estende até o final de setembro. O átrio do Fórum Municipal Romeu Correia recebeu hoje a maquete Ponte sobre o Tejo, da autoria de Ticiano Volante. A peça cedida pelas Infraestruturas de Portugal vai estar disponível para o público, com entrada gratuita. Os Centros de Informação Urbana de Lisboa e de Almada promovem ainda debates, exposições e passeios pedonais e fluviais. Em Leiria, arranca amanhã o torneio de andebol da praia Legends, na praia do Pedrógão. O evento vai reunir cerca de 300 atletas, antigo internacionais e equipas técnicas. À semelhança de edições anteriores, 100% do valor das taxas de inscrição das equipas revertem a favor de uma causa social. Este ano, é para a organização ambiental One Piece After Another, que promove a preservação de costa e o combate à poluição marinha. Em Oeiras, o Auditório do Tagus Park volta a receber Rui de Carvalho. O ator vai apresentar novas sessões do espetáculo "Rui: A História Dividida" nos dias 6 de setembro e 11, 18 e 25 de outubro, sempre às 16h. O espetáculo propõe uma conversa intimista entre o ator e o público e celebra mais de oito décadas de carreira. João, se calhar gostavas de ter esta conversa com Rui de Carvalho.
Gostava sim, e quem sabe se nós lá estou num destes dias. 6 de setembro, 11, 18 e 25 de outubro. No Tagus Park, fica aqui uma bela proposta. Fechamos assim esta edição. Meio do Benfica, três, arte zero. Voltamos já a seguir com o relato aqui em direto na Rádio Observador. O Martim regressa logo depois também no final do jogo para atualizarmos as notícias. Até já.
Até já.