Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

As notícias com Carlos Pedro.

Bom dia, Jornal das 6 na Rádio Observador. Não passou de um susto, diz Marcelo Rebelo de Sousa, que deixou ontem à noite o Hospital de Faro, depois de ter sido internado por indisposição durante a tarde. O ex-presidente da República estava de férias em Monte Gordo, no Algarve, quando se sentiu mal e depois de ser assistido no local pelo INEM, foi mesmo transportado para o Hospital de Faro. Marcelo culpou o intenso dia de praia e o excessivo exercício físico realizado num dia quente. Pode ter sofrido um quadro de lipotimia, que pode ter várias causas, incluindo uma situação de jejum prolongado, calor e/ou desidratação, apurou o Observador. Mas no geral, não passou de um susto para Marcelo.

Sinto-me bem.

Vai continuar a ir à praia?

Sim, espero ir à praia, claro. Obrigado.

Com cuidados especiais.

Vamos haver. Eu hoje tive um dia muito intenso de praia e foi um exercício físico num dia quente, grande. Portanto, vou ter o cuidado acrescido em matéria de hidratação.

O ex-presidente da República saiu do hospital por volta das 21h30, não sem antes deixar uma mensagem de agradecimento ao Serviço Nacional de Saúde.

Queria agradecer muito ao INEM pela prontidão e eficiência. Queria agradecer muitíssimo também ao hospital, à direção clínica, ao responsável clínico que acompanhou e todo o pessoal. Vários exames foram feitos e por isso demorou este tempo todo, mas revelando uma preocupação de escrutínio que é prestigiante para o Serviço Nacional de Saúde.

O antigo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à saída do Hospital de Faro, vai agora aproveitar os últimos dias de férias. Ainda em destaque, Portugal testemunhou ontem um eclipse solar total. O fenômeno foi visto de forma parcial em quase todo o país, a 100% no Parque Natural do Montezinho, em Bragança. Milhões de pessoas saíram à rua para olhar para os céus, depois de uma correria louca em busca dos óculos de observação. Em Rio de Onor, o fenômeno foi visto quase na totalidade e relatado aqui na antena do Observador pelo repórter Martim Andrade.

Estes últimos minutos escureceu de uma forma que ninguém estava à espera. Aqui agora faz-se um silêncio total, porque o sol está a dar as últimas de brilho e, portanto, as pessoas agora estão a correr de um lado para o outro, a começar a tirar os óculos, apesar de ainda haver alguma luz. As pessoas já começam a tirar os óculos, mas já se faz quase noite. Segundo as contas de um astrónomo que aqui está, não vão ser 26 segundos, vão ser apenas 18. E já está total. Ouvem-se aplausos, ouvem-se pessoas a celebrar, apitos, tudo, e vê-se uma coroa linda do sol, porque a lua está à frente do sol. Isto é uma loucura aqui. Isto é impressionante.

E está muito escuro? E a temperatura baixou muito, ou não?

Está totalmente escuro. Baixou muito, estava um calor que não se podia antes. Agora, sim, está agradável. Dá para olhar para o sol nitidamente. Aliás, para o sol, não, porque o sol está tapado pela lua, mas vê-se uma coisa inacreditável. Vêem-se estrelas no céu, as montanhas todas bem iluminadas com aquele gradiente laranja-amarelo, que é característico, e o sol já começa a aparecer outra vez, que já nem se pode olhar bem com o mesmo descuido que dava para ver.

Ainda há 17 segundos.

Mas foi mesmo inacreditável.

O relato do repórter Martim Andrade em Rio de Onor ontem em Bragança, poucos minutos antes das 19h30, quando ocorreu o pico deste eclipse solar, agora só daqui a 118 anos, em outubro de 2144. E depois do caso da turista atingida por uma bala na segunda-feira, a presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior sublinha que o sentimento de insegurança tem vindo a aumentar entre moradores e comerciantes na Baixa de Lisboa. Maria João Correia fala num aumento da criminalidade na freguesia e revela que já pediu uma reunião com o Ministério da Administração Interna e a Câmara de Lisboa. A autarca quer mais respostas sobre videovigilância, iluminação pública, policiamento e a questão dos guardas noturnos.

Aquilo que nós entendemos, enquanto Junta de Freguesia, é que a videovigilância na freguesia de Santa Maria Maior tem que avançar. Não percebemos porque é que ainda não avançou. A Junta de Freguesia fez um levantamento exaustivo da falta de iluminação pública na freguesia e também em relação a isso nunca obtivemos resposta. E a outra questão, foi uma medida de campanha do senhor presidente da Câmara, Carlos Moedas, tinha a ver com os guardas-noturnos. Nós também não sabemos como é que esta situação está.

A presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Maria João Correia, diz que estas medidas podem ajudar a recuperar o sentimento de segurança dos moradores e dos comerciantes da freguesia. No futebol, é dia de competições europeias. O Benfica já está na Escócia para defrontar o Hearts. São cinco os gols de vantagem para os encarnados e por isso esperam-se mudanças no 11 de Marco Silva. As Águias procuram também recuperar do empate na Luz a contar para a estreia na liga contra o Académico de Viseu. Ainda assim, para o Hugo, o técnico do Benfica, apesar da vantagem na eliminatória, rejeita facilidades e aponta para a vitória.

Amanhã, naturalmente, será um jogo diferente, com uma história diferente, e que nós queremos e ambicionamos que tenha o mesmo tipo de resultado para nós. A vitória, com esse objetivo que aqui estamos, estamos com o resultado que nos dá a estabilidade e a confiança para encarar de uma forma muito positiva, mas não nos pode dar facilitismos nenhuns, porque será o primeiro passo para errarmos e nós não queremos errar. Queremos ser objetivos naquilo que queremos. É óbvio que o objetivo é estar nos playoffs

Marco Silva na antecâmara deste Arts Benfica. Arranca às 19h45 e vai poder ouvir aqui na Rádio Observador. Os encarnados já sabem que passando, medem forças na próxima eliminatória contra o Aarhus, da Dinamarca. Uma hora e meia antes deste encontro, entra em campo na Pedreira o Sporting de Braga defronta a equipa bielorrussa do Dinamo Minsk fora de casa. A vantagem dos bracarenses é mais reduzida e de apenas um golo, por isso, todos os cuidados são poucos. A partida arranca às 18h, no Estádio Beroe, na Bulgária. Em caso de vitória, o Sporting de Braga enfrenta no playoff o vencedor do Austria de Viena, o Beitar Jerusalém. Na atualidade internacional, na Colômbia, o número de mortes na sequência do sismo que abalou o país na segunda-feira voltou a aumentar. São agora 265 mortos e cerca de 4 mil feridos, de acordo com o último balanço feito pelo presidente colombiano na última noite. Há também a registar praticamente 500 feridos. Em declarações aos jornalistas em Bogotá, Abelardo De La Espriella anunciou também que foi decretada a situação económica de emergência no país para enfrentar a crise de forma adequada. O chefe de Estado colombiano assegura ainda que os esforços do governo concentram-se sobretudo na localização dos desaparecidos. Indica que estão a atuar com todos os recursos disponíveis e com a ajuda internacional que começa agora a chegar à Colômbia. Ainda na atualidade internacional, o primeiro-ministro do Líbano acusa Israel de destruir de forma sistemática o sul do país. O chefe do governo libanês condena os ataques, as demolições e destruições de casas, edifícios governamentais e locais sagrados por parte das Forças de Defesa Israelitas. Sublinha também que as ações constituem uma grave violação do direito internacional e não podem ser justificadas por pretextos militares. É uma reação que surge depois de o ministro da Defesa israelita ter afirmado que o exército está a demolir todas as casas e infraestruturas subterrâneas na faixa de segurança no sul do Líbano. Fecha assim este jornal das 18h na Rádio Observador. A informação regressa daqui a meia hora, mais ou menos, para a síntese das 18h30.