910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cultura

A Nossa Cultura

Dentro do motor de um Bentley com cem anos

As oficinas são uma das áreas mais populares do Museu do Caramulo. É lá que decorre o restauro e manutenção de carros da instituição e de automóveis clássicos de privados que procuram o serviço.
A Nossa Cultura

Arte e demência de mãos dadas no Museu Grão Vasco

O programa “EU no museu” está no Grão Vasco, em Viseu, desde 2018. Destina-se a possibilitar momentos de bem estar e a promover relações sociais a pessoas com demência e aos seus cuidadores.
A Nossa Cultura

Quando Ayrton Senna era apenas "A. da Silva"

Um dos primeiros carros pilotados por Ayrton Senna pode ser visto no Caramulo Experience Center. Um Van Diemen RF81 conduzido no início de carreira do corredor brasileiro.
A Nossa Cultura

Loiça portuguesa: De D. Carlos I até ao séc. XXI

É a proposta da exposição temporária que está na Casa da Ribeira, em Viseu, em parceria com o Museu Etnográfico de Silgueiros. Um convite para  descobrir os usos e costumes da loiça em Portugal.
A Nossa Cultura

"Querem tirar da Sé a obra do Grande Vasco"

A expressão é do povo revoltado quando é tomada  a decisão de substituir o retábulo da Catedral de Viseu, no séc. XVIII. Desde aí o pintor quinhentista Vasco Fernandes ficou conhecido por Grão Vasco.
A Nossa Cultura

Comprar um "Carocha" com uma caderneta de selos

Tiago Gouveia, da direção do Museu do Caramulo, descreve o sistema de prestações: Cada pagamento dava direito a um selo, quando a caderneta estivesse cheia podia-se ir levantar o carro ao vendedor.
A Nossa Cultura

“As flores dos namorados”

Feitas de papel crepe de várias cores, as flores dos namorados vêm acompanhadas de quadras de pedido de namoro. Ainda hoje são usadas em romarias ou noutras  festividades tradicionais.
A Nossa Cultura

Um alerta de 600 anos sobre intolerância religiosa

O aviso sobre os perigos do fanatismo pode ser uma das leituras do quadro de Grão Vasco. Regista o momento em que os carrascos atiram as setas perante o olhar indiferente das pessoas presentes.
A Nossa Cultura

Tudo começou com um Ford T quase em sucata 

Foi o primeiro dos muitos automóveis antigos da coleção do Museu do Caramulo. A paixão de João de Lacerda, um dos fundadores, é mantida viva pelos netos que dirigem hoje em dia o museu.
A Nossa Cultura

Sons únicos que nos levam até final do séc. XVIII

Foi construído por um dos principais organeiros portugueses, Joaquim Fontanes. O órgão está classificado como Tesouro Nacional e tem um tom de imperfeição que torna única a sua sonoridade artesanal.
A Nossa Cultura

Paixão sobre rodas: Carros e motas de Villas-Boas

Quando o Ferrari F40 foi lançado, o Presidente do FCP tinha apenas 10 anos e começou logo a sonhar. Uma paixão que teve o seu momento de ignição com as idas à Exponor e Estoril com o pai e o tio.
A Nossa Cultura

Museu Grão Vasco: Um imponente maciço granítico

O edifício do Museu Nacional Grão Vasco data do final do século XVI, início do XVII. Ao longo da sua história foi utilizado para diversas funções. Está ao serviço exclusivo do Museu desde 1938.
A Nossa Cultura

“Memórias da Ribeira”

A casa de granito foi construída no séc.XVII nas imediações do Rio Pavia por um lavrador abastado. Foi comprada pela autarquia nos anos 70 e expõe hoje em dia histórias da região de Viseu.
A Nossa Cultura

Um museu de arte conhecido pelos seus automóveis

Foi o segundo museu em Portugal concebido de raiz. Criado para acolher arte, acabou conhecido pela coleção de automóveis devido ao Presidente Américo Tomás durante a inauguração do edifício em 1959.
A Nossa Cultura

A origem dos azulejos do Rossio de Viseu

No coração da cidade de Viseu é visível o painel de azulejos na curva do Rossio. Almeida Moreira idealizou, Joaquim Lopes foi o autor, mas a ideia original era bem diferente.
A Nossa Cultura

Os retratos da família Keil Amaral

Em família de artistas o que não faltam são retratos. No Museu Keil Amaral em Viseu estão expostos várias obras que retratam os rostos desta família multifacetada.
A Nossa Cultura

A glorieta idealizada por Almeida Moreira

Depois de uma viagem a Sevilha, Almeida Moreira quis construir em Viseu uma glorieta. Trata-se de uma homenagem a Thomaz Ribeiro e é possível encontra-la na praça do Rossio.
A Nossa Cultura

As esculturas de Leonor Bettencourt

Leonor Bettencourt conseguiu esculpir em diferentes materiais. No Museu Keil Amaral há obras em barro, bronze, gesso e em cimento com um detalhe impressionante.
A Nossa Cultura

Como transformar barro em pratas?

Almeida Moreira colecionou obras de vários países e na sua casa-museu é possível encontrar uma coleção de porcelanas, pratas e até de objetos em barro metalizado.
A Nossa Cultura

Podem cartas de Tarot virar arte?

Lira Keil Amaral pintou as cartas de tarot com alterações dedicadas a episódios da sua vida. As obras estão expostas no Museu Keil Amaral, em Viseu.
A Nossa Cultura

Antigamente palitar era uma arte

No Museu Almeida Moreira, em Viseu, há uma coleção de paliteiros em porcelana que serviam para guardar palitos em marfim decorados com pedras preciosas.
A Nossa Cultura

Como se vendiam farturas no início do século XX?

A Feira de São Mateus conta mais de 600 anos de história e ajuda a contar a evolução da região. Ainda uma planta de Viseu com mais de 160 anos e a origem do Rossio.
A Nossa Cultura

Um galo em cerâmica com o rosto de Eça de Queiroz

No Museu Almeida Moreira, em Viseu, podemos ver o rosto de Eça de Queiroz no corpo de um galo. A obra de Bordalo Pinheiro está na sala das cerâmicas desta casa-museu.
A Nossa Cultura

A arquitetura e os cartoons de Pitum

Francisco Pires Keil Amaral formou-se em arquitetura em chegou a idealizar uma casa em forma de barco. Ainda a pintura e os cartoons no Museu Keil Amaral, em Viseu.
A Nossa Cultura

Um galo em cerâmica com o rosto de Eça de Queiroz

No Museu Almeida Moreira, em Viseu, podemos ver o rosto de Eça de Queiroz no corpo de um galo. A obra de Bordalo Pinheiro está na sala das cerâmicas desta casa-museu.
A Nossa Cultura

O Renascimento em Viseu

Grão Vasco e Gaspar Vaz são artistas renascentistas com forte ligação à região de Viseu, mas é D. Miguel da Silva que está na origem desta corrente artística.
A Nossa Cultura

Qual a origem dos azulejos do metro de Lisboa?

Maria Keil trabalhou em vários painéis de azulejo do metropolitano de Lisboa. No Museu Keil Amaral é possível perceber como foram idealizadas estas obras de Maria Keil.
A Nossa Cultura

As origens do modernismo em Portugal

No Museu Almeida Moreira em Viseu é possível fazer um percurso do fim do naturalismo até ao início do modernismo. Falamos de Luciano Freire, Adriano Sousa Lopes e ainda Amadeu de Souza-Cardoso.
A Nossa Cultura

O colecionismo dos filhos de Alfredo Keil

Luis Cinatti Keil e Guida Keil não foram artistas, mas colecionaram arte ao longo da vida. No Museu Keil Amaral estão expostas obras de várias partes do mundo.
A Nossa Cultura

António Ramalho e a fluidez das cores claras

O naturalismo em Portugal influenciou vários artistas e António Ramalho desenvolveu uma técnica que trabalhava a fluidez das cores claras, em especial o branco. As obras oferecidas a Almeida Moreira.
A Nossa Cultura

A Serrana. A ópera recordista de Alfredo Keil

Para além de compor a Portuguesa, o hino nacional, Alfredo Keil compôs também várias óperas com A Serrana, uma obra recordista e que marcou gerações.
A Nossa Cultura

A Rainha que tornou Viseu em cidade

Em maio de 1123, D. Teresa, Rainha de Portugal, concedeu a Viseu o Foral e assim estabeleceu-a como cidade e concedeu-lhe diferentes direitos e deveres.
A Nossa Cultura

Bordalo Pinheiro e o quadro dos Passos Perdidos

Na sala dos Passos Perdidos da Assembleia da República há várias obras de Columbano Bordalo Pinheiro, no Museu Almeida Moreira estão os estudos. Ainda José Malhoa e "pintura em três dimensões".
A Nossa Cultura

Qual a origem do hino nacional?

Alfredo Keil foi o compositor do hino nacional, mas essa obra não foi escrita com esse objetivo. No Museu Keil Amaral é possível revisitar a história e escutar a versão original.
A Nossa Cultura

O início do naturalismo em Portugal

De Luís Tomasini a Silva Porto, o Museu Almeida Moreira tem uma coleção das primeiras obras de naturalismo em Portugal, um movimento artístico que se baseia na observação fiel da realidade.
A Nossa Cultura

Para que serviria a Cava de Viriato?

A Cava de Viriato é um dos monumentos mais impressionantes da região de Viseu, mas afinal por que razão foi construída? E quando foi edificada? As possíveis explicações no Museu História da Cidade.
A Nossa Cultura

As ilustrações de Maria Keil

Maria Keil surge na capa de várias publicações. A artista desenhou ilustrações para as suas próprias obras e para vários escritores do século XX.
A Nossa Cultura

“Vissaium”. A origem romana do nome Viseu

Uma Ara romana, um altar com quase dois mil anos, desvenda a origem da palavra Viseu. “Às deusas e deuses vissaieigenses” pode ler-se cravado em pedra.
A Nossa Cultura

Maria Keil e os retratos de “Pitum”

Maria Keil é mais uma artista multifacetada da família Keil Amaral e na pintura fez vários retratos do filho. Obras que podem ser vistas no Museu Keil Amaral em Viseu.
A Nossa Cultura

Cristo ao detalhe em marfim indo-português

Na Sala de Arte Sacra do Museu Almeida Moreira a escultura de cristo em marfim mostra imenso detalhe. É decorada com pedras preciosas e são rubis que ilustram o sangue no corpo de Cristo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.