894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cultura

A Nossa Cultura

Antigamente palitar era uma arte

No Museu Almeida Moreira, em Viseu, há uma coleção de paliteiros em porcelana que serviam para guardar palitos em marfim decorados com pedras preciosas.
A Nossa Cultura

Como se vendiam farturas no início do século XX?

A Feira de São Mateus conta mais de 600 anos de história e ajuda a contar a evolução da região. Ainda uma planta de Viseu com mais de 160 anos e a origem do Rossio.
A Nossa Cultura

Um galo em cerâmica com o rosto de Eça de Queiroz

No Museu Almeida Moreira, em Viseu, podemos ver o rosto de Eça de Queiroz no corpo de um galo. A obra de Bordalo Pinheiro está na sala das cerâmicas desta casa-museu.
A Nossa Cultura

A arquitetura e os cartoons de Pitum

Francisco Pires Keil Amaral formou-se em arquitetura em chegou a idealizar uma casa em forma de barco. Ainda a pintura e os cartoons no Museu Keil Amaral, em Viseu.
A Nossa Cultura

Um galo em cerâmica com o rosto de Eça de Queiroz

No Museu Almeida Moreira, em Viseu, podemos ver o rosto de Eça de Queiroz no corpo de um galo. A obra de Bordalo Pinheiro está na sala das cerâmicas desta casa-museu.
A Nossa Cultura

O Renascimento em Viseu

Grão Vasco e Gaspar Vaz são artistas renascentistas com forte ligação à região de Viseu, mas é D. Miguel da Silva que está na origem desta corrente artística.
A Nossa Cultura

Qual a origem dos azulejos do metro de Lisboa?

Maria Keil trabalhou em vários painéis de azulejo do metropolitano de Lisboa. No Museu Keil Amaral é possível perceber como foram idealizadas estas obras de Maria Keil.
A Nossa Cultura

As origens do modernismo em Portugal

No Museu Almeida Moreira em Viseu é possível fazer um percurso do fim do naturalismo até ao início do modernismo. Falamos de Luciano Freire, Adriano Sousa Lopes e ainda Amadeu de Souza-Cardoso.
A Nossa Cultura

O colecionismo dos filhos de Alfredo Keil

Luis Cinatti Keil e Guida Keil não foram artistas, mas colecionaram arte ao longo da vida. No Museu Keil Amaral estão expostas obras de várias partes do mundo.
A Nossa Cultura

António Ramalho e a fluidez das cores claras

O naturalismo em Portugal influenciou vários artistas e António Ramalho desenvolveu uma técnica que trabalhava a fluidez das cores claras, em especial o branco. As obras oferecidas a Almeida Moreira.
A Nossa Cultura

A Serrana. A ópera recordista de Alfredo Keil

Para além de compor a Portuguesa, o hino nacional, Alfredo Keil compôs também várias óperas com A Serrana, uma obra recordista e que marcou gerações.
A Nossa Cultura

A Rainha que tornou Viseu em cidade

Em maio de 1123, D. Teresa, Rainha de Portugal, concedeu a Viseu o Foral e assim estabeleceu-a como cidade e concedeu-lhe diferentes direitos e deveres.
A Nossa Cultura

Bordalo Pinheiro e o quadro dos Passos Perdidos

Na sala dos Passos Perdidos da Assembleia da República há várias obras de Columbano Bordalo Pinheiro, no Museu Almeida Moreira estão os estudos. Ainda José Malhoa e "pintura em três dimensões".
A Nossa Cultura

Qual a origem do hino nacional?

Alfredo Keil foi o compositor do hino nacional, mas essa obra não foi escrita com esse objetivo. No Museu Keil Amaral é possível revisitar a história e escutar a versão original.
A Nossa Cultura

O início do naturalismo em Portugal

De Luís Tomasini a Silva Porto, o Museu Almeida Moreira tem uma coleção das primeiras obras de naturalismo em Portugal, um movimento artístico que se baseia na observação fiel da realidade.
A Nossa Cultura

Para que serviria a Cava de Viriato?

A Cava de Viriato é um dos monumentos mais impressionantes da região de Viseu, mas afinal por que razão foi construída? E quando foi edificada? As possíveis explicações no Museu História da Cidade.
A Nossa Cultura

As ilustrações de Maria Keil

Maria Keil surge na capa de várias publicações. A artista desenhou ilustrações para as suas próprias obras e para vários escritores do século XX.
A Nossa Cultura

“Vissaium”. A origem romana do nome Viseu

Uma Ara romana, um altar com quase dois mil anos, desvenda a origem da palavra Viseu. “Às deusas e deuses vissaieigenses” pode ler-se cravado em pedra.
A Nossa Cultura

Maria Keil e os retratos de “Pitum”

Maria Keil é mais uma artista multifacetada da família Keil Amaral e na pintura fez vários retratos do filho. Obras que podem ser vistas no Museu Keil Amaral em Viseu.
A Nossa Cultura

Cristo ao detalhe em marfim indo-português

Na Sala de Arte Sacra do Museu Almeida Moreira a escultura de cristo em marfim mostra imenso detalhe. É decorada com pedras preciosas e são rubis que ilustram o sangue no corpo de Cristo.
A Nossa Cultura

O impacto dos Keil Amaral na publicidade

Podem cartazes publicitários ser considerados arte? Francisco Keil Amaral e Maria Keil trabalharam em colaboração para várias empresas e entidades ao desenharem cartazes de publicidade.
A Nossa Cultura

Qual a ligação de Viriato a Viseu?

O que nos diz a história sobre os locais onde viveu Viriato? Quem foi Ramiro II? E será que João Torto existiu? Mitos e lendas em destaque no Museu História da Cidade, em Viseu.
A Nossa Cultura

A Sala da Lareira de Almeida Moreira

Na Sala da Lareira do Museu Almeida Moreira eram recebidos convidados. Há um piano, mesas de jogo, uma escrivaninha, um grande relógio e claro, uma lareira. A vida social do início do sex. XX.
A Nossa Cultura

A história de Viseu na Rua Direita

No Museu História da Cidade, em Viseu, é possível fazer uma viagem ao longo de 2500 anos. Entre Lusitanos, Romanos e Cristãos a história de Viseu ao detalhe. 
A Nossa Cultura

“Depois do Duelo”. O tardo-romântico Alfredo Keil

No Museu Keil Amaral é possível encontrar a pintura de Alfredo Keil com destaque para o quadro “Depois do Duelo”. Uma obra tardo-romântica de grandes dimensões.
A Nossa Cultura

As pinturas naturalistas de Alfredo Keil

Alfredo Keil foi capaz de criar obras em diferentes áreas da cultura, sendo que na pintura tem um grande espólio de naturalismo, Destaque para as paisagens de floresta e da costa oceânica.
Cultura

Ponta Delgada investe 3 milhões € na CPC

Ponta Delgada seguir-se-á a Aveiro e Braga como terceira capital nacional da Cultura. A fadista Kátia Guerreiro é comissária do projeto.
Cultura

"Entre Nós" leva cultura de Goa além de Lisboa

Grupo constituído por músicos naturais da antiga colónia portuguesa vai realizar várias atividades em Portugal, com presenças em Lisboa, Aveiro e Ovar. Concerto no Museu do Oriente já está esgotado.
Penafiel

Penafiel: inaugurado espaço cultural "Ponto C"

Construção contou com apoio de cinco milhões de euros de fundos comunitários e do Banco Europeu de Investimento. Espaço conta com uma área coberta de mais de 2.500 metros quadrados.
Cinema

"Divertida-Mente 2": a emoção do melhor da Pixar

A animação "Divertida-Mente 2" retorna ao interior da cabeça da agora adolescente Riley e põe as emoções da jovem umas contra as outras. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Guiné-Bissau

Sana Na N'hada pede reparação através do ensino

Realizador guineense defende que Portugal deve enviar professores de português para a Guiné-Bissau para reparar consequências do colonialismo. E alerta: "O português está a desaparecer na Guiné."
A Descoberta do Som

Martha Argerich e a descoberta do som

A pianista Martha Argerich é a convidada de Filipe Melo neste último episódio. Saiba mais sobre a que é considerada uma das melhores pianistas de sempre.
Cultura

Espetáculo na Guarda celebra legado de Abril

"25 de Abril: A Divina Surpresa" estreia na sexta-feira na Guarda, promovido pelo Trigo Limpo Teatro (ACERT). O espetáculo celebra o legado da revolução e o centenário do escritor Eduardo Lourenço.
A Descoberta do Som

Tiago Rodrigues e o seu papel em contar histórias

O encenador Tiago Rodrigues, atual diretor do Festival de Avignon, é o convidado de Filipe Melo no penúltimo episódio do podcast “A Descoberta do Som". Venha descobrir qual foi o seu papel no teatro.
Cinema

A Festa do Cinema Italiano vista em sete filmes

Eurico de Barros escolheu quatro títulos de ficção recentes, dois documentários e a comédia erótica clássica "Malícia", de Salvatore Samperi, de entre a programação da Festa do Cinema Italiano.
A Descoberta do Som

Como os Clã foram à descoberta do seu som

Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, vocalista e compositor dos Clã, foram os convidados deste episódio. Pela voz de Filipe Melo, percorra este caminho connosco e perceba como esta ligação começou.
A Descoberta do Som

Beatriz Batarda e uma vida repleta de arte

Atriz, criadora e encenadora, mas também professora, Beatriz Batarda construiu uma carreira que combina talento, rigor e muita criatividade. É a convidada deste episódio de “A Descoberta do Som”.
Noticiário

1h. PR lamenta morte do poeta Nuno Júdice

Marcelo Rebelo de Sousa lembra “um autor decisivo numa época de transição da poesia portuguesa”. Também o ministro da Cultura lamenta a morte do professor, poeta e ficcionista.
A Descoberta do Som

Uma conversa pela memória de João Barradas

João Barradas foi convidado de Filipe Melo no oitavo episódio de “A Descoberta do Som”. Oiça esta conversa sobre música clássica, popular, jazz e fado numa viagem pela memória entre os dois músicos.
… em 40 minutos

"Com 13 anos já tinha um pulsar revolucionário"

Com 13 anos foi detido e participou duas vezes no 25 de abril, uma dentro e outra fora do ecrã. Conheça Miguel Guilherme em 40 Minutos, o pacífico florista de catos que tem uma carga de agressividade.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.