715kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Ventura

as pequenas coisas

A bela e os monstros

O carisma torna-se um escudo capaz de esconder ou relativizar características que verdadeiramente importem. Como quem diz: “o tipo não presta para nada, mas tem carisma”.
Crise Política

Chega pede a Marcelo que divulgue atas do CE

Presidente do Chega apelou ao Presidente que divulgue atas do Conselho de Estado, no qual foi abordada a demissão do primeiro-ministro. Em causa está a polémica que envolve Costa e Lobo Xavier.
Crise Política

Chega quer estar em Governo alternativo ao PS

"Se liderarmos, ficarei contente, mas, quer a liderar, quer ficar em segundo à direita, a minha atitude vai ser a mesma: conversar com todos" à direita, diz Ventura. Importante é "derrubar o PS".
Crise Política

Chega vai propor inquérito a hidrogénio e lítio

André Ventura anunciou que o Chega vai propor a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito aos negócios do hidrogénio e do lítio, "independentemente de quem vença as eleições".
Crise Política

Ventura elege Pedro Nuno como principal adversário

Ventura pede unidade contra "adversário" PS e aponta Pedro Nuno Santos como provável vencedor das eleições internas socialistas, o que significa a "continuidade do governo de António Costa".
Noticiário

3h. Costa Silva: "O que aconteceu é nada"

António Costa Silva garante que nunca teve qualquer contacto com Lacerda Machado. Ainda neste jornal, André Ventura, que acredita que Marcelo não se oporá a um governo com o Chega,
Crise Política

Eleições. Ventura quer "resultado acima de 15%"

André Ventura tem como objetivo eleitoral "resultado acima de 15%". Se o partido for necessário para uma solução governativa, "o Chega tem de estar no governo" e deveria assumir pasta da Justiça.
Crise Política

Centeno foi “um erro para o Banco de Portugal"

André Ventura acusou Mário Centeno de falta de independência para liderar o Banco de Portugal. O nome de Mário Centeno foi avançado por Costa para primeiro-ministro de um novo governo.
Crise Política

As cartas em cima da mesa de Montenegro

PSD ciente que tem chance única para voltar ao poder. O contrário seria golpe irremediável. Moedas junta-se a Montenegro. Partido atento a Ventura, mas confiante que anula a esquerda mesmo sem Chega.
Emissão Especial

Ventura dá tempo ao PS para se reorganizar

Depois do encontro com o Presidente da República, André Ventura diz que é natural que exista tempo para que o PS possa organizar a sucessão de António Costa antes de ir novamente a eleições. 
Emissão Especial

Ventura "Única solução é dissolução do Parlamento"

A reação do líder do Chega à demissão do primeiro-ministro, André Ventura adianta também que vai pedir eleições ao Presidente da República, "o mais depressa possível".
Orçamento do Estado

Chega acusa Governo de "provocação baixa" ao PR

Após ter sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura diz que escolha de João Galamba para encerrar debate sobre o orçamento foi uma "provocação baixa" do Governo ao Presidente.
Presidência da República

Chega recebido em Belém com TAP e SEF na agenda

André Ventura defende que os dois temas são "uma sombra que se abate sobre Portugal, nos seus vários domínios, de mobilidade e de segurança".
Serviço Nacional de Saúde

Chega vai realizar Jornadas sobre saúde

André Ventura anunciou que vai realizar jornadas parlamentares sobre o tema da saúde a 5 e 6 de dezembro. O líder do Chega disse ainda que convidou Marcelo a intervir no evento.
Partido Chega

Chega acredita que cresce ao ser excluído pelo PSD

Decisão de Montenegro sobre Chega leva Ventura a rever a estratégia e a afastar-se de vez dos sociais-democratas. Partido crê que sai a ganhar com tática do PSD e está atento a futuro de Passos.
Serviço Nacional de Saúde

Ventura acusa CEO do SNS de culpar médicos

 Fernando Araújo disse novembro que poderá ser o pior mês dos últimos 44 anos se os médicos não chegarem a acordo com o Governo. Presidente do Chega pede "vermelho" de Marcelo às declarações.
Conflito Israelo-palestiniano

Chega deverá abster-se no voto de pesar

André Ventura indicou que o partido Chega deverá abster-se no voto de pesar sobre conflito no Médio Oriente e pede mudanças no acordo entre PS e PSD e uma posição clara do Governo.
Política

Chega pede veto do PR ao estatutos das ordens

Chega apelou ao veto de Marcelo Rebelo de Sousa relativamente ao documento aprovado sobre as alterações aos estatutos das ordens profissionais, tendo em conta a "insatisfação generalizada".
Conflito Israelo-palestiniano

Chega vai propor voto de saudação de Israel

Ventura afirmou também que "em Portugal há partidos políticos que estão sempre do lado errado da história, sempre ao lado de ditadores, sempre ao lado de autocratas" ou sempre ao lado do terrorismo.
Médicos

Chega quer que Pizarro explique negociações

O Chega vai querer uma audição com Manuel Pizarro no parlamento de caráter obrigatório. André Ventura quer que o ministro da Saúde explique em que ponto estão as negociações com os médicos.
Orçamento do Estado

Chega anuncia voto contra OE2024 na generalidade

O líder do Chega considerou que o Orçamento para o próximo ano é "extraordinariamente injusto", sobretudo em matéria de impostos, e o "pior orçamento de António Costa desde que entrou na governação".
Madeira

Chega no lado esquerdo? Ventura acha "ridículo"

O PSD propõe que o Chega fique sentado no lado esquerdo do hemiciclo da Assembleia Regional da Madeira e que os deputados fiquem alinhados na vertical. Ventura diz que se quer "menorizar o partido".
Concertação Social

Ventura critica "programa fraco" que não resolve

"Acho que é um acordo que fica muito aquém daquilo que nós precisávamos neste momento e daquilo que o Governo tinha anunciado", considera Ventura. Chega vai forçar votação do 15.º mês no Parlamento.
Governo

Chega acusa Costa de estar "preso no passado"

Para o líder do Chega, não houve "nada positivo" naquilo que António Costa anunciou porque "não é nenhuma medida estrutural". Ventura diz que PM é "avesso a reformas".
Noticiário

19h. Manif. Movimento diz que não convidou Chega

André Ventura afirmou que o Chega foi convidado por uma das plataformas para a manifestação do último fim de semana, mas o porta-voz do Movimento Porta a Porta nega.
Semáforo Político

Ambições pessoais de Santos Silva ajudam Ventura

À custa de ambições pessoais na corrida à Presidência, Santos Silva "dá o maior palco possível ao Chega". Em Espanha "avizinham-se negociações muito duras". Sánchez pode ser forçado a ir a eleições?
Noticiário

16h. Ventura sai do hemiciclo ao discutir com ASS

Chega instou Santos Silva a condenar vaias contra deputados do partido na 'manif' pela habitação. Apesar de condenar qualquer tipo de violência, Presidente da AR disse que é preciso não provocar.
Fact Check

Ventura processado pelo BdP pelo que disse na TV?

O esquema repete-se, só mudam as figuras públicas usadas para chegar ao maior número de pessoas possível com um esquema fraudulento que envolve criptomoedas. Este é mais um caso.
Eleições na Madeira

Acordo com o PAN é "a maior traição à direita"

André Ventura critica Miguel Albuquerque, acusando o presidente do Governo Regional da Madeira de não ter palavra. Líder do Chega acusa PSD de não respeitar valores fundamentais".
Eleições na Madeira

Os vencedores, os vencidos, o sobrevivente e o nim

Albuquerque sobreviveu, Costa claudicou e Ventura teve vitória amarga. Na noite em que o parlamento regional da Madeira passou de cinco para nove partidos representados, também não faltam vencedores.
Entrevista

"Costa é de caras melhor que Passos Coelho"

Em entrevista ao Observador, Jardim diz que Marcelo já está há tempo a mais no cargo e que Montenegro tem que se demitir se perder as Europeias. E que Costa é melhor primeiro-ministro do que Passos.
Noticiário

4h. Madeira. "Ventura não mete medo a ninguém"

Cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS-PP recusa estigmatizar o Chega e lembra que o partido está legalizado, mas garante não ter medo de Ventura. E reitera não governa sem maioria absoluta.
E o vencedor é...

Costa e Ventura: "Duas pessoas que se completam"

Sobre Costa/Ventura: foram poucas as vezes em que duas pessoas na política se completaram tão perfeitamente. Quanto ao apoio ao teletrabalho, deixamos a questão: Estado tem de meter o bedelho em tudo?
O Bom, o Mau e o Vilão

Costa chegou ontem de Marte, Vénus ou Saturno?

Francisco Assis (que lançou o debate sobre a Raspadinha), André Ventura (que não sabe História) e António Costa (que não ouve os seus ministros) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Emissão Especial

"Este é o pior Governo da nossa história"

Na apresentação da moção de censura, André Ventura acusa o Governo de falta de "consistência" e de "futuro". O líder do Chega deixa ainda um ataque ao PSD que "prefere e deitar-se com o PS”.
Fact Check

Notícia sobre Ventura em seminário é verdadeira?

Publicações mostram alegada notícia da Renascença, mas trata-se de uma montagem. Ao Observador, André Ventura fala num "ataque vil". Rádio Renascença também desmente e revela que fez queixa.
André Ventura

Uso de imagens por Ventura pode ser desinformação

A ERC considera que o uso de imagens, por André Ventura, semelhantes ao Público e à Renascença uma possível "ação de desinformação". A entidade indica que este uso visa "credibilizar as mensagens".
ERC

Publicações do Chega podem ser "desinformação"

Manipulação de imagem e conteúdos, usando grafismo do Público e Renascença quis "credibilizar as mensagens" partilhadas por Ventura nas redes sociais, diz a Entidade, podendo ser "desinformação".
Partido Chega

Chega entrega moção e acusa PSD de "frouxidão"

Ventura lamentou a "tibieza, a fraqueza e a frouxidão do PSD". "É isso que choca, é isso que melindra, e é isso que torna impossível compreender esta atitude", considerou.
Noticiário

13h. Jovem de 16 anos confessa homicídio da irmã

A jovem foi detida esta manhã, em Peniche. A irmã estava desaparecida desde 19 de agosto e o corpo foi encontrado ontem num terreno próximo de casa. Ainda, PSD abstém-se da moção de censura do Chega.
PSD

PSD vai abster-se na moção de censura do Chega

Luís Montenegro teceu duras críticas a André Ventura e acusou o Chega de andar a "brincar" às moções. "Nós não somos o partido das moções: somos os partidos das soluções", afirmou

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.