790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Ventura

André Ventura

Reparações. Ventura ameaça com moção de censura

Ventura declarou que as afirmações de Marcelo foram "infelizes" ou "politicamente infundadas", acrescentando que as ações violariam "os deveres que o Governo e PR têm com a sua pátria".
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
Noticiário

22h. Se pudesse, Ventura votava para destituir PR

É a reação do líder do Chega às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa que fez um mea culpa português relativamente a questões de colonialismo. Para André Ventura "é uma traição à pátria".
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
PSD

Montenegro arrisca-se a ficar a meio da ponte 

Líder do PSD pode não querer contar com Ventura, o que é legítimo; é mais difícil compreender que não o tente derrotar. Ficar entre a sua estratégia e a de Passos pode tornar-se contraproducente.
Partido Chega

Chega quer isenção de IRS para baixos rendimentos

Para beneficiar quem aufere até dois mil euros, o Chega propôs que os rendimentos até mil euros fiquem isentos de IRS e um "reajuste dos escalões" que beneficiará "todos os escalões".
Noticiário

4h. Ventura coloca linha vermelha ao PSD/Madeira

André Ventura fecha a porta a qualquer acordo com Miguel Albuquerque após eleições na Madeira. Ainda, SC Braga venceu o Vizela por 2-1 e ultrapassou o FC Porto no terceiro lugar.
Fact Check

Ventura aconselhou compra de ações da Galp?

O nome de André Ventura está a ser usado para aconselhar a compra de ações da Galp, com promessas de que estas podem resolver os problemas financeiros dos portugueses. Chega vai fazer queixa à PJ.
Explicador

O Chega pode protestar a restrição do Facebook?

Nuno Igreja Matos garante que qualquer grande plataforma tem poder para restringir e moderar conteúdos. O advogado acredita que o Chega vai alegar que está a fazer uso da liberdade de expressão.
Noticiário

20h. PNS pede atenção ao programa de estabilidade

Pedro Nuno Santos avisa que é preciso cuidado com o programa de estabilidade apresentado pelo governo. Ainda, André Ventura acusa governo de ser "pouco ambicioso" no programa de Estabilidade.
Partido Chega

Conta do Chega no Facebook restringida por 10 anos

Conta oficial do Chega foi "restringida" e o partido não consegue publicar conteúdos. Caso já foi reportado à Meta, mas Ventura fala em "censura política" e vai levar caso ao Parlamento e à justiça.
Novo Governo

Sprint e pressão ao PS. Montenegro nas entrelinhas

No primeiro discurso como primeiro-ministro no Parlamento, Montenegro apresentou medidas com prazos rápidos, prometeu negociar e colocou ónus de viabilizar governação no PS.
E o vencedor é...

O programa do Governo com "todos, todos, todos"

Os partidos que fizeram de "árvore" com medidas aprovadas no programa de Governo e o Chega que ganha pontos com a CPI ao caso das gémeas. PS e PSD vão assobiar para o lado e fingir que nada se passa?
Novo Governo

Governo mantém redução de impostos como prioridade

Numa altura em que Montenegro vai aumentando pressão sobre Pedro Nuno para que o PS garanta sobrevivência do Governo, AD não vai dar grandes sinais de cedência em relação às prioridades eleitorais.
André Ventura

Belém? Passos e Gouveia e Melo são nomes possíveis

Líder do Chega diz que nomes "até podem vir a contar" com o seu apoio e defende que Passos está a sofrer um "cancelamento público" por se aproximar do partido de Ventura.
Novo Governo

Sem acordo, Montenegro e Rocha mantêm via aberta

Versões sobre a não inclusão da IL no Governo são contraditórias, mas os dois partidos não querem reabrir feridas. Objetivo é manter pontos de contacto e encontrar entendimentos sempre que possível.
E o vencedor é...

Cartas entre PSD e PS? É melhor parar com o teatro

Pedro Nuno, atrapalhado, não sabe muito bem o que dizer sobre a Justiça. As táticas com "explosivos" que acentuam o descrédito em PSD e PS e as cartas que querem fingir um acordo que não vai existir.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS não queria "reconquistar" eleitores do Chega?

Passos Coelho (que foi sensato), o PS e o PSD (que andaram numa coreografia pública) e Pedro Nuno Santos (que acha que falar sobre corrupção é ceder ao Chega) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Novo Governo

Ventura: já há uma "série de recuos" do Governo

Ventura defende que os partidos de direita, particularmente a AD e o Chega, não podem ignorar os compromissos que fizeram durante a última campanha eleitoral e diz já sentir recuos do Governo.
Novo Governo

Novo ciclo de Montenegro arranca com PR em apuros

No dia da tomada de posse dos secretários de Estado, caso das gémeas voltou para assombrar Marcelo. Ministros das pastas mais delicadas prometeram negociar, mas assumiram: não há dinheiro para tudo.
Noticiário

16h.Ventura admite chamar PR sobre caso das gémeas

O presidente do Chega diz que todos têm de prestar esclarecimentos sobre o assunto. Ainda neste jornal, novo Ministro da Educação esclarece que o Ensino Superior vai ficar sobre a sua alçada.
Política

Chega está "desobrigado" de apoiar Governo

O presidente do Chega diz que o partido está "desobrigado" de viabilizar o Orçamento do Estado, acusa Montenegro de "amadorismo" e Marcelo de não promover "políticas de entendimentos".
O Bom, o Mau e o Vilão

Voltamos a ter dois palácios a falar em estéreo

Marcelo e Montenegro (que se apoiam um ao outro), André Ventura (que perdeu a iniciativa) e a esquerda parlamentar (cujos líderes faltaram à tomada de posse) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem vai fazer mais pressão ao novo Governo?

Montenegro explica que o PS só tem 2 opções: ser oposição ou bloqueio democrático. O Chega diz que vai liderar a oposição e o PS garante que é Montenegro que tem que encontrar apoios para o Governo.
Emissão Especial

Ventura: "Ficou claro que interlocutor é PS"

André Ventura garante que o Chega não é uma força de bloqueio e considera que novo primeiro-ministro fez um discurso positivo, esperando que Montenegro cumpra a palavra.
Semáforo Político

AD vai fazer um brilharete com contas do Medina?

Medina abriu caminho mas compete a Miranda Sarmento consolidar, quando abrir a porta do cofre e ver o excedente. "É o grande desafio do Governo". Ainda, André Ventura já está em campanha eleitoral.
E o vencedor é...

Ventura pede, Montenegro não entra no jogo

Ventura só se preocupa com a corrupção e sente que tem legitimidade para pedir que reconsiderem a nomeação da MAI. Ainda o "árbitro" Pinto da Costa que vai fazer de tudo para blindar o trono do FCP.
A História do Dia

Porque é Giorgia Meloni diferente de Ventura?

A líder dos Fratelli d'Italia chegou a primeira-ministra. Meloni foi moderando o discurso e conquistado poder na Itália e na Europa. Cátia Bruno, editora de Internacional, é a nossa convidada.
André Ventura

Ainda não perceberam o que André Ventura quer

Quando for grande, André Ventura quer ser como Giorgia Meloni: o líder de um partido de direita radical que passa a liderar a direita moderada. Convinha que esta direita moderada percebesse isso.
E o vencedor é...

Ventura na AR? É como estar na terceira classe

Ventura não quer ser o "pendura" do PSD, quer estar ao volante da direita em Portugal. O bom senso de Francisco Assis e o trauma pós-eleição de Aguiar Branco que agora quer rever  o regimento da AR.
Geração V

As 30 horas de grande turbulência na nova AR

Ventura "assume" a oposição e PSD e PS "entendem-se" para eleger o PAR. Uma conversa com Joana Zagury, Luís Nunes dos Santos e Gonçalo Sousa com moderação de Vasco Galhardo e Carla Jorge de Carvalho.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

E agora, quem é o líder da oposição?

Nunca o "cargo" de líder da oposição foi tão desejado. Ventura tomou a dianteira, mas Pedro Nuno diz que em nome da estabilidade foi o PS que apresentou uma solução para a presidência da AR.
A História do Dia

Como sai o PSD desta crise?

PSD e PS chegaram a um acordo para desbloquear a eleição do Presidente da Assembleia da República, mas terá isso um custo político? Miguel Santos Carrapatoso, jornalista, é o nosso convidado.
Assembleia Da República

A solução do PS, acordo em risco e o preço a pagar

Pedro Nuno encontrou solução para bloqueio. Montenegro aceitou-a, mas com condições diferentes. Ainda assim, acordo esteve por um fio. Aguiar-Branco resistiu e teve de ser convencido. Ventura festejou
Emissão Especial

"Ventura pôs todas as cartas na mesa"

O historiador Riccardo Marchi considera que André Ventura pôs "todas as cartas em cima da mesa" logo no primeiro dia. Na opinião do investigador do ISCTE "tirar o Chega da equação" é complicado.
Emissão Especial

"Este impasse é uma clara estratégia do Chega"

O politólogo João Pacheco mostra-se preocupado com a dificuldade em alcançar estabilidade política no Parlamento. Diz que "se não existe entendimento para um órgão, o que fará nas questões do país".
Explicador

Quem é o responsável pelo impasse político?

Pedro Frazão atira culpas a PSD e PS por estarem agarrados à tábua de salvação do bipartidarismo. Vitalino Canas acusa o Chega de ser irresponsável e acredita que vai haver "acertos" com o PSD.
E o vencedor é...

Brincar não é no parque, é na Assembleia

Esperava-se um dia calmo na AR, mas existe André Ventura e os 49 deputados eleitos pelo Chega. Nota positiva para António Filipe que mostrou ser o "único adulto na sala" a lidar com todas as birras.
O Bom, o Mau e o Vilão

A pergunta mais importante é esta: quem manda?

O PSD (que tratou todos por igual), Luís Montenegro e Rui Rocha (que não se entenderam para governar) e André Ventura (que forçou o caos) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Qual é a mensagem que André Ventura quer passar?

André Ventura mostrou que a AD está num buraco e que só tem duas opções: ou aceita a corda que o Chega lhe lançou ou então fica no buraco. A mensagem é clara, “ou estão connosco ou estão contra nós".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora