Um chinês de 38 anos morreu na cidade de Yumen, na província de Gansu, no noroeste da China. De acordo com as autoridades locais, a morte deu-se por peste negra. 151 pessoas tiveram de ser observadas e a cidade, habitada por 30.000 pessoas, está de quarentena.
O homem, que tinha estado em contacto com uma marmota morta, morreu na quarta-feira passada, noticia a agência chinesa Xinhua. 151 pessoas que estiveram em contacto direto com o homem foram colocadas imediatamente em quarentena para observação. De acordo com as autoridades locais, ninguém demonstrou sintomas da doença.
A cidade de Yumen tem 30.000 habitantes e, de acordo com o canal chinês CNC World, também está de quarentena. Não se pode sair nem entrar na cidade e o trânsito local está a ser desviado.
As autoridades enviaram para Yumen especialistas em prevenção e controlo de doenças para prevenir a disseminação da peste. Na lista de doenças contagiosas, a peste está categorizada como “Classe A”, a mais grave que há na Lei Chinesa de Prevenção e Tratamento de Doenças Infeciosas.
A peste bubónica matou milhões de pessoas na Europa no século XIV e dezenas de milhares na China no século XIX. É transmitida principalmente através de picadas de pulgas e pode causar gangrena, convulsões e febre.