790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Médicos

Fact Check

AVC. Miguel Guimarães promove prevenção com limão?

Uma publicação alega que Miguel Guimarães promoveu um método à base de limão para prevenir a formação de coágulos sanguíneos e o AVC. Declarações terão sido feitas à RTP. Mas é tudo falso.
Ministério da Saúde

Médicos saúdam abertura. Enfermeiros mantêm greve

Médicos esperam para ver e FNAM sublinha que nova equipa ministerial tem "postura mais séria" que a anterior. Já o Sindicato dos Enfermeiros não quer esperar mais e decidiu manter greve de dia 10.
Médicos

Médicos. Maioria já fez 150 horas extraordinárias

A presidente da FNAM alerta para a necessidade de respostas rápidas para evitar situações "caóticas" nas urgências este verão. Joana Bordalo e Sá elogia postura negocial "mais séria" da nova ministra.
Noticiário

9h. Crime. PJ detém suspeito de branquear fortunas

A detenção foi feita em coordenação com as autoridades norte-americanas ao abrigo da Operação Samurai. Ainda, a Federação Nacional dos Médicos garante que está disponível para diálogo com o governo.
Resposta Pronta

"Há que criar condições para reter médicos no SNS"

Maria João Tiago revela-se otimista para a reunião com a ministra da Saúde. A secretária-geral do SIM prioriza o aumento do poder de compra para manter médicos no Serviço Nacional de Saúde.
Noticiário

8h. Saúde. FNAM rejeita "perda de direitos"

A ministra da Saúde recebe hoje, pela primeira vez, os sindicatos do setor. Ainda neste jornal, uma pessoa foi detida no desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade.
Resposta Pronta

Carlos Cortes: "Demissão era expectável"

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes sobre o setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu o SNS.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Ordem dos Médicos

Demissão de Fernando Araújo "era expectável"

Carlos Cortes considerou que era visível que havia visões diferentes entre Fernando Araújo e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, sobre o caminho a seguir no Serviço Nacional de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicato lamenta a demissão de diretor do SNS

O secretário-geral do SIM afirma que "as estruturas técnicas e as instituições devem fazer o seu trabalho independentemente da cor política do Governo" e "pode estar em causa uma nova reestruturação".
Noticiário

22h. PR condecora militares, Alberto Martins e RR

Numa cerimónia no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou três militares, a Rádio Renascença, a Universidade do Minho e Alberto Martins, o rosto da revolta académica de 1969.
Noticiário

21h. SNS. Médicos dizem que demissão era esperada

O bastonário dos médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes do setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu os cuidados de saúde de qualidade.
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia propostas das ordens

Depois de se ter reunido com as ordens dos Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos, Ana Paula Martins garantiu que em 60 dias haverá uma resposta para as propostas dos profissionais de saúde.
Noticiário

16h.Corrupção. CDS pede agravamento de penas

São algumas das medidas enumeradas por Paulo Núncio, à saída da audiência com a Ministra da Justiça. Ainda, Ministra da Saúde garante que o Governo vai analisar todas as propostas das Ordens.
Política

Ordens dos Médicos e Enfermeiros expõem propostas

Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros apresentaram novas medidas à ministra da saúde. Em ambos casos, as medidas têm como principal intenção um melhor serviço público e novas carreiras.
Noticiário

13h. Saúde. Ministra recebeu Ordem dos Enfermeiros

Depois da reunião com a Ordem dos Médicos, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros também saiu satisfeito da reunião. A ministra da justiça continua hoje a ouvir os partidos com assento parlamentar.
Noticiário

12h. Corrupção. IL defende análise a organismos

Ministra da Justiça já recebeu os liberais, e também o BE. Fabian Figueiredo insiste na criminalização do enriquecimento ilícito. Ainda, Ordem dos Médicos elogia a "recetividade" da Ministra da Saúde.
Resposta Pronta

"Corrigir e melhorar não significa reverter o SNS"

O bastonário da Ordem dos Médicos vai apresentar seis prioridades à Ministra da Saúde para melhorar o SNS. Garante ainda que está a ser feito um levantamento das dificuldades junto das ULS.
Saúde

Ordem dos Médicos apresenta "seis prioridades"

Bastonário explica que estão em causa medidas que "têm que ser imediatamente avaliadas, analisadas e implementadas", para traçar "um caminho diferente para o sistema de saúde na sua globalidade".
Noticiário

21h. Ministra da Saúde quer acordo com médicos

Ana Paula Martins quer encontrar pontos de acordo com os sindicatos dos Médicos. A primeira reunião negocial acontece no dia 26 de abril.
Médicos

FNAM aponta prioridades para reunião com Governo

Melhoria dos salários, 35 horas semanais, integração dos internos na carreira e as progressões são os pontos prioritários do organismo representativo dos médicos para a reunião da próxima sexta-feira.
Ordem dos Médicos

Queixas contra médicos sobem, sanções caem a pique

Número de queixas cresceu 17% em 2023, o que Ordem dos Médicos e sindicatos justificam com a degradação das condições de trabalho. Sanções aplicadas caíram para um terço.
Ministério da Saúde

Médicos e enfermeiros contactados para negociações

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins disse que devido a "uma agenda em que vários ministérios têm que estar envolvidos" na mesa negocial, as negociações vão ser realizadas nas próximas duas semanas.
Macau

Macau tem 24 médicos de Portugal

O líder do governo da região quer manter "contactos estreitos e intensos" com os países de língua portuguesa em setores como o financeiro, o turismo e a saúde, "especialmente com Portugal".
Serviço Nacional de Saúde

USF e ISL. FNAM quer anular nova legislação

A FNAM defende que a nova metodologia de cálculo dos suplementos remuneratórios "deixa os médicos desconfortáveis na sua prática clínica" e as ULS entraram em funcionamento "sem visão estratégica".
Açores

Transferência de utentes sem médicos foi "pontual"

A secretária regional da Saúde disse que foi uma situação "pontual" que não ocorre de forma recorrente, admitindo, no entanto, a necessidade de contratar mais médicos para a Ilha Terceira.
Açores

FNAM pede retoma urgente de negociações

"Os médicos estão a sair do Serviço Regional de Saúde [...] Isto não está a acontecer na Madeira, o que reflete que as condições de trabalho são piores [nos Açores], alertou a presidente da FNAM.
Resposta Pronta

"É nessário devolver médicos ao SNS"

Joana Bordalo e Sá espera o contacto da ministra da Saúde. Sobre médico de família para todos os portugueses, a presidente da FNAM considera que é possível se as negociações começarem rapidamente. 
Programa de Governo

Médico de família primeiro para os "mais frágeis"

Governo deve priorizar idosos e crianças que não tenham médico de família mas objetivo é dar resposta a todos até final do próximo ano. ULS que integram grandes hospitais vão ser revistas.
Pela Sua Saúde

O retrato da literacia em saúde em Portugal

Fernando Almeida, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, é o convidado deste episódio, em que traça um retrato da literacia em saúde no país.
Saúde

Reuniões na Saúde só com programa de governo

Reuniões só deverão começar na próxima semana, depois da apresentação do programa. Administradores hospitalares criticam falta de contacto com os players da saúde na fase de preparação do documento.
Noticiário

17h. PSD. Miguel Guimarães primeiro vice de Soares

Futuro líder do grupo parlamentar do PSD terá como "número 2" o antigo bastonário da Ordem dos Médicos. Haverá outros independentes a fazer parte da Direção da bancada. Neste jornal, saiba quem são.
Noticiário

9h. Médicos querem ajudar no plano de emergência

Carlos Cortes mostra-se disponível para colaborar com a nova ministra, Ana Paula Martins. Ainda neste jornal, nos últimos 15 anos cerca de 11 Portugueses foram à Suíça cometer suicídio assistido.
Noticiário

8h. Ordens da saúde enviam lista de encargos ao PM

Carlos Cortes diz que a intenção é mostrar, no Dia Mundial da Saúde que as ordens estão disponíveis “para ajudar o Governo”. Ainda neste jornal, leões venceram esta noite em casa o Benfica.
Guerra na Ucrânia

MSF condenam ataque russo a instalações em Donetsk

ONG confirmou que "suspendeu temporariamente as suas atividades médicas humanitárias na região" exceto para "cuidados de emergência" e "encaminhamento de ambulâncias" na sequência do ataque.
Novo Governo

Sindicato dos Médicos espera aumento de salários

"Apesar do acordo [com o anterior governo], os médicos desde 2015 ainda não atingiram a paridade do poder de compra e, portanto, é necessário ainda uma valorização salarial", justifica o SIM.
Ordem dos Médicos

Aumento nas vagas para Medicina é "acomodável"

Para o bastonário, a proposta para as vagas dos cursos de medicina "não é de um aumento", mas sim "de manutenção desta linha", e sublinha que o problema do SNS é "a falta de capacidade de atração".
Conflito Israelo-palestiniano

Hospital Al-Shifa é cemitério de vidas e sonhos

Os ataques ao hospital Al-Shifa são justificados por Israel como necessários para eliminar membros do Hamas. Quem lá trabalha fala num cenário de "destruição" com médicos alvejados e desaparecidos.
Médicos

Médicos Internos marcam 1º Encontro Nacional

Sem os médicos internos "era o colapso total" do SNS, diz a presidente da FNAM. O encontro vai tratar de uma "agenda reivindicativa dos internos" e abordar o burnout e a integração na carreira médica.
Resposta Pronta

A realidade dos trabalhadores humanitários em Gaza

Felipe Noya é cirurgião na Médicos do Mundo em Gaza e descreve o "cenário dantesco" que se vive no terreno e a falta de segurança que têm os trabalhadores de ajuda humanitária.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora