829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Médicos

Noticiário

13h. Inglaterra. PM quer apostar mais na defesa

O novo primeiro-ministro britânico diz estar comprometido com um maior investimento na defesa e garante apoio incondicional à NATO. Ainda neste jornal, o fecho do comércio ao domingo.
Noticiário

4h. INEM. Governo diz que está em mau estado

Ministro da Presidência acusa antigo governo de deixar INEM num estado lastimoso. Ainda, governo tem em curso a recuperação de mais de 300 quilómetros de rios.
Serviço Nacional de Saúde

SNS: 1.200 médicos de família em falta este ano

Necessidade de médicos de família para este ano deve-se a ausências prolongadas e a saídas do SNS, explicou associação das Unidades de Saúde, lembrando que já estão em falta 700 desses profissionais.
Hospitais

Hospitais auditados na retenção de profissionais

A ministra da Saúde, que já tinha anunciado há um mês que os conselhos de administração iriam ser auditados, especificou esta quarta-feira que essa avaliação se vai centrar nos recursos humanos.
Urgências

Ordem aprova "primeira etapa" para especialidade

O Ministério da Saúde pretende abrir no próximo ano as primeiras vagas para formar especialistas em Medicina de Urgência, uma medida considera prioritária no eixo "Cuidados Urgentes e Emergentes".
E o vencedor é...

É verão, o SNS esperneia para sobreviver

Valham-nos os tarefeiros em urgências sem especialistas, num SNS com problemas cada vez maiores. O partido de Macron ficou em segundo lugar, mas derrotou a extrema-direita e enfraqueceu Marine Le Pen.
Saúde

Teleconsultas com dificuldade no tempo de reposta

Num estudo que incluiu setores público e privado, Entidade Reguladora da Saúde alerta que pode "estar comprometida garantia do direito de acesso a cuidados de saúde em tempo útil/razoável".
Médicos

Formar médicos em regime de vá para fora cá dentro

Porque é que se insiste em limitar a abertura de Mestrados Integrados em Medicina em universidades privadas? Porque é que a A3ES desvaloriza hospitais privados como não sendo adequados para o ensino?
Noticiário

16h. Bastonário diz que não há plano para o SNS 

Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, acrescenta que o Governo não está a dar nenhuma solução para resolver o problema do SNS. Ainda, Nuno Melo anuncia subidas nos salários dos militares.
Ordem dos Médicos

Não há plano "capaz" para o verão no SNS

O bastonário da Ordem dos Médicos frisou serem necessárias "intervenções" no SNS. Há uma "grande dificuldade" na captação de recursos humanos, alertou.
Noticiário

15h. Ministra da Saúde reage à greve dos médicos

Ana Paula Martins garante que o Governo continua de portas abertas para negociar com os médicos. Ainda neste jornal, FNAM considera lamentável a situação nas urgências no Algarve.
Noticiário

10h. Arranca a Convenção Nacional da IL

Arranca a esta hora a Convenção Nacional da Iniciativa Liberal para rever o programa político do partido. E ainda, há dezoito concelhos em perigo máximo de incêndio por causa do tempo quente.
Noticiário

9h. Incêndios. Dezoito concelhos em alerta

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Bragança e Portalegre estão em perigo máximo de incêndio. Ainda este jornal, a FNAM avança com uma greve nacional marcada para 23 e 24 de julho.
Noticiário

8h. EUA. Joe Biden vai continuar na corrida 

O presidente norte-americano renova a promessa de derrotar Donald Trump nas eleições de novembro. Ainda este jornal, a FNAM avança com greve nacional a 23 e 24 de julho.
Noticiário

7h. FNAM avança com greve

A Federação Nacional dos Médicos avança com uma greve nacional marcada para 23 e 24 de julho. Ainda este jornal, Portugal caiu nos quartos-de-final e foi eliminado do Euro 2024.
Médicos

FNAM: Médicos greve nacional 23 e 24 de julho

Joana Bordalo e Sá, presidente da Fnam, garantiu que além desta paralisação de dois dias, será marcada uma greve ao trabalho extraordinário nos cuidados de saúde primários durante este mês.
Médicos

Cuidados primários de Leiria têm de fixar médicos

O presidente do Conselho de Administração declarou que 22% da população "não têm médico de família e 19% não têm médico assistente", além de que há um défice de 100 médicos especialistas nas unidades.
Saúde

SIM denuncia caso de médico em dois hospitais

ULS Tâmega e Sousa acusada de obrigar um médico do hospital de Penafiel a prestar serviço em Amarante. Fonte da administração garante que os médicos sempre trabalharam nos dois hospitais.
Médicos

Governo aprova suplemento remuneratório de médicos

Conselho de Ministros diz que "montante do suplemento aumenta progressivamente, com incentivos de mais 40% a 70% da remuneração base de cada médico por cada bloco de 40 horas de trabalho realizado".
Nutrição

Ordem quer mais nutricionistas nas escolas 

"Aumentar o número de nutricionistas nas escolas é a prioridade para inverter a tendência de aumento do excesso de peso e de obesidade nas crianças, registada nos últimos anos", salientou a ordem.
Médicos

Sindicato já acordou protocolo negocial com tutela

O Sindicato refere que "a questão das grelhas salariais tinha que estar incluída neste protocolo". Nas negociações será também discutida a avaliação de desempenho dos médicos.
Noticiário

13h. Médicos. SIM assina protocolo negocial

Nuno Rodrigues, secretário-geral do SIM, fala de um acordo “crucial” que abarcou várias normas propostas pelo sindicato. Ainda, a reação de Santana Lopes ao naufrágio na Marinha Grande.
Noticiário

7h. Manifesto. "Reformar o Sistema Eleitoral" 

Um grupo de 25 personalidades assina esta quarta-feira um manifesto para defender uma reforma do sistema eleitoral. Ainda neste jornal, a ministra da saúde recebe sindicatos dos médicos e enfermeiros.
Noticiário

22h. Saúde. PR espera que plano de verão funcione

O Presidente da República avisa que não basta garantir a resposta às necessidades de saúde no verão, mas que é necessário um plano a longo prazo. Ainda, está a decorrer o velório de Fausto Dias.
Noticiário

21h. Turquia entra em vantagem na segunda parte

Decorre hoje o último jogo dos oitavos de final. A Turquia está a ganhar 1 - 0 à Áustria, começa agora a segunda parte do jogo, em Leipzig, na Alemanha.
Médicos

Urgências. Governo dá suplemento por horas extra

Sindicatos dizem que novo regime, que o governo vai aprovar esta quinta-feira em Conselho de Ministros, não é atrativo para os médicos e pode lançar a confusão nos hospitais.
Médicos

Governo quer pagar horas extra a preço "normal"

Para a estrutura sindical, a proposta apresentada pela tutela viola "mais uma vez as regras da negociação coletiva" e coloca "em causa a segurança dos doentes, condenando os médicos à exaustão".
Noticiário

22h. Governo vai apresentar plano para Economia

O anúncio foi feito por Luís Marques Mendes no espaço de comentário semanal da SIC. Ainda, a FNAM admite nova greve nacional.
Noticiário

18h. FNAM admite nova greve nacional

Dirigente da FNAM deixa aberta a possibilidade de nova greve nacional se a resposta do Ministério da Saúde não for a pretendida. Ainda, Albuquerque acusa PS e JPP de ”total irresponsabilidade".
Médicos

FNAM pede travão às horas extraordinárias

A presidente da FNAM sublinhou que da reunião de sábado "a escalada de luta também já está definida que continuará, caso nada seja feito para discutir e arranjar soluções.
Assembleia Da República

Em dois meses, foram operados 90 mil doentes

Mariana Mortágua acusou o governo de "canalizar dinheiro" para o privado. Ana Paula Martins respondeu com recuperação das cirurgias em espera e com as mais de 6500 mulheres triadas pelo SNS Grávida.
Saúde

Falta de médicos. Constância aprova incentivos

Um incentivo de 15 euros por hora será atribuído a nova médica para extensão de saúde de Montalvo. Câmara admitiu não ser o suficiente, mas não concorda com o "ver quem dá mais" entre municípios.
Ministério da Saúde

Médicos penalizados com novas metas de desempenho

Parte do rendimento dos médicos da USF modelo B está associada ao desempenho, mas clínicos consideram que metas de custos são demasiado "exigentes". Cuidados aos utentes estão assegurados, garantem.
Protestos

Avis em protesto contra falta de médicos

A falta de médicos e as horas de espera por uma consulta fez com que esteja agendado para o próximo dia 3 de julho, pelas 10h30, um protesto promovido pela Câmara de Avis.
Noticiário

10h. SIM alerta para erros nos salários 

O SIM afirma que alertou várias vezes para a situação, mas até agora nada mudou. Ainda neste jornal, opositores de Mariana Mortágua criticam mau resultado do Bloco de Esquerda nas eleições europeias.
Ministério da Saúde

Saúde: reuniões com sindicatos adiadas por agenda

Por "motivos imprevistos e ponderosos", a reunião agendada para terça-feira não se pode realizar, esclareceu o Ministério da Saúde após ter anunciado o adiamento destes encontros com sindicatos.
Noticiário

15h. Ministério da Saúde adia reuniões

As reuniões com a FNAM e o SIM estavam marcadas para terça-feira, dia 25 por volta das três da tarde. Ainda neste jornal, Geórgia está a vencer República Checa ao intervalo no Euro 2024.
Médicos

Médicos alertam para condições nas Forças Armadas

Estrutura sindical salientou "não ser compreensível" a forma como os médicos civis que prestam serviço nas Forças Armadas têm sido tratados nos últimos 10 anos, "em condições claramente inferiores".
Saúde

Teste do pezinho permite identificar doenças raras

A drepanocitose foi a mais recente patologia a ser integrada no grupo de doenças rastreadas pelo "teste do pezinho", no seguimento de uma proposta feita em 2016.
Médicos

Campanha alerta para mergulhos mal calculados

A campanha "Há saltos que podem mudar a tua vida!" pretende consciencializar os jovens para as consequências de mergulhos mal-calculados em praias e piscinas de forma a prevenir lesões na coluna.
Serviço Nacional de Saúde

Viseu. Ordem critica falta de resposta pediátrica

"Não é admissível que Viseu não tenha resposta pediátrica", considerou o bastonário da Ordem dos Médicos, defendendo que a resposta passa pela contratação de mais pediatras para a Unidade de Saúde.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas