456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Médicos

Saúde

Médicos podem continuar a passar receitas à mão

Os médicos vão poder continuar a passar receitas à mão, para além de 30 de junho. O Ministério da Saúde está a ultimar "uma alteração à portaria", alargando o prazo.
Resposta Pronta

Médicos. "Situação é mais grave do que se imagina"

Milhares de profissionais de saúde pedem escusa de responsabilidade. Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, explica que situação é "complexa" e fala em tempestade perfeita no setor.
Portalegre

Portalegre. Ordem alerta para falta de clínicos

O presidente da sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos alertou para a falta de clínicos de Medicina Interna no hospital da cidade e avisou que as carências afetam também outras especialidades.
Noticiário

14h. MNE sublinha importância do mar para Portugal

João Gomes Cravinho, disse ainda que a comunidade internacional vai tentar dar impulso à adoção de soluções inovadoras baseadas na ciência, para a gestão sustentável dos oceanos.
Salários

Rendimento de médicos cai nos últimos 10 anos

Segundo o balanço da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, salários de médicos regista queda de 1,85%, enquanto deputados e magistrados têm um acréscimo de 23,7% e 31%, respetivamente.
Noticiário

6h. Deputados recebem mais, médicos menos

Médicos e investigadores são os únicos da função pública a perder rendimentos desde 2012. Ainda neste jornal, o metro de Lisboa está encerrado durante o dia de hoje devido à greve dos trabalhadores.
Portalegre

Portalegre. Médicos falam em rutura das urgências

O Sindicato Independente dos Médicos disse que as urgências do hospital de Portalegre estão "em rutura completa", mas a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano refutou a situação.
Médicos

Valor para horas extraordinárias "não é a questão"

O presidente da Federação Nacional dos Médicos considera que a medida anunciada pela ministra Marta Temido é "superficial" e "não é adequada" para dar uma resposta aos atuais problemas.
Noticiário

5h. Saúde. Sindicatos rejeitam proposta do Governo

Executivo propôs pagamento de 50€ para horas suplementares, além das 150 horas que constituem limite legal em serviço de urgência externa. Ainda, nunca houve tantos cidadãos estrangeiros em Portugal.
Resposta Pronta

"Falta de médicos". Veículos de emergência parados

Na Guarda e na Covilhã, as viaturas médicas de emergência estão paradas. Na Covilhã chega a um terço. "Escala não tem médicos", alerta Ordem dos Médicos. Responsabilidade é da "ministra da saúde".
Lisboa

Bombeiros, médico e militares julgados

Bombeiros, médico e militares são julgados em Lisboa pelos crimes de associação criminosa e falsificação de habilitações literárias do 12.º ano. Cobravam, em média, 100 euros por cada certificado.
Hospitais

Ponta Delgada contrata 59 médicos especialistas

Entre as especialidades contempladas neste processo de admissão destacam-se a Anestesiologia, a Pediatria e a Medicina Intensiva com o maior número de vagas disponíveis.
Contra-Corrente

Isto não é um problema Temido, é um problema Costa

Há cada vez mais gente a pedir a demissão da ministra da Saúde, até porque ela sabe que caminhamos para o abismo e insiste em dar passos em frente. Mas não nos esqueçamos da responsabilidade de Costa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Até quando Marta Temido?

Costa não gosta de deixar cair ministros que lhe são próximos, mas no PS são cada vez mais as vozes críticas. Até quando se vai segurar a ministra da Saúde? Uma questão que começa a ganhar forma.
contra-corrente

Temido tem condições para ficar? Ligue 9100241185

Depois de mais um fim de semana de constrangimentos nos serviços de urgência, há cada vez mais pessoas a questionar a continuidade de Marta Temido. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Noticiário

20h. Aterragem. CEO da World2Fly nega emergência

A aeronave com destino a Cuba já aterrou no aeroporto de Lisboa. O CEO da companhia aérea nega emergência. Ainda neste jornal, o Sindicato Independente dos Médicos pede reunião a Fernando Medina.
Ordem dos Médicos

Prestadores externos não podem ser ostracizados

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos afirmou que não se podem ostracizar os prestadores externos, porque são eles que estão a manter os hospitais a funcionar.
Urgências

SIM pede reunião com ministro das Finanças

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu uma reunião a Fernando Medina para explicar as "razões estruturais" da situação na saúde, como o fecho, total ou parcial, de urgências.
Noticiário

1h. Várias urgências fechadas este fim de semana

A falta de médicos vai levar ao encerramento de várias urgências de norte a sul do país. Ainda, Presidente da República promulgou o Orçamento do Estado para este ano mas deixa vários avisos ao Governo
Médicos

PR espera acordo entre Governo e médicos

Questionado sobre a atual crise do Serviço Nacional de Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que a "interlocução tem de ser, obviamente, entre o Governo e os sindicatos".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Marta Temido não tem desculpa?

Fernando Medina veio dizer que o problema no SNS não é falta de verbas. Deixa, assim, pouca margem à ministra Marta Temido, que tem gerido mal o dinheiro e não tem sabido planear.
E o vencedor é...

Marta Temido está em processo de "Cabritização"

Problema estrutural e a solução é de 3 meses? Na saúde, adiantamos já o diagnóstico: equipa de Temido já não é capaz de governar. Vamos ter de esperar outra vez até o governante "apodrecer" no cargo?
Médicos sem Fronteiras

MSF alertam para emergência nutricional na Etiópia

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou para o risco de uma "emergência nutricional de proporções enormes" na região etíope de Afar.
Ministério da Saúde

Médicos e Governo sem acordo à vista

A reunião entre o sindicato dos médicos e o Ministério da Saúde acabou sem acordo. Médicos falam em “deceção total” e prometem apresentar uma contra proposta. Próxima reunião quarta-feira.
Serviço Nacional de Saúde

O SNS no pântano 

A narrativa oficial diz que a origem da crise do SNS é a falta de médicos. Haja quem lhes diga que o problema é, sim, a falta de políticos com ideias e coragem.
Médicos

Câmara de Torres Novas mantém apoios a médicos

O presidente da Câmara de Torres Novas disse que continua disponível para apoiar a instalação de um médico que sirva as populações do município, depois de o médico contratado ter desistido do lugar.
Ordem dos Médicos

Médicos querem mais rapidez de contratação no SNS

Ordem dos Médicos pede mais autonomia e rapidez de contratação no SNS e defendeu que "cada hospital devia poder abrir o seu concurso quando precisa" para não estar dependente de autorizações.
Noticiário

15h. Barreiro-Montijo fecham urgências amanhã

A informação é avançada pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo. Grávidas vão ser encaminhadas para outras unidades hospitalres de Setúbal e de Almada.
Noticiário

14h. Santarém com "restrições" nas urgências

O aviso vem do próprio hospital que fala em constrangimentos no acesso ao bloco de partos e à cirurgia traumatológica. Ainda neste jornal, Portugal recebe 2.700 vacinas contra a Monkeypox
Ordem dos Médicos

"Situação de rutura" em serviços de obstetrícia

A Ordem dos Médicos do Centro alerta para "situação de rutura" em serviços de obstetrícia que, devido à falta de médicos em vários hospitais, tem levado ao encerramento de urgências nos últimos dias.
Noticiário

12h. Médicos alertam para rutura em obstetrícia

Continuam a ouvir-se alertas por parte de médicos e continuam a ser encerradas urgências de obstetrícia. Macron pede à Ucrânia que volte a negociar cessar-fogo com a Rússia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Que urgências estão abertas?

Os sites do ministério da saúde e da DGS não conseguem ter um link sobre urgências em funcionamento. Limitam-se a prestar dados sobre Covid-19, alimentação saudável ou solidariedade com a Ucrânia.
Resposta Pronta

SNS. "A situação é bem pior no Algarve"

João Proença, presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, garante que a situação no Algarve é pior do que na capital. Médicos "completamente exaustos" e hospitais "sem autonomia administrativa".
Noticiário

8h. SNS. Situação do Algarve é "insustentável"

João Proença, presidente do Sindicato dos Médicos da zona Sul, considera que a situação no Algarve é sempre "pior" que em Lisboa. Encerramento em Portimão agrava situação em Faro
A História do Dia

O Serviço Nacional de Saúde ainda tem salvação?

Depois de 38 anos, trocou os hospitais públicos pelo privado, “cansado” e “farto”: “Tentei mudar o sistema. Concluí que não era possível”. O que explica o problema nas urgências? E como salvar o SNS?
Noticiário

21h. PSD responsabiliza PS pela crise no SNS

Rui Rio, ainda presidente do PSD, considera que o Governo está a contribuir para a degradação do Serviço Nacional de Saúde, porque está contra uma cooperação entre os setores público e privado.
Noticiário

20h. Ordem dos Médicos nega férias como causa

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, responde assim à Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. Férias dos enfermeiros e dos médicos "são reguladas da mesma forma".
Resposta Pronta

Médicos respondem: "Não somos escravos do sistema"

O bastonário Miguel Guimarães responde às críticas da bastonária da Ordem dos Enfermeiros e recusa que os problemas nos Serviços de Urgência e Obstetrícia estejam a ser causados pelos médicos.
Semáforo Político

Caos nas urgências. Enfermeiros culpam médicos

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa os médicos de tirarem férias na mesma altura, provocando caos nos Serviços de Urgência e Obstetrícia e pede regulação nos mapas de trabalho.
Noticiário

19h. Hospital Sta. Maria nega sala de partos cheia

O diretor do serviço de obstetrícia contraria a informação avançada pelo Sindicato Independente dos Médicos. Ainda neste jornal, Ana Rita Cavaco critica a postura dos médicos na marcação de férias.
Noticiário

14h. Crise nas urgências pode afetar enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros avisa que os problemas nas escalas pode alargar-se a outros profissionais de saúde. Catarina Martins tem dúvidas sobre a resolução dos problemas do SNS.
Ordem dos Médicos

PNS 2021-2030 incompleto. Médicos apontam omissões

A Ordem dos Médicos considera que o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030 está incompleto e aponta omissões nas áreas da doença renal crónica e das doenças reumáticas musculoesqueléticas.
Explicador

SNS. "Não é só contratar, mas também organizar"

Estado do SNS é "também questão de organização interna" num "processo onde não há inocentes". Plano de contingência é "solução aceitável". Análise de Pedro Pita Barros, Xavier Barreto e Tiago Correia.
Noticiário

10h. Urgências. Má organização aumenta problemas

Pedro Pita Barros, especialista em economia da Saúde, afirma que há desconfiança por parte do Ministério das Finanças para com o SNS e isso tem consequências na organização dos hospitais.
Noticiário

9h. Obstetrícia. Menos reclamações na ERS

Desde 2019 que o número de reclamações sobre a especialidade de obstetrícia/ginecologia tem vindo a diminuir, este ano foram registadas 41 queixas.
Resposta Pronta

"Problemas não são só com as grávidas na AML"

Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, fala em problemas estruturais nos hospitais portugueses e apela a um maior investimento no Serviço Nacional de Saúde.
Resposta Pronta

"Não é de declarações vagas que o país precisa"

Noel Carrilho, presidente da Federação Nacional dos Médicos, considera que Marta Temido foi pouco explícita nas medidas para os serviços de urgência dos hospitais e lamenta falta de propostas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.