Médicos

Ordem dos Médicos

1917 queixas contra médicos em análise

É no Sul que está a maioria dos processos abertos pelos conselhos disciplinares da Ordem dos Médicos. Medicina do Trabalho e Medicina Geral e Familiar são as especialidades com mais queixas.
Hospitais

Egas Moniz corrigirá casos de médicos em formação

A Ordem dos Médicos acordou com o Hospital Egas Moniz a correção de casos em que profissionais em formação trabalham sem a tutela de um especialista. Se situação continuar pode haver auditoria.
Serviço Nacional de Saúde

Menos candidatos que vagas em concurso de médicos

Só 1.117 médicos concorreram a concurso lançado no final de julho pelo Governo para que fossem ocupadas 1.234 vagas. Quase uma em cada dez vagas não teve qualquer candidato.
Médicos

Médicos do privado limitados nos serviços ADSE

Centenas de médicos dos hospitais privados estão a ser inibidos de prestar serviços aos beneficiários da ADSE sem justificação da parte do subsistema de saúde dos funcionários públicos.
ADSE

ADSE "deve adotar tabela da Ordem dos Médicos"

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada defende que a ADSE deve adotar a tabela da Ordem dos Médicos para uniformizar os atos clínicos, substituindo a sua atual tabela "desatualizada".
Saúde

Médicos. Ordem vai avaliar códigos de conduta 

A Ordem dos Médicos vai analisar os códigos de conduta ética em vigor nos hospitais do SNS para verificar se atentam contra o direito de denúncia de situações críticas ou de más condições de trabalho.
Ordem dos Médicos

Medicina legal. Denunciados atrasos nos concursos

Especialistas em medicina legal denunciam atrasos na abertura de concursos, com profissionais à espera há mais de dois anos e a assumir responsabilidades de especialistas.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria. Ordem pede investigação a horas extra

A Ordem dos Médicos pediu uma inspeção a eventuais irregularidades no registo das horas extraordinárias dos médicos no Santa Maria. Hospital diz que nunca recebeu queixas dos médicos sobre o assunto.
Ordem dos Médicos

Ordem diz que demissões são fruto de "desgaste"

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou que o cenário de possíveis demissões em vários hospitais do país resultam do "profundo desgaste" devido a promessas que não são cumpridas.
Hospitais

Médicos ameaçam com demissão em mais 3 hospitais

224
A falta de médicos e recursos está na base da ameaça de demissão mais mais chefes de equipas médicas em três hospitais: Vila Real, Gaia e Faro.
Serviço Nacional de Saúde

Faltam médicos? Vão faltar mais.

178
Não vale a pena chorar sobre leite derramado. Qualquer tentativa de minorar os efeitos da falta de médicos deverá ser desenhada com realismo e custará dinheiro, que as Finanças não querem dar à Saúde.
Médicos

Amadora Sintra pode contratar médicos tarefeiros

O hospital Amadora Sintra teve autorização para lançar um concurso para médicos tarefeiros, contratados em regime de prestação de serviço, na sequência da ameaça de demissão de chefes de equipa.
Serviço Nacional de Saúde

Novas vagas. Médicos têm 5 dias para concorrer

282
Os avisos que marcam a abertura dos concursos para contratar 1234 novos profissionais para o Serviço Nacional de Saúde foram publicados esta segunda-feira. Candidatos têm 5 dias úteis para concorrer.
Algarve

Governo revê forma de atrair médicos para Algarve

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde admitiu que o Governo vai repensar a fórmula para atrair jovens médicos para o Algarve, depois do plano de mobilidade especial ter falhado.
Médicos

Sindicatos médicos querem Costa nas negociações

Numa carta enviada na sexta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, acusam o Governo de "continuar a destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na senda dos governos anteriores".
Médicos

Vagas são superiores ao número de recém formados

O Ministério da Saúde decidiu abrir mais vagas para novos médicos do que os profissionais que acabaram a especialidade este ano para tentar captar clínicos que estejam no privado ou no estrangeiro.
Ministério da Saúde

Aberto concurso para contratar 1.234 médicos

O Governo vai abrir concurso para contratar 1.234 médicos que terminaram a especialidade nas áreas hospitalar, de medicina geral e familiar e de saúde pública, confirmou o Ministério da Saúde.
Açores

Ordem dos Médicos denuncia falta de enfermeiros

A Ordem dos Médicos nos Açores denunciou que faltam enfermeiros instrumentistas no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, situação que tem provocado "cancelamento" de cirurgias.
Ordem dos Médicos

Ordem dos Médicos solidária com médicos da MAC

A Ordem dos Médicos solidarizou-se com os profissionais da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, e, numa visita ao local, pediu ao Governo uma nova política de recursos humanos e de contratações.
Médicos

Médicos vão às prisões tratar reclusos com VIH

Os médicos vão passar a deslocar-se às prisões para cuidar dos reclusos infetados com VIH e hepatites B e C e vão realizar-se rastreios à entrada, durante e no final da reclusão.
Serviço Nacional de Saúde

400 médicos aposentados podem trabalhar no SNS

111
A autorização para 400 médicos aposentados trabalharem no Serviço Nacional de Saúde em 2018 saiu esta sexta-feira em Diário da República, abrangendo também todos os contratados desde 2016.
Hospital de São José

Dezenas de médicos apoiam chefes demissionários

193
Dezenas de médicos das equipas de urgência do hospital de S. José estão a subscrever um abaixo-assinado a manifestar apoio aos chefes de equipa que apresentaram a sua demissão.
Identidade de Género

Não há relatório médico sem "relação com doença"

PS, BE, PAN e PSD apresentaram propostas de alteração à nova lei da identidade de género. Médicos dizem que esquerda quer um "relatório pericial". Psicólogos alertam para perigo da patologização.
Médicos

Médicos. Ordem alerta para "colapso"

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, afirmou que "uma parte muito significativa das urgências entraria em colapso se os médicos com 55 anos deixassem de dar o seu contributo".
Médicos

Ordem pede resolução rápida dos problemas na MAC

A Ordem dos Médicos apela à administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central para resolver rapidamente os problemas identificados pelos profissionais da Maternidade Alfredo da Costa.
Médicos

MAC. Médicos demitem-se mas voltam atrás

Chefes de equipa de ginecologia e obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, apresentaram a demissão à administração, que diz ao Observador que médicos "voltaram atrás" com a decisão.
Médicos

Bastonário dos Médicos exige pedido de desculpa 

526
O bastonário da Ordem dos Médicos exigiu do ministro da Saúde um pedido de desculpa aos profissionais da urgência do Hospital São José que pediram a demissão.
Hospitais

S. José sem urgência de cirurgia vascular

228
Denúncia de profissionais do hospital em Lisboa aponta para falhas de pessoal e de serviço que têm obrigado a reencaminhar pacientes para Santa Maria. Ordem dos Médicos visita hospital esta terça-
Ordem dos Médicos

Grávidas em trabalho de parto na MAC transferidas

218
A Ordem dos Médicos avisou este sábado que o encerramento de salas na Maternidade Alfredo da Costa está a levar à transferência de grávidas em trabalho de parto para outros hospitais.
Hospitais

Ordem vai rever uso de radiologia à distância

A utilização de radiologia à distâncias nos hospitais vai ser revista, anunciou a Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães diz que "a telerradiologia não foi implementada para ser feita como está a ser".
Ordem dos Médicos

Bastonário: Demissões como S. José vão repetir-se

101
Depois das demissões que aconteceram no hospital de São José, o bastonário da Ordem dos Médicos diz que a situação se vai repetir noutras unidades de saúde.
Hospital de São José

Demissões no São José. Hospital reconhece queixas

1.778
Chefes de equipa do Centro Hospitalar Lisboa Central demitiram-se dizendo que as condições da urgência não têm níveis de segurança aceitáveis. Hospital reconhece que queixas "são legítimas".
Médicos

Governo prevê reforço médico no Algarve

O Governo publicou hoje um despacho que prevê reforçar a assistência médica no Algarve até 30 de setembro, com base em candidaturas voluntarias dos médicos.
Saúde

Mulher terá morrido por diagnóstico mal feito

122
Uma mulher morreu depois de um alegado diagnóstico mal feito por um serviço de telemedicina. Ninguém foi responsabilizado. Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar contratos do Estado.
Médicos sem Fronteiras

Médicos acusados de recurso a prostitutas

A denúncia é feita por oito antigas trabalhadoras da organização. Sexo em troca de medicamentos é recorrente. As acusações são contra membros da equipa de logística e não contra médicos e enfermeiros.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário diz que SNS se está a afundar

107
Miguel Guimarães afirma que o relatório sobre a saúde mostra que os parceiros sociais têm razão sobre as lacunas existentes no setor e sublinha que a Saúde está "aprisionada" pelas Finanças.
Serviço Nacional de Saúde

SNS com mais 447 médicos especialistas em 2017

Em 2017 havia mais 447 médicos especialistas do que no ano anterior, mas mais de 15% dos profissionais formados não ficam no sistema público português.
Ordem dos Médicos

Ordem deixou aviso ao Centro Hospitalar de Lisboa

A Ordem dos Médicos enviou este ano pelo menos duas cartas ao Centro Hospitalar Lisboa Norte a avisar que estava em causa a sua capacidade de formar novos especialistas em pneumologia
Médicos sem Fronteiras

MSF pedem à Europa para dar prioridade à vida

A propósito da embarcação "Aquarius", com 629 migrantes a bordo e que Itália se recusou a acolher, os Médicos Sem Fronteiras pedi aos Governos europeus para darem prioridade às pessoas face à política
Iémen

Crise humanitária continua sem solução, dizem MSF

A intensificação da crise humanitária no Iémen - em guerra desde 2014 - é a maior preocupação dos Médicos Sem Fronteiras. Há 100 médicos estrangeiros no país e mais de mil iemenitas a colaborar.
Ordem dos Médicos

Tondela-Viseu continua a receber doentes de cancro

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu vai continuar a receber novos doentes oncológicos, contrariamente ao que tinha denunciado a Ordem dos Médicos.
Serviço Nacional de Saúde

Manuel Antunes pede mais eficiência no SNS

174
O cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes considera o SNS fundamental, mas defende o aumento da sua eficiência e melhor remuneração aos médicos que se dedicarem a tempo integral.
Entrevista

"Discutiu-se mais o Sporting do que a eutanásia" /premium

3.501
O bastonário da Ordem dos Médicos diz que o debate sobre a eutanásia não foi informado, mostra-se satisfeito com o resultado da votação e critica o ministro da Saúde por não se impôr a Mário Centeno.
Médicos

Médicos suspeitos de assinar relatórios falsos

345
Médicos são suspeitos de assinar relatórios clínicos falsos para burlar a Segurança Social e garantir pensões de invalidez aos clientes. O esquema acontecia em Braga. Estado lesado em 39 mil euros.
Eutanásia

"A eutanásia é ato contra-natura para um médico" /premium

3.245
António Maia Gonçalves, médico, especialista em bioética e autor do livro "Reanimar?", explica em entrevista porque é contra a eutanásia, apesar de admitir a possibilidade de suicídio assistido.
Saúde

Mais de 17 mil médicos e enfermeiros emigraram

683
Entre médicos e enfermeiros foram 17.267 os que saíram de Portugal entre 2010 e fevereiro de 2018, escreve esta segunda-feira o Correio da Manhã, citando números das ordens profissionais.
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo ouviu bastonários dos médicos 

O Presidente da República evitou pronunciar-se sobre a audiência que concedeu esta quarta-feira a vários representantes da Ordem dos Médicos a propósito da temática da eutanásia.
Eutanásia

Bastonários rejeitam despenalização da Eutanásia

606
Carta que será enviada ao Presidente da República foi assinada por seis bastonários da Ordem dos Médicos. Para o atual Bastonário, esta declaração espelha uma "reflexão" dos médicos.
Eutanásia

Eutanásia. Bastonário dos médicos recusa referendo

Os princípios éticos que norteiam a atividade médica não têm de mudar se for alterada a lei da eutanásia, defende Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Médicos

S. José fica sem radiologista durante a noite

O Hospital de São José, em Lisboa, vai deixar de ter, a partir de 1 de junho, um médico radiologista no local durante o período noturno, denunciou a Ordem e o sindicato dos médicos.
Trabalho

Baixas médicas batem recordes

167
Número de trabalhadores portugueses a meterem baixa médica é o mais alto dos últimos 20 anos. Presidente da CIP alerta para aumento das baixas fraudulentas e diz que já avisou Governo há um ano.
Greve

Médicos. Sindicatos "admirados" com adesão à greve

105
Naquele que é o terceiro dia de greve dos médicos, os sindicatos apontam adesão de "quase 100%". A participação de médicos das consultas externas na paralisação teve um aumento visível.
Médicos

Médicos. Greve paralisa várias unidades

106
A greve dos médicos, que vai no segundo dia, provocou a paralisação de várias unidades e da maioria dos blocos operatório, segundo os sindicatos. Médicos querem respeito pela dignidade da profissão.
Medicina

A medicina chinesa é segura ou risco para a saúde? /premium

296
A regulação da profissão e dos cursos em medicina tradicional chinesa gerou uma onda de críticas. O processo já se tinha iniciado em 2003, em Portugal, e há 40 anos na Organização Mundial de Saúde
Saúde

"Os doentes têm medo de se queixar"

467
Vítor Veloso, presidente da Liga Contra o Cancro, explica como são usados os donativos dos cidadãos, muitas vezes para suprir falhas do Estado, e apela a que os doentes não tenham medo de se queixar.
Médicos

Médicos. 2º dia da greve teve maior adesão

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos diz que o segundo dia de greve está a ter uma adesão superior à do primeiro. Roque da Cunha exige "negociações sérias" com o ministro da Saúde.
Greve

Sindicatos denunciam contratação ilegal de médicos

Sindicatos dizem que no primeiro dia de greve dos médicos, com adesão de 100% no Instituto de Medicina Legal, foi contratada "uma pessoa exterior ao serviço" o que põe em causa o código laboral.
Médicos

Greve. Impacto em doentes com cancro preocupa Liga

115
Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, diz ao Observador que compreende os motivos da greve, mas receia o impacto na vida dos doentes oncológicos que esperam cirurgias.
INEM

INEM quer criar incentivos para fixar médicos

O presidente do INEM garante que está a trabalhar com o Ministério da Saúde na criação de incentivos para fixar médicos e minorar o recurso a contratação por prestação de serviço.
Ordem dos Médicos

A nova Ordem

Embora os médicos possam compreender os motivos de mais uma greve, conviria que a Ordem se afastasse do protesto sindical, vincasse as suas diferenças e divulgasse de uma agenda de mudança na saúde.
Greve

Greve dos médicos com adesão entre 85 e 95%

O primeiro dos três dias de greve dos médicos registou uma adesão próxima dos 85% nos cuidados de saúde primários e de quase 95%, se acordo com os dados revelados pelos sindicatos.
Greve

Greve. Médicos denunciam tentativas de coação

Federação Nacional dos Médicos denunciou pelo menos dois casos. Profissionais terão sido obrigados a comparecer numa ação de formação de três dias, sob ameaça de terem falta.
Médicos

Greve de médicos atinge 90% nos blocos operatórios

A greve dos médicos regista uma adesão que ronda os 90% nos blocos operatórios, a nível nacional, atingindo os 100% em alguns locais, de acordo com dados dos sindicatos ao início da tarde.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)