Sangue azul na Baixa? Yes, sir. O Chiado tem um novo espaço para os amantes do desporto. E da cerveja. E do famoso Sunday Roast britânico. The George é um pub moderno, com uma decoração que foge a sete pés do tradicional. As arcadas e os robustos pilares em pedra de mão dada com paredes pintadas de borgonha (ou bordô) conferem-lhe um ar chique, que não deixa adivinhar a gritaria e o tilintar dos copos de cerveja a chocar.

“Morei em Londres durante sete anos e fui gerente de um pub inglês durante cinco deles”, conta o sócio-gerente, Gonçalo Bita Bota. “Vim cá de férias e nem pensava voltar. Mas depois reparei que não havia nada do género por cá. O turismo está fenomenal e não havia um pub inglês. Arranjei o espaço em duas semanas e voltei de malas e bagagens.”

The George fica na Rua do Crucifixo, no Chiado, bem perto dos Armazéns. Outrora morou ali durante muito tempo um armazém da Papelaria Fernandes, que depois deu lugar a uma casa de hambúrgueres. Gonçalo, o irmão, a irmã e o pai compraram a hamburgueria e deram o pontapé de saída para o pub.

“É um nome muito típico de pub. Qualquer inglês associa-o a um pub. Há muitos em Londres… Mas é também o nome do futuro rei de Inglaterra. E há outra razão: este é um negócio de família, por isso fizemos uma ligeira homenagem ao nosso pai, que se chama Jorge”

A prata da casa conta com 16 cervejas de pressão, entre elas três que “são novidade em Lisboa”. Ao todo são 35 variedades de cerveja e 130 bebidas diferentes. Há também o pequeno-almoço clássico, que sofre “umas alterações para torná-lo um prato de restaurante”. O famoso Sunday Roast é, como o nome anuncia, servido apenas ao domingo e o preço ronda os dez, 15 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas, afinal, qual é a história por trás do nome? “É um nome muito típico de pub. Qualquer inglês associa-o a um pub. Há muitos em Londres… Mas é também o nome do futuro rei de Inglaterra. E há outra razão: este é um negócio de família, por isso fizemos uma ligeira homenagem ao nosso pai, que se chama Jorge”, conta Gonçalo.

14 fotos

Três televisões mais uma tela gigante funcionam como os mensageiros do mundo do futebol, ténis, golfe e, quem sabe, até curling. Uma sala secundária oferece outro sossego, com um cenário que leva os clientes para outra década. Um relógio que tique-taca em cima do mapa-mundo, um telefone amarelo velhinho, velhinho e molduras clássicas dão corpo à narrativa que este pub adotou.

A música ao vivo é uma ambição. “Queremos ter cinco dias por semana”, revela Gonçalo Bita Bota.

Nome: The George
Morada: Rua do Crucifixo, número 58, Chiado
Horário: Todos os dias: das 12h às 2h