(Artigo atualizado às 12:08 com a justificação do Ministério da Educação)

A prova nacional de inglês que os alunos do 9.º ano terão de fazer este ano foi adiada por uma semana, estando agora previsto começar a 13 de abril, disse ao Observador fonte oficial do Ministério da Educação.

O Preliminary English Test (PET) será realizado pela primeira vez no ano letivo passado e serve como teste diagnóstico, em vez de prova nacional que os alunos do 9.º ano já têm em português e matemática, e é concebido pelo Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge. Ao contrário de outras disciplinas, este teste diagnóstico é obrigatório.

As datas das provas são calendarizadas pelo Ministério da Educação por despacho, e a componente oral da prova estava previsto começar no dia 7 de abril (e podia ir até 5 de maio). Agora, o MEC adiou o começo da componente oral dos exames para o dia 13 de abril (até ao dia 22 de maio).

Em resposta ao Observador, o Ministério da Educação explicou que o adiamento tem como objetivo dar mais tempo aos professores que vão avaliar as provas para se preparem.

“As datas das provas orais do PET foram alteradas para permitir aos professores classificadores mais tempo para realizarem as tarefas de preparação, na sequência da formação entretanto concretizada. Deste modo, evita-se uma possível sobrecarga de trabalho dos docentes, prolongando por mais algum tempo o prazo de início e de fim das provas orais”, explica o Ministério liderado por Nuno Crato.

O exame escrito mantém-se marcado para o dia 6 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR