Título: 1927 – Aquele Verão
Autor: Bill Bryson
Editora: Bertrand
Páginas: 560
Preço: 19,90€

1927-Aquele_Verao-LookMag_pt01

Em 1927, 25.000 dólares era uma fortuna. Mas o prémio oferecido pelo hoteleiro Raymond Orteig ao primeiro aviador capaz de voar sem escala entre Nova Iorque e Paris (ou entre Paris e Nova Iorque) talvez não fosse indispensável para arregimentar gente e recursos para uma viagem transatlântica – afinal de contas, as proezas aeronáuticas andavam na ordem do dia e os pioneiros da aeronáutica gozavam de uma aura heróica. Por outro lado, os muitos pilotos que o fim da I Guerra Mundial lançara no desemprego arriscavam regularmente a vida em acrobacias gratuitas ou trabalhos arriscados em troca de quantias irrisórias e da descarga de adrenalina.

Toda a gente sabe que o primeiro aviador a fazer Nova Iorque-Paris sem escala foi Charles Lindbergh, mas o que é hoje menos lembrado é que este rapaz natural do Minnesota, alto, bem parecido, despretensioso e completamente desconhecido (era piloto do Serviço Postal americano), parecia ser o concorrente com menos hipóteses entre os muitos candidatos ao prémio Orteig.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

charles-linbergh-aviator

O aviador americano Charles Lindbergh, nos seus tempos de glória

Acontece que os seus rivais, gente famosa e com máquinas mais potentes e financiamentos mais generosos, ficaram muito longe de perfazer os 5.800 Km – na verdade, alguns só conseguiram chegar ao fim da pista.

Em Setembro de 1926, René Fonck, o maior ás da aviação Aliada na I Guerra Mundial (75 inimigos derrubados), subira com outros três tripulantes, para um Sikorsky S-35 concebido expressamente para aquele desafio, mas que Fonck impedira que fosse devidamente testado e fizera questão de carregar não só com combustível e equipamento de emergência mas também com “mudas de roupa, presentes para amigos e apoiantes, sem esquecer grandes quantidades de comida, vinhos e champanhe”, onde se incluía um jantar com “tartaruga, perú e pato, para ser degustado à chegada a Paris”. O avião sobrecarregado percorreu a pista sem ter conseguido erguer as rodas do chão, tombou num aterro e explodiu numa bola de fogo alimentada por 11.000 litros de combustível. Miraculosamente, Fonck escapou com vida.

Richard E. Byrd, com um trimotor Fokker baptizado como America, era quem recolhia o favoritismo, mas as desavenças pueris na equipa e as deficiências de design do aparelho levaram a que este tivesse um acidente grave no primeiro voo de teste, a 16 de Abril de 1927 – os tripulantes sobreviveram, mas o avião ficou a necessitar de demoradas reparações.

Aircraft, Airplanes,

O trimotor Fokker de Richard E. Byrd

Noel Davis e Stanton H. Wooster, num Keystone Pathfinder, foram mais sensatos que Fonck: foram aumentando gradualmente a carga de combustível, mas quando, a 26 de Abril, fizeram o último teste, com a carga completa, o avião não foi capaz de elevar-se e despenhou-se no fim da pista, com consequências fatais.

Embora os ventos dominantes desaconselhassem fortemente o voo no sentido Paris-Nova Iorque, foi essa a opção de Charles Nungesser (outro veterano da I Guerra, que abatera 44 inimigos e sofrera tantos acidentes que não tinha um osso inteiro no corpo) e François Coli, aos comandos de um Levasseur. O projecto pautou-se pela improvisação e pela precipitação – a 8 de Maio, à última hora, aflitos perante um avião claramente sobrecarregado, descartaram rações, coletes salva-vidas e o bote insuflável. Mesmo com este aligeiramento, o avião precisou de correr três quilómetros antes de conseguir descolar. Foi visto pela última vez ao cruzar a costa normanda.

Acabou por triunfar o mais sensato e precavido dos candidatos, Lindbergh, que, sozinho no Spirit of St. Louis, cobriu os 5.800 Km em 33 horas e meia e aterrou, a 21 de Maio de 1927, no aeroporto de Le Bourget, em Paris, perante uma multidão em êxtase.

Semanas depois, os dois principais rivais de Lindbergh – Byrd, no America, e Chamberlin, no Miss Columbia – acabaram por também conseguir chegar à Europa, embora tal tenha envolvido quezílias mesquinhas, peripécias rocambolescas e puras tolices, pouco consentâneas com a aura gloriosa e cavalheiresca associada a este tipo de feitos.

Chamberlin_and_his_plane_that_he_flew_from_N.Y._to_Germany_1927

Clarence Chamberlin e o avião em que, em 1927, atravessou o Atlântico

O que mais impressiona nos relatos destes voos pioneiros é o aparente desprezo pela vida patente na leviandade e amadorismo com que eram preparados. Mas talvez este pouco valor atribuído à vida não decorresse apenas de um espírito temerário próprio dos entusiastas da aviação – é que, naqueles tempos, mesmo entre os que levavam vidas pacatas e protegidas, nas classes privilegiadas dos países desenvolvidos, a existência estava sujeita a perigos e imprevistos que hoje nos parecerão impensáveis e aterradores.

Um exemplo dessa precariedade está patente num evento ocorrido três anos antes do Verão de 1927: os filhos de Calvin Coolidge, presidente dos EUA, John, de 18 anos, e Calvin Jr., de 16, foram jogar ténis no court da Casa Branca. Calvin Jr. calçou sapatos de ténis sem peúgas e ficou com uma bolha num dedo do pé, que infectou, causando uma septicemia – apesar dos melhores cuidados que a medicina de então podia dispensar, três dias depois estava morto. Era assim o mundo antes da invenção dos antibióticos.

É a esse mundo que Bill Bryson, que tem copiosa bibliografia na área da divulgação histórica e científica, cobrindo as mais diversas épocas e tempos, nos transporta, com irrepreensível eficácia e refinada ironia, com Aquele Verão. A focagem em eventos ocorridos nos EUA no Verão de 1927 poderá parecer uma escolha bizarra, mas é plenamente conseguida: as peripécias dos pioneiros da aviação enlaçam-se harmoniosamente com os feitos da equipa de baseball dos New York Yankees e do seu batedor-maravilha, Babe Ruth, as Grandes Cheias do Mississipi, o combate de boxe entre Jack Dempsey e Gene Tunney, a estreia de The Jazz Singer (que, não tendo sido exactamente o primeiro filme falado mudou a história do cinema), o apogeu da breve carreira de Al Capone, ou a execução dos anarquistas Sacco e Vanzetti (que incluiu também a do homicida açoriano Celestino Medeiros, que chegou a declarar-se culpado do crime pelo qual Sacco e Vanzetti eram acusados).

Sacvan

Bartolomeo Vanzetti e Nicola Sacco no tribunal em 1923, onde enfrentavam a acusação de um duplo homicídio durante um assalto. Seriam executados em 1927

Em 500 páginas sucedem-se eventos trágicos e cómicos, figuras que ficaram na história e gente anónima, actos de extraordinária generosidade e indescritível crueldade, empresários de visão e simples tolos, decisões que mudaram o curso da história e gesticulações vãs.

Ao focar-se na política americana de então, Aquele Verão contribui para desmontar uma das ideias feitas mais repetidos dos nossos tempos: o de que os estadistas de hoje são pigmeus por comparação com os grandes vultos do passado. É verdade que muitos líderes políticos de hoje são figuras medíocres, mas quando os subscritores e difusores desta tese nomeiam os “grandes vultos do passado” limitam-se a repetir sempre os mesmos três ou quatro nomes – Churchill, De Gaulle, Roosevelt, Delors – e esquecem que estes coexistiram com milhares de nulidades.

Em 1927, o presidente dos EUA era Calvin Coolidge (1923-29), um homem inteligente e honesto mas de uma reserva e timidez patológicas, cuja presidência se caracterizou por uma “inactividade doentia” e um obstinado alheamento em relação a assuntos de Estado – foi com indiferença que assistiu ao desmesurado inchaço da bolha especulativa, cujo estoiro iria mergulhar o país na Grande Depressão.

Ccoolidge

Retrato oficial do Presidente Calvin Coolidge

Mas Coolidge, entretido a pescar trutas enquanto o mundo se encaminhava para o desastre, até fazia boa figura ao lado do seu antecessor, Warren G. Harding (1921-23), de quem Bryson diz que “a única qualidade evidente que [lhe] permitia aspirar a um alto cargo governativo era o seu porte elegante […] Sob quase todos os outros pontos de vista – inteligência, carácter, espírito empreendedor – estava abaixo de medíocre”. Harding tinha sido uma desastrosa escolha de compromisso, entre um leque de candidatos do Partido Republicano, já de si “de segunda categoria”, e Coolidge ficara como vice-presidente, no que terá sido um dos tickets mais indigentes da história das eleições presidenciais americanas.

A administração Harding foi um festim de desleixo, incompetência, gestão danosa e corrupção e quando tudo isto ameaçava desabar sobre o presidente, este, com grande sentido de oportunidade, finou-se com uma hemorragia cerebral (ou um ataque cardíaco) e o sorumbático e inerte Coolidge tomou-lhe o lugar (“nunca vi ninguém dormir tanto como ele”, diria o mordomo da Casa Branca).

Suceder-lhe-ia, em 1929, Herbert Hoover, que viu as bolsas ruírem poucos meses depois de tomar posse e foi impotente para travar a Grande Depressão, tendo ficado com a fama de ter sido um dos piores presidentes dos EUA (embora um dos assessores de Franklin Roosevelt tenha reconhecido que “praticamente todo o New Deal foi extrapolado dos programas que Hoover desencadeou”). O lamento sobre a Idade do Ouro dos Homens de Estado não contabiliza, porém, as nulidades e os desafortunados e faz de conta que o passado se fez exclusivamente de Washingtons, Jeffersons e Lincolns.

Foram os rostos de Washington, Jefferson e Lincoln, que começaram, no Verão de 1927, a ser esculpidos em dimensões ciclópicas no Monte Rushmore (juntamente com o de Theodore Roosevelt, mais por ser amigo do mentor do projecto do que por mérito). Se o ambicioso projecto do monumento do Monte Rushmore parecia ter poucas hipóteses de ser levado a bom termo, a verdade é que se tornou num dos símbolos da nação americana.

O mesmo não pode dizer-se de outro projecto megalómano encetado nesse mesmo Verão, com a concessão, pelo Estado de Pará, de um terreno de 10.000 km² à Ford Motor Company: Henry Ford, cuja excentricidade e obstinação começavam a levar a melhor sobre o seu génio empresarial, decidira criar uma cidade industrial autónoma no meio da selva amazónica. A Fordlândia, concebida segundo regras rígidas, detalhadas e completamente desajustadas da realidade, deveria fornecer borracha para todas as fábricas Ford espalhadas pelo mundo, mas saldou-se num rotundo fiasco.

riverside-ave

Fordlândia, uma tentativa para fazer brotar uma cidade industrial americana nas margens do Tapajós

Talvez não por acaso, o Verão de 1927 foi também a altura escolhida pelo cada vez mais caprichoso Henry Ford para cessar, intempestivamente, a produção do popular Model  T e deixar as fábricas paradas durante meses, enquanto se desenvolvia o seu sucessor, o Model A.

Tudo isto (e muito mais) está em Aquele Verão e o mais surpreendente é que o livro não se lê como um anuário ou uma colecção de factos desgarrados mas como uma narrativa arrebatadora feita de múltiplas linhas que se cruzam e afastam e revoluteiam umas em torno das outras. Poderá perguntar-se se o que se passou nos EUA no Verão de 1927 foi assim tão excepcional, se foi um ponto de viragem na história, se foi mesmo determinante para conduzir o rumo da história até ao nosso presente. Haverá certamente outros anos noutros países que foram igualmente decisivos, mas não é isso que importa, é o génio de Bryson para manter a narrativa em fluxo ininterrupto e para nos chamar a atenção para eventos e figuras que desconhecíamos ou tínhamos esquecido e para nos fazer ver as ligações entre eventos e figuras aparentemente sem relação entre si e sem relação com o mundo dos nossos dias.

Louis Menand, na The New Yorker de 30 de Março de 2015, numa crítica a outro livro centrado num (hipotético) ano-charneira – 1995: The Year the Future Began, de W. Joseph Campbell – escreve: “Há muitas formas de aglomerar eventos passados, de somar parcelas de tempo escoado e conferir-lhes um significado colectivo. […] Mas as histórias que proporcionam leitura mais prazenteira são os livros […] que tentam fazer o curso da história depender de um único fenómeno ou de um único ano. […] Nem todos os pontos serão pontos de viragem. Mas não é essa a argumentação destes livros. Eles procuram conferir a […] a eventos ocorridos numa certa data a capacidade de explicar o que se passou antes e depois desse momento. Até podemos duvidar da premissa, mas o efeito real e útil dos títulos melodramáticos é chamar a nossa atenção para algo que, de outro modo, teríamos ignorado.”

A eufórica recepção a Lindbergh em Paris e Nova Iorque foi seguida por uma intensíssima digressão aérea pelos EUA que se prolongou entre Julho e Outubro de 1927 e em que o aviador, sempre aos comandos do Spirit of St Louis, cobriu 22.350 milhas e 82 cidades, onde foi aclamado por um total de 30 milhões de pessoas – um quarto da população dos EUA. O voo transatlântico e a digressão americana de Lindbergh mudaram, indubitavelmente, a forma como a nação americana encarava as viagens aéreas e o potencial da aviação.

https://www.youtube.com/watch?v=sthlkI1zfME

Mas, enquanto Lindbergh tomava banhos de multidão, a 7 de Setembro, num discreto laboratório de São Francisco, o hoje olvidado Philo T. Farnsworth, então com 21 anos, punha em prática uma ideia visionária que o assaltara quando tinha 15 anos e empurrava um arado atrás do cavalo pela quinta do pai: o seu “dissecador de imagem” transmitiu, de uma divisão para outra, uma imagem que consistia numa simples linha. Pode parecer irrisório, mas foi assim que nasceu a televisão.

1, Adults, Americans, Arrow, California, Clothing, Communications, Drawings, Engineering, Half-length portraits, Holding, Inventor, Males, Men, North America, Outfit, People, Philo T. Farnsworth, Portraits, Prominent persons, San Francisco, San Francisco County, Suits, Technology, Television, Television components, USA, Whites,

Philo T. Farnsworth e a sua proto-televisão, em 1929