352kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Crítica de Livros

Crítica de Livros

Sally Rooney e os limites das pessoas normais

O novo romance da irlandesa volta a mostrar os muitos méritos da sua prosa, mas também se perde em decisões que querem pertencer à "vida real" mas que roubam sentido às personagens e à narrativa.
Crítica de Livros

Calçada portuguesa: cidade ou lapela?

Seis autores, portugueses e brasileiros, e o fotógrafo carioca Bruno Veiga assinam um guia e uma história da maneira portuguesa de decorar o chão urbano.
Crítica de Livros

A encruzilhada de Jonathan Franzen

No novo romance, o autor americano parece conter-se mais do que em romances anteriores. Ainda assim, parece continuar a não ser capaz de distinguir o acessório do essencial.
Crítica de Livros

O problema (ou a sorte) das expectativas

Encontramos em "O senhor d’Além" uma narração que sufoca um pouco as personagens. Mas encontramos também, e mais uma vez, a mestria estilística de Teresa Veiga.
Crítica de Livros

O amor segundo MEC, seja lá o que o amor for

Uma nova coletânea de crónicas dedicadas aos temas do coração. Intensas, divertidas, amplas, emocionantes. Dentro do espectro emocional, vão a tudo, com um explorar sábio dos clichés indispensáveis.
Crítica de Livros

Paulo Goulart: cuidados espirituais

"Santos da casa fazem milagres" presta inesperada atenção àqueles crentes católicos que diariamente tomam a seu cargo o cuidado de capelas e ermidas um pouco por toda a ilha verde.
Crítica de Livros

Alfacinhas XXI procuram-se

"Hortas de Lisboa" é o catálogo da exposição com o mesmo nome, no Museu da Cidade. Mas vai além: é um olhar sobre a história destas áreas na cidade e uma projeção futura para o que podem representar.
Crítica de Livros

Um sonho literário latino-americano

"Duas Solidões" mostra dois génios frente a frente. É sobretudo mais uma entrevista de Vargas Llosa a García Márquez, um diálogo sobre maneiras diferentes de ver o mundo e a literatura.
Crítica de Livros

Amos Oz e a verdade da mentira

O recomeço de um agente da Mossad, depois de um drama pessoa, é o motor de "Conhecer uma Mulher", romance (agora reeditado) sobre o que temos como certo, mas que pode revelar-se como uma incógnita.
Crítica de Livros

Peter Handke e a santa barafunda

Em "A Segunda Espada: Uma História de Maio" acompanhamos uma vingança, da origem à concretização. Mas que ninguém espere uma narrativa de etapas ou personagens previsíveis.
Crítica de Livros

Murakami tenta, mas não voa

Em "Primeira Pessoa do Singular", com oito histórias independentes, há incursões na memória, mas a passagem do tempo nunca dói. Não se cristaliza um momento, não se vê o peso da velhice.
Crítica de Livros

António Lobo Antunes, jogador explosivo em campo

N'"As Crónicas", o autor corre, finta, chuta e marca de cabeça. As frases fluem em vertigem, numa pressa controlada, como um Neymar a dançar com a bola. Numa colectânea de textos, vai e toca em tudo.
Crítica de Livros

Le Carré, ainda o maior dos espiões

"Silverview", o livro publicado agora, quase um ano após a morte do autor, não é o melhor exemplo da escrita do britânico, mas é mais uma prova da capacidade rara de construir histórias e personagens.
Crítica de Livros

Parte memória, parte história e também biografia

Julie Metz assina um exercício de investigação através do passado familiar. Lê-se na vertigem de quem quer chegar ao monstro humano, mas com obstáculos doutrinários pelo caminho.
Crítica de Livros

A literatura nunca termina, o Brasil também não

"Viagem ao país do futuro", de Isabel Lucas, é um dos mais importantes livros publicados no Portugal contemporâneo sobre literatura, mas também sobre o Brasil.
Crítica de Livros

Quanta literatura pode nascer de uma família?

Nem sempre o fio narrativo de "O Fim" segue o mais coeso dos caminhos, mas a forma Salvatore Scibone imbui as personagens de humanidade, numa história de imigração na América, não é coisa pouca.
Crítica de Livros

Avni Doshi e o rancor entre uma mãe e uma filha

"Açúcar Queimado" parte de uma premissa avassaladora: uma história de ódio e trauma entre uma mãe e uma filha. Mas o livro de Doshi acaba por não transtornar como poderíamos antever.
Crítica de Livros

O guerreiro discutível e frases como tacadas

Em "Sidi", Arturo Pérez-Reverte conta uma história em volta da memória de El Cid, o combatente espanhol amadado e odiado. Sem medo das palavras, mas também sem voltas escusadas
Crítica de Livros

David Enia: um resgate emocional na calamidade

Uma viagem em volta do drama dos refugiados que chegam à Europa vai de mão dada com uma epifania familiar. Entre a não-ficção e o romance, "Notas sobre um naufrágio" é um livro urgente.
Crítica de Livros

Emily St. John Mandel e a arte das personagens

Em "O Hotel de Vidro", tudo é enredo, não se perde tempo com voltas escusadas ou contemplações. A narrativa vai e vem, tal como a vida.
Crítica de Livros

Assis Pacheco, craque da autobiografia desportiva

O que "Memórias de um Craque" nos oferece é muito bom e muito raro: um engraçadíssimo retorno à infância, no qual se captura com inteligência a aura mágica que o desporto tem para tantas pessoas.
Crítica de Livros

Lima Barreto e esse Brasil lindo e trigueiro

Publicado em 1911, "Triste fim de Policarpo Quaresma", ambientado no final do século XIX, é inteligente, sarcástico e contundente. A história de um homem ímpar, feito de razão e fanatismo brasileiro.
Crítica de Livros

Vantagens e prejuízos de escrever sem pó de arroz

De Bukowski, talvez não se esperem poemas de amor. Mas temas à parte, nunca se libertou dos seus traços. A mediania impõe-se também porque em "Sobre o Amor" falta a capacidade de fazer grandeza.
Crítica de Livros

Um Tornado à deriva

Ao livro de Teresa Noronha não falta interesse romanesco, mas revela problemas narrativos que tiram força às histórias que o compõem e à existência assombrada que pretende retratar.
Crítica de Livros

J.M. Coetzee: atribuir sentido ao que não o tem

Coetzee narrou com os elementos essenciais, sem pó, sem ervas daninhas. E com "A morte de Jesus" encerra uma trilogia que parece uma parábola do que conta.
Crítica de Livros

Abigail Dean e a falta que a maldade pode fazer

"Rapariga A" tem semelhanças com o caso dos Turnip. A história de uma jovem que escapa de uma casa onde só existem maus tratos é uma premissa que capta a atenção mas falha em concretizar em plenitude.
Crítica de Livros

Os horrores da guerra e a força da amizade

O romance do francês David Diop é um pequeno mas poderoso romance que mostra de forma crua os horrores da guerra a partir de dois soldados senegaleses que lutam por França na Primeira Guerra Mundial.
Crítica de Livros

Aos Açores, "por prazer"

Foi o primeiro do género, publicado originalmente em Boston em 1867. Escrito pelo negociante Manuel Borges de Freitas Henriques, nascido nas Flores, o livro foi agora recuperado.
Crítica de Livros

Um romance que vai à terra para dar vida

Em "Montanhas Douradas", C Pam Chang vai das questões raciais às questões de classe, fala-nos esperança contra a secura da vida, da necessidade de erguer um caminho no fim da estrada.
Crítica de Livros

O Alentejo não (se) esquece

Um álbum que é também uma exposição. A memória fotográfica de uma história de juventude e de viagens a Peroguarda, uma aldeia humanamente intensa no concelho de Ferreira do Alentejo.
Crítica de Livros

O "Verão" é a última estação de Ali Smith

Chega ao fim a tetralogia de Ali Smith, uma série literária ambiciosa e panorâmica, que encara os ecos do passado na modernidade e expõe os perigos do presente para o presente e o futuro.
Crítica de Livros

A fúria e a elegância de Silvina Ocampo

São contos intensos sobre amores loucos, a festa de anos de uma jovem paralítica, a influência macabra de uma senhoria sobre a inquilina ou a criança que arde nas mãos de outra criança.
Crítica de Livros

Quinta de Santa Eufémia: aliança com a terra

Este é o estudo histórico da Quinta de Santa Eufémia, em Parada do Bispo, distrito de Lamego, a cargo de um dos mais profícuos historiadores do vinho do Porto,
Crítica de Livros

Até onde nos leva um mistério que não existe?

"Piranesi", de Susanna Clarke, é o romance que sucede ao sucesso que foi "Jonathan Strange e Mr. Norrell", mas agora com uma ação sem sobresaltos e uma prosa sem rasgo.
Crítica de Livros

Suzanne Daveau: aventura e serviço

Um "Atlas" dedicado à vida e à obra da geógrafa franco-portuguesa, um trajeto pessoal em que vida ao ar livre, ciência e fotografia se entrelaçam indistintamente.
Crítica de Livros

Feliciano Boaventura e os crocodilos do Nilo

O mais recente romance de A.M. Pires Cabral conta a história de um Job moderno, um homem que leva pancada de todos os lados, com um cumular de azares que também provoca efeitos no leitor.
Crítica de Livros

Uma outra história do mundo dava um romance

Ao escrever um romance em que altera a história do mundo, Laurent Binet conseguiu também mostrar como um pormenor pode condicionar a vida de um povo de um país.
Crítica de Livros

A aparente simplicidade da mente de uma sociopata

No primeiro romance (ao qual falta um desenlace com outra ambição) de Oyinkan Braithwaite, Korede, a narradora, é a irmã mais velha de Ayoola, que é uma assassina em série.
Crítica de Livros

Nada de novo sob o sol

A historiadora Ana Regina da Silva Pinho reconstitui em livro a saga humanitária protagonizada por crianças refugiadas em Portugal, vindas da Áustria, entre 1947 e 1958.
Crítica de Livros

Oliveira Ferreira: inteligência criativa

Um álbum para celebrar o traço inequívoco do "modernismo precoce" e do "pensamento racional e estruturado" da arquitectura de Oliveira Ferreira, evidente sobretudo na região do Grande Porto.
A página está a demorar muito tempo.