532kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Crítica de Livros

Crítica de Livros

Claire Keegan: a esperança de pequenas coisas

A nova novela de Claire Keegan parte de factos reais para explorar a hipocrisia da sociedade. "Pequenas Coisas Como Estas" é um pequeno, mas belíssimo livro, sobre a vontade de fazer o que está certo.
Crítica de Livros

Wole Soyinka entre o povo mais feliz da Terra

O regresso do primeiro Nobel da Literatura africano aos romances faz-se com um livro sobre o povo de um país e a forma como o poder se tece via Estado e através das religiões.
Crítica de Livros

A Ferzan Özpetek faltou-lhe um pouco mais de ar

Uma história entre Istambul e Roma, juntando os dois países do autor, tem méritos. Mas há opções técnicas que vão perturbando a leitura de "Como um suspiro", de Ferzan Özpetek.
Crítica de Livros

O leviatã russo voltou e anseia por sangue novo

Em "O Regresso do Leviatã Russo", o professor e investigador russo Sergei Medvedev olha para a história russa para explicar Vladimir Putin e o imperialismo e militarismo agressivo da Rússia moderna.
Crítica de Livros

A redescoberta de João Pinto Coelho

Ao quatro romance o autor não se dedica ao que se adivinhava já que fosse a sua praia: o holocausto. E fá-lo bem, mantendo uma prosa limpa que não só nunca é banal como mantém o nível literário.
Crítica de Livros

Gonçalo M. Tavares e a necessidade do mal

O poder da fantasia do escritor reside, entre outras coisas, no virtuosismo da parábola. "O Diabo" é um exemplo evidente de como o mal pode gerar boa literatura.
Crítica de Livros

Cenas de um casal perto da fronteira

Em "Quando éramos peixes", José Gardeazabal parece ter conseguido cumprir aquilo a que se propôs: um romance em que o elemento simbólico impere e em que o leitor patine entre o que vê e o que está lá.
Crítica de Livros

A Ucrânia, os nazis e a memória de Kuznetsov

Em Setembro de 1941, morreram numa ravina de Kiev milhares de judeus. O autor começou a registar o que testemunhava sobre o massacre aos 14 anos. Este livro é o relato como foi escrito no original.
Crítica de Livros

Um Porto e um Arquibaldo sentidos por Carlos Tê

No regresso ao romance, o escritor conta a história de um assistente social, descreve a realidade de uma cidade em mudança e junta sentido de humor, movimento e um questionamento sociológico.
Crítica de Livros

O dilema familiar de Pilar Quintana

Depois de "A Cadela", "Os Abismos" é o novo romance da colombiana traduzido para português. Retrata uma crise conjugal e as barreiras afetivas entre pais e filhos, no relato de uma criança de 9 anos.
Crítica de Livros

A beleza trágica de Annie Ernaux

"O acontecimento" é muito maus do que a narração de um aborto: é uma auto-estrada para o impacto, é emoção pura na reconstituição por escrito da experiência humana em carne e osso.
Crítica de Livros

Sente-se enganado por Maud Dixon? Era essa a ideia

Conquistou leitores e a crítica elogiou-lhe a velocidade e o sentido de humor. Não sendo grande literatura, "Quem és tu, Maud Dixon?" cumpre o seu propósito de entreter.
Crítica de Livros

Era uma vez na América

"Lincoln Highway", de Amor Towles, é a história de dois irmãos estrada fora. É um retrato de uma nação-continente. E é um quase épico sobre o corte com as raízes ou a impossibilidade de as manter.
Crítica de Livros

Barragem do Picote: um drama fotografado

O padre José Telmo Ferraz é homenageado neste livro que nos traz a história da construção da primeira barragem hidroelétrica portuguesa em 1954, cujos operários ele assistiu espiritualmente
Crítica de Livros

Alfredo Cunha: Braga revisitada

"Rua do Anjo: Braga 1996-2021" é mais uma visão fotográfica da vida contemporânea de uma cidade portuguesa, a procurar medir e inventariar um pulsar coletivo, numa série consistente e contrastiva.
Crítica de Livros

Jaume Cabré e os novelos literários

Quem conhecer os outros livros de Jaume Cabré ficará surpreendido – e quem não conhecer também. "Consumidos pelo fogo", dez anos depois de "Eu confesso", é uma mistura entre frescura e confusão.
Crítica de Livros

A virtude de Yrsa

Yrsa Sigurdardóttir tem levado a literatura islandesa a correr o mundo. Os seus policiais, comerciais, entrelaçam bem os elementos que prendem o leitor. Nisto, "Campo de Lava" não é exceção.
Crítica de Livros

Bijagós: reserva natural em risco

Organizado por Paulo Catry e Aissa Regalla, "Parque Nacional Marinho de João Vieira e Poilão: biodiversidade e conservação" resulta de enorme investimento científico e cooperação internacional.
Crítica de Livros

Gerês: síntese geográfica

Resultado duma investigação que decorreu de 1984 a 2008 e teve primeira edição em 2011, "O Gerês: de Bouro a Barroso" regressa às livrarias como verdadeira obra de referência.
Crítica de Livros

Douro: retrato fotográfico

"Maravilhas do Património: Douro" é o título de um álbum que consiste num roteiro de viagem pelos 24 concelhos que o grande rio percorre de Miranda do Douro até ao Porto e Vila Nova de Gaia.
Crítica de Livros

Sergei Lebedev e a química do poder

Do passado soviético às ramificações na atualidade, o escritor russo constrói um romance a caminho do thriller, entre conflitos históricos e dilemas pessoais
Crítica de Livros

Ir a todo o lado em poucas centenas de páginas

A história de vingança e redenção de "O fim é o princípio" vive à conta da tensão das personagens. Percebe-se o sucesso e a adaptação à televisão que já está a caminho.
Crítica de Livros

Voltar ao campo, mas de 1936 a 1960

Um livro que redescobre as sete colónias agrícolas construídas de 1936 a 1960, de Pegões a Paredes de Coura e Vila Nova do Barroso, num trabalho de História e Design de excelência editorial.
Crítica de Livros

Que amor é este, Julian Barnes?

Uma relação que nunca se concretizou; uma viagem através do valor das memórias, sobretudo aquelas que ficam escritas; um ensaio histórico que procura unir tudo isto: é o que molda "Elizabeth Finch".
Crítica de Livros

Entre Deus e o capitalismo

"Fábrica do Absoluto" é o regresso ao pensamento de Karel Čapek, a consciência de que o mundo da produção e do negócio, do modelo capitalista em geral, e a moral religiosa são inconciliáveis
Crítica de Livros

É uma conta simples: Joël Dicker a ser Joël Dicker

O escritor encontrou uma fórmula eficaz e os seus leitores serão como espectadores de uma série de televisão de domingo à tarde. E neste enredo, "O caso Alaska Sanders" é o mais recente episódio.
Crítica de Livros

Stephen King não sabe perder

"Depois" é uma mistura de drama familiar com história sobrenatural. E segue o modelo clássico do autor americano: coloca o leitor no miolo da história, resolve-a e nunca desilude.
Crítica de Livros

Com Cercas, o suspense também vive pela realidade

Em "Independência", Melchor Marín volta a Barcelona para investigar um caso: a presidência da Câmara está a ser chantageada com um vídeo sexual. Mas a história ultrapassa o que é regra num policial.
Crítica de Livros

John Freeman e o poder transformador das palavras

"Dicionário da Erosão", o manifesto de John Freeman, é um retrato dos anos conturbados do governo de Trump, um hino ao poder das palavras e da linguagem e um convite ao ativismo social e político.
Crítica de Livros

"A Pediatra" e o melhor do mundo

Andréa Del Fuego conta a história de uma pediatra que odeia crianças e desenvolve instintos maternais pelo filho do amante. Entre a fúria permanente e um sentido de humor cuidado ao detalhe.
Crítica de Livros

O fim do mundo aconteceu — e ninguém deu por isso

"O Fim do Mundo Não Terá Acontecido", de Patrik Ouředník, escritor checo que vive exilado em França, é um hino irónico e mordaz ao absurdo da humanidade e à estupidez do ser humano.
Crítica de Livros

Em Houellebecq também há redenção e esperança

Uma das dificuldades de uma narrativa longa é blindá-la do que se passa fora do escritório, e Houellebecq, em "Aniquilação", imiscui-se em demasia. Refletimos sobre a reflexão e não a história.
Crítica de Livros

Tayari Jones e o fim do amor eterno

Um casamento americano não se lê sem sobressaltos, mexe com a intimidade. Um sonho desfeito tem força bruta e é essa brutalidade que se lê, e Jones marcou-a com uma prosa cristalina.
Crítica de Livros

Jorge Dias e o Brasil

Não surpreende que o Museu de Etnologia dê o seu aval e selo institucional a um livro que abordando tema de grande interesse o faz da maneira mais imprudente, desastrada e incompleta possível.
Crítica de Livros

A amiga genial de Elizabeth Strout

Com "Oh, William!", a escritora americana regressa a Lucy Barton, personagem que permite a Strout criar uma linha narrativa fiável depois de um arco narrativo que julgávamos concluído.
Crítica de Livros

Orlando Ribeiro e Angola

Depois dos cadernos da Guiné de 1947 e dos registo de Moçambique de 1960-63, este é mais um capítulo na recuperação do trabalho de campo de um grande cientista social português.
Crítica de Livros

O mundo animal de Joseph Andras

Em "Assim Lhes Fazemos a Guerra", a ideia do autor é pegar na senciência dos animais e mostrar a forma como esta é ignorada por quem estabelece as formas do poder e as põe em prática.
Crítica de Livros

Olga Ravn, entre a emoção e uma máquina

Os dias de uma tripulação de uma nave compõe o romance "Os Funcionários": na frieza da relação entre humanos e humanoides, faltou a capacidade de se chegar a um coração humano.
Crítica de Livros

Porto, cidade triste e alegre

O bom alfarrabista feito editor In-Libris não conseguiu tirar o melhor partido do impactante material fotográfico de Bernardino Pires a que teve acesso, segurando apenas o trunfo da sua novidade.
Crítica de Livros

"Heartstopper". Um sucesso construído à medida

Antes de ser adapatada pela Netflix, esta era já uma saga de banda desenhada. Entre o clichê e a pedagogia, o quatro volume mostra como se chega ao público que se pretende com um pontaria assinalável.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.