Quantas vezes desejou ter alguém que pudesse fazer as tarefas da casa por si? Pois, quanto à lavagem e secagem de roupa pode respirar de alívio. Já existe uma solução para o problema.

Trata-se de um robô inteligente, de origem nipónica, que permite lavar, secar, dobrar, separar e arrumar a roupa no armário. A demonstração pública do produto teve lugar em Tóquio, no Combined Exhibition of Advanced Technologies, uma feira internacional de tecnologia realizada anualmente. A edição de 2015 termina neste sábado.

A patente do “laundroid”, criada pela Panasonic, em parceria com a empresa Sete Dreamers e Daiwa, é capaz de se adaptar a várias peças de roupa, como camisas, saias, calças ou até toalhas. No evento de apresentação, a Panasonic referiu que “o objeto automatizado irá revolucionar a vida das pessoas, deixando-as com mais tempo para os seus passatempos”.

A empresa já se encontra a negociar com os seus distribuidores, para que os futuros clientes possam fazer a sua pré-encomenda no final do próximo ano. O Japão encontra-se na vanguarda da tecnologia robótica, contando com um elevado número de dispositivos automatizados, destinados a serem utilizados para a melhoria do quotidiano das pessoas.

Texto de Carolina Bico, editado por João Cândido da Silva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR