"Hello, Robot!" apresenta mais de 200 peças das áreas de design e arte, com robôs utilizados em casa, nos cuidados de saúde assistidos e na indústria, em jogos de computador e instalações de media.
Esta terça-feira arranca, em Las Vegas, a CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. É aqui que se mostram quais vão ser as novidades de cada ano. Saiba o que esperar deste evento.
Os seus comportamentos "demasiado humanos", suscitaram várias questões por entre alguns bloggers online, mesmo antes de surgirem imagens que comprovavam ser um disfarce.
Testámos dois aspiradores robô, tecnologia doméstica que está a entrar cada vez mais nas casas portuguesas. Funcionam, mas mantenha a esfregona e a pá por perto, porque vai precisar delas.
Um tribunal da cidade chinesa de Xangai condenou um homem a três anos e meio de prisão por fabricar e vender mais de 34 mil modelos falsificados do robô japonês Gundam, noticiou a imprensa local.
Pepper chegou, apresentou-se e fez história. Nunca um robô tinha ido a uma comissão parlamentar para ser "interrogado". Respondeu às questões e foi elogiado: "É mais educado do que outros ministros".
Depois das cambalhotas e da colaboração entre dois "cães" para abrir portas, os robôs da Boston Dynamics ganharam, agora, a capacidade de fazer saltos oblíquos complexos (e com obstáculos).
A Iron Ox, baseada na Califórnia, criou a primeira produção agrícola controlada inteiramente por máquinas que recorrem a um sistema de inteligência artificial para monitorizar as plantações.
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
Contrariamente aos receios de muitos, o progresso tecnológico, em particular a robotização, deverá conduzir ao aumento do produto e do emprego e à emergência de novos trabalhos que hoje desconhecemos.
O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De robôs e smartphones a máquinas de lavar roupa. Há de tudo. Deixamos aqui as novidades do primeiro dia.
Investigadores e produtores de vinho estão a testar no concelho de Vila Flor um robô capaz de fazer medições de parâmetros chave da vinha e dar dados aos vitivinicultores sobre a produção.
Por muito que se goste de motos, é humanamente impossível passar dias seguidos a acelerar, passar caixa ou travar. Não para o Dyno, o novo piloto de testes da Akrapovic, que nem se queixa do trabalho.
Impressão 3D, modelação, maquinação, robótica ou microeletrónica são algumas das áreas de trabalho do novo laboratório da Casa Pia, que estará em pleno funcionamento em setembro.
Neste mundial, os robôs provaram que não têm jeito para o futebol. Mesmo assim, a equipa portuguesa "Cambada" conseguiu ficar em 2º lugar na categoria de robôs médios da RoboCup, que reuniu 35 países.
Commerzbank está a testar uma tecnologia de Inteligência Artificial para perceber se será possível escrever relatórios de análise sobre empresas sem recurso a humanos. O objetivo é cortar custos.
O robô da NASA Opportunity, que explora a superfície de Marte desde 2004, entrou no modo de poupança de energia devido a uma tempestade de areia que cobre um quarto do planeta.
Quanto demoraria a montar esta cadeira do IKEA, saída da caixa de cartão? Após vários anos de pesquisa, investigadores de Singapura conseguiram que dois robôs a montassem em 20 minutos.
A Apple divulgou a nova máquina para desmontar os seus smartphones e reciclar componentes. Apelidada de Daisy [Margarida], vai substituir o Liam e consegue recuperar peças de 200 iPhone por hora.
O futuro pode ser um tempo em que haverá mais humanoides como Sophia, mas o que esse cenário me diz é o mesmo que dizia a Sophia poeta: a nós, seres humanos, cabe-nos ser cada vez mais humanos.
Na conferência de robótica MARS, o homem mais rico do mundo decidiu levar o acto de passear um cão ao próximo nível e caminhou lado a lado com SpotMini, da Boston Dynamics.
Os efeitos da robótica não se limitarão à perda de empregos pelos humanos, à aplicação de impostos sobre máquinas ou à eventual introdução dum rendimento básico universal. Há muito mais a considerar.
Há um telemóvel que faz lembrar o filme Matrix, um robot que lê emoções e óculos como os do Vegeta, do Dragon Ball. Conheça os gadgets de que mais gostámos de experimentar no Mobile World Congress.
Uma visão assustadora ou uma maravilha da tecnologia, da inovação (e das boas maneiras)? O novo "cão" robótico da BostonDynamics consegue abrir portas -- para si e para o colega.
Na Coreia do Sul por estes dias não há só Jogos Olímpicos de Inverno. Também há robots a esquiar e a competir pelo prémio de 10 mil dólares. O vencedor percorreu a pista em apenas 18 segundos.
A "pele eletrónica" foi criada nos Estados Unidos e tem sensores que medem a pressão, temperatura, humidade e fluxo do ar. Esta "e-pele" pode ser utilizada na medicina e na robótica.
Apesar da crescente automação e robotização da indústria, a marca nipónica garante que, na produção automóvel, nenhum robô consegue substituir as aptidões humanas. Ou, pelo menos, não no imediato.
Há muito mais falta de seres humanos para trabalhar do que postos de trabalho para máquinas. E, se concordar comigo, vai chamar exagerados aos catastrofistas que reclamam impostos sobre máquinas.
Fora do recinto da maior feira de tecnologia do mundo, a CES, um club de strip teve um espetáculo de dança no varão com robots. Passou-se em Las Vegas, mas tornou-se notícia em todo o mundo.
Não dedicamos nenhum tempo a discutir como podemos fazer para cuidar da única coisa que no futuro nos vai distinguir dos tão falados robots: as nossas emoções.
O crescimento da Amazon está a destruir o mercado das vendas a retalho norte-americano. A indústria vai perder 170 mil postos de trabalho este ano. Enquanto isso, a Amazon emprega 75 mil robôs.
Dois robôs subiram ao palco para falar sobre inteligência artificial. Sophia avisa que os robôs não vão destruir ninguém. Einstein diz que tudo depende dos valores humanos que absorverem.
Sophia é um robô mas parece um ser humano. Foi baseada na actriz Audrey Hepburn, é cidadã da Arábia Saudita e já ensaiou um carro autónomo, conduzido por um robô como ela. Agora atirou-se a Elon Musk.
Dois anos depois de lançado o desafio, o primeiro combate de robôs gigantes vai mesmo acontecer no Japão. 12 toneladas e 5 metros, com armas e motoserras: os primeiros MegaBots estão prontos.
Já há bots a resolver multas de trânsito, algoritmos a escolher tratamentos para cancro ou a selecionar profissionais. Próximas décadas serão desafiantes, mas há dois vetores a precisar de trabalho.
Visando impulsionar o desenvolvimento da condução autónoma, a Ford constituiu um novo grupo de investigação dedicado à robótica e à inteligência artificial.
Chama-se REEM e promete ser a sensação do futuro no que toca à ajuda humana. O robô-polícia criado na Catalunha já entrou em funções no Dubai e já há mais países a querer ter este engenho.
António Costa defendeu que o investimento na qualificação é a chave para evitar que robots substituam pessoas na execução de trabalho menos qualificado.
As doenças que nos afetam, em média, surgem porque vivemos demais para aquilo que a biologia nos desenhou. A seleção natural preparou-nos para viver 35-40 anos e não o dobro. Mas isso é bom, não mau.
O mundo está a mudar e devemos reagir com formação profissional e adaptabilidade. Por outro lado, há que investir nas empresas que vão alimentar a mudança. É o conselho da suíça Pictet, em entrevista.
A partir de 16 de Março, a Renault vai passar a atender clientes com o robô Pepper. O humanóide vai acolher, informar e interagir com os clientes. Em Novembro, haverá mais de 100 Peppers a trabalhar.
O futuro vai trazer a sinergia entre pessoas e computadores e a Inteligência Artificial não vai destruir empregos, muito pelo contrário, diz Chris Lamberton, especialista em IA, em entrevista.
Chegou a Portugal a 28 de março de 2014. A data está-lhe na ponta da língua e a robótica no centro da sua história de sucesso. Mohammad fugiu da Síria e encontrou uma casa em Coimbra.
Como lidar com estas formas emergentes de cambão, em particular quando a formação do preço “nasceu” espontaneamente em resultado do processo de aprendizagem do algoritmo?
Se a máquina tiver capacidade para a racionalizar a informação, consegue gerar um plano de trabalho e uma estratégia para o executar, ou seja, pode ser advogado, médico, contabilista ou electricista.
O Japão está a realizar experiências para que robôs substituam não só os processos de produção como também os próprios trabalhadores de escritórios, por inteligência artificial.
Esteve em Lisboa um dos mais avançados robôs da atualidade e o seu criador está entusiasmado com as possibilidades do futuro. Mas estima-se que desapareçam milhões de trabalhos pelo caminho.
A ETFmatic é a primeira gestora robótica de ativos registada em Portugal. Luis Rivera, o espanhol que lidera a firma britânica, explica como consegue reduzir as comissões a 0,5% do património por ano.
Na saúde, na eletrónica, no comércio e na energia, o mundo está a mudar diante dos nossos olhos. O banco de investimento Citi ajuda-nos a espreitar o que aí vem.
Veleiros robóticos de 9 países participam numa regata em Viana do Castelo para mostrar que os barcos autónomos podem poupar energia e salvar vidas, explicou o investigador Nuno Cruz ao Observador.
"Printable Hydraulics" é uma nova técnica de impressão 3D desenvolvida por investigadores do MIT. E, entre outras coisas, permite imprimir pequenos robôs de uma só vez.
Spike Jonze não foi tão longe no filme "Her". Um designer gráfico de Hong Kong criou um robô realista da atriz Scarlett Johansson. Para o fazer gastou quase 50 mil euros e um ano e meio.
A cadeia Domino's desenvolveu um robô autónomo que entrega pizzas. Vai começar a ser testado na Nova Zelândia, mas ainda há trabalho pela frente até chegar às ruas.
O AxiDraw permite escrever "à mão" em qualquer superfície de tamanho A4. É como uma impressora, mas com uma caneta, lápis ou marcador no lugar dos tinteiros.
Spot, o cão-robô desenvolvido por uma empresa da Google, esteve frente a frente com um cão real. As apresentações foram feitas, mas a relação não foi a melhor.
Este exoesqueleto robótico facilita a vida das pessoas com mobilidade reduzida. Pesa pouco mais de 12 quilos e, apesar de custar 40.000 dólares, é um dos mais baratos no mercado.
Dois engenheiros desenvolveram uma máquina que consegue resolver o cubo mágico em pouco mais de um segundo. O robô já é candidato ao recorde do mundo de resolução do puzzle.
A agência espacial americana está a desenvolver em parceria com duas universidades um robô humanoide para auxiliar astronautas em futuras missões em Marte. Por enquanto, ela apenas sabe dançar.
Pode ficar feliz ou triste e é até capaz de dar um aperto de mão. Nadine é o robô do futuro e poderá ser a solução numa população cada vez mais envelhecida.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.