Ásia
Paquistão

Ataque de advogados a um hospital faz três mortos

Um ataque de advogados contra um hospital no Paquistão fez três mortos entre pacientes que morreram enquanto os médicos se escondiam. Sobrinho do primeiro-ministro estava entre os atacantes.
António Costa

Costa regressa à Índia na quinta para reunião

António Costa vai deslocar-se a Nova Deli para discutir as relações bilaterais, sobretudo no plano económico e "temas de âmbito regional e global de mútuo interesse" com o chefe do governo indiano.
Macau

Conselheira pede mais casamentos sino-portugueses

"O número [de macaenses] é limitado, como é que podemos constituir novos macaenses? Só com a vinda de portugueses que casam com chinesas", ou o contrário, defendeu Rita Santos.
Macau

Macau. Lusa espera ficar "séculos" na região

O presidente do Conselho de Administração da Lusa espera "ficar séculos em Macau, uma vez que este constitui "a plataforma chinesa para a ligação aos países de língua oficial portuguesa".
Macau

Macau vai continuar imune a protestos em Hong Kong

O analista da consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que os protestos em Hong Kong não vão influenciar Macau. Nick Marro diz que "a dinâmica política nos territórios é muito diferente".
Economia

The Economist prevê recessão em Macau

A economia de Macau previu esta quinta-feira à Lusa que o território enfrenta uma recessão neste e no próximo ano. Quem o diz é Nick Marro, analista económico da revista britânica The Economist.
Macau

Macau. Embaixador elogia "um país, dois sistemas"

Para o embaixador da China em Portugal, os últimos 20 anos, ou seja, desde o retorno de Macau "à pátria mãe", foram "um período de práticas bem sucedidas do princípio 'um país, dois sistemas'".
Índia

Índia. Cada vez mais elefantes morrem atropelados

194
Dois elefantes morreram na madrugada desta quarta-feira, na Índia. Trabalhadores florestais apelam a que os comboios parem de circular à noite para evitar acidentes. Em 5 anos, morreram 26 elefantes.
Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
Cultura

Festival Fringe: arte nas ruas e bairros de Macau

O festival Fringe vai levar arte às ruas e bairros de Macau no início de 2020. Artistas de territórios e países como Espanha, Canadá, Reino Unido, Hong Kong, Taiwan e de Macau participam no festival.
Macau

Macau: nomeados membros do Conselho Executivo

O chefe do Executivo eleito de Macau deu a conhecer os 11 membros do Conselho Executivo, que mantém três dos elementos anteriores.
Macau

Avaria marca primeiro dia do metro de Macau

Uma avaria marcou o primeiro dia do metro ligeiro de Macau. Pouco tempo depois de partir, soou um alarme na composição com duas carruagens, travando subitamente e obrigando à retirada de passageiros.
Myanmar

Rohingya. Aung San Suu Kyi já está em Haia

A líder do governo de Myanmar chegou esta terça-feira ao Tribunal Internacional de Justiça, para três dias de audiências sobre o genocídio da minoria rohingya, mas só deverá testemunhar amanhã.
Abusos na Igreja

Timor. Padre suspeito de abuso sexual de crianças

O Tribunal de Díli ordenou a prisão preventiva de um ex-padre norte-americano acusado de abusos sexuais. O ex-padre acabou afastado de funções religiosas depois de ter admitido cometer os crimes.
Macau

Metro de Macau custou 1,14 mil milhões de euros

O primeiro metro ligeiro de Macau custou um total de 10,2 mil milhões de patacas (1,14 mil milhões de euros). As autoridades esperam que o metro ligeiro transporte cerca de 20 mil passageiros por dia.
Filipinas

Governo não estende lei marcial a zona de conflito

Mindanao, no sul das Filipinas, tem sido palco de conflitos entre o Governo e grupos extremistas, mas lei marcial não será estendida à região. A decisão foi motivada pelo enfraquecimento da rebelião.
Timor-Leste

Max Stahl: jornalista terá nacionalidade timorense

Será atribuída nacionalidade timorense ao jornalista britânico Max Stahl. Stahl documentou e expôs o massacre de Santa Cruz ganhando "o direito a ser cidadão timorense", disse o Presidente do país.
Timor-Leste

Timor-Leste. Tolerância zero contra a corrupção

962
O Presidente da República timorense defendeu "tolerância zero" no combate ao flagelo da corrupção, na segunda-feira. Timor-Leste continua sem ter uma lei anticorrupção aprovada no Parlamento Nacional.
Índia

Governo lamenta profundamente mortes em Nova Deli

Pelo menos 43 pessoas morreram este domingo num incêndio num mercado em Nova Deli, na Índia. Governo português lamentou "profundamente" o sucedido.
Índia

Incêndio em mercado de Nova Deli faz 43 mortos

Os incêndios são comuns na Índia, onde as leis de construção e as normas de segurança são frequentemente desrespeitadas pelos construtores e moradores. Origem do fogo está a ser investigada.
Paquistão

600 jovens vendidas como noivas para a China

3519
A AP obteve uma lista com o nome de 629 jovens mulheres, todas elas vendidas a homens chineses, num país onde a população é maioritariamente masculina. Os casos de tráfico estão a aumentar.
Índia

Guru indiano funda país sem fronteiras para hindus

Nithyananda está há um ano fugido das autoridades indianas, sendo acusado de rapto e violação. Agora, fundou um país para permitir aos hindus praticarem a religião em liberdade.
Macau

Macau. Ensino pré-escolar com 5.900 vagas

O número de vagas existentes no ensino pré-escolar em Macau é suficiente para receber as quase seis mil crianças que aqui devem ingressar no próximo ano.
Índia

Índia. Polícia mata suspeitos de violação coletiva

147
"Foram mortos num fogo cruzado, depois de tentarem apreender a arma dos guardas, mas foram baleados", confirmou a polícia indiana referindo-se aos quatro acusados de violação coletiva e assassínio.
Timor-Leste

Santa Cruz. Jornalista poderá tornar-se timorense

A atribuição da "cidadania especial" ao jornalista britânico Max Stahl em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste vai ser debatida na terça-feira em plenário.
Macau

Fraca liquidez em Macau motiva "swap" de moeda

O Banco Popular da China e a Autoridade Monetária de Macau assinaram acordo de "swap" de moeda chinesa. O acordo terá a duração de três anos e tem como objetivo combater falta de liquidez em Macau.
Macau

Mandato de líder de Macau marcado por estabilidade

O chefe de executivo de Macau afirmou que o seu mandato foi marcado pela estabilidade, pelo crescimento económico e pelo reforço da lealdade ao país. Chui Sai On será substituído a 20 de dezembro.
Jogos Olímpicos

Tóquio 2020. Calor antecipa provas de trialtlo 

A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 anunciou a antecipação das provas de triatlo em uma hora. O organismo justificou a alteração horária com o calor excessivo que se faz sentir no verão.
Economia

Japão. Lançado plano "poderoso" e "ousado"

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apresentou um plano "poderoso" e "ousado" para evitar recessão económica. Economistas antecipam uma forte contração do Produto Interno Bruto (PIB) japonês.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão assume compra de carros a deputados

110
Xanana Gusmão assumiu o ajuste direto na compra de carros a deputados, em 2008, após atentado ao então chefe de Estado. O ex-primeiro-ministro timorense foi ouvido como testemunha da defesa.
Cidades

Mumbai, a cidade que não dorme

Até há uns anos, parecia decrépita e suja, com as casas que não eram consertadas, sem manutenção. E de repente, talvez a partir de 2005, tudo entrou em mudança e ebulição.
Macau

Lusa inaugura exposição fotográfica sobre Macau

A exposição é alusiva à transferência de administração da região de Portugal para a China. Na altura, a Agência Lusa foi responsável por montar o centro de imprensa internacional de Macau.
Macau

Pequim destaca sucesso de "um país, dois sistemas"

O diretor do Gabinete de Ligação de Pequim considera que o "patriotismo" estabeleceu uma "base sólida" para o Executivo local "garantir a prática bem-sucedida da fórmula 'um país, dois sistemas'".
Timor-Leste

Timor. Anunciada retirada da proposta de Orçamento

O primeiro-ministro timorense anunciou que aceita retirar a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado de 2020, alvo de muita contestação, incluindo pelas bancadas do governo.
Timor-Leste

Coligação de Timor: é "dever moral" reduzir OE

"O OGE tem um montante muito elevado, muito elevado. E o Parlamento tem dever moral de fazer uma redução", defende um dos partidos da coligação Aliança de Mudança para o Progresso.
Timor-Leste

Timor. Futuro do orçamento nas mãos do parlamento

"Fico contente com o debate que o OGE suscitou. Entrego o OGE ao parlamento para que decida, e o governo está pronto para apoiar", afirmou o primeiro-ministro timorense.
Filipinas

Aeroporto de Manila encerrado devido a tufão

"As companhias aéreas e as autoridades decidiram fechar o aeroporto internacional de Manila" devido à passagem do tufão Kammuri, com rajadas superiores a 230 quilómetros por hora.
Macau

Macau: 160 mil disparos de fogo-de-artifício

Um grande espectáculo de fogo-de-artifício e efeitos especiais com desenhos das famosas Ruínas de São Paulo vão riscar os céus entre Macau e Zhuhai para celebrar o 20.º aniversário do território.
Índia

Índia. Manifestações após violação em grupo

Várias centenas de pessoas protestaram esta segunda-feira em várias cidades indianas pelo fim dos ataques às mulheres, exigindo investigações "rigorosas e rápidas" e julgamentos "rápidos e justos".
Japão

Japão. Crachás menstruais geram reações negativas

1086
A loja japonesa Diamaru implementou em outubro o uso de crachás menstruais que permitem saber quando é que as funcionárias estão com o período. A iniciativa tem gerado revolta junto da população.
Tufão

Tufão Kanmuri. Filipinos abandonam casas

O tufão que vai atingir as Filipinas já forçou cerca de 70 mil pessoas a deixaram as suas casas. São esperadas chuvas intensas e já foram lançados alertas contra aluimentos de terras.
Macau

Receitas do jogo em Macau descem 8,5% em novembro 

Os casinos de Macau fecharam o mês de novembro com receitas de 2,58 mil milhões de euros, uma queda de 8,5% face a igual período do ano passado.
Bangladesh

Bangladesh. Surto de dengue fez mais de 129 mortos

175
Pelo menos 129 pessoas morreram devido à doença de dengue no Bangladesh, onde foram registados este ano mais de 100 mil casos, avançaram as autoridades. É é o pior surto de sempre.
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara dois presumíveis mísseis

A Coreia do Norte procedeu ao lançamento de dois novos projéteis não identificados. A guarda costeira japonesa foi quem deu o alerta e julga tratar-se de dois mísseis.
Mundo

Alemão morre com mina em Myanmar

Uma mina anti-pessoal rebentou debaixo da moto conduzida por um cidadão alemão e uma cidadã argentina. O homem de 40 anos morreu e a mulher de 39 ficou ferida.
Macau

Monjardino critica Macau "fraca" face à China

O diretor da Fundação Oriente defende que Macau nunca passará pelo que Hong Kong passou porque a sociedade macaense "é fraca". A diferença está no país colonizador e sente-se na justiça.
Macau

Ensino do português em Macau a perder qualidade

João Pereira Coutinho é o único deputado português na Assembleia Legislativa de Macau e levantou questões relativamente à qualidade de ensino da língua em Macau. Macau já recorre a tradutores de fora.
Macau

Ensino do português em Macau nos últimos 20 anos

O ensino do português cresceu em Macau nas escolas, em alunos e professores nos últimos 20 anos sob administração chinesa, segundo dados divulgados pelo Governo.
Índia

Índia: estados têm de garantir água e ar limpos

132
O Supremo Tribunal indiano decidiu que as autoridades locais serão obrigadas a pagar indemnizações aos cidadãos caso não consigam garantir ar e água limpos.
Malásia

Malásia devolve plástico ao Reino Unido

A Malásia vai devolver aos países de origem cerca de 60 contentores de plásticos importados de forma irregular. O mesmo rumo foi tomado por países como Malásia, Filipinas e Indonésia.
Macau

20 anos de Macau chinesa, a cidade apolítica 

As influências pró-comunistas fizeram-se sentir depois da saída dos portugueses, mas hoje Macau é uma cidade apolítica onde as universidades formam alunos para passar nos testes, e não para pensarem.
Bangladesh

Bangladesh constrói vedações para rohingya

País tem mais de 900 mil refugiados rohingya, vindos de Myanmar, que serão agora afetados pela medida. Governo alega razões de segurança para construir vedações.
Japão

One Dollar Hotel. Estadia é barata, mas é filmada

138
Numa pensão em Fukuaka, Japão, é possível alugar um quarto por 100 ienes (menos de um euro). Mas aquilo que os hóspedes fazem no interior do quadro será transmitido no Youtube.
Índia

Disfarça-se de piloto em aeroporto e acaba detido

Rajan Mahbubani gosta de uniformes e parece que tinha por hábito vestir-se de piloto para ter tratamento preferencial nos aeroportos e voos. Agora, foi apanhado.
Judo

Japão. Dois judocas eliminados na estreia em Osaka

A judoca Maria Siderot perdeu frente à russa Daria Pichkaleva e João Crisóstomo foi derrotado pelo japonês Yuji Ainda, ambos por "ippon". Portugal conta ainda com cinco atletas.
Macau

Português na Assembleia de Macau denuncia censura

José Pereira Coutinho é o único português na Assembleia Legislativa de Macau e falou da censura na Assembleia, a descriminação face a associações africanas e o medo de Hong Kong.
Macau

Macau. Menos receitas de jogo 

A Fitch, agência de rating, alerta para os problemas do fim do monopólio de jogo na China e possíveis restrições ao turismo como gravemente prejudiciais ao rating de Macau, que por enquanto se mantém.
Mundo

Timor-Leste vai condecorar jornalista Max Stahl

101
Max Stahl, que filmou e divulgou o massacre no cemitério de Santa Cruz, em Díli, vai agora ser condecorado com o mais alto grau possível para um cidadão, o Colar da Ordem de Timor-Leste.
Sri Lanka

Sri Lanka deve ter dois irmãos no poder

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, vai nomear o seu irmão Mahinda Rajapaksa para primeiro-ministro. O atual primeiro-ministro já concordou em afastar-se do cargo.
Macau

20 anos de Macau. O primeiro bebé da nova cidade

Foi há precisamente 20 anos que Macau deixou de ser território administrado por Portugal e entrou numa fase de transição de 50 anos. Vinte anos depois, o primeiro bebé não português quer ser padeiro.
Papa Francisco

Papa Francisco aterrou em Banguecoque

O desarmamento nuclear global, a luta contra o tráfico de pessoas e uma homenagem às pequenas comunidades católicas da Tailândia e Japão são os objetivos mais políticos da viagem papal.
Moçambique

Moçambique pode aproveitar procura da Ásia

"Moçambique pode ter um lugar muito especial e muito relevante na exportação para a Ásia, uma região que tem défice de madeira e défice de fibra", frisou o presidente da Portucel Moçambique.
Papa Francisco

Papa visita Tailândia e Japão

A viagem terá como ponto alto a visita às cidades japonesas de Nagasaki e Hiroshima, onde se deverá encontrar com sobreviventes das bombas atómicas ali lançadas pelos Estados Unidos em 1945.
Hong Kong

Hong Kong. Crise afeta turismo em Macau e Shenzhen

Muitos turistas pretendem visitar os três destinos durante a mesma viagem, e o facto de um deles estar a viver momentos de grande instabilidade prejudica os outros dois.
Música

Conan Osiris vai tocar em Macau e na China

Conan Osiris, DJ Kitten e Surma são os portugueses que vão a Macau e à cidade chinesa de Zhuhai no fim de novembro tocar no festival This is My City. Surma vai tocar em colaboração com Wu Tiao Ren.
Indonésia

Ligação entre Díli e Bali vai ser mantida

Um porta-voz da companhia aérea indonésia Sriwiwja confirmou à Lusa que não há planos de suspender a ligação diária entre Díli e Bali e que não se prevê um aumento dos preços por viagem.
Tóquio

Este é o cruzamento mais movimentado do mundo

194
Shibuya é um dos 23 bairros da capital japonesa e liga zonas da cidade bastante populares. A CNN escreve mesmo que é quase impossível visitar Tóquio sem passar neste cruzamento. Veja as imagens.
Macau

Sacos de plástico passam a ser pagos em Macau

155
Os sacos de plástico vão custar cerca de 10 cêntimos de euro a partir de segunda-feira em Macau, uma cidade que descartou, em média, mais de 315 quilogramas de plástico por dia no ano passado
Sri Lanka

Rajapaksa reinvindica vitória nas presidenciais

Gotabaya Rajapaksa reivindicou a vitória nas eleições presidenciais de sábado, um resultado que reforça o objetivo do clã Rajapaksa em regressar ao poder no país
Motociclismo

Piloto acidentado operado com sucesso

O piloto finlandês Erno Kostamo que sofreu um aparatoso acidente, envolvendo seis condutores, na prova de motos do Grande Prémio de Macau, foi operado com sucesso à coluna vertebral.
MotoGP

Os vídeos do acidente que cancelou o GP Macau. 

A prova de motos do Grande Prémio de Macau foi cancelada devido a um aparatoso acidente que envolveu seis pilotos e feriu três. Nenhum dos feridos corre perigo de vida. Veja os vídeos.
Macau

Festival de Macau. Juliette Binoche é embaixadora

A atriz francesa vencedora de um Óscar Juliette Binoche é a nova "embaixadora-estrela" do 4.º Festival Internacional de Cinema de Macau, anunciou na sexta-feira à noite a organização.
Macau

Macau em recessão entre janeiro e setembro

A economia macaense regrediu 3,5% entre janeiro e setembro de 2019, à boleia da diminuição das exportações, aumento das importações e quebra de 22% no investimento estrangeiro.
Macau

Macau. Comissão anticorrupção acusa organismo

Em causa estão denúncias dos próprios trabalhadores da DSEPDR contra o diretor daquele organismo, o especialista em direito Mi Jian.
Hong Kong

Hong Kong. Estudantes de Macau podem regressar

A decisão foi tomada depois de "o governo de Macau ter ativado de imediato o mecanismo de emergência", na sequência do regresso a Macau de "muitos estudantes" do território.
Organização Mundial de Saúde

Trabalhadores de saneamento em risco

Estes trabalhadores "fornecem um serviço público essencial, mas muitas vezes à custa da seu dignidade, segurança, saúde e condições de vida", escreveu a Organização Mundial da Saúde.
Crise No Iraque

Quatro mortos com gás lacrimogéneo no Iraque

Quatro manifestantes morreram atingidos por bombas de gás lacrimogéneo disparadas pela polícia no Iraque. Desde 1 de outubro, 20 manifestantes foram mortos por estas bombas.
Hong Kong

Hong Kong. Portugal apoia estudantes portugueses

O cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong estima que “existam cerca de 20.000 indivíduos em Hong Kong com passaporte português, dos quais entre 500 e 1.000 serão portugueses expatriados”.
Japão

Caranguejo-das-neves vendido por 42 mil euros

163
Um caranguejo-das-neves, com 1,2 quilos e 14,6 centímetros, foi vendido por 42 mil euros no Japão, batendo o recorde de Guiness. Irá agora para um restaurante de luxo em Tóquio.
Vietname

Reencontrado "rato veado" quase 30 anos depois

340
É alimento de leopardos e pítons, mas teme-se que tenham sido armadilhas de caçadores que levaram a espécie à beira da extinção. Foi filmado no Vietname quase 30 anos depois da última aparição.
Macau

Macau pode impulsionar relações da China

O avanço de Macau "contribui para acelerar a construção" do território como plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países lusófonos, diz chefe de governo.
Bangladesh

Bangladesh. Colisão entre comboios faz 16 mortos

Um comboio que se dirigia para a cidade portuária de Chittagong e outro com destino a Dhaka colidiram, provocando a morte de 16 pessoas. O governo já ordenou uma investigação sobre o caso.
Macau

Macau. Dez anos de mais qualidade de vida

"A paz social e o sentimento harmonioso da nossa sociedade é uma das principais características nestes últimos dez anos", afirmou um professor do Instituto Politécnico de Macau.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Japão assinam acordo de ajuda alimentar

É a primeira ajuda em arroz do Japão a São Tomé na era de Jorge Bom Jesus. A última prestada ao país serviu para o financiamento das eleições e de renovações no parque escolar e hospitais.
Macau

Macau. Fitch confiante no mercado de massas

O mercado de massas, que representou 53% das receitas, continua a registar um "crescimento de dois dígitos e é o menos afetado pelos riscos a que o segmento VIP está exposto", confirmou a Fitch.
Austrália

Austrália. Governo acusado de censura a livro

A história deveria ter sido publicada há dois meses, mas o lançamento foi adiado por "resistência sem precedentes por parte do Governo", afirmou a imprensa australiana.
Timor-Leste

Receitas de 907 milhões em novo campo de gás 

O regulador petrolífero timorense avançou que o novo campo de gás no Mar de Timor pode gerar receitas de mil milhões de dólares (907 milhões de euros).
Índia

Ciclone mata 14 pessoas na Índia e Bangladesh

O número de vítimas mortais na Índia e no Bangladesh pela passagem do cicone Bulbul aumentou para 14, de acordo com o balanço mais recente das autoridades locais.
Japão

Novo imperador japonês desfila em Tóquio

102
Dezenas de milhares de pessoas agitando a bandeira japonesa aplaudiram este domingo o novo imperador Naruhito e a imperatriz Masako, que participaram para um raro desfile por Tóquio.
Sri Lanka

Marisa Matias chefia missão eleitoral no Sri Lanka

A eurodeputada portuguesa do BE foi nomeada para chefiar uma missão eleitoral da União Europeia no Sri Lanka. Marisa Matias deve partir para o país asiático no domingo.
Tóquio

Tóquio 2020. Plácido Domingo desiste de atuar

"Após uma análise cuidadosa, decidi não participar no espetáculo (…) devido à complexidade do projeto", afirmou o tenor Plácido Domingo.
Figueira da Foz

Timor-Leste tenta travar insolvência de estaleiros

Em causa está o projeto de construção de um ferry no valor de 14,3 milhões de euros. "O objetivo é não perder o dinheiro já investido e tentar que o navio seja concluído", afirmou fonte do governo.
Web Summit

O que veio o Japão fazer à Web Summit?

O "equivalente à AICEP" do Japão levou à Web Summit 16 startups depois de, em 2018, ter trazido seis. "Portugal pode ser porta de entrada para a América do Sul e para África", diz Hiroshi Kawamata.
Mundo

Oposição timorense preocupado com situação do país

135
O líder da Fretilin, Mari Alkatiri aponta que o Orçamento Geral de Estado foi excedido em quase o dobro financiado pelo Fundo Petrolífero, já que as restantes receitas não chegam "para salários".
Toyota

Toyota Motor anuncia lucros recordes

A Toyota Motor anunciou lucros líquidos de 10.565 milhões de euros no primeiro semestre do ano fiscal no Japão, um número recorde. A faturação também bateu recordes.
Macau

Macau. Casinos do Wynn Resorts em queda

As receitas operacionais do Wynn Palace no terceiro trimestre reduziram 18,1% em relação ao período homólogo de 2018. Já as do Wynn Macau foram menos 18,2% em relação aos mesmos períodos.
Museus

Museu Berardo recebe exposição sobre Macau

“(Des)Construção da Memória” é a exposição dos artistas macaenses Ung Vai Meng e Chan Hin Io que conta com meia centena de obras inéditas que fazem uma viagem pela história de Macau.
Timor-Leste

UE quer relação mais estratégica com Timor-Leste

"Continuaremos a ser um parceiro de cooperação para o desenvolvimento, mas queremos reforçar o diálogo no âmbito da ONU", disse Andrew Jacobs, o novo embaixador europeu em Díli.
Índia

Como Nova Deli se deixou dominar pela poluição

207
Nova Deli registou nesta semana os piores valores de 2019. A qualidade do ar chegou a estar vinte vezes pior do que o recomendado. As imagens mostram como a cidade foi tomada pelo "smog".
Índia

Nova Deli. Poluição recorde desvia 30 voos

731
Poluição na capital da Índia atingiu este ano os piores níveis de sempre e ultrapassa em 20 vezes o que a Organização Mundial da Saúde considera saudável. Cidade é uma "câmara de gás", diz ministro.
Vietname

Mortes em camião. Oito pessoas detidas no Vietname

A identidade dos detidos não foi revelada pelas autoridades vietnamitas, que já detiveram dez pessoas por suspeitas de envolvimento na morte de 39 migrantes, em Essex, no Reino Unido.
Ásia

Países da ASEAN querem acordo de aliança comercial

As Nações do Sudeste Asiático finalizaram as negociações da Parceria Económica Regional e estão dispostas a assinar o tratado em 2020. O projeto tem como objetivo fortalecer a influência da China.
Alterações Climáticas

Guterres pede fim da dependência do carvão na Ásia

Na semana em que foi publicado um estudo que avisa que várias cidades asiáticas podem ser inundadas até 2050, António Guterres pediu uma revisão das políticas energéticas aos países do continente.
Sri Lanka

Elefante morre depois de transportar turistas

12066
"Até que os turistas se recusem a andar de elefante, mais destes gigantes gentis vão continuar a sofrer e a colapsar de exaustão", escreve a associação Moving Animals. Kanakota tinha 18 anos.
Vietname

Vietname condena tráfico humano

"Esta é uma grave tragédia humanitária. Estamos profundamente tristes e gostaríamos de apresentar as nossas mais profundas condolências às famílias das vítimas", lê-se num comunicado do governo.
Macau

Receitas do jogo em Macau descem 3,2% em outubro

Os casinos de Macau fecharam o mês de outubro com receitas de 26.443 milhões de patacas (2.936 milhões de euros), menos 3,2% do que no mesmo mês do ano passado.
Coreia do Norte

Coreia do Norte lança mais dois projéteis

O lançamento de dois projéteis no mar do Japão teve como objetivo "verificar a segurança do sucessivo sistema de tiro do armamento", explicou a agência oficial norte-coreana KCNA.
Japão

Homem cai enquanto se filma a subir o Monte Fuji

Um homem terá caído enquanto transmitia em direto a sua subida ao Monte Fuji na segunda-feira. O corpo do alpinista ainda não foi encontrado.
Macau

Macau espera estudo sobre Pequim até dezembro

O chefe do executivo de Macau espera que o estudo sobre a semiautonomia de Pequim fique concluído até 20 de dezembro. Os resultados preliminares do estudo foram apresentadas esta quinta-feira.
Incêndios

Dois fogões a gás causam fogo que matou 71 pessoas

Já são pelo menos 71 os mortos confirmados num incêndio que deflagrou esta quinta-feira num comboio no Paquistão. Dois fogões a gás estão na origem do fogo, a utilização desses fogões é proibida.
Incêndios

As imagens do incêndio no Castelo Shuri

Um incêndio deflagrou no histórico Castelo Shuri, no Japão, esta quinta-feira. O castelo estava programado para ser incluído como uma paragem na rota da tocha olímpica de Tóquio em 2020.
Coreia do Norte

Coreia do Norte disparou dois projéteis

De acordo com a guarda costeira japonesa e o exército sul coreano, a Coreia do Norte terá efetuado dois disparos de projéteis que aterraram ao largo da costa do Japão. Julgam tratar-se de mísseis.
Filipinas

Novo sismo nas Filipinas faz 5 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram após um novo sismo de magnitude 6,5 atingir a ilha de Mindanau, nas Filipinas, 2 dias após um forte terramoto ter provocado pelo menos oito mortos na mesma região.
Paquistão

71 mortos num incêndio num comboio no Paquistão

O incêndio deflagrou esta quinta-feira num comboio na província de Punjab, a mais populosa do Paquistão. O fogo causou, pelo menos, 44 feridos, que foram transportados para hospitais na região.
Japão

Japão. Fogo destrói castelo património da UNESCO

3688
O castelo japonês Shuri, com 500 anos, que é património da UNESCO, está a arder. O incêndio terá começado por volta das 2h40, hora do Japão.
Economia

Investimento estrangeiro em Macau sobe 662,4%

São dados relativos ao ano de 2018 que concluem uma subida do investimento direto do exterior na ordem dos 662%. Os principais países de origem são Ilhas Virgens Britânicas e as Ilhas Caimão.
Casa Real

70% dos japoneses querem uma mulher a reinar

No Japão, as mulheres não podem ocupar o trono. Numa sondagem não oficial, 70% dos inquiridos mostraram-se a favor de uma alteração da lei de sucessão.
Índia

Índia. Morreu a criança que estava presa num poço

244
O rapaz de dois anos foi encontrado morto pela equipa de resgate. Sujith Wilson estava a brincar com outras crianças quando caiu dentro de um poço estreito, em Tamil Nadu, na Índia.
Sismo

Sismo nas Filipinas faz sete mortos e 400 feridos

Sete pessoas morreram e 400 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter que atingiu esta terça-feira a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.
Japão

Morreu Sadako Ogata, aos 92 anos

Sadako Ogata tinha 92 anos e foi Alta Comissária da ONU para os Refugiados. É neta de um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros japonês e de um ex-primeiro-ministro.
Índia

Índia. Menino de dois anos em poço há quatro dias

Sujith Wilson estava a brincar com outras crianças quando caiu dentro de um poço estreito, em Tamil Nadu. Equipas de resgate estão a cavar um segundo buraco para tentarem chegar ao menino.
Timor-Leste

Timor: o país da Ásia onde há mais fome

O nível de fome em Timor-Leste só é ultrapassado no mundo por sete nações: Haiti, Libéria, Zâmbia, Madagáscar, Chade, Iémen e República Centro Africana.
Paquistão

Milhares a caminho marcha anti-governo

Milhares de apoiantes de um partido ultra-religioso vão partir de Karachi e arredores e vão viajar de autocarro e em carrinhas rumo à capital do Paquistão, Islamabad
Timor-Leste

Português em Timor evoluiu mais do que se esperava

804
O antigo chefe de Estado de Timor-Leste sublinhou a "seriedade" de Portugal quando se optou pelo português como língua oficial no país, notando que a língua evoluiu muito mais do que se esperava.
Macau

Vacinas. Macau regista violações graves em 2019

As autoridades de Macau detetaram este ano violações mais graves na administração e fornecimento de vacinas em estabelecimentos privados de saúde.
Mundo

Goa. Filas para pedir nacionalidade portuguêsa 

2785
Os goeses que procuram emigrar começam também a direcionar-se para a Alemanha, Áustria e alguns países nórdicos, e fazem uso da lei que dá nacionalidade portuguesa a todos os nascidos antes de 1964.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020: Portugal com duas vagas para as provas

Portugal apurou dois ciclistas para as provas de estrada dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, segundo a União Ciclista Internacional. Esta será a sua participação mais curta em Jogos Olímpicos, desde 1996.
Automobilismo

Tiago Monteiro de volta ao Japão

É o regresso às corridas de Tiago Monteiro, depois do acidente violento que destruiu o carro que conduzia. Para ele, este é um lugar "feliz", onde se estreou pela Honda.
Bangladesh

Pena de morte para 16 pessoas que queimaram jovem

Depois de ouvirem 92 pessoas, as autoridades condenaram 16 arguidos a pena de morte pelo assassinato de Nusrat Jahan Rafi. A jovem foi queimada viva por denunciar diretor da escola por assédio sexual.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco sugere ao Imperador nova visita a Portugal

974
Ex-Presidente da República representou o país na entronização do Imperador Naruhito, do Japão, a pedido de Marcelo e do Governo português. Cerimónias contaram com convidados de mais de 160 países.
Japão

Entronização de Naruhito custou 136 milhões

Primeiro de branco, depois de cor de tijolo, o imperador do Japão subiu ao trono. Masako, a imperatriz, teria 12 camadas de roupa. Não faltaram críticas à cerimónia. Veja as imagens.
Timor-Leste

Timor. Mais 600 efetivos para as forças de defesa

O recrutamento de 600 novos praças para as Forças de Defesa de Timor-Leste foi aprovado pelo governo timorense esta quarta-feira. As forças de defesa timorenses têm atualmente cerca de 2.160 efetivos.
Macau

Macau espera pelos benefícios da mega-ponte

Macau teme que com a crise os protestos em Hong Kong, a oportunidade já tenha passado. A prioridade vai para o transporte de mercadorias, mas até agora é o transporte de passageiros que beneficia.
Timor-Leste

Timor. PM admite eleições antecipadas

Primeiro-ministro de Timor falou com o Presidente da República sobre a recusa em dar posse ao membros pendentes. "Se isso não acontecer, então parece que teremos eleições antecipadas de novo”, afirma.
Japão

Imperador Naruhito do Japão proclama entronização

Naruhito do Japão proclamou a entronização numa cerimónia no Palácio Imperial em Tóquio, na presença de dois mil convidados, entre eles chefes de Estado e representantes de 180 países.
Macau

Macau: crescimento será afetado por "turbulência"

Sem nunca referir concretamente a situação em Hong Kong, o secretário para a Economia e Finanças de Macau admitiu que "turbulência" perto do mercado macaense vai afetar o seu crescimento.
Macau

Macau. FMI justifica previsão de recessão em 1,3%

Fim das licenças de jogo em 2020, introdução do jogo na China e crescimento lento são razões apontadas pelo FMI para a recessão que se deve registar em Macau este ano.
Desporto

Tiago Monteiro regressa ao Grande Prémio de Macau 

Tiago Monteiro, o primeiro português a vencer a prova, em 2016, volta, em novembro, a participar na Corrida da Guia, da Taça do Mundo de Carros de Turismo.
Japão

Hagibis. Japão pondera adiar desfile imperial

O governo japonês está a ponderar adiar o desfile imperial que apresentaria o novo imperador ao povo japonês. A causa são os danos provocads pelo furacão Hagibis.
INTERPOL

Um mundo mais seguro - Taiwan pode ajudar

Peço apoio à participação de Taiwan na Assembleia Geral Anual da INTERPOL como observador, bem como em reuniões, mecanismos e actividades de formação organizadas pela INTERPOL e pelo UNODC.
Malásia

Navio-sonda da Sonangol retido na Malásia

O navio-sonda "Sonangol Quenguela", da petrolífera estatal angolana, foi retido na noite de segunda-feira na Malásia por ter ancorado em águas territoriais do país sem autorização.
Filipinas

Sismo nas Filipinas. Centro comercial evacuado

Segundo a USGS, o sismo de magnitude 6,4 ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Conflitos

Paquistão e India trocam tiros na Caxemira

São reportados vários incidentes com troca de tiros desde o início da semana. Na raiz do problema está a província de Caxemira, reivindicada por ambos os estados na sua totalidade.
Macau

Macau. Queda nas receitas de jogo é causa da crise

O FMI reviu em baixa o PIB macaense e aponta como principais causas a quebra do investimento público e a queda das receitas de jogo nos casinos de uma Macau que "é jogo e pouco mais".
Timor-Leste

Homem invade pista de aeroporto em Timor-Leste

139
A polícia timorense declarou que o homem que invadiu a pista do aeroporto de Díli com uma mota enquanto um avião aterrava está a ser investigado. Não são ainda conhecidos os motivos que o motivaram.
Timor-Leste

Timor. Crescimento de 7,2% do PIB não-petrolífero

OGE prevê que a economia timorense cresça 7,2% em 2020. “Este regresso ao crescimento resulta do final da incerteza política e do regresso a uma despesa governamental sólida”, nota o executivo.
China

Peste. China proíbe carne de porco de TImor-Leste

A China viu-se obrigada a proibir a carne de porco proveniente de Timor-Leste no país. A medida foi tomada pela Administração Geral da Alfândega da China depois de declarado um surto de peste suína.
Japão

Furacão no Japão. Número de mortos sobe para 67

Segundo o novo relatório divulgado esta terça-feira pela televisão pública NHK, pelo menos 67 pessoas morreram e 15 continuam desaparecidas. A chuva intensa apresenta uma nova ameaça para habitantes.
Japão

Japão. Tufão Hagibis já fez mais de 50 mortos

O número de mortos continua a subir e quase 400 mil casas estão sem eletricidade no Japão, devido à passagem do tufão Hagibis. Mais de 100 mil operacionais participam em operações de resgate.
Japão

Japão. Governo português solidário com as vítimas

Governo português mostrou-se solidário para com as vítimas, apresentando “as suas condolências aos familiares". As fortes inundações e chuvas torrenciais fizeram 42 mortos e 200 feridos desde sábado.
Língua Portuguesa

Funcionários ONG timorenses formam-se em português

Quatro organizações não governamentais timorenses adquiriram os níveis A1 e A2 em língua portuguesa. Este é um requisito para as organizações já que o português é língua oficial.
Japão

Tufão Hagibis. Portugueses retidos em Osaka

Devido à lotação dos aviões, o grupo conseguirá regressar a Portugal apenas entre quarta e quinta-feira, em dois voos diferentes, apesar de não terem sido registados incidentes nesta cidade.
Japão

Japão. Pelo menos 7 mortos após passagem do tufão

Mais de 100 pessoas ficaram feridas na sequência da tempestade, que atingiu o centro e o leste do Japão com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Japão

Japão: 56 mortos e 200 feridos à passagem do tufão

160
Tufão Hagibis chegou ao Japão e atingiu sobretudo zona de Tóquio. Último balanço é de, pelo menos, 56 mortos e mais de 200 feridos. Mais de sete milhões pessoas foram aconselhados a deixar as casas.
Japão

Tufão Hagibis provoca um morto no Japão

Espera-se que o tufão, classificado como "muito forte", atinja a zona centro e leste do país esta noite, com rajadas de vento até 216 quilómetros por hora.
Macau

ONU elogia política de prevenção de droga de Macau

Uma perita da ONU elogiou o programa de prevenção de droga em Macau. Autoridades estão a estudar alternativas à prisão por consumo de drogas, como tratamentos, trabalho comunitário e aconselhamento.
Vladimir Putin

As fotos das férias de Putin na Sibéria

115
Putin escolheu a floresta e a montanha para celebrar o seu 67.º aniversário e o Kremlin divulgou fotos do Presidente embrenhado na natureza. Entre piqueniques e carros todo-o-terreno, eis as imagens.
Companhias Aéreas

Air Timor aumenta ligações aéreas semanais 

A partir de 16 de outubro, a companhia aérea Air Timor passará a voar entre as duas capitais de Timor, Díli e Kupang, às segundas, quartas e sextas, aumentando a oferta em mais uma ligação semanal.
Timor-Leste

Timor-Leste. Governo estuda medidas após incêndio

Incêndio de grandes proporções em Timor-Leste faz com que governo timorense estude medidas de urgência. Em causa estão 487 casas e 1.500 hectares, dos quais 90% são de plantação de café.
Acidentes e Desastres

Japão resgata 20 tripulantes após colisão de barco

Navio norte-coreano de pesca foi alertado de que tinha invadido águas japonesas e autoridades ordenaram que embarcação deixasse a área. Após colisão, o navio começou a afundar. Tripulação saiu ilesa.
A página está a demorar muito tempo.