Ásia

Macau

Macau. PIB desce 2,5% no primeiro semestre de 2019

O PIB de Macau diminuiu 2,5% no primeiro semestre do ano, em comparação com o período homólogo de 2018. Explicação é "queda anual da formação bruta de capital fixo".
Macau

Macau vai eleger novo chefe do governo no domingo

O atual líder do executivo, Fernando Chui Sai On, não pode recandidatar-se, e deverá passar o testemunho a Ho Iat Seng, que promete desenvolver a "política democrática de forma ordeira".
Língua Portuguesa

Macau. China quer programas em português

China propõe centro de tradução e produção de programas de rádio e TV em português. Propõe também iniciativas de cooperação e intercâmbio de conteúdo audiovisual com os países de língua portuguesa.
Índia

Imperdíveis. A cítara que ajudou 30 mil na Índia

Usam uma cítara para angariar fundos e já ajudaram quase 30 mil pessoas afetadas pelas monções na Índia. Tomás Magalhães e Catarina Aires conversam com Laurinda Alves, este domingo, às 11h.
Fronteiras

Tratado de Timor com Austrália é "marco histórico"

O Presidente da República timorense olha para o tratado como uma "expressão da boa-fé e segurança nas relações" entre Timor e "os demais Estados e sujeitos de direito internacional".
Macau

Mais de 23 milhões já visitaram Macau este ano

O número de excursionistas (12.614.555) e de turistas (11.200.311) aumentou 33,6% % e 7,7% respetivamente, em termos anuais. No total contam-se, nos primeiros sete meses do ano, 23.814.866 visitantes.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020: Portugal apura equipa de Ensino

Portugal vai estar presente com uma equipa de Ensino nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, depois de a seleção lusa assegurar nos Campeonatos da Europa da modalidade equestre a vaga remanescente.
Timor-Leste

Timor-Leste. Parlamento visa fundo petrolífero

O parlamento timorense defendeu a constitucionalidade de várias emendas à lei do fundo petrolífero do país, considerando que respeitam a política de investimento do fundo e o pretendem maximizar.
Dengue

Dengue nas Filipinas já fez mais de 800 mortos

Entre 1 de janeiro e 3 de agosto registaram-se 188.562 casos de dengue, com uma taxa de mortalidade de 0,3%, a mais elevada do Sudeste asiático. 23% dos casos são crianças entre os 5 e os 9 anos.
Hong Kong

Exército em Hong Kong? É incerto, diz ativista

"Quando a polícia não se mistura com a multidão, não há confrontos", diz o cofundador do partido pró-democrata Demosisto. Wong diz ainda que não se pode esperar "racionalidade" de Xi Jinping.
Detenções

Hong Kong. Polícia de Macau nega detenções

A PSP confirmou o reforço policial na zona "para manter a ordem" e que "levou sete indivíduos suspeitos para o Comissariado". No entanto, todos "saíram após investigação".
Hong Kong

Hong Kong. Polícia de Macau identifica jovens

As forças de segurança, que há dias tinham proibido um protesto em Macau, estão a identificar sobretudo jovens, em especial com t-shirts pretas, a cor usada pelos manifestantes de Hong Kong.
Japão

Japão. Exportações caem no oitavo mês consecutivo

Com as economias asiáticas a sentir os efeitos das políticas comerciais dos EUA, o Ministério das Finanças japonês disse que as exportações diminuíram 1,6% e as importações 1,2%.
Malásia

Malásia. Julgamento de ex-primeiro-ministro adiado

Najib Razak está a ser julgado por 42 acusações de corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais, relacionada com um desvio multimilionário de um fundo estatal de investimento.
Índia

Pelo menos 4.000 pessoas detidas em Caxemira

Pelo menos 4.000 pessoas foram detidas em Caxemira sob controle indiano desde a revogação da autonomia do território por Nova Deli, há duas semanas, para evitar manifestações.
Voluntariado

"O sofrimento não é mau, necessariamente" /premium

233
As certezas que tinha foram caindo, uma a uma. Duarte Valle de Castro conta o que mudou na sua vida depois de um ano de voluntariado com a mulher, em Timor, entre ratazanas, baratas e larvas.
Conflitos

ONU debateu crise em Caxemira à porta fechada

O Conselho de Segurança debateu esta sexta-feira à porta fechada a crise em Caxemira, tema que há décadas não era debatido naquele órgão das Nações Unidas.
Índia

Caxemira. 6 paquistaneses mortos num dia

Só na quinta-feira, dois civis e três soldados foram mortos na parte paquistanesa da Caxemira. Conselho de Segurança da ONU vai discutir conflito esta sexta-feira numa reunião à porta fechada.
Malásia

Não há indícios de crime na morte de adolescente

A polícia malaia afirmou que a adolescente franco-irlandesa Nora Quoirin morreu na sequência de uma hemorragia interna, provocada por falta de alimentos, e que não tem qualquer indício de crime.
Japão

Japão. Imperador expressa pesar por atos de guerra

No evento realizado em Tóquio, perante mais de seis mil pessoas, Naruhito expressou "profunda tristeza" pelas vítimas mortais provocadas na Segunda Guerra Mundial.
Paquistão

Caxemira. Paquistão vai responder a agressões

"Decidimos que se a Índia cometer alguma violação, vamos lutar até o fim. Está a chegar o momento de vos ensinar uma lição", acrescentou o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.
Desastres Naturais

Japão prepara-se para ciclone tropical Krosa

O ciclone tropical Krosa está nesta quarta-feira a aproximar-se das costas do Japão, onde as autoridades alertaram os cidadãos para os riscos de chuvas diluvianas e de ventos violentos.
Óbito

Malásia. Encontrado corpo de rapariga desaparecida

215
Nora Quorin estava desaparecida há 10 dias. Corpo foi encontrado numa zona de selva a 2,5 quilómetros do hotel onde a família estava a passar férias. Polícia não põe a hipótese de rapto.
Macau

Macau. Pró-democratas pressionam chefe de Governo

A Associação Novo Macau vai "continuar a pressionar" Ho Iat Seng "para que este cumpra a sua promessa" de promover gradualmente a democracia no território.
Acidentes e Desastres

Monções matam 184 e deslocam 1 milhão de pessoas

Fenómeno da monção é crucial para a rega dos terrenos agrícolas e para o restabelecimento das reservas de água, mas sempre acarreta diversas mortes. Região turística de Kerala é a mais atingida.
BMW

Queria um Jaguar e pai deu um BMW. Atirou-o ao rio

2.152
Muitos defendem que, quando se oferece um presente, não é o valor que conta. Pois bem, este jovem não abraça esse princípio, pois até faz questão na marca da prenda. Como não gostou, atirou-a ao rio.
Índia

Paquistão compara situação em Caxemira a nazismo

O líder do Paquistão afirmou que a inércia da comunidade internacional face aos acontecimentos em Caxemira lembra o silêncio sobre a ascensão do nazismo e o aparecimento de Hitler nos anos 1930.
Myanmar

Mortos em aluimento em Myanmar sobem para 51

O balanço de um aluimento de terras na localidade de Paung, em Myanmar (antiga Birmânia), subiu para 51 mortos, anunciaram as equipas de socorro, que prosseguem as buscas.
Macau

Macau: candidato promete promoção da democracia

O único candidato a chefe do Governo de Macau prometeu promover gradualmente a democracia no território administrado pela China, mas não se comprometeu a pedir a Pequim sufrágio universal.
Paquistão

Caxemira. Milhares protestam no Paquistão

Milhares de pessoas, na maioria simpatizantes de partidos islamitas, protestaram em várias cidades do Paquistão contra a decisão da Índia de revogar o estatuto de autonomia da Caxemira.
Macau

Macau com 672.000 habitantes no primeiro semestre

Entre janeiro e junho deste ano, 2.875 crianças nasceram e 1.157 pessoas morreram no território. A população feminina representa 53,2% do número total de habitantes.
Índia

Caxemira. PM diz que revogação combate terrorismo

Os habitantes da Caxemira indiana vivem desde a revogação do estatuto de autonomia totalmente isolados do mundo, com os meios de comunicação bloqueados e as deslocações e reuniões proibidas.
Macau

Macau anuncia bolsas em universidades portuguesas

Aos alunos de mestrado será dado um subsídio anual no valor de 58.000 patacas (6.400 euros). No caso dos alunos de doutoramento o financiamento é de 80.000 patacas (8.800 euros).
Sacos de Plástico

Macau aprova primeira lei de restrição ao plástico

A primeira lei de restrição ao uso dos sacos de plástico no território foi aprovada, mas alguns deputados defenderam a necessidade de alargar as restrições a outros materiais plásticos.
Macau

Movimento em Macau organiza referendo sobre voto

A "votação sobre sufrágio universal para a eleição do chefe do executivo" será feita online, de forma secreta e vai decorrer entre 11 e 25 de agosto, dia da eleição do novo mandatário de Macau.
World Press Photo

World Press Photo patente em Macau em setembro

No total vão ser exibidas na Casa Garden 157 fotografias. O grande destaque é o trabalho que venceu o concurso, da autoria de John Moore. Entre os premiados deste ano está o português Mário Cruz.
Índia

Índia. Milhares de detenções em Caxemira 

As pessoas continuam retidas em casa pelo quarto dia consecutivo. Detenções visam travar onda de violência. Há uma petição para desafiar o bloqueio de comunicações e a repressão de segurança.
Manifestações

Índia. Manifestante perseguido pela polícia morre

Um polícia disse que um jovem manifestante perseguido pela polícia "pulou para o rio Jhelum e morreu". Os factos ocorreram em Srinagar, na Caxemira.
Conflitos

Caxemira. Paquistão expulsa embaixador indiano

O Paquistão expulsou o embaixador indiano e suspendeu o comércio bilateral na sequência da revogação da autonomia constitucional de Caxemira por Nova Deli e vai "reduzir as relações diplomáticas".
Macau

Aeroporto de Macau atinge recorde mensal em julho

O número de passageiros e de movimentos de aviões, entre partidas e chegadas, em julho representam um aumento de 15% e 19%. O aeroporto processou mais de 44 mil movimentos de aviões no mesmo período.
Desaparecimentos

Desaparecimento de jovem na Malásia pode ser crime

A polícia tinha dito anteriormente que não havia indícios de crime no desaparecimento da jovem num resort na Malásia. A família de Nora Quoirin, de 15 anos, diz acreditar que ela fora sequestrada.
Dengue

Filipinas declaram dengue como epidemia nacional

Desde o primeiro dia do ano e até 20 de julho foram registados 146.062 casos, o dobro dos registados no mesmo período do ano passado, e já foram contabilizadas 622 mortes.
Timor-Leste

Timor-Leste. Fundação pede inquérito ao cais naval

Cais para as forças de defesa que tem causado polémica na política do país começou a ser construído há nove anos e custou mais de 12 milhões de euros. Obra foi terminada em más condições.
Hiroshima

Hiroshima quer fim das armas nucleares

138
No dia em que se assinala o 74º aniversário do bombardeamento de Hiroshima, o prefeito da cidade mostra-se preocupado com a "política egocêntrica no mundo". Matsui quer Japão a assinar tratado da ONU.
Timor-Leste

Oecusse. Parlamento rejeita inconstitucionalidade

O parlamento timorense defende a constitucionalidade de alterações à lei que criou a Região Administrativa de Oecusse-Ambeno depois de o Presidente da República ter pedido fiscalização preventiva.
Índia

Índia revoga autonomia especial de Caxemira

Governo indiano dividiuo estado em dois territórios: Jammu e Caxemira. Anúncio indignou oposição, Paquistão e presidente da Caxemira dominada pelo país vizinho que avisou: "Pode começar uma guerra".
Sibéria

Extintos incêndios florestais na Sibéria

110
A aviação russa extinguiu nos últimos quatro dias incêndios florestais numa área de 753.000 hectares na Sibéria, anunciou em Moscovo o Ministério da Defesa.
Filipinas

Naufrágios nas Filipinas fazem 25 mortos

O número de mortos nos naufrágios de três ferrys que ligavam duas ilhas na zona central das Filipinas subiu para 25. Ainda há seis pessoas desaparecidas.
Filipinas

Sete mortos e 31 resgatados nas Filipinas 

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 31 foram resgatadas após três 'ferrys' que ligavam duas ilhas da zona central das Filipinas terem naufragado devido ao mau tempo, anunciou a Guarda Costeira.
Estados Unidos da América

EUA querem enviar novos mísseis para a Ásia

O Tratado de Armas Nucleares de Médio Alcance assinado pelos EUA e pela Rússia chegou na sexta-feira ao fim. O objetivo dos EUA é conter o crescente poder da China na região.
Índia

Índia. Menino de sete anos tinha 526 dentes

Durante 4 anos, Ravindran sentia dores de dentes e tinha um inchaço no rosto. Quando os pais decidiram levá-lo ao hospital, descobriram um tumor benigno — uma bolsa cheia de dentes alojada no maxilar.
Cultura

Clara Cabral participa em festivais literários

375
A escritora Clara Macedo Cabral, autora do "A Inglesa e o Marialva", participa do Festival Literário Internacional de Pune e do Long Nights of Literature, na Índia, e apresenta a sua versão traduzida.
Timor-Leste

Fundo Petrolífero em Timor valia 17,45 mil milhões

272
No final de junho, o Fundo Petrolífero valia 17,45 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros). Este valor representa mais 470 milhões do que no fim do primeiro trimestre deste ano.
Macau

Sinais de tempestade tropical cancelados em Macau

O ciclone Wipha, que causou seis feridos na passagem pelo território, afasta-se gradualmente da região de Macau. Aguaceiros e trovoadas, entretanto, continuam a ocorrer.
Japão

Coreia do Sul acusa Japão de "guerra económica"

A tensão entre os dois países agrava-se, depois de o Japão suspeitar que não são aplicadas medidas de segurança suficientes no setor tecnológico por parte dos Sul Coreanos.
Macau

Extradição em Macau. Acordo com Portugal é legal

Legalidade do acordo foi posta em causa pela Ordem dos Advogados portugueses. Secretária para a Administração e Justiça de Macau assegura que respeita jurisdições e convenções internacionais.
Timor-Leste

Timor. Presidente quer fiscalizar lei de Oecusse

Presidente timorense pediu fiscalização preventiva da constitucionalidade de polémicas alterações aprovadas pela maioria do governo à lei que criou a Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno.
Macau

Macau. Acordo sobre "infratores em fuga" é legal

Ministério da Justiça fez esta declaração após a Ordem dos Advogados ter manifestado "preocupantes reservas" quanto à legalidade penal e à constitucionalidade do acordo assinado, em 15 de maio.
Tempestade Tropical

Ciclone Wipha faz seis feridos em Macau

O ciclone tropical Wipha, a sudoeste de Macau, provocou seis feridos. As chuvas e ventos forçaram também o cancelamento de 118 voos. 1.242 passageiros permanecem no terminal do aeroporto.
Macau

Macau. Operadoras de jogos devem investir em metro

Governo justifica os capitais exclusivamente públicos com o "prejuízo certo" da empresa que vai explorar o metro ligeiro, cuja primeira linha, a da Taipa, vai entrar em funcionamento este ano.
Timor-Leste

Timor. Xanana Gusmão rejeita irregularidades

Ex-primeiro-ministro timorense rejeitou qualquer irregularidade no programa de reabilitação de estradas em Díli, num texto enviado à Câmara de Contas, após uma auditoria à execução orçamentária.
Paquistão

17 mortos em queda de avião no Paquistão

Pelo menos 17 pessoas morreram e 12 ficaram feridas na sequência da queda de uma avioneta do exército paquistanês numa zona residencial perto de Rawalpindi, cidade nas proximidades de Islamabad.
Macau

Macau. Sete milhões de turistas desde janeiro

Quase sete milhões de turistas foram a Macau entre janeiro e junho. Dos 39 mil quartos disponíveis, a taxa de ocupação dos estabelecimentos turísticos foi de 91,1% durante o primeiro semestre de 2019.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)