Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Ásia
Timor-Leste

Timor. Fretilin descarta nova coligação de governo

O secretário-geral do partido afirmou que a Fretilin "não tem pressa nenhuma de ir para o governo, muito menos durante dois anos" nem quer "emprestar" militantes para um novo governo.
Presidente da República

Marcelo despede-se da Índia (e da prima de Costa)

410
Acabou a visita de três dias à Índia, em Goa, com o Presidente a vestir de novo o fato dos afetos (que nos últimos dias ficou na gaveta) num encontro com a comunidade portuguesa
Índia

Marcelo sem nostalgia, sem complexos, sem bindis

541
Em poucas horas pisou Deli, Mumbai e Goa e sempre acelerado na senda de panfleto vivo da promoção de Portugal como parceiro de negócios. Em Goa, Marcelo falou do passado. E a pinta (bindi) na testa?
Índia

Índia pede a Erdogan que não interfira em Caxemira

A Índia pediu à Turquia para não interferir nos seus assuntos internos, nomeadamente na questão da Caxemira, depois de o Presidente Erdogan oferecer o seu apoio ao Paquistão.
Eutanásia

Marcelo não deixa referendo fora do "processo"

Ao 2º dia de viagem à Índia, o Presidente falou sobre o grande tema nacional do momento para dizer que vai guardar-se até ao fim do "processo global" onde estão "vários processos", referendo incluído.
Curiosidades Auto

Atenção! Se buzinar, o sinal fica vermelho

151
É uma nova tecnologia e está a ser testada em Bombaim, na Índia. Para evitar que os condutores comecem a apitar assim que cai o sinal verde, a polícia montou um sistema que castiga as buzinadelas.
Índia

Marcelo e a diplomacia do chá, bolinhos e yoga

145
Na Índia, Marcelo ouviu elogios à gestão da "robusta democracia" portuguesa, mas não correspondeu ao elogio. Fica pelos acordos assinados e a proximidade cultural. E por um bule gigante de chá.
Índia

Marcelo, mais espontâneo que "o espontâneo" Kamari

116
O Presidente começou a visita de Estado à Índia e "comandou" cerimónia oficial. Depois seguiu para o encontro com Modi para repetir as mais-valias nacionais: localização geográfica e boas relações.
Índia

Marcelo na Índia entre Bolsonaro e Trump /premium

Governo indiano enfrenta críticas internacionais que expõem práticas intolerantes e inspirações ultranacionalistas. Presidente português aterrou esta quinta no país apostado num parceiro de negócios.
Índia

Marcelo chega à Índia para "nova fase" na relação

1323
Depois de duas visitas de Estado para "abrir caminho", agora é a vez de Marcelo na Índia com promessas de arregaçar mangas e procurar negócios. Quanto à qualidade da democracia, há linhas vermelhas.
Presidente Marcelo

Marcelo em visita de Estado em Nova Deli

O Presidente da República chega esta quinta-feira a Nova Deli para uma visita de Estado à Índia. Marcelo está convicto de que o relacionamento bilateral "só pode melhorar".
Parlamento Europeu

Aprovado comércio livre entre a UE e o Vietname

O Parlamento Europeu aprovou o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Vietname. O pacto eliminará muitas tarifas aduaneiras sobre o comércio entre as duas partes nos próximos dez anos.
Ténis

Tenista português nos "oitavos" de Bangalore

Frederico Silva, tenista português, venceu esta quarta-feira o belga Kimmer Coppejans na segunda ronda do challenger de Bangalore. Nos oitavos de final, irá defrontar o australiano James Duckwort.
Nissan

Nissan pede indemnização de 83 milhões a Ghosn

O fabricante de automóveis Nissan Motor exige que o ex-presidente do grupo, acusado de fraude e má gestão, pague 83,38 milhões de euros, de forma a “recuperar uma parte significativa dos prejuízos".
CPLP

Timor aprova orçamento inicial para Jogos da CPLP

Timor aprovou um orçamento de cerca de 468,65 mil euros para fase inicial de preparativos dos Jogos da CPLP. Pacote orçamental servirá também para organização da Conferência de Ministros da Juventude.
Timor-Leste

Fretilin quer liderar novo Governo de Timor-Leste

A Fretelin, maior partido de oposição no parlamento timorense, só aceita integrar um novo executivo, como solução à crise política do país, se o liderar, afirma o chefe de bancada.
Timor-Leste

Timor. CNRT negoceia Governo com Guterres Lu-Olo

203
O Congresso Nacional da Reconstrução Timorense diz que só aceita negociar qualquer novo executivo se o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, recuar e der posse aos ministros do partido.
Poluição

Atividade humana poluía Himalaias no século XVIII

158
O estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos revelou níveis acima do normal de metais tóxicos no glaciar de Dasuopu, no centro dos Himalaias.
Cultura

UE financia 400 projetos nos PALOP e Timor-Leste

118
Vão ser disponibilizados 100 mil euros por cada país até 2023, para serem aplicados em projetos para a criação de emprego, formação e reforço das capacidades dos agentes culturais.
Filipinas

Presidente filipino quer fechar principal canal TV

O Presidente filipino quer encerrar o maior canal de televisão do país. A decisão é do Congresso, mas o Supremo Tribunal, com a maioria dos magistrados aliados do Presidente filipino, pode intervir.
Coreia do Norte

Satélite japonês vai vigiar mísseis norte-coreanos

O Japão colocou em órbita um satélite de vigilância que permite monitorizar lançamentos de mísseis a partir da Coreia do Norte, informaram meios de comunicação locais.
Xanana Gusmão

Xanana. Eleições antecipadas são solução justa

Insistindo tratar-se apenas de uma "análise informal" e afirmando que não quer "influenciar ninguém", Xanana Gusmão recorreu-se de um provérbio em português: "Para grandes males, grandes remédios".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR faz visita de Estado à Índia este mês

316
Marcelo vai encontrar-se com o Presidente e o primeiro-ministro da Índia, prestar homenagem a Ghandi, inaugurar uma instalação de Joana Vasconcelos e assistir à assinatura de um contrato.
Macau

Macau. Homem suspeito de cuspir em máscaras

Segundo o Ministério Público, o suspeito estava a comprar máscaras quando entrou numa disputa com outras pessoas no posto de saúde. O homem, agora acusado de dano, acabou por inutilizar 320 máscaras.
Coronavírus

Coronavírus: a nova vida dos portugueses em Macau

O risco de transmissão do novo coronavírus mudou radicalmente as rotinas de alguns dos portugueses em Macau.
Coronavírus

Japão. Cruzeiro com 3.700 pessoas de quarentena

181
O Japão colocou de quarentena um navio cruzeiro com mais de 3.700 pessoas, depois de um homem que esteve a bordo ter sido diagnosticado com coronavírus. Todos os passageiros estão a fazer exames.
Coronavírus

Como se vive em Macau com a ameaça do coronavírus

Fotografias mostram como se vive em Macau, numa altura em que foi confirmado o décimo caso de coronavírus. O governo não exclui a possibilidade de fechar as fronteiras com a China.
Macau

Macau. Mais de 14 milhões em hóteis e pensões

A maioria dos visitantes são provenientes da China. Num total de 123 hóteis e pensões, o período médio de permanência em Macau foi de 1,5 noites, idêntico ao do ano passado.
Macau

Macau. Operadora de jogo com mais 7% de lucros

O grupo registou uma receita líquida de 8,81 mil milhões de dólares em 2019, mais 7% que em 2018. No entanto, os casinos de Macau fecharam 2019 com menos 3,4% de receitas do que no ano anterior.
Timor-Leste

Timor-Leste. Projeto luso-europeu cria empregos

116
A iniciativa tem previsto até 600 mil euros para projetos que contribuam para "a criação de emprego adicional nos setores culturais”, diversidade cultural e cidadania em Timor-Leste e nos PALOP.
Salazar

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só adiou o inevitável.
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
Brasil

Brasil. Demitido secretário que usou avião militar

O secretário-executivo do Ministério da Casa Civil utilizou um avião da Força Aérea Brasileira para viajar de Davos para a Índia. "Inadmissível o que aconteceu", disse Bolsonaro.
Vírus

Vírus. Sobe para 6 o número de infetados em Macau

Segundo o governo de Macau, a partir desta segunda-feira os visitantes oriundos de Hubei vão ter de apresentar uma declaração médica para entrar no território.
Ténis de Mesa

Portugal vence Bélgica e garante Jogos Olímpicos

7797
Apolónia e Monteiro salvaram set points, Marcos salvou um match point e Portugal derrotou a Bélgica na primeira fase do torneio mundial de qualificação (3-0), garantindo a qualificação para os Jogos.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020: Moçambique sonha levar 25 atletas

Moçambique sonha qualificar 25 atletas de cinco modalidades diferentes aos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas adverte para a condicionante das dificuldades financeiras
Coronavírus

Vírus. Macau adia regresso às aulas e fecha museus

O Instituto de Ação Social aconselhou os encarregados de educação a manterem as crianças em casa, mas garante que "as creches subsidiadas irão manter-se abertas" para prestar apoio às crianças.
Coronavírus

Novo vírus. Macau e Hong Kong com economia afetada

A agência de notação financeira Fitchs Ratings alertou que o agravamento da epidemia do coronavírus chinês de Wuhan pode expor as economias de Macau e de Hong Kong, já com perspetivas negativas.
Myanmar

UE pede a Myanmar que aplique medidas cautelares

"A implementação das medidas cautelares é obrigatória nos termos do direito internacional", indicou Josep Borrel. Em causa está o alegado genocídio da minoria muçulmana rohingya.
Timor-Leste

Partidos timorenses querem um Governo de inclusão

Os líderes dos dois partidos mais pequenos com assento no parlamento timorense, defenderam junto do Presidente da República a criação de um Governo com mais inclusão para liderar o país.
Macau

Macau regista taxa de inflação de 2,75% em 2019

Macau registou uma taxa de inflação de 2,75% no ano passado, inferior ao valor em 2018, de 3,01%. Taxa foi sustentada pela "ascensão das rendas e pelo aumento dos preços das refeições" e gasolina.
Vírus

China suspende voos e comboios em Wuhan

China suspendeu voos e comboios em Wuhan, cidade onde teve origem o coronavírus. Macau vai fornecer 20 milhões de máscaras para prevenir vírus e raciona compra.
Timor-Leste

Timor. Partidos em silêncio sobre crise política

Os partidos Fretilin e CNRT optaram por manter "o silêncio" face à crise política devido ao chumbo do OGE para 2020. Fontes partidárias garantiram que o assunto está a ser debatido internamente.
Vírus

Coronavírus. Número de mortes sobe para 17

738
Coronavírus já matou 17 pessoas. Detetado um caso nos EUA e outro em Macau. Depois de ter considerada a atuação da OMS "um bocado excessiva", Graça Freitas considerou que "é preciso estar atento".
Taiwan

Taiwan deteta primeiro paciente com coronavírus

Uma mulher que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, de onde o coronavírus é originário, é a primeira doente confirmada em Taiwan, estando já sob quarentena e a ser tratada.
Crise Política

PR timorense quer "vontade política e abertura"

Depois de chumbado o Orçamento Geral do Estado para 2020 que provocou uma crise política em Timor-Leste, Lu-Olo convida os partidos com assento parlamentar para discutir possíveis soluções.
Tradução

Portugal e Macau lançam concurso de tradução

209
A iniciativa surge aquando da assinatura de um novo protocolo de cooperação entre as instituições e destina-se a jovens tradutores e pretende promover a língua portuguesa na China.
Timor-Leste

Timor. Ex-PR desvaloriza eleições antecipadas

Ex-Presidente timorense acredita que liderança poderá encontrar uma solução para o país. Afirma não querer participar numa solução, mas que está disponível para dar o apoio que lhe seja solicitado.
Macau

Macau bate recorde de visitantes em 2019

Número de turistas em Macau aumentou 10% face ao ano passado. Direção dos Serviços de Turismo de Macau quer desenvolver o "turismo inteligente" e "reforçar a divulgação e promoção turística".
Vietname

Vietname contorna China e desenvolve tecnologia 5G

A empresa estatal vietnamita Viettel, operada pelo ministério da Defesa do Vietname, é a sexta empresa a desenvolver a tecnologia com 5G, que será implementada a partir de junho.
Timor-Leste

Timor. Coligação do governo "já não existe"

Taur Matan Ruak, primeiro-ministro de Timor, afirmou que a coligação Aliança de Mudança para o Progresso acabou depois de a proposta de Orçamento Geral do Estado ter sido chumbado no parlamento.
Timor-Leste

Parlamento timorense chumba proposta de lei do OGE

O Parlamento Nacional timorense chumbou a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado para 2020. O maior partido da coligação do governo absteve-se na votação.
Aliança Renault-Nissan

Nova moda é publicar imagens “playing Ghosn”

Ghosn fugiu do Japão para o Líbano alegadamente escondido dentro da caixa de um instrumento musical. Desde então, a nova moda nas redes sociais é colocar fotos “playing Ghosn”. Yamaha está preocupada.
Vietname

Amnistia Internacional condena detenções e censura

A Amnistia Internacional condena as ações de repressão da liberdade de expressão e de censura que têm sido levadas a cabo no Vietname. As perseguições resultaram na detenção de três ativistas.
Organização Mundial de Saúde

Japão anuncia primeiro caso de pneumonia viral 

125
Japão anunciou primeiro caso da pneumonia viral causada pelo novo tipo de coronavírus que foi detetado numa cidade chinesa e levou a OMS a lançar um alerta global. É o segundo fora da China.
Ásia

Camboja. Começa julgamento do líder da oposição

O líder da oposição no Camboja incorre numa pena de 30 anos se for considerado culpado de conspiração para derrubar o governo do país. Ativistas defendem que acusação não tem fundamento.
Vulcões

Porque é o Taal, um pequeno vulcão, tão perigoso? /premium

110
Taal está numa categoria de vulcões potencialmente tão devastadores como o Vesúvio. Porque a ilha filipina onde se situa fica em cima de uma grande fissura da Terra. Há 266 anos, arrasou a ilha.
Filipinas

Vulcão enterra Filipinas em cinza. Veja em direto

330
Um manto de cinzas do vulcão Taal enterrou a província de Batangas. Animais morreram, árvores também e casas abateram. Taal está quase a entrar em erupção. Veja as fotos e o vulcão em direto.
Brexit

Imperador japonês será primeira visita pós-Brexit

O imperador e a mulher permanecerão durante a viagem no castelo de Windsor. Será a primeira visita de Estado ao Reino Unido após a saída da União Europeia, prevista para 31 de janeiro.
Japão

Carlos Ghosn: a estratégia para a fuga do Japão

Com o frio a chegar à Austrália, fazem-se contas aos estragos dos fogos e à força do poder político. No Líbano, Carlos Ghosn conta o que foi mais importante para conseguir fugir do Japão.
Paquistão

Tribunal anula condenação à morte de Musharraf

O Supremo Tribunal de Lahore anulou a pena de morte imputada a Pervez Musharraf considerando que a formação do tribunal especial que julgou o ex-presidente era inconstitucional.
Filipinas

Vulcão fecha escolas, serviços e aeroporto

Explosão de lava num vulcão nas Filipinas, após uma súbita erupção de cinzas e vapores, obrigou os moradores a fugir e os serviços públicos, escolas e o aeroporto de Manila a fechar.
Macau

Macau. Caem suspeitas de branqueamento de capitais

As autoridades macaenses registaram menos 20,68% de suspeitas de branqueamento de capitais e de financiamento ao terrorismo. Os dados foram publicados pelo Gabinete de Informação Financeira.
Filipinas

Filipinas. Cidades evacuadas devido a vulcão Taal

134
As autoridades das Filipinas elevaram o alerta devido ao aumento da atividade do vulcão Taal, situado numa ilha próxima de Manila. Milhares de pessoas estão a ser deslocadas.
Taiwan

Taiwan: Presidente Tsai Ing-wen vence eleições

137
A Presidente cessante de Taiwan, Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista (pró-independência), foi reeleita para um segundo mandato presidencial.
Taiwan

Presidenciais. Atual presidente de Taiwan lidera 

A atual presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, lidera as eleições presidenciais no país, com quase vinte pontos de vantagem face ao seu principal rival, o candidato pró-chinês Han Kuo-yu.
Paquistão

Paquistão. Vítimas em mesquita já são 15

As autoridades paquistanesas elevaram para 15 o número de mortos na explosão de sexta-feira numa mesquita em Quetta, um ataque entretanto reivindicado Estado Islâmico.
Taiwan

Taiwan. 19 milhões votam nas presidenciais

Cerca de 19 milhões de eleitores começaram a votar nas eleições presidenciais em Taiwan, dominadas pelo futuro das relações entre a ilha e Pequim.
Macau

Macau. Taxa turística divide moradores e indústria

Um estudo realizado pelo Governo do território revela que a maioria dos residentes em Macau quer a implementação de uma taxa turística. Os operadores do setor manifestam-se contra.
Japão

Primeiro-ministro japonês visita o Médio Oriente

O primeiro-ministro japonês inicia este sábado uma visita a três países do Médio Oriente para discutir soluções para reduzir a tensão no Médio Oriente, depois de a deslocação ter sido questionada.
Macau

Casos de associação criminosa aumentam em Macau

A Polícia Judiciária de Macau registou, em 2019, 40 casos de associação criminosa, o dobro do que em 2018. Foram presentes ao Ministério Público 4.191 indivíduos.
Justiça

"Fugir foi a decisão mais difícil da minha vida"

Empresário que fugiu do Japão diz que quando os amigos lhe perguntam se não percebeu que a conspiração se formava, responde-lhes que os EUA também não se deram conta do ataque a Pearl Harbor.
Índia

Homens que violaram e mataram jovem na forca

Quatro agressores à jovem de Nova Deli serão enforcados, depois de um se ter enforcado na prisão e outro ter sido condenado a três anos num reformatório para jovens por ainda ser menor de idade.
Inovação

Toyota constrói a "cidade do futuro" no Monte Fuji

197
Chamam-lhe a cidade do futuro. Vai usar a internet em todos os aspetos possíveis e vai ser responsável por zero emissões de CO2. A construção da cidade sustentável está planeada para o próximo ano.
Macau

Casinos de Macau tentam prevenir pneumonia viral

Os casinos de Macau têm utilizado termómetros portáteis para assegurarem as medições à entrada dos casinos desde domingo, devido à ameaça de pneumonia viral, que tem vindo a afetar o centro da China.
Macau

Macau em alerta com pneumonia viral na China

O diretor dos Serviços de Saúde de Macau anunciou que o nível de alerta de emergência foi elevado para três, para reforçar prevenção e coordenação devido à pneumonia viral no centro da China.
Japão

Japão irá tomar "medidas necessárias" contra Ghosn

A ministra da Justiça japonesa assegurou que o país vai tomar "as medidas necessárias" para que o ex-presidente da Nissan seja julgado no Japão.
Exploração Espacial

Índia revela novos planos para regressar à Lua 

112
A Índia anunciou um novo plano para regressar à Lua em 2020 com 31 milhões de euros. Pode ser apenas o quarto país a consegui-lo. E já tem 4 astronautas escolhidos para missão ao espaço em 2022.
Justiça

Líbano recebe mandado para deter Ghosn

As autoridades turcas já detiveram e colocaram sob custódia sete pessoas, incluindo quatro pilotos, todos suspeitos de ajudar Ghosn a fugir do Japão para o Líbano.
Japão

A misteriosa fuga de Ghosn dentro de uma caixa

135
Carlos Ghosn mede cerca de 1,70 metros o que lhe terá permitido esconder-se numa caixa da banda musical que atuou na sua residência em Tóquio, avança a emissora libanesa MTV (Murr Television).
Taiwan

Chefe do Estado-Maior de Taiwan morre em acidente

Acidente ocorreu após o helicóptero em que viajava ter efetuado uma aterragem de emergência numa zona montanhosa perto de Taipé. Outras sete pessoas morreram e cinco sobreviveram.
Japão

Japão. Imperador deseja ano sem desastres naturais

Na sua primeira mensagem de Ano Novo como imperador japonês, Nahurito expressou o seu desejo de felicidade para o país e para o resto do mundo, esperando um ano pacífico e sem desastres naturais.
Futebol

Villa despede-se dos relvados com mais um troféu

O futebolista David Villa, de 38 anos e que ainda é o melhor marcador da seleção espanhola, despediu-se dos relvados com a conquista de um último troféu, ao ganhar a Taça Imperador do Japão.
Macau

Receitas do jogo em Macau descem 3,4% em 2019

Os casinos de Macau fecharam 2019 com receitas de cerca de 32,43 mil milhões de euros, menos 3,4% do que no ano anterior. No mês de dezembro, fecharam com uma queda homóloga de 13,7%.
Filipinas

Tufão nas Filipinas. Sobe para 50 número de mortos

Há cinco pessoas desaparecidas na sequência do tufão, que provocou 143 feridos. O Phanfone causou estragos na área central do arquipélago, principalmente entre terça e sexta-feira da semana passada.
Justiça

Ex-presidente da Renault-Nissan confirma que fugiu

Está confirmado pelo próprio. Carlos Ghosn disse em comunicado ter deixado de ser "refém de um sistema judicial japonês onde prevalece a presunção de culpa". Advogado diz-se "perplexo".
Justiça

Ex-líder da Renault Nissan terá fugido do Japão

Carlos Ghosn, ex-presidente do grupo Renault Nissan, já foi detido duas vezes no Japão. Estava obrigado a permanecer no país até ao julgamento, mas foi visto a desembarcar no Líbano.
Viagens

Japan Airlines vai oferecer 50 mil viagens

A companhia oferece voos domésticos para que os turistas conheçam o resto do país na altura em que Tóquio recebe os Jogos Olímpicos de verão 2020.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020: Portugal com 29 atletas apurados

Portugal tem menos 29 atletas apurados do que nos ciclos passados, sempre na ordem dos 40 atletas. A razão prende-se com novos processos de qualificação e com a ausência do país no futebol.
Coreia do Norte

"Navio fantasma" com 7 corpos encontrado no Japão

199
Autoridades suspeitam de que se trate de um barco de pesca oriundo da Coreia do Norte que se perdeu no Mar do Japão. Mais de 150 barcos destes já deram à costa este ano no Japão.
Filipinas

Filipinas. Tufão faz 47 mortos e 9 desaparecidos

O Centro Nacional de Desastres referiu que o tufão já está fora do arquipélago. Número de mortos pode subir já que há também 120 feridos e nove desaparecidos.
Macau

Macau é cinematográfico mas muito caro para filmar

Macau tem muito potencial cinematográfico, mas ao contrário do que se passa com a literatura, não é um polo atraente para o cinema português. E será cada vez menos devido aos elevados custos.
Macau

Um milhão de pessoas visitam Macau em sete dias

Quase um milhão de pessoas visitaram Macau em apenas sete dias, entre 20 e 26 de dezembro. A responsável pelo turismo de Macau admitiu que o número de visitantes pode ascender aos 40 milhões em 2019.
Macau

Funcionários proibidos nos casinos fora do horário

Os trabalhadores dos casinos de Macau estão a partir de agora proibidos de entrar nas salas de jogo fora do horário laboral. Em causa está a segurança dos funcionários e o combate ao vício do jogo.
Filipinas

Filipinas. 28 mortos na passagem de tufão

Pelo menos 28 pessoas morreram nas Filipinas durante a passagem do tufão Phanfone, que atingiu o centro do país. As Filipinas são atingidas por dezenas de tufões todos os anos, na época das chuvas.
Filipinas

Tufão Phanfone já chegou às Filipinas

O tufão Phanfone atingiu esta terça-feira o centro do arquipélago das Filipinas, onde as autoridades pediram a milhares de pessoas para deixarem as suas casas.
Filipinas

Filipinas. Milhares de pessoas retiradas de casa

As autoridades filipinas pediram a milhares de pessoas que vivem no centro das Filipinas para deixarem as suas casas devido à previsível chegada de uma forte tempestade tropical.
Índia

Índia. Oposição questiona cidadania dada a Costa

270
O Partido do Congresso criticou a dualidade de critérios por parte do poder central, que restringe o direito dos indianos a terem dois passaportes, mas que ofereceu cidadania indiana a António Costa.
Afeganistão

Sismo de 6,1 abala Afeganistão e Paquistão

Um sismo de 6,1, com epicentro a 51 quilómetros sudoeste de Jurm, foi esta sexta-feira sentido no Afeganistão e Paquistão. A probabilidade de haver vítimas mortais é mínima, dizem os especialistas.
Índia

Oito mortos e 1.200 detidos na Índia

Oito mortos e 1.200 detidos. É o balanço das manifestações que se realizam desde dia 11 na Índia. A polícia proibiu reuniões públicas com mais de quatro pessoas. Acusam o governo de discriminação.
Macau

Ex-líder vai representar Macau na UE e Portugal

Alexis Tam será representante da delegação económica e comercial em Lisboa e Bruxelas durante um ano. Tam deixou o estatuto de líder do governo regional de Macau esta sexta-feira.
Macau

Macau. Novo líder pede patriotismo e cooperação

O discurso de tomada de posse de Ho Iat Seng esclareceu que, para o novo líder, o futuro de Macau passa pelo patriotismo, integração e cooperação entre a China e Portugal.
Macau

China "jamais tolerará" ingerências em Macau

Durante o seu discurso na tomada de posse do novo líder de Macau, Xi Jinping deixou o recado de que "jamais tolerará" ingerências externas nas regiões semiautónomas de Macau e Hong Kong.
Macau

Macau. Arrancaram as celebrações dos 20 anos 

O içar das bandeiras foi um momento simbólico que inaugurou as celebrações de aniversário. As principais celebrações ocorreram na Praça Flor de Lótus onde estava uma estátua oferecida pela China.
Índia

Índia vai pedir estatuto de observador na CPLP

Narendra Modi abordou o tema da CPLP na reunião que teve a sós com António Costa, que durou cerca de uma hora, tendo adiantando ao primeiro-ministro português que a Índia conta iniciar esse processo.
Macau

Presidente chinês sublinha "harmonia" em Macau

"O Governo e as pessoas de todos os círculos sociais da Região de Macau compreendem profundamente que a unidade faz prosperar a família e a harmonia traz boa sorte", afirmou Xi Jinping.
António Costa

Costa: legado de Gandhi deve inspirar relações

O primeiro-ministro disse que chegou a Nova Deli como "peregrino para celebrar o legado de Gandhi, assim como "para promover as relações entre Portugal e a Índia", alertando para riscos de xenofobia
Macau

Taxa de inflação em Macau fixa-se em 2,78% em nove

A taxa de inflação em Macau fixou-se em 2,78% em novembro, tendo a subida IPC geral médio sido impulsionada sobretudo pelos preços da educação (+5,72%) e dos transportes (+4,84%)
Índia

Costa regressa à Índia e discursa no Comité Gandhi

António Costa regressa à Índia, onde terá uma reunião com o seu homólogo indiano e discursará nas cerimónias do 150º aniversário de Gandhi. Visita antecede chegada do Presidente da República.
Filipinas

Filipinas. Condenados mentores do massacre de 2009

Após um julgamento de dez anos, os mentores do massacre político de 2009 no sul do país foram condenados a 40 anos de prisão pelo homicídio de 57 pessoas, incluindo 32 jornalistas.
Macau

Banco central chinês aumenta limite de remessas

O valor máximo da remessa diária por residentes de Macau, para contas pessoais na China continental, vai passar de 6.420 para 10.270 euros, atendendo "melhor à necessidade dos residentes de Macau".
Macau

Macau "apaga" imagens do trânsito em tempo real

A visita do Presidente chinês a Macau levou à interrupção dos trabalhos de construção pelo menos até sábado e fez com que as imagens em tempo real da situação de tráfego deixassem de ser fornecidas.
Timor-Leste

Ex-presidente timorense critica setor aéreo

José Ramos-Horta, ex-presidente de Timor-Leste, considera que o setor aéreo do país atua de forma pouco eficaz e "provinciana" sendo os preços elevados das ligações um dos seus maiores problemas.
Japão

Violação. Rosto do #MeToo no Japão vence processo

Tribunal de Tóquio deu razão a Shiori Ito, que se tornou o rosto do movimento #MeToo no país, e condenou um conhecido jornalista, com alegadas ligações ao primeiro-ministro, a pagar uma indemnização.
Macau

Macau. Embaixador não quer foco em Hong Kong

O embaixador de Portugal na China defendeu que se o aniversário da transferência da administração de Macau for usado para falar de Hong Kong, "então nem sequer vale a pena".
Timor-Leste

Timor. Xanana Gusmão vai liderar "Economia azul"

O Governo timorense nomeou o ex-Presidente como representante especial para a "Economia Azul", programa que visa a utilização sustentável dos recursos oceânicos para crescimento económico.
Macau

Visita de Xi Jinping divide amigos portugueses

A terceira visita do presidente chinês a Macau tem dividido opiniões. Exemplo disso são os amigos Miguel e Diamantino, portugueses que têm pareceres divergentes sobre o atual chefe de estado da China.
Macau

Macau: "Las Vegas com cheirinho a Cacilhas" 

“Macau -- 20 anos depois” é "uma viagem" por seis documentários que abordam várias perspetivas da relação entre Portugal e Macau, considerado por um como “Las Vegas ainda com um cheirinho a Cacilhas”.
Macau

Macau: 20 restaurantes com estrelas Michelin

Macau tem a partir desta terça-feira duas dezenas de restaurantes com estrelas Michelin. Dois restaurantes do hotel-casino Grand Lisboa e um no casino City of Dreams mantêm a classificação máxima.
Macau

Presidente chinês chega esta quarta-feira a Macau

O Presidente chinês chega esta quarta-feira a Macau para presidir à tomada de posse do novo chefe do Executivo, assistindo também à cerimónia comemorativa do 20.º aniversário da Região
Índia

Protestos na Índia provocam pelo menos seis mortos

Protestos motivados pela nova lei da cidadania na Índia levaram a pelo menos seis mortos e dezenas de feridos após uma nova onda de protestos que teve início esta terça-feira.
Macau

Abriu a ligação de Macau ao aeroporto de Hong Kong

Já está operacional o autocarro que liga Macau ao aeroporto de Hong Kong. Os bilhetes custam 21 euros, existem 38 ligações diárias de ida e volta e está disponível o serviço de check-in.
Índia

Índia protesta contra lei que exclui muçulmanos

Enormes protestos irromperam na Índia desde domingo. Em causa está um projeto de alteração à lei que facilita o acesso à cidadania a migrantes de países vizinhos, mas exclui os muçulmanos.
Macau

António Costa elogia regime de Macau

O primeiro-ministro português, António Costa, destacou princípio 'um país, dois sistemas' como essencial para a manutenção das "especificidades" macaenses, nomeadamente, a cultura e a identidade.
Macau

Presidente chinês reúne-se com governador de Macau

O primeiro dia de cerimónias do 20º aniversário da transferência administrativa de Macau será assinalado por visita do Presidente chinês que deverá reunir com o atual chefe do Executivo, Chui Sai On.
Macau

Território de Macau continua a crescer

Macau conquistou, em 20 anos de administração chinesa, dez quilómetros quadrados ao mar. A população também não parou de crescer tendo havido uma expansão de 200 mil habitantes nos últimos anos.
Macau

Macau. Democratas lamentam falta de mudanças

Os ativistas macaenses pró-democracia estão assustados pela violência dos protestos na vizinha Hong Kong e defendem que, desde que os movimentos começaram, a repressão em Macau aumentou.
Paquistão

Ex-Presidente paquistanês condenado à morte 

O general Pervez Musharraf, que em 2007 aplicou o estado de emergência e suspendeu a Constituição, foi agora condenado por traição. A sentença decreta pena de morte para Musharraf.
Macau

Pequim quer fazer de Macau um caso de sucesso

O primeiro governador de Macau em democracia considera que é do melhor interesse de Pequim manter boas relações com a região autónoma e defende a integração das quatro comunidades que lá vivem.
Macau

Mudanças em Macau aumentarão dependência de jogo

A Economist Intelligence Unit considerou que a transformação de Macau num centro financeiro vai aumentar a dependência do território ao jogo, com o crescimento dos mercados atrelado a estes lucros.
Índia

Costa quer aprofundar relações com a Índia

342
António Costa quer reforçar as relações comerciais com aquele que considera “um dos grandes mercados do futuro”. A Índia é atualmente o 19.º fornecedor exterior do país.
Fitch

Fitch mantém classificação "AA" para Macau

A Fitch anunciou que manteve a classificação de 'AA' para a economia de Macau, destancando as fortes finanças da região, no entanto, a perspetiva para o próximo ano passou de estável para negativa.
Macau

Macau. Segurança reforçada em visita do Presidente

A visita do Presidente chinês no 20.º aniversário de Macau obrigou ao reforço da segurança no território. O programa oficial das celebrações ainda não é conhecido.
Macau

Casa de Macau de Portugal corre risco de morrer

A Casa de Macau que há mais de 50 anos mantém viva em Portugal a cultura macaense está a “esvaziar-se” e corre o risco de morrer, por isso a direção quer atrair os jovens e entregar-lhes a sua gestão.
Macau

Macau: novas apostas para 2020 na capital do jogo

O novo Governo de Macau deve apostar em políticas concretas para a Grande Baía, diversificação económica, lusofonia e indústria do jogo, da qual a economia macaense ainda é altamente dependente.
Filipinas

Sismo. Número de mortes sobe para 7

A primeira morte confirmada foi a de uma menina de seis anos na cidade de Matanao, província de Davao do Sul, que não conseguiu sair de casa antes que esta caísse, disse um autarca da localidade.
Economia

"Portugal pode ter maior presença na China"

O último governador português de Macau defende que Portugal deve ter mais presença na China e que o território pode ser um polo de desenvolvimento de interesses portugueses.
Paquistão

Ataque de advogados a um hospital faz três mortos

397
Um ataque de advogados contra um hospital no Paquistão fez três mortos entre pacientes que morreram enquanto os médicos se escondiam. Sobrinho do primeiro-ministro estava entre os atacantes.
António Costa

Costa regressa à Índia na quinta para reunião

1308
António Costa vai deslocar-se a Nova Deli para discutir as relações bilaterais, sobretudo no plano económico e "temas de âmbito regional e global de mútuo interesse" com o chefe do governo indiano.
Macau

Conselheira pede mais casamentos sino-portugueses

"O número [de macaenses] é limitado, como é que podemos constituir novos macaenses? Só com a vinda de portugueses que casam com chinesas", ou o contrário, defendeu Rita Santos.
Macau

Macau. Lusa espera ficar "séculos" na região

O presidente do Conselho de Administração da Lusa espera "ficar séculos em Macau, uma vez que este constitui "a plataforma chinesa para a ligação aos países de língua oficial portuguesa".
Macau

Macau vai continuar imune a protestos em Hong Kong

O analista da consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que os protestos em Hong Kong não vão influenciar Macau. Nick Marro diz que "a dinâmica política nos territórios é muito diferente".
Economia

The Economist prevê recessão em Macau

A economia de Macau previu esta quinta-feira à Lusa que o território enfrenta uma recessão neste e no próximo ano. Quem o diz é Nick Marro, analista económico da revista britânica The Economist.
Macau

Macau. Embaixador elogia "um país, dois sistemas"

Para o embaixador da China em Portugal, os últimos 20 anos, ou seja, desde o retorno de Macau "à pátria mãe", foram "um período de práticas bem sucedidas do princípio 'um país, dois sistemas'".
Índia

Índia. Cada vez mais elefantes morrem atropelados

194
Dois elefantes morreram na madrugada desta quarta-feira, na Índia. Trabalhadores florestais apelam a que os comboios parem de circular à noite para evitar acidentes. Em 5 anos, morreram 26 elefantes.
Myanmar

Aung Suu Kyi nega genocídio de minoria muçulmana

A líder de Myanmar, Nobel da Paz, está a ser ouvida no Tribunal Internacional de Justiça sobre acusações de genocídio da minoria muçulmana. Nega-o, mas admite "força desproporcional" do exército.
Cultura

Festival Fringe: arte nas ruas e bairros de Macau

O festival Fringe vai levar arte às ruas e bairros de Macau no início de 2020. Artistas de territórios e países como Espanha, Canadá, Reino Unido, Hong Kong, Taiwan e de Macau participam no festival.
Macau

Macau: nomeados membros do Conselho Executivo

O chefe do Executivo eleito de Macau deu a conhecer os 11 membros do Conselho Executivo, que mantém três dos elementos anteriores.
Macau

Avaria marca primeiro dia do metro de Macau

Uma avaria marcou o primeiro dia do metro ligeiro de Macau. Pouco tempo depois de partir, soou um alarme na composição com duas carruagens, travando subitamente e obrigando à retirada de passageiros.
Myanmar

Rohingya. Aung San Suu Kyi já está em Haia

A líder do governo de Myanmar chegou esta terça-feira ao Tribunal Internacional de Justiça, para três dias de audiências sobre o genocídio da minoria rohingya, mas só deverá testemunhar amanhã.
Abusos na Igreja

Timor. Padre suspeito de abuso sexual de crianças

O Tribunal de Díli ordenou a prisão preventiva de um ex-padre norte-americano acusado de abusos sexuais. O ex-padre acabou afastado de funções religiosas depois de ter admitido cometer os crimes.
Macau

Metro de Macau custou 1,14 mil milhões de euros

O primeiro metro ligeiro de Macau custou um total de 10,2 mil milhões de patacas (1,14 mil milhões de euros). As autoridades esperam que o metro ligeiro transporte cerca de 20 mil passageiros por dia.
Filipinas

Governo não estende lei marcial a zona de conflito

Mindanao, no sul das Filipinas, tem sido palco de conflitos entre o Governo e grupos extremistas, mas lei marcial não será estendida à região. A decisão foi motivada pelo enfraquecimento da rebelião.
Timor-Leste

Max Stahl: jornalista terá nacionalidade timorense

Será atribuída nacionalidade timorense ao jornalista britânico Max Stahl. Stahl documentou e expôs o massacre de Santa Cruz ganhando "o direito a ser cidadão timorense", disse o Presidente do país.
Timor-Leste

Timor-Leste. Tolerância zero contra a corrupção

962
O Presidente da República timorense defendeu "tolerância zero" no combate ao flagelo da corrupção, na segunda-feira. Timor-Leste continua sem ter uma lei anticorrupção aprovada no Parlamento Nacional.
Índia

Governo lamenta profundamente mortes em Nova Deli

Pelo menos 43 pessoas morreram este domingo num incêndio num mercado em Nova Deli, na Índia. Governo português lamentou "profundamente" o sucedido.
Índia

Incêndio em mercado de Nova Deli faz 43 mortos

Os incêndios são comuns na Índia, onde as leis de construção e as normas de segurança são frequentemente desrespeitadas pelos construtores e moradores. Origem do fogo está a ser investigada.
Paquistão

600 jovens vendidas como noivas para a China

3519
A AP obteve uma lista com o nome de 629 jovens mulheres, todas elas vendidas a homens chineses, num país onde a população é maioritariamente masculina. Os casos de tráfico estão a aumentar.
Índia

Guru indiano funda país sem fronteiras para hindus

Nithyananda está há um ano fugido das autoridades indianas, sendo acusado de rapto e violação. Agora, fundou um país para permitir aos hindus praticarem a religião em liberdade.
Macau

Macau. Ensino pré-escolar com 5.900 vagas

O número de vagas existentes no ensino pré-escolar em Macau é suficiente para receber as quase seis mil crianças que aqui devem ingressar no próximo ano.
Índia

Índia. Polícia mata suspeitos de violação coletiva

147
"Foram mortos num fogo cruzado, depois de tentarem apreender a arma dos guardas, mas foram baleados", confirmou a polícia indiana referindo-se aos quatro acusados de violação coletiva e assassínio.
Timor-Leste

Santa Cruz. Jornalista poderá tornar-se timorense

A atribuição da "cidadania especial" ao jornalista britânico Max Stahl em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste vai ser debatida na terça-feira em plenário.
A página está a demorar muito tempo.