Ásia

Malásia

Malásia. Buscas na casa do ex-primeiro ministro

As autoridades malaias completaram esta quinta-feira buscas em casa do ex-primeiro ministro Najib Razak, derrotado nas eleições legislativas de 9 de maio e alvo de suspeitas de corrupção.
Timor-Leste

Fretilin acusa oposição de "tentativa de pressão"

O líder da Fretilin acusou a oposição, que venceu as legislativas de sábado, de uma "tentativa de pressão", que "não é admissível", sobre o Presidente Francisco Guterres Lu-Olo.
Timor-Leste

AMP ganha eleições de Timor com maioria absoluta

O processo de apuramento dos votos nas legislativas antecipadas de sábado confirmou o escrutínio municipal que deu a maioria absoluta à Aliança de Mudança para o Progresso (AMP).
Maternidade

Macau Galaxy vai aumentar licença de maternidade

A operadora de jogo de Macau Galaxy Entertainment Group anunciou um aumento da licença de maternidade, de 56 para 70 dias, que entrou em vigor na terça-feira.
Timor-Leste

Fretilin ainda está a investigar votações

O líder da Fretilin, no Governo, afirmou esta quinta-feira que continuam a decorrer investigações a supostas irregularidades durante as legislativas de sábado, em que o partido foi derrotado.
Timor-Leste

Timor. Primeiro-ministro não se demite da Oecusse

O primeiro-ministro timorense e líder da Fretilin declarou que não se vai demitir da liderança da administração regional de Oecusse, apesar da derrota eleitoral.
Alterações Climáticas

"Vi os meus animais morrerem dia após dia"

As alterações climáticas estão a afetar diretamente os pastores da Mongólia. A solução pode passar por trabalharem em equipa. Conheça os pastores e os rebanhos na fotogaleria.
China

GAP vende t-shirt com mapa "errado" da China

A marca de roupa GAP pediu desculpa por vender uma t-shirt com um mapa da China sem os territórios reivindicados pelo país.
Malásia

Libertado antigo líder da oposição na Malásia 

O antigo líder da oposição na Malásia, Anwar Ibrahim, foi libertado esta quarta-feira, depois de receber um perdão real, na sequência da vitória eleitoral da sua aliança nas eleições de 9 de maio.
Lusofonia

Macau. Países lusófonos em fórum sobre construção

Durante o evento vai ser discutida a forma como as empresas da China Continental e de Macau podem participar em projetos de infraestrutura nos países de língua portuguesa.
Futebol

Paulo Sousa nos "quartos" da Champions asiática

O Tianjin Quanjian, orientado pelo português Paulo Sousa, qualificou-separa os quartos de final da Liga dos Campeões Asiática de futebol, ao empatar 2-2 no terreno do Guangzhou Evergrande.
China

Ex-Presidente de Taiwan condenado

O ex-Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, foi condenado a quatro meses de prisão pelo Supremo Tribunal de Justiça do país, que o considerou culpado de divulgar informações confidenciais.
Timor-Leste

Xanana quer Presidente da nação e não da Fretilin

O líder da coligação AMP, em Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse esperar que o chefe de Estado seja "Presidente da nação e não da Fretilin", quando considerar eventuais vetos políticos.
Índia

Mau tempo na Índia causa 42 mortos e 47 feridos

Pelo menos 42 pessoas morreram e 47 ficaram feridas nas últimas 24 horas, na Índia, na sequência das fortes chuvas e ventos que já causaram quase 200 mortes este mês, confirmaram as autoridades.
Acidentes e Desastres

Cinco mortos em queda de ponte 

Pelo menos cinco estudantes morreram e 12 estão desaparecidos após a queda de uma ponte num local turístico da Caxemira paquistanesa. Autoridades têm pouca esperança de encontrar sobreviventes.
Timor-Leste

Fretilin quer investigar resultados das eleições

Secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, pediu calma aos militantes enquanto a direção investiga suspeitas de alegadas irregularidades das legislativas de sábado. A oposição teve maioria absoluta.
Timor-Leste

Coligação de Xanana ganha maioria absoluta

151
A Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) venceu as eleições legislativas antecipadas de sábado em Timor-Leste com mais de 305 mil votos, ou 49,56% do total. Fretilin teve 34,27%.
Timor-Leste

AMP lidera com 49,32% dos votos

A Aliança de Mudança para o Progresso lidera a contagem dos votos nas legislativas antecipadas em Timor-Leste, com 49,32%, à frente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).
Timor-Leste

Rede sociais mais rápidas a contar votos em Timor

A contagem dos votos nas eleições legislativas em Timor-Leste já começou. O longo processo vai ainda demorar várias horas e em que as redes sociais vão 'batendo' os dados oficiais.
Timor-Leste

Partidos no Governo de Timor mantêm aliança

Os líderes dos dois partidos do Governo em Timor-Leste, Fretilin e PD, reafirmam que "o compromisso" entre as duas forças políticas se mantém "mais forte", apesar de terem ido a votos separadamente.
Timor-Leste

Timor. Urnas abrem sem relatos de incidentes

As assembleias de voto para as eleições legislativas em Timor-Leste abriram às 0700 de sábado, com funcionários e fiscais eleitorais, policiais e observadores a votarem primeiro.
CPLP

CPLP apoia projetos de TV na lusofonia 

Na segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão. Os projetos terão apoio de coprodução no valor de 50 mil euros.
FIFA

FIFA. Ex-selecionador do Japão recorre da demissão

Ex-selecionador do Japão considera que o seu despedimento "não era de todo esperado" e que parecia de todo "incompreensível", razão pela qual vai recorrer à arbitragem da FIFA.
Timor-Leste

Parlamento poderá ter menor número de partidos

O cenário mais provável para o Parlamento timorense, de acordo com uma simulação, é que este venha a ter o menor número de partidos de sempre.
País

Flores de papel de Campo Maior chegam ao Japão

180
As flores de papel feitas à mão, em Campo Maior, vão ornamentar a entrada principal de um dos maiores estádios de Hiroshima, recriando o ambiente das tradicionais Festas do Povo da vila alentejana.
Timor-Leste

Milhares marcham pela paz antes das legislativas

Sob o lema "marchemos juntos pela unidade nacional", milhares de pessoas saíram às ruas antes das eleições legislativas que acontecem no sábado.
Malásia

Malásia. Oposição vence eleições ao fim de 60 anos

A aliança opositora Pacto pela Esperança venceu esta quarta-feira as eleições na Malásia, com maioria parlamentar, e colocou um fim a 60 anos da Frente Nacional no poder.
Timor-Leste

Artes marciais e um galo no comício da Fretilin

A Fretilin fechou a campanha para as legislativas partilhando o palco com líderes mais jovens do partido, com representantes de várias associações e com grupos de artes marciais.
Diplomacia

Tóquio, Seul e Pequim comprometem-se a cooperar

Os três vizinhos do nordeste da Ásia concordaram em unir esforços e concentrar-se no diálogo aberto com o líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, com vista à desnuclearização.
Timor-Leste

Presidente pede discurso que honre heróis de Timor

Presidente timorense pediu um discurso "de verdade" para honrar quem lutou pela independência do país e relembrou a vitória que foi os eleitores terem ido às urnas nas eleições antecipadas de sábado.
Timor-Leste

Governo fornece transporte para estudantes votarem

O Governo timorense preparou transportes, por terra e por mar, para que os estudantes que estão em Díli possam regressar aos sítios onde estão recenseados para votarem nas eleições de sábado.
Videojogos

A Nintendo está à procura de designer para o Zelda

The Legend of Zelda é uma das séries de jogos mais conhecidas do mundo e a Nintendo precisa de um designer de videojogos para criar desafios. Requisitos: falar japonês e ter experiência na indústria.
Índia

Índia. Três novos chocantes casos de violação

Três novos casos de violação de adolescentes voltaram a provocar agitação social e revolta na Índia. Todos os mais recentes crimes envolvem a tentativa de homicídio por via do fogo.
Líbano

Líbano. PM anuncia perda de deputados

O primeiro-ministro libanês anunciou esta segunda-feira que o seu movimento perdeu um terço dos deputados no Parlamento, um dia depois das primeiras eleições legislativas no país em quase uma década.
Macau

Macau incentiva intercâmbios com jovens do Camboja

Chefe executivo de Macau anunciou que o governo irá apoiar os jovens cambojanos a prosseguirem os seus estudos no país e sublinhou que é necessário aproveitar "o esforço da nova geração".
Timor-Leste

Fretilin recusa comentar "provocações" da AMP

AMP alertou para supostas marcas de tinta que estão em alguns boletins de voto impressos, alegando manipulação de voto. Fretilin recusa comentar aquilo a que chama de "provocações".
Timor-Leste

Timor. Campanha eleitoral decorre sem incidentes

A situação de campanha eleitoral em Timor tem-se mantido "pacífica", com grandes multidões nos comícios e ações de campanha. Legislativas antecipadas estão marcadas para sábado.
Paquistão

Ministro do Interior foi baleado

O ministro do Interior do Paquistão, Ahsan Iqbal, foi baleado este domingo, mas não corre risco de vida, indicou à agência France Presse o seu assessor, a poucos meses das eleições legislativas.
Índia

Detido o suspeito de violar e queimar adolescente

A polícia indiana anunciou hoje a detenção do principal suspeito de sequestrar, violar e queimar o corpo de uma adolescente, no mais recente caso de crimes contra as mulheres na Índia.
Timor-Leste

Timor-Leste. Ataque a caravana da AMP faz feridos

Várias pessoas ficaram ligeiramente feridas quando militantes da coligação da oposição foram alegadamente atacados quando regressavam de uma ação de campanha no leste do país.
Paquistão

Explosões em minas matam 23 pessoas no Paquistão

Pelo menos 23 mineiros morreram e outros nove ficaram feridos após explosões em duas minas de carvão na província do Baluchistão, no sudoeste do Paquistão.
Crime

Índia. 14 pessoas presas por suspeita de violação 

A jovem foi raptada em Chatra, durante um casamento. Acabou por ser violada, morta e queimada. Alguns dos presumíveis autores do crime dizem que "só" a violaram, depois deixaram-na "ir para casa"
Desastres Naturais

Terramoto atinge Filipinas

Um terramoto de magnitude 6,1 graus na escala de Richter atingiu as Filipinas, mas as autoridades ainda não informaram se há vítimas, danos materiais ou se ativaram o alerta de tsunami.
Festivais de Cinema

Sound&Image já recebeu 27 candidaturas portuguesas

Festival realizado em Macau recebe todos os anos candidaturas produtores locais e internacionais de curtas-metragens e música. Candidaturas terminam no dia 16 de junho.
Índia

Índia. Tempestades de areia matam 125 pessoas

As tempestades de areias e relâmpagos, no norte da Índia, provocaram a morte de, pelo menos, 125 pessoas. Autoridades alertam para novas tempestades nas próximas 48 horas.
Bangladesh

700 mil rohingya enfrentam perigo das monções

Milhares de refugiados rohingya que fugiram da repressão na Birmânia enfrentem agora o perigo eminente das monções no sul do Bangladesh, um dos países mais propensos a inundações.
Índia

Índia. Mais de 90 mortos em tempestades de areia

As tempestades afetaram sobretudo os estados de Rajasthan e Uttar Pradesh, no norte do país.
Macau

Macau arrecada milhões em impostos sobre jogo

Macau arrecadou cerca de 2,7 mil milhões de euros em receitas provenientes dos impostos diretos sobre o jogo, no primeiro trimestre do ano.
Crime

Mão de obra asiática usada na apanha da amêijoa

105
Trabalhadores, de origem asiática, chegam através de circuitos de tráfico de pessoas e imigração ilegal. Vivem nas zonas de Alcochete e do Samouco em condições precárias.
Timor-Leste

Tribunal confirma cumprimento constitucional

Acórdão do Tribunal de Recurso confirma que o chefe de Estado cumpriu "escrupulosamente" os deveres constitucionais quando decidiu dissolver o Parlamento Nacional.
Cimeiras

Cimeira entre Japão, Coreia do Sul e China é dia 9

Japão, Coreia do Sul e China reúnem-se no dia 9 de maio na primeira cimeira trilateral em mais de dois anos, encontro para uma cooperação para alcançar a desnuclearização do regime norte-coreano.
Diplomacia

Brasil. Temer cancela visita oficial à Ásia

Michel Temer voltou a cancelar uma visita oficial à Ásia. Primeira viagem foi cancelada devido a problemas de saúde. O segundo cancelamento coincide com uma nova investigação contra o chefe de Estado.
Timor-Leste

Ex-primeiro ministro timorense reage a Xanana

O ex-primeiro-ministro timorense Rui Maria de Araújo lamentou esta segunda-feira ter sido "desnecessariamente usado" por Xanana Gusmão, quando o escolheu como chefe de Governo em 2015.
Turismo

Macau promove turismo na Grande Baía

Representantes da indústria turística de Portugal e da China conversaram durante a Expo Internacional de Turismo de Macau, partilhando "ideias sobre itinerários multi-destino".
Myanmar

Myanmar. Centenas fogem de conflito armado

Novos combates entre milícia independentista cristã e Exército do país leva centenas a abandonar as suas casas. Violência tem-se intensificado na zona nordeste, junto à fronteira com a China.
Dança

Estes japoneses estudam Dança em Lisboa. Porquê?

227
São japoneses, querem ser bailarinos e preferiram estudar dança a 11 mil quilómetros de casa. Muitos gostavam de ficar em Portugal, e outros veem Lisboa como uma ponte para o futuro noutro país.
Tráfico de Droga

Índia. Português detido com três quilos de cocaína

Português foi detido no aeroporto de Chennai. O homem confessou que serviu de correio de droga, tendo-lhe sido paga uma importância expressiva para transportar um pacote entre São Paulo e Chennai.
Timor-Leste

Fretilin confiante na vitória das legislativas

Fretilin está confiante na vitória das legislativas de 12 de maio. Durante um comício que aconteceu esta sexta-feira, o secretário-geral do partido afirmou que o apoio "tem vindo a aumentar".
Diplomacia

Líderes da Índia e China reúnem-se por dois dias

O Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu o homólogo indiano, Narendra Modi, para dois dias de encontro. Os líderes vão "passar em revista" os desenvolvimentos das relações bilaterais.
Japão

Cimeira das Coreias. Sobremesa revolta Japão

O Governo japonês pediu que a Coreia do Sul não sirva a sobremesa planeada para a cimeira entre as Coreias. A mousse de manga em questão tem um mapa com ilhas disputadas entre os países.
Timor-Leste

Timor. Ataques querem "passar esponja na História"

134
O líder da Fretilin, no Governo, afirmou que os ataques de que tem sido alvo durante a campanha eleitoral são uma tentativa de "passar uma esponja pela História", a que não vai responder à letra.
Mundo

Fotogaleria. Os 9 trilhos mais perigosos do mundo

570
Escadarias de 4.000 degraus até ao topo de uma montanha, percursos num vulcão ativo e travessias onde já morreram mais de cem pessoas. Veja a fotogaleria com os nove trilhos mais perigosos do mundo.
Macau

Macau é decisivo na projeção do português

Sampaio da Nóvoa disse esta segunda-feira que Macau "é decisivo e central para o futuro do nosso país", uma vez que tem um papel importante na projeção da língua portuguesa no mundo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)