Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ásia

Eleições EUA

Trump diz que Taiwan devia pagar mais pela defesa

Além de considerar que a ilha de Taiwan deveria pagar mais pela proteção militar fornecida pelos EUA, o republicano também acusou Taipé de manter a sua indústria de semicondutores afastada dos EUA.
Habitação e Urbanismo

Expropriação destruiu-lhe vida, diz proprietário 

O proprietário de dois prédios na Rua do Benformoso, expropriados para a construção de uma mesquita, voltou a queixar-se do processo a que foi sujeito, referindo que lhe destruíram a vida.
Paulo Portas

Portas: África e Europa têm de cooperar na energia

Paulo Portas vê a África como "um parceiro natural" da Europa: sublinhou a necessidade de parcerias "entre iguais, sem condescendências" e "com resultados positivos para ambos".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

África e Europa têm de unir esforços face à Ásia

Europa e África só serão relevantes no panorama internacional se unirem esforços para equilibrar a emergência da influência da região do Indo-pacífico, defende Paulo Rangel.
Celebridades

Fotos: filho do homem mais rico da Índia casou-se

Depois de John Cena, Nick Jonas e Priyanka Chopra, as Kardashian e Tony Blair também já chegaram ao grande casamento de Anant Ambani. A festa continua fim de semana adentro com mais celebridades.
Japão

200 membros do exército japonês repreendidos 

Entre as repreensões, está o uso indevido de informação confidencial, abusos de fundos e tarefas não realizadas. Onze elementos foram expulsos, 83 suspensos e 14 receberam reduções salariais.
Militares

Ambições militares da China são o "maior desafio" 

As ambições militares de Pequim são "o maior desafio estratégico" para o Japão já que Pequim envia regularmente navios para zonas próximas de ilhas disputadas no Mar do Leste da China.
Índia

Agricultura sustentável chegou 1 milhão de pessoas

O projeto, que venceu o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, consiste em fazer a transição dos agricultores que utilizam produtos químicos, de pesticidas a fertilizantes, para uma agricultura natural.
Taiwan

Incursões chinesas igualam recorde de 2021

Exatamente o mesmo número de aviões violaram a linha que divide os dois estados em 2021: 56 aviões incluindo caças e bombardeiros bem como um porta-aviões operaram na zona.
Nações Unidas

Portugal foi o 1º. a apoiar estados insulares

Um aumento de 1% no mundo equivale a um aumento cinco vezes maior para os Estados Insulares em Desenvolvimento. A ONU desenvolveu uma estratégia específica de apoio. Portugal foi o primeiro a aderir.
Diplomacia

Ramos-Horta elogia pós-guerra de Angola

Presidente de Timor diz que Angola detém uma extraordinária experiência pós-guerra, com a integração das forças armadas e a aceitação dos resultados por parte dos derrotados.
Guerra na Ucrânia

Putin agradece esforços de paz de Modi

Para "um futuro melhor para a próxima geração, a paz é da maior importância", declarou o chefe de Estado indiano manifestando ainda preocupação com a morte de crianças na Ucrânia.
Timor-Leste

Timor: entrada na ASEAN abre oportunidade a CPLP

Destacando a possibilidade de Timor-Leste ser "o grande armazém para produtos de países PALOP ou CPLP", o Presidente timorense considerou a entrada do país na ASEAN como uma "oportunidade".
Angola

Presidente de Timor visita Angola e Moçambique

Presidente de Timor vai a Angola nos próximos três dias e diz que estas visitas de Estado a Angola e Moçambique "destacam o compromisso de Timor-Leste em fortalecer as suas relações internacionais".
História

Dadrá: nos 70 anos da morte de Aniceto do Rosário

Aniceto do Rosário foi a primeira vítima, dentre as forças militarizadas portuguesas, da incompreensão do Salazarismo face aos novos tempos de descolonização que se anunciavam.
Igreja Católica

Papa Francisco visita Timor-Leste em setembro

Devido à elevada percentagem de muçulmanos e budistas, o Papa Francisco vai encontrar uma realidade distinta no que diz respeito à religião nesta viagem, que inclui também a Indonésia e Singapura.
Diplomacia

Moçambique e Timor assinam acordo de cooperação

"Aprendemos mais e melhor [cooperando] entre nós", declarou José Ramos-Horta, de visita a Moçambique, marcada pela assinatura de acordos de cooperação nas áreas política, ensino e recursos minerais.
Macau

Macau. Diplomata chinês doou acerco à Universidade

O acervo do diplomata chinês Kang Jimin contém atas de reuniões e notas "de grande importância" para a investigação académica sobre "o regresso de Macau e a elaboração da Lei Básica".
Índia

PM indiano visita a Rússia em 8 de julho

Esta será a primeira visita oficial de Narendra Modi ao estrangeiro desde que foi reeleito e a sua primeira deslocação a Moscovo desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Japão

Japão põe em circulação notas mais seguras

O numerário continuará a "desempenhar um papel importante no futuro", considerou o governador do Banco do Japão assegurando que enquanto houver procura de notas, o banco vai continuar a oferecê-las.
Índia

Uma centena de mortos em debandada na Índia

Debandada durante cerimónia hindu no norte da Índia provocou 116 mortes. Primeiro-ministro assegurou que autoridades federais e estatais estão a colaborar para garantir assistência aos feridos.
Myanmar

Myanmar. Inundações deixam milhares isolados

O rio Ayeyarwady, no norte da antiga Birmânia, ultrapassou o "nível de perigo" na cidade de Myitkyina, após vários dias de chuva intensa e deixam milhares de pessoas isoladas.
China

China facilita entrada de estrangeiros no país

De acordo com as autoridades chinesas, a medida visa promover a integração das regiões no "desenvolvimento nacional global". Cidadãos não residentes não poderão exceder os 90 dias por estadia.
Ásia

Mongólia: oposição ganha lugares no parlamento

Uma "nova página" na democracia mongol: embora o Partido Popular da Mongólia tenha conseguido 68/126 lugares, o Partido Democrata — oposição — garantiu 42, um grande salto por comparação a 2020.
Alterações Climáticas

Timor: 3 meses de assistência alimentar

O executivo decidiu distribuir "Super Cereais" 1.000 mulheres com vista a prevenir e a atenuar a desnutrição na região devido ao impacto das alterações climáticas na obtenção de alimentos.
Turismo

Monte Fuji com restrições a partir de 2.ª feira

O limite máximo de acessos a este trilho é agora de 4.000 turistas por dia. O Monte Fuji atrai, todos os verões, mais de 220.000 visitantes.
NATO

EUA, Seul e Japão são a "versão asiática da NATO"

Pyongyang acusou a aliança militar tripartida de ser uma tentativa de Washington de juntar a Coreia do Sul e o Japão à NATO e ameaçou responder à altura da "ameaça à segurança" norte-coreana.
Bangladesh

Imigrantes do Banglasdesh ficaram na ilegalidade

Ilegalidade provocada pelo fim das manifestações de interesse, mecanismo legal que permitia a estrangeiro com visto de turista legalizar-se em Portugal, desde que descontasse para a Segurança Social.
Guerra na Ucrânia

Rússia ameaça contramedidas a exercícios da NATO

Putin considera os exercícios militares entre o Japão e membros da NATO uma "potencial ameaça à segurança" da Rússia e ameaça retaliar com "contramedidas apropriadas" para reforçar as suas defesas.
Índia

Aeroporto de Nova Deli: teto cai e mata uma pessoa

Uma parte do teto de um terminal de embarque do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, na capital da Índia, Nova Deli, desabou esta segunda-feira , matando uma pessoa e ferindo outras oito.
Ásia

Taiwan apela a cidadãos que não viajem para China

Aumento das tensões entre os países levou o governo chinês a agravar as penas e possivelmente executar cidadãos taiwaneses. Taiwan apela para não viajarem se não for estritamente necessário.
Timor-Leste

Timor-Leste. Guterres celebra 25 anos do referendo

Presidente Xanana Gusmão recordou que a independência do país foi conseguida com "sangue e sofrimento" e pediu a todos para contribuir para "melhorar a vida do povo".
Moçambique

Japão disponibiliza milhões para recolha de lixo

Em Pemba, os problemas de gestão de resíduos sólidos devem-se, em parte, à chegada de deslocados que fogem a ataques armados protagonizados por grupos insurgentes em Cabo Delgado.
Índia

Bebida alcoólica adulterada mata 63 pessoas

Algumas pessoas ficaram cegas, outras desmaiaram na rua e outras morreram antes de conseguirem chegar ao hospital. Na Índia, a bebida é vendida nas ruas, em sacos de plástico, por 0,70 euros.
Japão

Japão: iene cai para mínimo histórico face ao euro

A desvalorização do iene é uma "preocupação séria": vice-ministro das Finanças reconheceu ainda não haver "medidas específicas" mas garantiu uma resposta aos "movimentos rápidos" dos especuladores.
Família Real Britânica

Rubis, Pokémon e peixe no banquete em Buckingham

Um menu com sabores locais, discursos com referências de animação e memórias e joias com história. O banquete oferecido pelos reis Carlos e Camila aos imperadores do Japão reuniu 150 convidados.
Macau

Macau. Hotéis recebem 1,2 milhões de hóspedes

Do total de 1.196.000 hóspedes, 870 mil chegaram da China continental, mais 9,7%, em termos anuais, e 164 mil de Hong Kong, uma descida de 17,4%. Já o número de hóspedes internacionais (88 mil) subiu.
Ensino Superior

Politécnico de Castelo Branco faz acordo em Timor

O protocolo assinado contempla o intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do quadro técnico administrativo, a realização de cursos de mestrado em áreas comuns como as engenharias.
Família Real Britânica

Imperador do Japão visita o Reino Unido

Naruhito e Masako do Japão começam esta terça-feira uma visita de estado de três dias no Reino Unido, com valor sentimental para os dois estudantes de Oxford e para duas nações com longa história.
Filipinas

Filipinas: ativista Leila de Lima em liberdade

A ativista de 64 anos foi acusada de aceitar dinheiro de detidos e de permitir que estes vendessem droga. Porém, passados 6 anos, o Ministério Público não conseguiu provar a culpa de todos acusados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada