O ensino pré-escolar tem uma influência positiva nos resultados dos alunos, segundo as conclusões do 4º Fórum aQeduto, “O pré-escolar faz a diferença?” apresentadas esta segunda-feira no auditório do Conselho Nacional de Educação.

O projecto Aqeduto avalia a equidade e qualidade em educação através da análise sistemática dos dados PISA entre 2003 e 2012, e refere que os jovens que frequentaram o pré-escolar durante um ano ou mais tendem a ter resultados escolares mais elevados. Ou seja, a influência positiva do pré-escolar é mais visível quando as crianças o frequentam por um período mais prolongado.

O tempo de frequência do pré-escolar está também associado a uma menor percentagem de chumbos. Os alunos que frequentaram o pré-escolar por um período superior a um ano apresentam uma percentagem de retenção de 29%, bastante inferior à média nacional de 35% e quase metade dos alunos (46%) que não frequentaram o pré-escolar, chumbaram pelo menos uma vez.

O projeto desenvolvido por uma equipa multidisciplinar e patrocinado pelo Conselho Nacional de Educação e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, conclui também que o alargamento da rede pré-escolar do país beneficiou as classes sociais mais desfavorecidas.

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