270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: legislativas 2023 devem julgar bazuca

Marcelo apela a que se aproveite esta oportunidade para criar condições para se inverter a tendência desta última década "com sete anos de crise" e "vinte anos de genérico afastamento da Europa".
Amnistia Internacional

Marcelo condecorou Amnistia Internacional

O Presidente atribuiu esta condecoração por ocasião do 60.º aniversário do movimento da Amnistia Internacional, em reconhecimento do seu "trabalho e ativismo na luta pelos direitos humanos".
Coronavírus

Marcelo "não altera" posição sobre desconfinamento

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "cabe ao Governo fazer a avaliação" da situação, mas defendeu que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, não se altera.
Marcelo Rebelo de Sousa

Promulgado diploma para acelerar execução do PRR

O Presidente da República já promulgou o diploma, aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 27 de maio, que visa acelerar a execução dos projetos aprovados no âmbito do PRR.
Política

As “elites” da nossa vergonha /premium

1057
Num ponto, de facto, essa gente é superior: a solitária “qualidade” deles é a voracidade, que nestes domínios anda sempre emparelhada com o descaramento e a inépcia, a mentira e a prepotência.
Coronavírus

Portugal em "momento de transição", diz Marcelo

Presidente da República pede que portugueses tenham "noção" que o país está num "momento de transição" da pandemia. Em Nova Iorque, Marcelo deixou elogios à gestão da pandemia feita por Biden.
Coronavírus

Marcelo pede "narrativa diferente" na pandemia

391
Presidente da República defende ao Expresso uma mudança na estratégia e na "narrativa" do Governo e considera um erro falar-se numa quarta vaga e num novo confinamento.
Incêndios

Pedrógão, o Presidente e a estátua invisível 

204
Quatro anos depois, o “barril de pólvora” vai crescendo. Mais uns anos e está o caldo cozinhado para nova tragédia, ficando à espera do dia fatídico que abane a panela e o faça entornar.
Presidente da República

Marcelo recusa comentar palavras de Costa

304
O Presidente da República recusou comentar as declarações de António Costa e se há algum conflito institucional entre os dois, porque está "focado" num "objetivo nacional".
Governo

Monsieur le Président… /premium

Se os próprios prevaricadores e os outros beneficiários de nomeações inadequadas não têm a hombridade de se demitirem, a única coisa que o sr. Presidente pode fazer é demitir o Governo.
Coronavírus

"Comigo não haverá" volta atrás no desconfinamento

775
Marcelo diz que, no que depender do Presidente, não haverá "volta atrás" no processo de desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do "virar de página".
Marcelo Rebelo de Sousa

"Se é preciso clarificar lei, clarifique-se a lei"

829
Marcelo Rebelo de Sousa diz que não sabe se os dados dos ativistas foram passados por causa da lei ou por outra razão mas, se é uma questão de "clarificar a lei, então que se clarifique a lei".
Presidente Marcelo

ONU. Presidente vai à tomada de posse de Guterres

159
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se na próxima semana a Nova Iorque para assistir à cerimónia de tomada de posse do secretário-geral das Nações Unidas.
Presidente Marcelo

Marcelo. Vive-se um tempo "perigosamente egoísta"

Presidente da República elogiou o percurso de meio século de liberdade religiosa em Portugal, mas advertiu que se vive "um tempo perigosamente egoísta".
Óbito

PR e Ministra da Cultura recordam António Torrado

O trabalho do escritor António Torrado, que morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, foi recordado pelo Presidente, pela ministra da Cultura e pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Coronavírus

Marcelo promulga obrigatoriedade de máscaras

159
O Presidente da República promulgou o diploma que renova a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, prorrogando por 90 dias a vigência dessa lei.
Emissão Especial

Marcelo sobre cedência de dados: "Lamentável"

"O reconhecimento de que isso ocorreu é efetivamente lamentável por estarem em causa direitos fundamentais das pessoas", diz o Presidente da República no Funchal, Madeira
10 de junho

Fotos. Centenas assistiram ao 10 de Junho 

A Madeira foi o local escolhido para as celebrações do 10 de Junho. Centenas assistiram à intervenção de Marcelo na Praça da Autonomia, no Funchal. Veja a fotogaleria com as melhores imagens.
10 de junho

Entrelinhas. A imigração e a bazuca que não é ouro /premium

Para Marcelo a 'bazuca' não deve ser entendida como o ouro do Brasil ou as especiarias no passado. Fez um apelo a que se tratem os imigrantes como se exige que se tratem os emigrantes.
10 de junho

Marcelo contra Marcelo no cerco dos autonomistas /premium

Presidente marcou o 10 de junho na Madeira e os autonomistas cercaram-no, com Jardim a liderar. Diz que quem quiser rever constituição pode avançar, mas "sem dramas". Tem feito horas extraordinárias.
25 de Abril

Eanes sobre Adão e Silva: "Não condeno a crítica" /premium

1267
Antigo Presidente da República avisa contra "situações de facto consumado". E promete avaliar eventuais "sinergias onerosas" entre organismos que devem preparar os 50 anos do 25 de Abril.
Madeira

Marcelo responde a Jardim: "Ele só dá recados"

Presidente da República desvaloriza carta aberta que Alberto João Jardim lhe dirigiu, dizendo que "faz parte da tensão daquilo é a tensão natural e salutar" entre a Madeira e a República.
25 de Abril

Um Ministério para marcar meio século da Revolução /premium

1899
Sociólogo foi a escolha de António Costa para liderar o grupo que vai preparar as cerimónias dos 50 anos do 25 de Abril. Escolha tem merecido críticas. Mas Marcelo garante "aval".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que deu "aval" a Pedro Adão e Silva

2907
Presidente da República não encontra qualquer "razão substancial" para que Pedro Adão e Silva não exerça o cargo e diz mesmo ter dado o seu "aval", apesar da escolha ter sido do Governo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebeu lesados do Banif e do BES

Presidente da República esteve reunido com uma "delegação de representantes da Associação de Lesados do Banif ", antes de ir para o Funchal, e com uma Associação de Lesados BES já na cidade.
Política

Costa e Medina em campanha com Marcelo no meio /premium

Museu está vazio, mas a ala poente do Palácio da Ajuda está acabada e serviu aos dois socialistas para atirar a quem atacou "taxas e taxinhas". E ainda houve um elogio social-democrata para Medina.
António Costa

Popularidade de António Costa em queda em maio

606
Polémicas de Odemira, festejos do Sporting em Lisboa e Champions no Porto fizeram cair popularidade do primeiro-ministro. Diferença para Marcelo é agora maior.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo almoça com Rei de Espanha

O Presidente da República encontrou-se esta sexta-feira com o Rei de Espanha, em Madrid, onde almoçaram juntos. Este encontro dá-se no dia em que as seleções de futebol dos dois países se defrontam.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede que se evite "galope" da dívida"

O Presidente da República saudou a flexibilização das regras orçamentais na União Europeia pelo menos até 2022, mas pediu que, "investindo mais", se evite no futuro "um galope da dívida pública".
Noticiário

12h. Marcelo condena "obsessão" com indicadores

O Presidente diz que há outros fatores a ter a ter conta nas decisões a tomar em Portugal e pelos outros países europeus. Vice-almirante Gouveia e Melo explica vacinação dos imigrantes ilegais.
Noticiário

10h. Marcelo fala em "encruzilhada", pede reformas

No último dia de visita à Bulgária, o presidente da República defendeu que a UE deve aproveitar a saída da crise causada pela pandemia para fazer reformas estruturais, de médio e longo prazo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede "reformas estruturais" na UE

O Presidente da República afirmou que a União Europeia "está numa encruzilhada" e deve aproveitar a saída da crise causada pela pandemia para fazer "reformas estruturais, de médio e longo prazo".
Coronavírus

Marcelo: Presidência portuguesa da UE foi difícil /premium

Este já é o tempo pós-crise e o foco, com a ajuda da vacinação, deve agora ser a recuperação económica e social. A partir da Bulgária, Marcelo fez um balanço da Presidência portuguesa da UE.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reúne-se com Presidente búlgaro 

O Presidente da República reúne-se com o Presidente da Bulgária e depois terá um almoço oferecido pelo primeiro-ministro interino. A visita "estava prometida há mais de dois anos", explica Marcelo.
Noticiário

23h. Marcelo só fala dos arraiais em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa só comenta as festas dos Santos Populares quando estiver em território nacional, mas avisa: em Belém também se alterou a programação para evitar "aglomerações"
Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa visita Bulgária

Na capital da Bulgária, Marcelo Rebelo de Sousa terá a cerimónia de boas-vindas na Praça St. Alexander Nevski e no Palácio Presidencial o chefe de Estado português reúne-se com o Presidente búlgaro.
Coronavírus

Marcelo incentiva parlamentos a "papel reforçado" 

O Presidente da República referiu que a Europa esta a viver um "momento particularmente difícil" e incentiva a que os parlamentos tenham um "papel reforçado" para responder aos problemas dos cidadãos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Nenhum país europeu irá seguir caminho do "Brexit"

"A União Europeia é muito diversa, somos diferentes, mas jogamos juntos, discutimos, debatemos e, no último minuto, concordamos", diz Marcelo Rebelo de Sousa.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo conclui "visita de amizade" à Eslovénia

O Presidente da República agradeceu ao seu homólogo esloveno, Borut Pahor, pela "grande visita", que se deveu a "um grande Presidente" e a um "grande povo, que é o povo esloveno".
Seleção Sub-21

Marcelo visita plantel na Eslovénia após vitória 

177
A cumprir uma visita oficial de três dias na Eslovénia, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a seleção sub-21 depois da vitória por 5-3 frente a Itália. Momento foi registado em fotografia.
Coronavírus

Marcelo: conjugar a vida e a saúde com a economia 

"Os portugueses esperam uma saída da pandemia equilibrada, sem facilitismo nem alarmismo", afirmou Marcelo, confiante de que os portugueses não vão estragar tudo agora.
Marcelo Rebelo de Sousa

Segredo português tem sido a estabilidade 

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o segredo da presidência portuguesa do Conselho da UE tem sido a "procura da estabilidade" e a "coabitação política".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer planos de recuperação até junho

Presidente da República considera que, caso a decisão sobre a presidência eslovena da UE, fundos poderão chegar só em setembro ou outubro. Marcelo sublinha "estabilidade" na Eslovénia.
História

Mais revolução, não! 

Como as revoluções são o pior que nos pode acontecer e há sempre alguém disposto a oferecer-nos mais uma, a única defesa possível é o regime ter a coragem de se ir antecipando e reformando.
Coronavírus

Marcelo: É preciso "evitar um discurso alarmista"

Presidente da República diz que discurso atual "não pode ser igual ao de janeiro, fevereiro e março". Sobre final da Liga dos Campeões no Porto, critica "comunicação" do Governo.
Coronavírus

Marcelo adia Festa do Livro de Belém

A Festa do Livro acontece habitualmente entre agosto e setembro. Em 2020 não se realizou. Também as feiras do livro de Lisboa e do Porto estão marcadas para entre o fim de agosto e meados de setembro.
Infarmed

PR quer mudar critérios, peritos pedem cautela /premium

Presidente foi "assertivo" no Infarmed: portugueses não vão perceber que critérios se mantenham quando vacinas já ajudam a aliviar. Peritos mantiveram posição e sublinharam riscos. Costa não se meteu.
Autarquias

Marcelo promulga alterações à lei eleitoral

O diploma clarifica e simplifica a apresentação de candidaturas por grupos de cidadãos eleitores e assegura procedimentos adequados à realização das eleições no contexto da pandemia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo faz etapa do caminho de Santiago em agosto

Núñez Feijóo foi recebido no Palácio de Belém pelo Presidente da República, confessando que é um dos políticos que mais admira e "um dos dirigentes mais importantes da União Europeia".
Coronavírus

Marcelo defende mudança da matriz de risco

O Presidente da República explica que "sempre" achou boa ideia mudar a matriz de risco da Covid-19, mas respeitou "a opinião dos especialistas e a decisão do Governo".
Noticiário

4h. PR afasta regresso ao estado de emergência

Presidente da República relativiza o aumento de casos na região de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa afasta o regresso ao estado de emergência e diz que "compete ao governo" pensar em novas medidas.
Política

PR: Convenções são positivas para a democracia

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, quando questionado sobre a convenção do Movimento Europa e Liberdade, que "tudo o que é uma expressão de vitalidade política, vitalidade democrática, é importante".
Coronavírus

Marcelo exclui regresso ao estado de emergência

"Eu acho que está fora de causa o regresso ao estado de emergência, em qualquer caso", disse Marcelo quando questionado sobre possíveis recuos, em Lisboa, no processo de desconfinamento.
Fact Check

Marcelo dançou na Guiné-Bissau sem máscara?

Imagem mostra o Presidente da República a dançar sem qualquer máscara de prevenção contra a Covid-19, alegando que o momento aconteceu na visita à Guiné-Bissau. Não é verdade.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes."Sem moderados PSD não vence"

110
Comentador considera que "perceção pública" de "uma aproximação ao Chega" "é um erro que envenena o PSD" e afasta o eleitorado moderado do centro. "Sem os eleitores moderados não se vencem eleições."
Exames Nacionais

Promulgado decreto de melhoria de nota 

O Presidente da República promulgou o decreto da Assembleia da República que permite a realização de exames nacionais de melhoria de nota no ensino secundário e estabelece um processo de inscrição
Presidente da República

Marcelo defende "sociedade diversa e inclusiva"

O Presidente da República defende que "uma cultura diversa, inclusiva e aberta manifesta uma sociedade diversa, inclusiva e aberta e favorece o diálogo, o desenvolvimento e a reconstrução do país".
Presidente da República

PR autorizado a ir à Eslovénia, Bulgária e Madrid 

100
Marcelo Rebelo de Sousa irá deslocar-se à Eslovénia, à Bulgária e a Madrid, entre 30 de maio e 5 de junho. O pedido de autorização deu entrada na Assembleia da República em 13 de maio.
PSD

"Maldade" do PR causa mal-estar. Rio desvaloriza /premium

241
Marcelo lembrou que PSD vai a votos e deixou a porta de saída aberta a Rio. Próximos do líder do PSD não gostaram, mas Rui Rio diz agora ao Observador estar em "total sintonia" com o Presidente.
Fact Check

Marcelo Rebelo de Sousa ditou fim de pandemia?

Não. Citação partilhada é retirada do contexto em que foi dita. Presidente da República falava num cenário hipotético futuro e acerca de eventuais remodelações governamentais.
Presidente da República

Marcelo condecorado na Guiné-Bissau 

Presidente diz que medalha é para Portugal, para os portugueses e prometeu estar ao lado dos guineenses porque "sabem aquilo com que contam", mesmo que com menos dinheiro do que outros países.
Marcelo Rebelo de Sousa

PM da Guiné considera histórica visita de Marcelo 

"Estamos muito satisfeitos com esta visita que acontece depois de mais de três décadas. É uma visita histórica para a Guiné-Bissau", observou o primeiro-ministro guineense.
Guiné-Bissau

Portugal dever ser "mais criterioso" 

Presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde afirma que nunca esteve em guerra com Marcelo, mas que o Presidente não pode dar oportunidade a "branqueamento".
Guiné-Bissau

Marcelo quer ajudar Guiné a aperfeiçoar democracia

A visita pelo presidente-português é mais importante que a de Joe Biden, diz chefe de Estado da Guiné-Bissau. Marcelo Rebelo de Sousa agradece visita inesquecível ao país.
Presidente da República

Bissau. Marcelo recebido por milhares sem máscara

202
"Presi, Presi." 31 anos depois um Presidente da República voltou à Guiné-Bissau e foi recebido por milhares de pessoas nas ruas, numa altura de pandemia e sem distanciamento físico.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo saudado por multidão na Guiné-Bissau

516
Marcelo Rebelo de Sousa saiu várias vezes do carro para ir ao encontro da multidão efusiva, provocando grande agitação nas forças de segurança, depois 31 anos sem uma visita oficial ao país.
Guiné-Bissau

Que vai Marcelo fazer à Guiné-Bissau?

Se as autoridades portuguesas pactuarem com situações em que os interesses francófonos presentes na região isso não será um bom sinal para as fraternas relações bilaterais.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega a Bissau 31 anos depois de Soares 

"Passaram 31 anos sem vir um chefe de Estado" à Guiné-Bissau em visita oficial, o último foi Mário Soares, em 1989, o que "é muito, é demasiado para países tão próximos", disse a ministra guineense.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na Guiné-Bissau defende política externa

"Eu não vi razão para me afastar do que é uma orientação clara da nossa política externa e da prioridade que damos aos Estados irmãos de língua portuguesa", explica Marcelo Rebelo de Sousa.
Cabo Verde

Cabo Verde. Presidentes querem solução para dívida

O Presidente de Cabo Verde reconheceu que o tema da dívida é um elemento "importante da cooperação" entre os dois países, esperando uma resolução para breve.
Marcelo Rebelo de Sousa

Oposição questiona visita de Marcelo a Cabo-Verde

"[...] talvez o futuro nos dirá quais são os interesses que estão em jogo e a razão para tanta pressa para esta visita presidencial neste momento", diz o partido União para a Mudança sobre a visita.
Resposta Pronta

"Guiné-Bissau é dos países mais pobres do mundo"

Clara Carvalho considera que as críticas à visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Guiné-Bissau são "compreensíveis". A investigadora comenta ainda a "diplomacia agressiva" de Umaro Sissoco Embaló.
Resposta Pronta

"Críticas à visita à Guiné-Bissau justificam-se"

António Pacheco, jornalista e especialista em Assuntos Africanos, critica "momento" da visita oficial à Guiné-Bissau. "Presidente nem foi investido. Autoproclamou-se presidente da Guiné-Bissau".
Coronavírus

PR reconhece desconfinamento sem impactos no SNS

"Os indicadores continuam muito estáveis, em número de mortos, em número de casos e até na pressão no Serviço Nacional de Saúde", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Cabo Verde

PR de Cabo-Verde quer Cimeira da CPLP presencial

Durante a cimeira será aprovada a convenção sobre mobilidade de cidadãos entre os Estados-membros da CPLP, apresentado como "o maior destaque da presidência cabo-verdiana".
Cabo Verde

Cabo Verde. PR "sofre" por visita sem abraços 

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Palácio Presidencial, na cidade da Praia, para uma curta visita oficial de pouco mais de quatro horas, para manter a viagem, que anunciou em abril que iria realizar.
Presidente da República

Ex-combatentes com caderno para apresentar a PR

O caderno propõe exigir de Portugal a devolução da nacionalidade portuguesa aos ex-militares guineenses, o pagamento da sua pensão de reforma e o acesso ao tratamento medico aos ex-combatentes.
Presidente da República

Marcelo inicia visita oficial à Guiné-Bissau

A 1ª visita oficial do Presidente da República ao país contará com encontros institucionais e uma homenagem aos antigos combatentes portugueses da guerra colonial sepultados no cemitério de Bissau.
Presidente da República

Marcelo faz a sua 4ª visita oficial a Cabo Verde

A visita do Presidente da República será de apenas cerca de quatro horas, limitada à cidade da Praia. Vai ter uma reunião e almoço de trabalho com o Presidente cabo-verdiano no Palácio Presidencial.
Guiné-Bissau

31 anos depois de Soares, Marcelo vai a Bissau

105
Marcelo Rebelo de Sousa vai estar na Guiné-Bissau entre segunda e terça-feira, 31 anos depois de Mário Soares, o último Presidente português a fazer uma visita oficial a este país, em 1989.
Presidente da República

Marcelo em Bissau com programa intenso 

Estimativas oficiais indicam que vivem na Guiné-Bissau cerca de 2.500 portugueses, mas muitos não estão permanentemente no país.
Coronavírus

Promulgado diploma sobre acesso às praias

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área Covid, também é aplicado" às regras relativas às praias.
Guiné-Bissau

Guineenses contra visita de Marcelo 

294
"Marcelo Rebelo de Sousa é um homem de direito e muito religioso, sabe a situação que estamos a passar na Guiné-Bissau. Se vai lá é porque está de acordo com golpistas", diz uma manifestante.
Noticiário

10h. Marcelo "otimista demais", diz virologista

Marcelo Rebelo de Sousa disse, em entrevista à RTP, que tem a expectativa que a pandemia acabe nos próximos "dois a«ou três meses". E vacinados sem máscara? Sim, mas com "maior contenção" do que EUA.
Comentário

"Marcelo segurou Eduardo Cabrita"

Para o editor de Política do Observador Rui Pedro Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa protegeu o Ministro da Administração Interna: "Marcelo foi 'herbívoro' na interpretação dos poderes".
Marcelo Rebelo de Sousa

No regresso aos aglomerados, Marcelo pede esforço /premium

Marcelo começa o dia preocupado com os festejos do campeonato, mas ele próprio não recusa selfies de grupo a estudantes. Está terminado o roteiro presidencial pelo Minho.
Reportagem Observador

Marcelo tira dezenas de selfies no Minho

"Os portugueses têm que fazer um esforço para ajudarem a cumprir os objetivos do processo de vacinação", pede o presidente da República. "Não podemos permitir que se voltem a fechar concelhos"
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo trava discursos na inauguração do Supremo /premium

179
Proposta previa que discursassem todas as figuras que costumam fazê-lo na abertura do ano judicial, mas o Presidente não concordou. Depois das perguntas do Observador, comunicou que também não falaria
Marcelo Rebelo de Sousa

PR visita Cabo Verde a 17 de maio

Numa mensagem colocada na sua conta oficial na rede social Facebook, o Presidente cabo-verdiano refere que manteve contactos na terça-feira com o homólogo português e confirma a visita a Cabo Verde.
Presidente da República

Marcelo joga na antecipação e pressiona Cabrita

129
Marcelo arrancou o dia a pedir consequências políticas depois do que aconteceu em Odemira. Costa foi ao terreno, mas foi o Presidente que, a 600 quilómetros de distância, anunciou as novidades.
Presidente da República

PR preocupado com estatuto de cuidador informal

O Presidente da República quer saber as razões do número "muito pequeno" de pessoas que conseguiram o estatuto de cuidadores informais: "é uma questão que me preocupa muito".
Reportagem Observador

Marcelo: "Nunca haverá mina de lítio"

Apenas três manifestantes anti-minas levam Marcelo a deixar a garantia. Em entrevista em rádio local: "Imprensa com dificuldades económicas leva a menos liberdade e a mais subsídios"
Marcelo Rebelo de Sousa

O "semi" do Presidente no regresso à rua no Minho /premium

Marcelo voltou à ruas numa presidência (semi)aberta sem nome, afirmou um semi-presidencialismo com recados a Costa e foi semi-afetuoso. Logo ele que é também semi do Minho, região da avó Joaquina.
Reportagem Observador

Marcelo desconfina as selfies no Minho

No Minho, o Presidente da República volta ao “Portugal Próximo”. À imprevisibilidade conhecida a Marcelo, junta-se a pandemia e a chuva mas continua a falar de todos os temas.
Internet

Carta Direitos Humanos na Era Digital promulgada

541
O Presidente da República promulgou no sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no 'site' da Presidência.
Coronavírus

Marcelo defende semipresidencialismo

O Presidente da República defendeu que o semipresidencialismo, face à forçada crise que vivemos, "respondeu com rigor, com previsibilidade e com segurança institucional, jurídica e política".
25 de Abril

Marcelo convida Eanes para presidir aos 50 anos

142
Presidente da República telefonou ao general, que ainda não deu resposta definitiva. Celebrações vão começar já em 2022, quando a democracia superar em duração a ditadura do Estado Novo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer saber se há "crimes" em Odemira /premium

Presidente da República defendeu importância dos imigrantes para a economia e "lições" a retirar do caso de Odemira. Problemas já eram conhecidos, mas pandemia trouxe-os de novo à agenda.
Democracia

Os moderados /premium

A verdade é que este ar do tempo, tão imoderado, me interpela. Convivo mal com o automático extermínio de qualquer sintoma de equilíbrio, qualquer veio de moderação ou vislumbre de partilha de ideias.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Democracias ocidentais devem à NATO a paz"

"As democracias ocidentais devem à NATO a paz que as envolve, a durabilidade dos seus sistemas políticos e a prosperidade dos seus modelos sócio económicos", defendeu o Presidente.
Noticiário

7h. Marcelo quer diretos respeitados em Odemira

Depois do levantamento de duas cercas sanitárias em freguesias de Odemira, Presidente da República quer que se cumpram direitos. PR também quer lei de emergência sanitária, mas não já
Política

Viva a IV República anunciada por Marcelo

Sigo atentamente a realidade do país, um país cada vez mais à deriva e sem espaço mediático para quantos têm a perceção de que a não inverter essa realidade, caminhamos apressadamente para o abismo.
Açores

Marcelo quer voltar aos Açores em setembro

O Presidente da República diz que quer regressar ao arquipélago em setembro, durante alguns dias, para "demonstrar como é bom fazer turismo" nas ilhas.
A Sexta Coluna

As contas da História no dia da liberdade /premium

100
O Presidente da República deu-se com certeza conta da ofensiva de desconstrução da História e dos níveis de paranóia que atingiu.
Marcelo Rebelo de Sousa

Madeira confirma visita de Marcelo à região

O chefe do Governo da Madeira confirmou que Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar a região autónoma no domingo, adiantando que o executivo vai aproveitar a deslocação para abordar “dossiês pendentes”.
Noticiário

7h. Emergência acaba, mas reuniões do INFARMED não

Reuniões com peritos são para continuar a cada 15 dias. Desconfinamento continua como previsto: a partir de 3 de maio, os restaurante, cafés e pastelarias deixam de ter limites de horários
Coronavírus

A codecisão, a preocupação preventiva e o travão  /premium

Marcelo corresponsabiliza especialistas, AR e Governo pelo fim do estado de emergência. Sugere que se mantenham medidas (numa calamidade que não verbaliza) e avisa que, se for preciso, voltará atrás
Atualidade

Vídeo. Marcelo explica fim do estado de emergência

O Presidente da República explica porque não renova o estado de emergência, mas pede "preocupação preventiva" e avisa que se for preciso não hesitará em voltar atrás.
Noticiário

7h. Estado de Emergência não deve ser renovado

Decisão do Presidente da República está dependente da reunião do INFARMED. Observador apurou junto de fontes partidárias que PR agendou apenas contactos telefónicos com partidos
Extremismo

O discurso do Presidente e a esquerda caviar /premium

Sim, podemos repetir os mesmos erros do passado. Razões mais do que suficientes para dar atenção ao que nos disse o Presidente da República, que é bem conhecido por saber ler os sinais do presente.
Oficina da Liberdade

O discurso

137
Um discurso que agrada a toda a gente só pode ser ou uma coisa de tal modo brilhante que Marcelo não a poderia produzir ou um balde de água chilra embrulhado em vacuidades consensuais.
Coronavírus

Marcelo prepara-se para não renovar emergência

880
Presidente da República já pré-reservou espaço para falar ao país na televisão esta terça-feira. Marcelo toma decisão final a seguir à reunião do Infarmed, mas sinais apontam para o fim da emergência.
25 de Abril

Os novos extremistas /premium

585
Dizem-se defensores da liberdade mas querem cortar a liberdade alheia. São os novos extremistas que alimentam o populismo dizendo que o combatem, que se afirmam guardas da democracia quando a ameaçam.
25 de Abril

Marcelo pede aos jovens que liderem contestação

Num encontro esta tarde, no antigo picadeiro do Palácio de Belém, o PR reuniu-se com quatro capitães de Abril e jovens de vários setores, incluindo militares e elementos das forças de segurança.
25 de Abril

As entrelinhas do discurso de Marcelo e Ferro /premium

259
Marcelo, o descrispador, quer resolver as tensões que existem na sociedade sobre o passado colonial. Ferro alertou para os populismos e fake news. Ambos assumem que não há democracias perfeitas.
Emissão Especial

"Nada como o 25 de Abril para pensar o passado"

113
Marcelo Rebelo de Sousa discursa na Sessão Solene Comemorativa do 47.º Aniversário do 25 de Abril de 1974. Ouça aqui, na íntegra, o discurso do Presidente da República.
Comentário

"Das melhores intervenções do PR num 25 de abril"

721
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, analisa a intervenção do Presidente da República no parlamento. "Fora do habitual e toca num ponto importante: a nossa memória sobre a Guerra Colonial".
Partido Chega

Jamaica. Ventura em tribunal devido a comentário

802
O presidente do Chega vai a tribunal no dia 10 de maio. Responde num processo movido pela família do bairro da Jamaica a quem chamou de "bandidos" na campanha eleitoral.
Livrarias

Marcelo apela ao regresso às livrarias 

O Presidente diz que tem acompanhado atentamente "as dificuldades do setor do livro, da necessidade de assegurar o comércio livreiro às reorganizações associativas e à premência das medidas de apoio".
Resposta Pronta

Inseminação pós-morte. "Pode ir ao Constitucional"

"Presidente da encontrou irregularidades tão graves que ele próprio tem competências para devolver a lei à AR", explica Carla Rodrigues, presidente da Comissão da Procriação Medicamente Assistida
Noticiário

10h. Veto de PR. PS diz que lei não está perdida

Do lado do PSD, o veto presidencial era esperado., porque há falhas graves no diploma aprovado pela esquerda. Conselho de Procriação Medicamente Assistida acredita que ainda pode esbarrar no TC.
Presidente da República

Marcelo já usou o veto politico 23 vezes 

Dos 23 vetos políticos já usados por Marcelo Rebelo de Sousa, quatro incidiram sobre decretos do Governo e 19 sobre legislação da Assembleia da República, contando com o desta quinta-feira
Política

Costa comanda, Marcelo marceliza

192
Em todo o processo esqueceram-se da democracia. A Constituição provou-se papel, o "novo normal" é um país à deriva. Inconstitucionalidade? Se é Lei, está tudo bem – "é legitimo, porque eu quero assim”
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo veta decreto sobre inseminação pós-morte

130
Chefe de Estado pede aos deputados que reconsiderem as disposições "nestes domínios designadamente à luz do princípio da segurança jurídica e no contexto sistemático das demais normas".
Beja

Marcelo. Ovibeja é um símbolo da descentralização

Numa mensagem transmitida na sessão de abertura da Ovibeja, o Presidente da República sublinhou que a feira, que este ano decorre em formato digital, "um marco económico" do Alentejo.
Cimeiras

Marcelo. "Consenso político ainda é preciso" 

Na cimeira Ibero-Americana, Marcelo apontou que, em Portugal, "mais de 80% dos partidos" aceitou "o longo de mais de um ano o estado de emergência, os confinamentos e os desconfinamentos".
Justiça

Marcelo quer crime de enriquecimento injustificado

296
De visita a uma escola, Marcelo fez apelos sobre Justiça, pediu que não se "perca uma boa ideia" e se crie finalmente o crime de enriquecimento injustificado. É preciso "consensos", pressionou.
Judo

Europeu. Marcelo felicita judocas

O Presidente da República felicitou os atletas portugueses, especialmente os medalhados, que participaram no Campeonato da Europa de Judo, que decorreu este fim de semana em Lisboa.
Cabo Verde

Visita de Marcelo reforçará a cooperação

O embaixador cabo-verdiano em Lisboa realça que a visita do Presidente Marcelo em maio será "um bom momento" para realçar a "importância estratégica da cooperação" entre os dois países.
Presidente da República

Marcelo vai a Andorra para Cimeira Ibero-Americana

O parlamento aprovou a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Andorra, para participar na 27ª Cimeira Ibero-Americana. No encontro da próxima semana estará também o primeiro-ministro António Costa.
Presidente da República

Marcelo anuncia visita a Cabo Verde em maio

390
O Presidente da República anunciou que vai viajar até Cabo Verde em visita oficial no mês de maio. Esta é a quarta deslocação oficial de Marcelo a este país de língua oficial portuguesa.
Marcelo Rebelo de Sousa

Artur Garcia. PR recorda "estrela de uma geração"

"Teve uma intensa carreira nacional e internacional nos anos 1960 e 1970, com centenas de gravações, duetos, versões de êxitos estrangeiros e digressões africanas e europeias", nota Marcelo.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR assinala 60 anos de relações com Coreia do Sul

O Presidente da República escreve que ao longo destas seis décadas os dois países souberam consolidar uma "relação de amizade, alicerçada no interesse comum de uma cooperação acrescida".
Coronavírus

PR admite confinamentos locais para garantir verão

Dizendo desejar que esta fosse a última renovação do Estado de Emergência, Marcelo afirmou que se chegou ao “começo da ponta final do período mais difícil da vida coletiva desde a Gripe Espanhola".
Comentário

"Esta comunicação de Marcelo ao país foi inútil"

206
Presidente da República falou ao país sobre o estado de emergência. "Quando tiver algo importante para dizer, as pessoas já não vão ouvir". A análise do Diretor do Observador, Miguel Pinheiro.
Coronavírus

PSD, CDS e PAN viabilizam estado de emergência /premium

138
É o 15.º estado de emergência, mas até quem garante aprovação entende que "está na hora de garantir que desconfinamento tem sucesso" para não voltar a confinar.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo envia saudação aos muçulmanos em Portugal 

Com o início do Ramadão, o Presidente da República saúda "muito calorosamente" as comunidades islâmicas que se encontram em Portugal e todos os seus participantes.
Ensino Superior

Ensino Superior. Marcelo recebe reitores em Belém

O Presidente da República recebeu o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para ouvir as suas preocupações e refletir sobre o papel do ensino superior na recuperação do país.
Coronavírus

PR promulga alterações do Governo a apoios sociais

O Presidente da República promulgou as alterações do Governo ao acesso a apoios sociais e salienta "a sua importância também social e o seu cabimento orçamental".
Resposta Pronta

Marcelo "solidário" com estudantes

O presidente da Associação prevê que propinas do ensino superior continuem a baixar no próximo Orçamento do Estado. João Assunção pede também mais valorização dos jovens.
Marcelo Rebelo de Sousa

É Marcelo quem divide a direita /premium

181
Em 2015, ao afirmar que Portugal se dividira em dois, Marcelo responsabilizou Passos Coelho, reinseriu Sócrates e atribuiu a si mesmo, em conjunto com Costa, o papel de unir os Portugueses.
Operação Marquês

Marcelo quer processos com fim "em tempo devido"

802
"Gostaria de que os portugueses ficassem com a sensação de que os processos têm um fim visível em tempo devido", apelou o presidente, sem querer comentar caso Sócrates.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo homenageia Liga dos Combatentes

173
Marcelo Rebelo de Sousa homenageou a Liga dos Combatentes, no dia do centenário da sua fundação. "A Liga dos Combatentes nunca deixou de lutar pelos combatentes de Portugal."
Presidente da República

As reações à morte de Jorge Coelho

Durante o dia, políticos recordaram e homenagearam o homem que tinha uma "alma socialista" e que era muito fiel às amizades. PS tem bandeira a meia haste e lembrou percurso de Jorge Coelho.
Coronavírus

Marcelo só quer mais 15 dias em emergência

148
Para a semana há mais uma renovação do estado de emergência e Marcelo deseja que seja "a última" que tem de decretar. Avisa, no entanto, para o caracter "decisivo" de abril. Daqui a 15 dias se verá.
Operação Marquês

"Tudo o que signifique justiça a funcionar é bom"

PR usa escudo da separação de poderes para não falar do que presidente de Supremo e ex-PGR disseram do TCIC, mas saúda que se preocupem com "celeridade" da Justiça. Sobre Sócrates, vai com cautela.
Coronavírus

PR assinala Dia Mundial da Saúde em USF em Lisboa

O Presidente da República assinala a data visitando a USF da Baixa, "onde se desenvolvem diversos projetos para a promoção da proximidade com a comunidade, com respostas adaptadas".
Pandemia

210 dias de emergência e a Constituição

983
O que observamos, até agora, é uma profunda omissão no dever de fiscalização do estado de emergência. Parlamento, Procuradoria, Ordem dos Advogados, comunicação social demitiram-se.
Democracia

Marcelo e Costa ou “a questão democrática”

Espanta, como ainda não se discutiu a questão dos governos minoritários, que, aliás, nada têm de democráticos, pois representam apenas uma minoria dos eleitores e são causa do nosso crescente atraso.
PCP

PCP responde à salvação do OE por Marcelo

O PCP diz que há competências que "são inequivocamente" do Presidente e outras que não e afirma que diálogo com Governo será "menos difícil" se execução orçamental for boa.
Comentário

"Marcelo dá sinal de confiar no plano do Governo"

Presidente da República retoma contacto com os cidadãos na iniciativa "Portugal Próximo". Rui Pedro Antunes, editor de Política, considera que mandato de Marcelo se "descaracterizou" na pandemia.
Presidência da República

Marcelo regressa à estrada em maio e no Minho /premium

Presidente confia no plano de desconfinamento e vai retomar "Portugal Próximo" em maio. Até lá recebe "mais de 20 economistas", gestores e sindicatos em audiências sobre o PRR que vão durar um mês.
Presidente da República

Marcelo pede "esforço nacional" em abril

225
Marcelo quer desconfinamento "irreversível". Na frente económica, presidente vai ouvir Governo sobre PRR e fundos, mas avisa já que dinheiro europeu não deve servir só para "recuperar" da pandemia.
Política

Mendes diz que Rt já está no amarelo

337
Comentador diz que dados recentes colocam o valor do índice de transmissibilidade para lá do limite do Governo. Revelou critério da próxima fase da vacinação e notou "beliscão forte" entre PM e PR.
Marcelo Rebelo de Sousa

71% querem Marcelo mais exigente com Costa

975
A sondagem mais recente da Aximage mostra que a popularidade do Chefe de Estado continua a subir desde dezembro (72% de avaliações positivas). António Costa tem o melhor resultado desde julho de 2020.
Noticiário

7h. Presidente dá luz verde a eventos teste

Diploma foi aprovado em Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, definindo novas disposições sobre espetáculos, no contexto do plano de desconfinamento, e foi promulgado
Presidente da República

Marcelo defende-se com "salvação preventiva" do OE

445
Presidente diz que "não há crise" após o Governo ter enviado os diplomas que promulgou para o TC, mas atira farpas e aponta incoerências a Costa. Recados de Belém mostram mal-estar com S.Bento.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo visita cuidador informal sem apoios 

A criação do Estatuto do Cuidador Informal foi uma causa abraçada desde início pelo chefe de Estado e todos os partidos com assento parlamentar aprovaram a medida.
Constituição da República Portuguesa

Marcelo assinala "marco histórico" da Constituição

162
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, assinala hoje, passados 45 anos, o "marco histórico" da aprovação da Constituição da República Portuguesa de 1976, na qual participou como deputado.
A página está a demorar muito tempo.