790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente Marcelo

Desculpem incomodar, mas posso defender Marcelo?

As expressões "urbano" e "rural" fazem parte da história do PSD e era isso que o Presidente estava a contar aos jornalistas estrangeiros. É absurdo transformar uma explicação num insulto.
Marcelo Rebelo de Sousa

Nem chefe nem Estado

Não foi bem o “prestígio” do cargo que o prof. Marcelo implodiu: foi mesmo a autoridade do cargo, que com dificuldade voltará a ser o que era. Se é que volta.
Noticiário

21h.Enfermeiros rejeitam greve durante negociações

Álvara Silva, vice-presidente da ASPE, considera a greve “um elemento de luta demasiado importante" para ser convocada nesta fase. Ainda, Presidente da República pede que não se desista da democracia.
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
Explicador

Reparação colonial: Marcelo foi longe demais?

Carlos Pereira diz que o PR foi "longe demais" num tema "extremamente sensível". Mário Amorim Lopes acusa Marcelo de querer estar no "centro da agenda" com as declarações sobre o passado colonial.
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
Marcelo Rebelo de Sousa

Um presidente woke ou apenas falador?

Esta foi a batata quente que Marcelo decidiu atirar para as mãos de Montenegro e de todos nós. Sem especificar a que se referia, sem fundamentar o que quer que fosse, dando azo a todas as especulações
Marcelo Rebelo de Sousa

O que revelou Marcelo aos jornalistas estrangeiros

As declarações num jantar com a imprensa estrangeira caíram como uma bomba na véspera do 25 de Abril. Marcelo falou do filho, dos primeiros-ministros, da PGR e do custos da reparação do colonialismo.
Noticiário

20h. PR invoca “encontro do futuro" com PALOP

A sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril om as antigas colónias decorreu esta tarde no Centro Cultural de Belém. E ainda, João Lourenço faz saudação ao derrube “da ditadura salazarista".
Noticiário

16h. PR diz que ninguém "quer trocar a democracia"

Durante o discurso de comemoração, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma cronologia histórica, com agradecimentos aos vários personagens que marcaram estes 50 anos de democracia.
Presidência da República

O discurso de Marcelo nas entrelinhas

Presidente recordou o caminho que o país percorreu desde o estertor do Estado Novo até hoje. Reconheceu frustrações, mas tentou contextualizá-las. E deixou um aviso: a democracia tem de ser defendida.
Acidente

PR acompanha situação de portugueses na Namíbia

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou "sentidas condolências, neste momento de luto", às famílias das vítimas mortais e disse que espera a "rápida recuperação" dos portugueses feridos no acidente.
Marcelo Rebelo de Sousa

Os 50 anos do 25/4 mereciam outro Presidente

O 25 de Abril conseguiu algo único: a Democracia, o Estado de Direito e o progresso económico e social da população. Não são conquistas de 1974 mas só são possíveis com o 25 de Abril.
PGR

Marcelo, a PGR e o que achou "maquiavélico"

Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Operação Influencer, os inquéritos que foram abertos e a data de abertura de um deles — exatamente a mesma em que António Costa se demitiu.
25 de Novembro

25 de Novembro: PS foi aliado civil, diz Marcelo

Hoje "muita gente fala no 25 de Novembro numa visão muito simples: foi a vitória da direita da direita, civil e militar. Isso não correspondeu ao que se passou a 25 de Novembro", explicou Marcelo.
Noticiário

23h. PR condecora MFA com Ordem da Liberdade

As insígnias foram atribuídas ao presidente da Associação 25 de Abril, coronel Vasco Loureço. O MFA conduziu a revolução de 25 de Abril de 1974.
Noticiário

22h. Se pudesse, Ventura votava para destituir PR

É a reação do líder do Chega às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa que fez um mea culpa português relativamente a questões de colonialismo. Para André Ventura "é uma traição à pátria".
Marcelo Rebelo de Sousa

Partidos criticam declarações de Marcelo

"Mau gosto e preconceituosas" e "traição a pátria". Partidos políticos criticam afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa a jornalistas estrangeiros sobre Costa e Montenegro e sobre crimes coloniais.
Serviço Nacional de Saúde

Demissão de Araújo: "Vamos esperar", diz Marcelo

"Disseram-me que vai haver um relatório de quem sai explicando o que fez, vai haver decisões de quem tem hoje encargos de Governo sobre o futuro", afirmou o Chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa

Reparação colonial. Brasil quer ações concretas

Após "importante e contundente" declaração do Presidente da República na qual sugeriu o pagamento de reparações por crimes da era colonial, o Brasil pediu por "ações concretas" por parte de Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Há que "pagar custos" de crimes coloniais

Em evento, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal "assume toda a responsabilidade" pelos erros do passado e lembra que esses crimes, incluindo os massacres coloniais, tiveram custos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Montenegro "vai dar trabalho"

Presidente da República define Montenegro como um político que vem "de um país profundo, ubano-rural" e que vai fazer "gestão do silêncio". Mais tarde, Marcelo reiterou que é "imprevisível".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo cortou relações com o filho: "Imperdoável"

Presidente da República confirma que cortou relações com o filho depois do caso das crianças tratadas no Hospital de Santa Maria: "Sabe que tenho um cargo público e político e pago por isso."
E o vencedor é...

O RAP que se prepare, vem aí António Costa

A inevitável demissão de Fernando Araújo e a vassourada de Pedro Nuno na delegação do PS no Parlamento Europeu. António Costa comentador? Ricardo Araújo Pereira vai ter de olhar para a concorrência.
E o vencedor é...

Bugalho está pronto para a piscina dos grandes?

Montenegro quer fazer uma experiência sociológica com Bugalho e provocar um abanão. Mas onde fica a experiência e as ideias sobre a Europa? Ainda a possível mudança de dress code no Liceu Pedro Nunes.
E o vencedor é...

Chicão, amargurado, deixou de sofrer em silêncio

Francisco Rodrigues dos Santos tem memória curta e diz agora que o CDS é um "clubinho privado". Ainda Nuno Melo e a identidade do CDS. Dizer que são "a direita que importa" já não convence ninguém.
E o vencedor é...

Procura-se: identidade do CDS-PP

Quando é que CDS terá coragem de ir a eleições sozinho? Partido vive crise de identidade e tenta manter-se à tona da democracia. Costa de laçarote rumo a Bruxelas e uma caneca fiscal? Não, só um shot.
E o vencedor é...

PSD criou a fantasia, mas o balão rebentou

O CDS está de volta e o grande desafio de Nuno Melo é provar que o CDS não são o "partido Os Verdes" do PSD. Montenegro não mentiu, mas não evitou intrigas e inimizades com os outros partidos da AR.
Marcelo Rebelo de Sousa

25 de Abril "nasce à esquerda mas é data nacional"

Para o chefe de Estado, o 25 de abril "é uma homogeneidade por setores políticos". Mesmo que se associe a data mais à esquerda, a "direita partilha do mesmo orgulho da transição pacífica".
Noticiário

21h. PR afasta violação da separação de poderes

Marcelo rejeita interferência na separação de poderes, depois de ter lançado Costa para o Conselho Europeu. Ainda, João Leão avisa que classe média-alta vai sair mais beneficiada com descida do IRS.
Semáforo Político

O limite de Marcelo devia ser o silêncio

Se até à mesa do café um ministro é um ministro, o que dizer de um Presidente? Marcelo insiste em interferir na separação de poderes, no caso Influencer. Ainda o IRS "poucochinho".
Presidente da República

Parlamento aprova deslocação do Marcelo à Suíça

A deslocação tem como objetivo participar das celebrações do Dia de Portugal na Suíça. Para além disso, Marcelo Rebelo de Sousa irá participar em uma reunião com o Presidente suíço.
Noticiário

10h. João Costa critica PGR e Marcelo

O antigo Ministro da Educação afirma que o silêncio de Lucilia Gago é arrogante. Ainda neste jornal, a IL desafia o Governo a apresentar à Assembleia da República um novo Programa de Estabilidade.
E o vencedor é...

Montenegro "tremido", Passos e Moedas "à espreita"

Podemos apontar defeitos, mas com Marcelo não há tédio. A vida a acontecer no PSD com Moedas e Passos a planear o futuro num mar com muitos "tentáculos". Ainda a "crise do regime" e o silêncio da PGR.
António Costa

"Ocasião fez a decisão" de Marcelo dissolver AR

Anterior legislatura acabou "prematuramente por decisão do Presidente da República. A ocasião fez a decisão, mas desde outubro de 2022 que a direita andava num frenesim" para dissolver o Parlamento.
Noticiário

3h. PR sobre Moedas: "caso raro em Portugal"

Marcelo Rebelo de Sousa coloca Carlos Moedas num lote restrito de políticos. E ainda, António Costa não tem perspetiva de ser ouvido pela justiça no âmbito da Operação Influencer.
Noticiário

2h. “Partilhamos vontade de ver Costa na Europa”

A antiga ministra da Habitação diz não ter dúvidas de que os portugueses estariam bem representados por António Costa no Conselho Europeu. E ainda, Benfica está fora da Liga Europa.
Política

Moedas responde a Passos e tem bênção de Marcelo

Na apresentação do seu livro, quando confrontando com as diferenças de opinião no PSD, o autarca alertou para os riscos de tentar integrar extremos no sistema. Marcelo falou e lançou Moedas para Belém
E o vencedor é...

Marcelo à procura de justiça política para Costa?

MP e PGR perderam depois de "jogar sujo" e Marcelo é um dos "cúmplices" da trapalhada do caso Influencer. A mudança de casa do regulador de transportes e a "casa trancada" de câmaras e ministérios.
Conflito Israelo-palestiniano

Estudantes de Coimbra pediram a palavra ao PR

"Queremos falar, queremos falar", pediram os estudantes. Os jovens chamaram à atenção para "um assunto que toda a gente está a ignorar", o genocídio em Gaza, onde já morreram "mais de 30 mil pessoas".
E o vencedor é...

PSD, o campeão a dar tiros nos pés

Assim que a porta abriu, bastou uma rajada de vento para o Governo abanar e causar estragos. Os problemas de crescimento do Livre e os "truques e pózinhos" de Medina para baixar a dívida pública.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora