Dark Mode 49,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Marcelo Rebelo de Sousa

Coronavírus

Pós-surto. Seis avisos (mais um) de Marcelo 

O Presidente faz contas: surto deverá passar até ao verão. E alinha um guião para quem quiser ouvir. António Costa é um dos destinatários. Vai haver "erros", mas ação não pode ser "tapa buracos".
Coronavírus

Um "abanão". O que querem os partidos da banca?

Rio antecipou-se ao BE e ateou a fogueira: desta vez, a banca tem de ajudar. Pediu um "abanão". Marcelo assumiu as rédeas e chamou banqueiros a Belém. Saiu descansado. Mas partidos querem mais. O quê?
Coronavírus

Banca. "Situação merece confiança dos portugueses"

221
Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido mais de duas horas com os presidentes dos 5 maiores bancos portugueses. E à saída disse estar otimista com o que ouviu.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Banca deve ao país"

11297
Presidente pressiona banca a financiar empresas e famílias o mais rápido possível. Marcelo admitiu ainda que usa máscara e luvas quando vai ao supermercado, não respeitando recomendação da DGS.
Coronavírus

Marcelo elogia ações de forças de segurança

O Chefe de Estado destacou a "relevância das ações de sensibilização das forças e serviços de segurança", que diariamente procuram fazer entender a relevância do cumprimento das medidas decretadas.
Coronavírus

O que muda no estado de emergência II e porquê

441
Marcelo renovou pedido de estado de emergência e o Parlamento vai aprová-lo esta quinta-feira. O Governo já está a preparar medidas, dentro do quadro que o PR traçou. Idosos e presos são preocupação.
Coronavírus

PR decide se estado de emergência será prolongado

O Presidente da República decide esta quarta-feira sobre o prolongamento do estado de emergência. Às 15 há reunião do Conselho de Ministros.
Coronavírus

Estado de Emergência. PR quer ouvir especialistas

213
Para decidir, Marcelo quer saber: "Quando é que se localiza o pico, como é que cresce até ao pico e depois como decresce". Sobre a UE, disse: "Não se pode esperar 1, 2 ou 3 meses como alguns pensam".
Coronavírus

Mendes critica lay-off: "É uma complicação"

336
O comentador e conselheiro de Estado receia que as medidas económicas do Governo sejam "ainda muito insuficientes". Sobre Centeno, diz: Costa não devia aceitar "deserção". Se aceitar, PR devia vetar.
Coronavírus

Marcelo chama Centeno para o convencer a ficar

1190
Segundo o Expresso, o Presidente da República vai receber o ministro das Finanças na segunda-feira, em Belém, para ser informado sobre a situação económica e para o convencer a não sair do Ministério.
Marcelo Rebelo de Sousa

A abelha que ficou sem mel /premium

A viragem política foi essa: o segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa começou agora. Vamos ver o que faz dele, vamos ver se o ganha. Será, obrigatoriamente, um tempo diferente no Palácio de Belém.
Coronavírus

Estado de emergência: 90% concordam com Marcelo

206
O Presidente da República decretou estado de emergência e 90% dos portugueses concordam com a decisão. Um terço da população continua a sair para trabalhar. 42% do país está em teletrabalho.
Coronavírus

COVID-19: erro de análise da política dos afetos

1151
Não é no meio de beijos, abraços e demonstrações de afeto que se mostra de que são feitos os líderes, mas sim nas situações difíceis como aquela que hoje vivemos.
Coronavírus

Em defesa da normalidade democrática /premium

O país está unido, com governo e oposição do mesmo lado. Mas apoiar o governo não pode corresponder a um silenciamento político face a todas as suas decisões. Tem de haver escrutínio e pluralismo.
Coronavírus

Como os conselheiros apoiam Marcelo na emergência

250
Houve conselheiros que levantaram dúvidas sobre declaração de Estado de emergência, mas no fim quase ninguém se opôs à intenção de Marcelo. Liberdade de circulação será restringida.
Coronavírus

Do que estava à espera o Governo? De um milagre? /premium

624
Que sentido faz dizer que o combate ao Covid-19 é a "luta pela nossa sobrevivência" e esperar dias para encerrar fronteiras e 48 horas para decretar o Estado de Emergência? Estamos a perder tempo.
Coronavírus

A demissão de Marcelo /premium

1782
Domingo o político mais popular do país não teve nem política, nem popularidade, nem país. Marcelo, que construiu a estrada para Belém nos pequenos ecrãs, abandonou a presidência no mesmo formato.
Coronavírus

Na falta do Presidente, ergueu-se a Nação!

571
Muitas vezes na nossa história nos faltou a liderança certa. Na maioria dessas vezes a Nação mostrou ser a reserva de vida, de valor e da identidade que nos faz portugueses.
Coronavírus

Da roupa a lavar ao OE. Marcelo em quarentena

4603
Apesar do teste negativo ao Covid-19, PR vai isolar-se em casa nos próximos 14 dias e já reagiu à quarentena.Primeiro, a partir do terraço da sua casa em Cascais. Mais tarde, através de vídeochamada.
Marcelo Rebelo de Sousa

As dificuldades da recandidatura de Marcelo /premium

126
A concorrência de Ana Gomes e André Ventura vai expôr os maiores erros do primeiro mandato do Presidente da República. A recandidatura de Marcelo arrisca-se a não ser um passeio no parque.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede “mais empenho e decisão” na igualdade

O Presidente da República pediu este domingo “mais empenho e decisão” para assegurar “igualdade de oportunidades e de tratamento” para as mulheres portuguesas".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo mantém recandidatura em aberto

Marcelo Rebelo de Sousa entra na segunda-feira no último ano de mandato com a recandidatura em aberto e avisando que neste período não pode haver crises.
Marcelo Rebelo de Sousa

Coronavírus. Marcelo reduz "uma parte da agenda"

170
Reduzi uma parte da agenda para não criar problemas em concentrações em recintos fechados", revelou este sábado Marcelo Rebelo de Sousa.
Governo

Costa pressionado a repetir Governo à esquerda

779
Com Marcelo a exigir "rumos minimamente estáveis" e Rio apostado em desgastar Governo, Costa está sob pressão para se entender à esquerda. Memorando de outubro mostra como BE condicionou geringonça II
Presidência da República

Um monárquico e as eleições presidenciais

552
A fama de Marcelo se comportar como um monarca constitucional é um enorme equívoco, que nada abona a favor das dinastias reinantes: a actuação do Príncipe caracteriza-se por uma equidistância rigorosa
Marcelo Rebelo de Sousa

As farpas de Marcelo ao Governo e aos políticos

Um início de legislatura “não pode ter o sabor de fim”, não se pode "travar na secretaria" os "radicalismos mais radicais" e, sobre o afastamento do líder da SPMS, Marcelo pede "coesão".
Língua Portuguesa

Marcelo defende ensino universal do português

635
Marcelo considerou que "é cada vez mais importante o ensino do português nos confins do universo" e apontou como desafio tornar o país numa "plataforma de culturas, civilizações, entre continentes".
Saúde

Viúva que quer engravidar recorre a Belém

422
Mulher que pretende engravidar do marido que morreu pediu ao Presidente da República para solicitar ao Tribunal Constitucional um parecer sobre a lei da Procriação Medicamente Assistida.
Paz

Marcelo: luta pela paz é corrida de todos os dias

200
O chefe de Estado defendeu que é preciso “construir paz todos os dias”, considerando que isto significa “construir pontes, aceitar diferenças, aceitar o outro, ser tolerante, aceitar outras ideias".
Marcelo Rebelo de Sousa

"Não se justifica" retirar os portugueses da Guiné

A Giné-Bissau está a viver um momento de tensão política, depois de o autoproclamado presidente Umaro Embaló ter demitido Aristides Gomes do cargo de primeiro-ministro e nomeado Nuno Nabian.
Marcelo Rebelo de Sousa

O que Marcelo pensa sobre os políticos portugueses

117
Costa é "otimista" e "maximiza os cenários favoráveis". Rio tem uma "determinação" que "levada ao extremo" pode ser uma "teimosia". Na estreia do novo programa, RAP perguntou e Marcelo respondeu.
Aeroporto de Lisboa

Marcelo acha "prematuro" comentar alteração à lei

Marcelo não se vai pronunciar "sem saber se há iniciativa legislativa, se é possível haver, de que natureza e qual a reação do parlamento" e quer esperar para ver qual a posição dos protagonistas.
Corrupção

Ricardo Sá Fernandes: "Ponderei sair do Livre" /premium

282
O advogado apoia Ana Gomes como candidata da esquerda a Belém. Diz que o Livre pode reerguer-se das cinzas mas continua a apoiar Joacine. E espera que Marcelo vete a lei da eutanásia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente "maravilhado" com "obra excecional"

1196
O Presidente da República enalteceu o trabalho desenvolvido pela Academia do Johnson tendo-se revelado "maravilhado" com a "obra excecional" que desenvolve com as crianças.
Coronavírus

PR diz que foi feita uma "grande pressão" para por

178
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que foi "feita permanentemente" uma "grande pressão" para que o português infetado com Covid-19 fosse transferido para um hospital
Cabo Verde

Marcelo condecorou Associação Caboverdeana

1655
Presidente da República condecorou a Associação Caboverdeana de Lisboa como membro honorário da Ordem do Mérito por "serviços únicos" prestados a Portugal e aos portugueses.
Partido Chega

É o regime que vai a votos nas presidenciais /premium

341
André Ventura é o retrato oposto numa moldura idêntica: colunista, mas do Correio da Manhã; comentador, mas de futebol; professor de Direito, mas na Autónoma.
Tribunal de Contas

TdC: Medina e Moreira querem falar com Marcelo

Presidentes do Porto e de Lisboa pediram audiência ao Presidente da República para falar sobre projetos "fundamentais para as respetivas cidades" que estão parados no Tribunal de Contas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo é o "paliativista número um"

O presidente da Associação de Cuidados Paliativos considera o Presidente da República de "paliativista número um". O "Presidente está connosco nesta necessidade de investir", declarou Duarte Soares.
Venezuela

Marcelo repudia suspensão de voos da TAP 

248
Presidente da República considerou que a decisão das autoridades venezuelanas de suspender por 90 dias as operações da TAP no país é incompreensível e "tem efeitos reputacionais para Portugal".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo condena insultos racistas a Marega

662
Marcelo sublinhou "que o caminho do racismo, da xenofobia, e da discriminação, além de representar a violação da dignidade da pessoa humana (...) é um caminho dramático em termos de cultura".
Presidente da República

Marcelo despede-se da Índia (e da prima de Costa)

516
Acabou a visita de três dias à Índia, em Goa, com o Presidente a vestir de novo o fato dos afetos (que nos últimos dias ficou na gaveta) num encontro com a comunidade portuguesa
Marcelo Rebelo de Sousa

Condecoração pode ser para Arménio ou para a CGTP

4252
Depois de António Costa ter proposto uma condecoração para o ex-secretário-geral da CGTP, Marcelo Rebelo de Sousa diz que a condecoração pode ser atribuída a Arménio Carlos ou à Intersindical.
Índia

Marcelo sem nostalgia, sem complexos, sem bindis

547
Em poucas horas pisou Deli, Mumbai e Goa e sempre acelerado na senda de panfleto vivo da promoção de Portugal como parceiro de negócios. Em Goa, Marcelo falou do passado. E a pinta (bindi) na testa?
Eutanásia

Marcelo não deixa referendo fora do "processo"

Ao 2º dia de viagem à Índia, o Presidente falou sobre o grande tema nacional do momento para dizer que vai guardar-se até ao fim do "processo global" onde estão "vários processos", referendo incluído.
Índia

Marcelo e a diplomacia do chá, bolinhos e yoga

146
Na Índia, Marcelo ouviu elogios à gestão da "robusta democracia" portuguesa, mas não correspondeu ao elogio. Fica pelos acordos assinados e a proximidade cultural. E por um bule gigante de chá.
Índia

Marcelo na Índia entre Bolsonaro e Trump /premium

Governo indiano enfrenta críticas internacionais que expõem práticas intolerantes e inspirações ultranacionalistas. Presidente português aterrou esta quinta no país apostado num parceiro de negócios.
PGR

Marcelo elogia suspensão de directiva pela PGR

232
O Presidente da República acrescentou que "não pode haver dúvidas de que o Ministério Público tem uma função fundamental que, se não for ele a cumprir, ninguém a cumprirá".
Eutanásia

Eutanásia. Referendo é arma a usar como em 1998

O Congresso do PSD aprovou uma moção pró-referendo e ouviu vozes de peso a defenderem essa ideia. Em 1998, votação favorável ao aborto no Parlamento foi contrariada por um referendo.
União Europeia

"Nossa Europa" junta políticos (incluindo Seguro)

179
Plataforma para explicar a Europa vai ser apresentada a Marcelo esta terça. Carlos Coelho (PSD) junta equipa "interpartidária" que inclui nomes de Mota Soares a António José Seguro.
Orçamento do Estado

Marcelo: partidos têm de garantir estabilidade

607
O Presidente da República afirmou que apenas "vai observando" e "fazendo tudo para que haja estabilidade", sendo obrigação dos partidos, "orçamento a orçamento, garantir que há estabilidade".
Marcelo Rebelo de Sousa

Legislativas: Marcelo rejeita dissolver Parlamento

A hipótese de Legislativas antecipadas para maio ou junho foi sugerida por Marcelo. Mas o Presidente sublinha que isso é apenas responsabilidade dos partidos porque obriga a mudar a lei.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo sugere eleições em maio ou junho

O Presidente da República sugeriu a antecipação das eleições legislativas para que o Orçamento do Estado possa entrar em vigor rapidamente. Constitucionalistas não concordam com Marcelo.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR faz visita de Estado à Índia este mês

316
Marcelo vai encontrar-se com o Presidente e o primeiro-ministro da Índia, prestar homenagem a Ghandi, inaugurar uma instalação de Joana Vasconcelos e assistir à assinatura de um contrato.
Presidência da República

Marcelo outra vez, não /premium

É difícil imaginar os actuais PSD e CDS apoiarem um candidato liberal, conservador e não socialista contra Marcelo. Mas também nada impede que essa candidatura venha de fora dos partidos.
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo pronuncia-se no último segundo

O Presidente da República afirmou que só se pronunciará sobre a eutanásia e qualquer iniciativa para a despenalizar no "último segundo", após "saber se há decisão do parlamento e qual é a decisão".
Marcelo Rebelo de Sousa

Tancos. Defesa não chama Marcelo para testemunhar 

O Presidente da República afirmou que a defesa de Azeredo Lopes, ex-ministro da Defesa arguido no caso de Tancos, "entendeu que não era necessário" o seu depoimento.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo considera "absurdo" eleições antecipadas

513
O Presidente da República considera "absurdo" haver uma crise política que viesse a dar lugar a eleições antecipadas, porque atiraria para novembro a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2020.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo perto do recorde de Soares

3353
Mais de 68% dos portugueses votariam em Marcelo Rebelo de Sousa. Resultado bastante superior ao de 2016 e próximo do histórico resultado de Soares em 1991.
Orçamento do Estado

Marcelo: não faz sentido haver uma crise política

O Presidente da República espera que o Orçamento do Estado para 2020 seja aprovado em votação final global, afirmando ser preciso começar "a preparação do Orçamento para o ano seguinte".n
Brexit

Brexit. Marcelo espera unidade e "acordo razoável"

Presidente da República defendeu que "é do interesse de todos" manter uma "ponte que pode e deve permanecer entre o Reino Unido e a UE", após o Brexit, e "não estar a fazer negociações bilaterais".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo adia decisão sobre recandidatura

"Neste momento, há outras coisas mais importantes, como ser Presidente da República", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, remetendo decisão sobre recandidatura "lá para novembro".
Coronavírus

Marcelo atento a retirada de portugueses da China

287
Avião que vai buscar 133 europeus já está em Paris para ir buscar a equipa médica que vai voar para Wuhan. Presidente da República diz que está a atento e que tem "netos que vivem na China".
Literatura

Marcelo: "Cartas para Miguel Torga" é testemunhal

388
Marcelo afirmou que obra ajuda "a compreender Torga como um poeta". Livro junta cartas escritas ao autor, datadas entre 1930 e 1994, por várias personalidades, da literatura à diplomacia.
Jorge Sampaio

Sampaio propõe plano estratégico para Lisboa 2050

Para o antigo Presidente da República "importa pensar Lisboa no horizonte de 20-30 anos", afirmando que atualmente "as competências e os saberes disponíveis" estão mais "sólidos e alargados".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo condecorou a pianista Maria João Pires

2178
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a pianista Maria João Pires com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique: "um exemplo de excelência de Portugal no mundo".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reforça prevenção contra ódio e racismo

385
O Presidente da República elogiou "Portugal que, no essencial, não muda" nem pode esquecer "a prevenção pedagógica contra o ódio, a intolerância, a xenofobia e o racismo".
Isabel dos Santos

Luanda Leaks. Marcelo não se mostra preocupado

601
Presidente da República não está preocupado com venda de participações de Isabel dos Santos. Efeito bola de neve nas empresas e na credibilidade de Portugal no exterior "não se vai colocar", garante.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recusa comentar candidatura de Ana Gomes

O Presidente da República recusou comentar uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes e reiterou que caso "Luanda Leaks" não é tratado pelo poder político.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo em Israel: "Abriu-se um caminho"

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a sua deslocação a Jerusalém abriu "um caminho", 25 anos depois da última visita de um Presidente português a Israel.
Presidente da República

Marcelo não vai à Cidade Velha de Jerusalém

1562
Marcelo Rebelo de Sousa não irá à Cidade Velha durante a visita a Jerusalém. Enquanto Presidente da República estaria a conceder soberania a Israel, provocando um problema diplomático.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não quer crises no último ano de mandato

1016
Presidente entra no último ano de mandato. Ex-candidatos fazem balanço de 4 anos: Maria de Belém defende recandidatura, Marisa Matias elogia papel para a paz social, Edgar Silva critica mediatização.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo e Presidente de Israel acertam visitas 

169
O Presidente da República acertou uma troca de visitas de Estado com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin. Marcelo disse haver "uma aproximação" de posições entre os dois sobre a situação regional.
Marcelo Rebelo de Sousa

Investimento de Angola "continua a ser bem-vindo"

140
Em declarações à margem de um encontro em Israel, onde chegou esta terça-feira, para participar no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, o presidente da República escusou-se a comentar o caso.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reúne-se com Presidente de Israel

Marcelo Rebelo de Sousa chega esta terça-feira a Jerusalém para participar no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, que assinala o 75.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz
Política

Portugal não é um país de esquerda /premium

225
Há uma grande diferença entre Marcelo e Soares. Soares foi capaz de mobilizar a sua família política e ser, ao mesmo tempo, popular. Marcelo só foi capaz de ser popular. Não foi capaz de mobilizar a direita
Moçambique

Marcelo: estratégia para Cabo Delgado é soberana

Marcelo classificou como "decisão soberana" a estratégia para lidar com a violência armada em Cabo Delgado e defendeu uma aposta no investimento como forma de o ocupar e travar insegurança.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo espera solução para o orçamento da Lusa

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa espera que seja encontrada uma solução para o orçamento da Lusa, de forma a que o trabalho da agência noticiosa não seja condicionado.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo remete recandidatura para final do ano

Marcelo Rebelo de Sousa remete a sua recandidatura para o final do ano. O Presidente da República relembrou que "todos trabalharam para o reforço das relações entre Portugal e Moçambique".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "Nós somos bons, muito bons"

257
O Presidente português elogiou as qualidades dos portugueses, afirmando que "com um povo assim não é difícil ser Presidente da República de Portugal. É trabalhoso, mas não é difícil".
Angola

Angola. Marcelo diz que só há "boas notícias"

O Presidente português afirmou que "boas notícias" marcaram a agenda de um encontro de quase uma hora com o seu homólogo angolano, negando que tenham discutido caso de Isabel dos Santos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia influência internacional do país

121
O Presidente português elogiou a crescente influência de Portugal em cargos internacionais, justificando-a com os progressos sociais do país na área das finanças, emprego, economia e dívida pública.
Moçambique

Marcelo: relação com Moçambique não liga a ruídos

O Presidente português disse a relação de Portugal com Moçambique não se deixa distrair por "ruídos", garantindo estar atento a estes, mas sem os tomar pelo essencial da relação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz estar a "carregar baterias"

"Vamos deixar cada coisa para seu momento.", disse Marcelo Rebelo de Sousa quando questionado sobre a sua recandidatura à Presidência da República portuguesa. O seu mandato termina em 2021.
Moçambique

Marcelo vai discutir casos por resolver com Nyusi

Os processos do homicídio de Inês Botas e do desaparecimento de Américo Sebastião estarão em cima da mesa de forma "evidente", anunciou o chefe de Estado, referindo-se ao encontro com Filipe Nyusi.
Condecorações

A condecoração de Jesus: panem et circenses?

A questão tem sido colocada de forma errada. Não se nega o mérito do cidadão Jorge Jesus. O que se questiona é se, tal indiscutível mérito, é merecedor de tamanha distinção.
Marcelo Rebelo de Sousa

Lisboa Verde: "Estamos juntos e vamos vencer" 

235
Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se a António Costa e António Guterres para o arranque de Lisboa Capital Verde Europeia onde declarou o apoio ao governo nesta matéria e elogiou a "aposta em Portugal".
Cristina Ferreira

Cristina considera candidatar-se à Presidência

9293
Em entrevista à Visão, a apresentadora da SIC não diz quando, nem se o vai fazer efetivamente, mas diz que tem pensado nisso porque as pessoas lhe dizem que podiam ser uma boa Presidente.
Assalto em Tancos

Juiz insiste no depoimento presencial de Costa

2618
Alexandre considera que presença do PM na instrução do processo de Tancos é indispensável e discorda da decisão do Conselho de Estado. Cabe a Azeredo Lopes dizer se mantém pedido para ouvir Costa.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Aliados são aliados mesmo quando agem sozinhos"

Presidente da República defendeu reforço da aliança transatlântica. Comentário surge durante escalada de tensão entre EUA e Irão, devido ao ataque norte-americano contra um general iraniano.
Incêndios

Incêndios. Prorrogado mandato de Observatório

O diploma da Assembleia da República prorroga a continuidade até ao final do ano de 2020 do mandato do Observatório Técnico Independente para análise, acompanhamento e avaliação de incêndios.
Marcelo Rebelo de Sousa

Circum-navegação do Sagres histórica e irrepetível

188
O Presidente da República considerou que a viagem do navio-escola Sagres é um momento "histórico, irrepetível e singular", e consolou os familiares dos marinheiros que estarão fora mais de um ano.
Orçamento do Estado

"Não estou preocupado com a passagem do OE"

102
Marcelo Rebelo de Sousa diz que aguarda "serenamente" a fase da generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), que decorre esta semana no parlamento.
Marcelo Rebelo de Sousa

Deputado do PPM admite processar autarca do Corvo

José Manuel Silva acusou o deputado do PPM de envergonhar os corvinos e “faltar ao respeito” ao Presidente da República. "São declarações muito graves", acusa Paulo Estêvão.
Rádio Observador

19h. As respostas dos partidos a Marcelo

BE ouve pedidos de convergência. PS garante que já trabalha com outros partidos. CDS promete que é uma oposição forte. PSD ainda não fala, e PCP não tem entusiasmo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Jantar de PR no Corvo foi “fracasso monumental"

1669
"Não estiveram presentes mais de seis dezenas de residentes na ilha do Corvo. Isto no âmbito de uma população que soma mais de 430 pessoas", afirma o deputado monárquico na Assembleia Regional.
Bloco de Esquerda

As reações dos partidos ao discurso de Marcelo

Em reação à mensagem de Ano Novo do Presidente os partidos dividem-se. Discurso não teve "foco", dizem uns. Foi "muito significativo", apontam outros. PSD e Livre não reagiram.
Presidente da República

6 minutos no mar do Corvo e "um sinal para 2020"

548
Marcelo terminou a visita ao Corvo, onde entrou no novo ano com um mergulho no mar. Enrolado na toalha, ainda disse que em 2020 ajudará o Governo nos domínios que pôs como prioritários.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer Governo forte e concretizador em 2020

142
Na habitual mensagem de Ano Novo, o Presidente da República pediu "compromisso", diz que 2020 é o início de um novo ciclo de esperança e que o foco tem de estar na saúde, segurança, coesão e inclusão.
Ano Novo

O que disseram os PR nos últimos 10 anos? /premium

Uma década, dois Presidentes. Dois estilos, duas formas diferentes de coabitar com o Governo. Cavaco, nos primeiros 7 anos, e Marcelo nos outro três: como foram as suas mensagens de Ano Novo?
Presidente da República

Marcelo em 2020 na terra "que não é fim do mundo"

344
Parece que foi ao fim do mundo, mas não. É só outra placa tectónica onde ainda é Portugal e há histórias bem nacionais. Presidente saiu cedo da festa que montou no Corvo. A promessa estava cumprida.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: primeiras palavras de 2020 ao Observador

126
O Presidente dirigiu as primeiras palavras do ano aos portugueses em entrevista à Rádio Observador. Passavam poucos segundos da meia-noite. Com avisos ao Governo e o tabu da recandidatura.
Rádio Observador

00h. Marcelo em exclusivo a partir dos Açores

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, respondeu às perguntas da jornalista Rita Tavares quando Portugal continental e Madeira tinham acabado de entrar no novo ano.
Presidente da República

Shots, compras e um Presidente "acima dos ventos"

151
Marcelo promete discrição para o final do mandato. Em outubro, ou se remete ao "pudor" ou "desaparece suavemente". Mas agora, no Corvo, não há nada disso — houve apartes políticos a cada esquina.
Presidente da República

Marcelo aterrou no Corvo com "mergulho garantido"

137
Presidente da República conseguiu aterrar na ilha do Corvo, nos Açores, para a passagem de ano. E mal chegou prometeu banho no mar açoriano no primeiro dia doano.
Futebol

"D. Henrique não foi navegador, foi um estratega"

739
Jorge Jesus foi condecorado esta segunda-feira por Marcelo Rebelo de Sousa com a Ordem do Infante D. Henrique. "É com orgulho que recebo, sei o significado dela", destacou o técnico do Flamengo.
Presidente da República

Marcelo entra em 2020 com metade do Corvo

121
Presidente escolheu a ilha mais pequena da ultraperiférica região autónoma dos Açores para a passagem de ano. Mau tempo ainda pode estragar planos, mas o Corvo já aguarda Marcelo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Fim de ano. Marcelo mantém planos apesar do tempo

O Presidente da República mantém os planos para fazer a passagem de ano na ilha do Corvo, nos Açores, apesar do alerta de mau tempo, com chuva e vento, para terça-feira.
Política

Marques Mendes: "ciúmes" entre Costa e Centeno

407
O comentador lembra que "nenhum PM gosta de ficar na sombra de um ministro", mas diz que o governo ficará mais fraco sem Centeno. Sobre Belém, diz que Marcelo recandidata-se — e talvez contra Ventura.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo em Montemor o Velho, com o dilúvio de 2001

466
Marcelo Rebelo de Sousa visitou as zonas mais afetadas pelas inundações decorrentes das depressões Elsa e Fabien. No final, prometeu voltar para acompanhar o progresso das obras de recuperação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo sobre cheias: "Aprende-se com experiência"

1069
O Presidente da República visitou a zona do Baixo Mondego afetada pelas cheias da semana passada e elogiou a resistências das populações. "Só vendo é que se tem a noção exata."
Sem-abrigo

Marcelo: há 15 vezes mais dinheiro para sem-abrigo

112
Marcelo marcou presença na festa de Natal da Re-food, onde explicou que o próximo Orçamento de Estado prevê um "salto de 15 vezes" nas verbas dedicadas aos sem-abrigo.
Orçamento do Estado

OE2020. Confederações patronais insatisfeitas

As confederações patronais mostraram desagrado perante as medidas apresentadas no Orçamento do Estado para 2020, afirmando que estas são insuficientes para responder às necessidades das empresas.
Orçamento do Estado

OE2020. Sindicatos pedem aumentos salariais

A CGTP pede ainda um aumento das reformas, uma "reformulação" da fórmula de cálculo das pensões e um aumento do investimento público. Já a UGT mostra preocupação face "à carga fiscal muito elevada".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo preocupado com "o adiamento de decisões"

228
Adiamento de decisões prejudica o crescimento e o emprego, diz o Presidente. Especificamente sobre Portugal, Marcelo diz-se preocupado com o "debate público" centrado no imediatismo e no efémero.
Inundações

Marcelo visita áreas inundadas pelo Mondego sábado

215
Presidente da República desloca-se no próximo sábado, 28 de dezembro, à zona. A situação de cheia no Vale do Mondego está a estabilizar, diz o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.
Meteorologia

Marcelo visita Baixo Mondego "nos próximos dias"

Através de uma nota colocada do "site" da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou a intenção de visitar a zona do Baixo Mondego que ficou particularmente afeta pelo mau tempo.
Tribunal de Contas

Ajuda do Estado à banca evitou "colapso" económico

2252
Marcelo diz que ajudar a banca em 18 mil milhões numa década "não foi uma boa solução", mas necessário para evitar colapso económico. Agora "interessa saber que mais vale prevenir do que remediar".
Conselho de Estado

Berardo 'pressiona' Marcelo sobre Marques Mendes

1158
Empresário madeirense enviou carta a Marcelo Rebelo de Sousa criticando os comentários de Luís Marques Mendes sobre as comendas. Belém responde que Presidente da República "não é pressionável".
Carnaval

Marcelo vai passar carnaval com Caretos de Podence

768
Depois de uma visita à Índia, o Presidente da República vai passar o "Entrudo Chocalheiro" com os Caretos de Podence, recentemente declarados como Património da Humanidade.
António Costa

Marcelo elogia "prestígio europeu" de Costa

1319
O Presidente da República, a propósito do programa "Desportistas no Palácio de Belém", apontou as semelhanças entre desporto e política, elogiando o "prestígio europeu" de António Costa.
Serviço Nacional de Saúde

Marcelo: reforço é oportunidade para repensar SNS

"É boa notícia haver mais dinheiro para a saúde", afirmou o Presidente da República, defendendo que "tão importante como o dinheiro é o sistema de gestão, como é que vai ser gerido".
Atletismo

PR condecorou Dabó por "testemunho de humanidade"

443
O Presidente da República condecorou o atleta guineense Braima Dabó "pelo testemunho de humanidade". Dabó cruzou a meta com Jonathan Busby aos ombros.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Greta é símbolo das gerações mais jovens

Greta "é um símbolo de gerações mais jovens, mas também de uma chamada de atenção a todos aqueles que, sendo menos jovens, não levam tão a sério o problema das alterações climáticas", afirmou Marcelo.
Regionalização

Regionalização. PR diz que Costa "foi mais longe"

O chefe de Estado disse que o primeiro-ministro "foi mais longe" ao remeter para a regionalização para a próxima legislatura e recusou pronunciar-se "para além do termo dos [seus] mandatos".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: excedente orçamental para pagar dívida  

289
Nas vésperas da aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2020, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o excedente orçamento é importante para diminuir a dívida.
Corrupção

Marcelo pede medidas concretas contra a corrupção

978
O chefe de Estado insistiu na necessidade de um "claro consenso nacional" no combate à corrupção que se deve traduzir em "medidas concretas", reforçando a confiança dos portugueses no poder judicial.
Presidente da República

Marcelo e o banco bom

488
O Presidente da República preferiu Isabel Jonet a Greta Thunberg – e esta escolha deve ser lida também, felizmente, como um sinal político. O bom senso tem limites que não devem ser ultrapassados .
Serralves

Primeiro presidente de Serralves condecorado

João Marques Pinto foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Presidente da República elogiou a sua "visão, pertinácia, conjugação de grandeza de horizontes e de realismo de ação"
Presidente da República

Marcelo passa ano na ilha do Corvo

2137
Presidente escolheu passar o ano na ilha mais pequena do arquipélago dos Açores. O presidente da câmara do Corvo foi apanhado de surpresa, mas diz que os corvinos vão receber Marcelo com entusiasmo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo visita os sem-abrigo no Porto

Depois de um dia intenso a norte, o Presidente da República terminou-o com os sem-abrigo do Porto, que são cada vez menos. Conheceu bons exemplos, recebeu queixas e um presente de Natal antecipado.
Sem-abrigo

Situação dos sem-abrigo é menos grave no Porto

123
O Presidente da República deslocou-se esta quinta-feira à cidade do Porto onde ressaltou a situação menos grave do que na capital. Lisboa aprovou novas soluções de acolhimento para os sem-abrigo.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Já aconteceu no tempo da ditadura"

Enquanto Netanyahu e Pompeo se reúnem em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa recorda que esta não é a primeira vez que dois estados escolhem Portugal para discutir assuntos alheios ao país.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo incentiva ao "voluntariado" nas escolas

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que as escolas devem introduzir nos seus currículos uma disciplina de "responsabilidade social" ou "serviço comunitário", à semelhança do que acontece noutros países.
Regionalização

Cenas da vida quotidiana /premium

Outra vez? Os partidos rachados ao meio, a sociedade dividida, tensões dispensáveis num projecto que em tudo o prejudicaria? Portugal não merece nem necessita de um assalto chamado regionalização.
Regionalização

Moreira e Medina criticam Marcelo

211
Fernando Medina e Rui Moreira consideram o Presidente da República o principal entrave à regionalização. Medina diz que “há vida" depois das presidenciais, Moreira recorda a força dos partidos.
Media

Marcelo sugere apoio à comunicação social

O chefe de Estado deu como exemplos medidas aplicadas noutros países europeus, como a "supressão ou redução de IVA" ou a "redução de custos de serviços postais".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR: Proposta de orçamento da UE "é inaceitável"

"Aquela proposta é inaceitável. É inaceitável da ótica de Portugal. Nós defendemos exatamente o oposto daquilo: o reforço da capacidade orçamental da Europa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Jorge Jesus

Marcelo diz que é lógico condecorar Jorge Jesus

783
"Já verifiquei que os outros treinadores que venceram competições comparáveis àquela que venceu Jorge Jesus, todos foram condecorados, portanto é lógico que ele venha a ser também", declarou Marcelo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo promulga lei orgânica do Governo

"O Presidente da República promulgou o diploma que aprova o regime da organização e funcionamento do XXII Governo Constitucional", apesar de dúvidas sobre "soluções funcionais encontradas".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende justiça "implacável"

572
Marcelo Rebelo de Sousa declarou o seu apoio incondicional à Polícia Judiciária e falou da "impaciência cívica" perante uma justiça que tem de ser implacável e que não pode conceder excepções.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo considera modelo da PJ boa solução

O Presidente já terá defendido outros modelos institucionais para a Polícia Judiciária, mas considera agora o modelo existente, "que conjuga a experiência com os desafios da mudança", ideal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo felicita seleção de futebol de praia

O Presidente da República felicitou a seleção portuguesa de futebol de praia, que se sagrou pela terceira vez campeão do mundo da modalidade, ao derrotar na final a Itália, por 6-4.
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente agradece doações para Banco Alimentar 

O Presidente da República salientou que os números de sábado "ultrapassaram os da campanha anterior", tendo voltado no domingo à sede nacional para agradecer o contributo da população.
Alterações Climáticas

Marcelo não vai cumprimentar Greta Thunberg

862
O Presidente da República saudou a breve passagem por Portugal da ativista sueca, mas não irá cumprimentá-la à Doca de Alcântara, por considerar que poderia “ser considerado aproveitamento político".
Banco Alimentar Contra a Fome

Marcelo enche carrinho para Banco Alimentar 

636
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encheu um carrinho de bens essenciais para doar ao Banco Alimentar contra a Fome e apelou a todos para que contribuam.
Banco Alimentar Contra a Fome

Marcelo visita Banco Alimentar em Lisboa

389
O Presidente da República visitou o Banco Alimentar e descreveu a campanha de recolha de alimentos como uma "rede social de carne e osso".
Fernando Santos

Marcelo. Reconhecimento de Fernando Santos é justo

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o selecionador nacional e considerou que o reconhecimento é justo e "orgulha Portugal e os Portugueses".
Jornalismo

Prémios Gazeta. Jornalistas criticam imediatismo

124
Jornalistas distinguidos com os Prémios Gazeta 2018 criticaram as condições atuais para o exercício da profissão e a prevalência do imediatismo. E Marcelo voltou a pedir medidas para o setor.
Orçamento do Estado

OE2020. PR não está preocupado com a proposta

"Se este é um Orçamento que me preocupa em termos de achar que há risco de não passar no parlamento, não me preocupa", declarou o Presidente da República
Novo Banco

Mais dinheiro para o Novo Banco. Como assim?

15850
"Não sei se é este ano ou não. Vamos ver", afirmou o Presidente da República, sobre uma possível nova injeção de capital na instituição. Marcelo comentava a execução orçamental deste ano.
Salário Mínimo Nacional

Marcelo defende aumento de salário mínimo

"Sou defensor da concertação social e por aí penso que se deve ir ao encontro de um desejável acordo global de rendimentos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa perante dirigentes da CAP.
Defesa

Defesa Nacional aprova missões militares para 2020

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu esta segunda-feira luz verde às propostas das Forças Nacionais Destacadas (FND) para 2020 já com “financiamento assegurado”
Violência Doméstica

Marcelo: "Não tenham medo de dizer não"

"Numa sociedade civilizada e democrática é intolerável a violência doméstica", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, destacando que "Portugal e os portugueses" têm atuado bem.
PREC

Marcelo evoca 25 de Novembro num almoço com Eanes

313
"Convidei o senhor Presidente Ramalho Eanes para simbolizar que o 25 de Novembro é uma data nacional", disse Marcelo, para quem a data deve ser evocada em "espírito de unidade".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo admite condecorar Jorge Jesus

1728
O presidente da República pondera uma possível condecoração de Jorge Jesus, a quem já enviou "um abraço amigo". Mas vai ouvir primeiro o Conselho das Ordens para evitar "injustiças".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo repete: subida do salário é "razoável"

224
Depois das declarações da CIP, o Presidente da República diz que não se arrepende de ter promulgado o diploma que prevê subida do salário mínimo nacional para 635 euros, em 2020.
Sem-abrigo

Estratégia não deixa niguém na rua mais de 24h

A Estratégia Nacional para os sem-abrigo é uma prioridade do Presidente e prevê uma otimização dos recursos humanos e financeiros. O PAN quer cartões de cidadão para os sem-abrigo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Será mais fácil ao Governo negociar OE

O Presidente da República considerou que o alerta repetido da Comissão Europeia sobre o plano orçamental português para 2020 facilita a tarefa do Governo e do ministro das Finanças.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não está preocupado com manif da PSP

133
O Presidente da República garantiu esta quarta-feira não estar preocupado com a manifestação conjunta da PSP e da GNR marcada para quinta-feira. lamentando a deterioração do estatuto destes.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede mais atenção para crianças na pobreza

Marcelo Rebelo de Sousa saudou todas as crianças e mostrou-se empenhado para que estas tenham um futuro digno. Celebram-se os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.
A página está a demorar muito tempo.