Escolher os melhores temas de uma figura tão impactante como Prince não é tarefa fácil, por isso tentamos fazer um levantamento cronológico dos temas mais influentes de um artista que deixou a sua marca no mundo da música.

Grande parte dos vídeos do artista foram retirados pelo próprio do Youtube, que era contra a distribuição gratuita de música na internet. Também não está presente no Spotify. O músico saiu das redes sociais e plataformas de streaming tão abruptamente como entrou. Em novembro de 2014 o cantor deixou o Twitter, Instagram, Facebook, Soundcloud e retirou os seus vídeos do Youtube.

A sua relação com a rede sempre foi complicada. Em 2010, afirmou que “a internet está morta”. Prince chegou a mesmo a ameaçar processar o eBay, Youtube e sites de torrents por distribuírem ilegalmente a sua música.

Um ano antes de ter abandonado diversas plataformas, Prince tinha aderido às redes sociais para divulgar os então recém-lançados álbuns Plectrumelectrum e Art Official Age. Nessa altura, decorria um processo contra os fãs que partilhavam as suas canções. Acabou por retirar as queixas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

I Wanna Be Your Lover

A Canção foi lançada em 1979, depois do seu álbum de estreia For You não ter conseguido alcançar grande sucesso junto do público. Este single foi o primeiro hit da carreira de Prince.

Sexuality

Esta canção é a segunda do álbum Controversy de 1981. Nesta canção aborda um tema recorrente nos seus temas – a sexualidade e a importância da liberdade sexual na sociedade.

Little Red Corvette

O tema foi o single do álbum 1999, lançado em 1983 e tornou-se o seu maior sucesso até à data. A canção narra um caso de uma noite com uma mulher. O videoclip fez história já que foi um dos primeiros vídeos com um homem negro a passar frequentemente na MTV. O primeiro foi “Billy Jean” de Michael Jackson.

Purple Rain

Esta é provavelmente a canção mais famosa de Prince and The Revolution. Foi lançada no álbum Purple Rain, que fazia a banda sonora do filme homónimo. A música que combina rock e gospel numa versão orquestral foi inicialmente gravada durante um concerto na sua cidade natal, no Minnesota. Mais tarde, o músico editou-se em estúdio, cortando a versão original de onze minutos para oito.

https://www.youtube.com/watch?v=54GHuxh0T9c

When Doves Cry

“When Doves Cry” foi o primeiro single do álbum Purple Rain. O tema foi o primeiro do cantor a ocupar o primeiro lugar dos tops americanos durante cinco semanas. Foi escrito para uma cena do filme Purple Rain que retratava um caso amoroso. Prince ter-se-à inspirado na sua relação com Susan Moonsie para compor a canção.

Raspeberry Beret

Este foi o single do álbum Around The World In a Day, de 1985. A música tem uma sonoridade mais pop do que até então o artista nos tinha habituado embora tenha influências funk.

Kiss

É um dos temas mais famosos de Prince, mas começou por ser apenas uma demo de um minuto. O artista cedeu o tema à banda de funk Mazarati, que remasterizou a canção. O cantor ficou tão impressionado com o que fizeram com o tema, que o quis de volta. À versão dos Mazarati alterou a voz principal e acrescentou guitarra ao refrão. O tema foi acrescentado à última da hora ao álbum Parade, lançado em 1986. O cantou manteve os créditos do coro da banda funk, uma vez que não o alterou.

https://www.youtube.com/watch?v=1lsKXnR04gk

Sign O’ the Times

É o single do álbum homónimo editado em 1987, o primeiro depois de se ter separado da banda The Revolution. O tema foi composto exclusivamente através de samples de sintetizadores e sons que tinha armazenados, como a guitarra que se ouve na canção. Neste álbum, Prince retrata alguns dos temas que mais afetavam a sociedade na altura, como a violência, a SIDA e a pobreza.

U got the look

Esta canção abria o álbum Sign O’ the Times de 1987. Sheila Easton canta juntamente com Prince neste tema. Embora não tenha surgido nos créditos quando o single foi lançado, a cantora escocesa aparece no videoclip da música que foi filmado em Paris. Esta canção tem uma versão mais extensa, “Long look”.

Alphabet Street

Foi o single do álbum de 1988 Lovesexy. A canção foi escrita originalmente para ser gravada como um blues acústico, mas acabou por divergir da sua matriz original. A versão final foi feita através de samples e conta com um rap de Cat Glover no final da canção.

Diamonds & Pearls

A canção dá título ao álbum que Prince lançou em 1991, que conta com a colaboração da banda The New Power Generation. É uma balada com influências rock que retrata um tema comum a outras canções do álbum – o amor em vez da luxúria.

Sexy MF

O tema mistura funk e R&B e faz parte do álbum Love Symbol de 1992. Conta com solos de saxofone de Brian Gallagher, Levi Seacer Jr. na guitarra e Tommy Barbarella no órgão. A canção foi composta por Prince e Seacers. O rap cantado por Tony M. no tema foi escrito pelo próprio.

The most beautifull girl in the world

Foi o single principal do álbum The Golden Experience, editado em 1995. O álbum foi lançado na altura em que Prince mudou o seu nome artístico para um símbolo que não podia ser pronunciado. É o único tema de Prince que chegou a número um nos tops britânicos.

https://www.youtube.com/watch?v=KmqSi7lulMM

Cinnamon Girl

Integra o álbum de 2004 Musicology que foi lançado em diferentes formatos. A canção partilha o título com um tema de Neil Young, mas as semelhanças ficam por aí.

Guitar

É o single do álbum Planet Earth, que o artista lançou em 2007 e entrou para a 39.ª posição do top 100 de melhores músicas de 2007 da revista Rolling Stone.