O renovado Comboio Histórico do Douro, que trocou o carvão pelo diesel, chega na segunda-feira à Estação de São Bento, no Porto, onde ficará em exposição até quinta-feira.

Com partida às 10h40, a primeira viagem desde que a locomotiva a vapor do comboio histórico deixou o carvão será feita entre as estações de Campanhã e São Bento e contará com 100 crianças, divulgou este domingo a CP.

“Após a intervenção de que foi alvo, em substituição do carvão, a máquina passa a utilizar o diesel como fonte de energia de tração, com vantagens ambientais e operacionais”, explica.

Na terça e na quarta-feira, pelas 15h00, decorrerão palestras sobre a temática do comboio numa das carruagens em exibição em S. Bento.

Para os próximos dias estão também programadas visitas de alunos de escolas da região.

Agora que está concluída a renovação da máquina a vapor, esta é uma “oportunidade para ver a locomotiva e as carruagens que farão as viagens na linha do Douro a partir de sábado, 04 de junho”, assinala a CP.

No percurso à beira do Rio Douro, a Locomotiva a Vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son e as cinco carruagens históricas, percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, com passagem pelo Pinhão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR