478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Papa Francisco

Papa Francisco

Papa recebe convidados transgénero em Roma

Papa Francisco reuniu-se com um grupo de pessoas transgénero que encontraram abrigo numa igreja e defendeu que "todos têm dignidade de ser filho de Deus".
Explicador

D. Manuel Clemente foi negligente?

Especialista em direito canónico Pedro Vaz Patto diz que não existiu negligência de D. Manuel Clemente. Jornalista João Francisco Gomes destaca o facto de o tema ter chegado ao gabinete do Papa.
JMJ 2023

PSP "observa" Compostela para preparar JMJ2023

Quatro elementos da PSP foram perceber quais as dinâmicas, planeamento, policiamento e mecanismos de coordenação que os homólogos espanhóis adotaram na Peregrinação Europeia de Jovens.
Guerra na Ucrânia

Papa recebe embaixador de Kiev

O Papa Francisco recebeu o embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrii Yurash, numa altura em que o Vaticano estuda uma possível viagem do pontífice a Kiev para pedir o fim da guerra.
Noticiário

13h. Morreu Archie. Máquinas foram desligadas

Máquinas foram desligadas por volta das 10h. A criança de 12 anos estava desde o final de maio em morte cerebral. Ainda, cardeal-patriarca de Lisboa terá posto o lugar à disposição do Papa Francisco.
Noticiário

11h. D. Manuel Clemente pôs lugar à disposição

Cardeal-Patriarca de Lisboa esteve reunido com o Papa na sexta-feira, para discutir os casos de abuso sexual. Ainda, no Reino Unido, as máquinas de suporte de vida de Archie já devem estar desligadas.
Abusos na Igreja

Abusos em Portugal chegaram ao Papa. E agora?

Patriarca pediu uma reunião com o Papa para discutir as polémicas de abusos que marcaram os últimos dias. É a primeira vez que a intervenção direta de Francisco é chamada. O que pode significar?
Noticiário

12h. Patriarca de Lisboa foi recebido pelo Papa

Encontro serviu para debatir polémicas à volta dos abusos sexuais de menores na Igreja Católica. E o representante de Taiwan em Portugal pediu apoio ao ocidente para impedir guerra com a China.
Ordem dos Médicos

JMJ2023. "Serviços de saúde deviam ser preparados"

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, aponta que "o trabalho já devia estar a ser realizado" para "garantir capacidade de resposta ao serviço de saúde nessa altura".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quanto vai custar a Jornada Mundial da Juventude?

O país comprometeu-se com a festa da Jornada Mundial da Juventude onde estará o Papa, mas ninguém responde a uma pergunta aborrecida: quanto irá custar?
Noticiário

18h. Abusos na Igreja. PR vai receber Comissão

A audiência vai acontecer uma semana depois de o Chefe de Estado ter desvalorizado a polémica que envolve o patriarca de Lisboa. Ainda, Chega vai pedir a apreciação parlamentar do Estatuto do SNS.
Reportagem Observador

Ninguém sabe quanto custa a Jornada com o Papa

Marcelo garante que é "pura coincidência" acerto de vontades entre governo e Câmara de Lisboa na véspera da visita aos terrenos. "Estamos coordenados”, garante Moedas
JMJ 2023

Ao lado de Marcelo, ninguém disse quanto custa JMJ

Visita à obra que tem de estar pronta daqui a um ano levou a acordo à pressa. Governo tomará parte, em quê e quanto, ninguém esclarece, apesar de se jurar (PR também) "coordenação". Mas nada o mostra.
Papa Francisco

Papa Francisco vai ao Cazaquistão em setembro

O Papa Francisco confirmou a sua deslocação ao Cazaquistão, em setembro, para participar num congresso sobre o diálogo entre religiões. A viagem será "tranquila, sem muitas deslocações".
Eventos

Jornada da Juventude: "tolerância zero" a abusos 

A organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 expressou "tolerância zero" com a questão dos abusos sexuais no seio da Igreja Católica e convidou os não-católicos a fazer parte do evento.
Papa Francisco

"A ganânica é a causa das guerras e desigualdades"

O Papa Francisco apontou também, este domingo, na janela do Palácio Apostólico, a cobiça como "doença perigosa" para a sociedade. "Servir-se das riquezas sim. Servir a riqueza não", rematou.
Noticiário

14h. Vila Pouca de Aguiar. Incêndio ativo

Depois de ter sido dado como dominado ao final da manhã, houve um reacendimento. O ponto de situação neste jornal. Ainda o Papa Francisco, que volta a não fechar a porta à renúncia.
Papa Francisco

Papa não fecha porta à renúncia

Já depois de sair do Canadá, o papa Francisco apelidou de genocídio o que aconteceu nos internatos forçados de crianças índias no Canadá. E voltou a não fechar a porta à renúncia.
Itália

Papa pede responsabilidade aos políticos italiano

O papa elogiou Draghi, reconhecendo que "ninguém pode negar" que aquele responsável é uma figura "de grande qualidade internacional". Mas disse não se querer envolver.
Papa Francisco

As lamentações do Cónego Jeremias

Dantes, os missionários iam para as terras de missão pregar o Evangelho. Agora, alguns há que só falam de ecologia, alterações climáticas e biodiversidade!
Papa Francisco

Canadá: pedido de desculpas não é suficiente

O governo canadiano considerou que o pedido de desculpas do Papa Francisco aos povos indígenas não é suficiente. "Estou triste. Peço perdão", disse Francisco.
café europa

Papa Francisco: a Igreja num mundo pós-Ocidental

O Papa Francisco veio trazer ao Vaticano uma nova tradição, do Catolicismo da America Latina, com a sua relação complexa com a teologia da libertação e a desconfianca das intenções do mundo ocidental.
Papa Francisco

Lobo ou pastor?

Não é claro, neste episódio com Nancy Pelosi, qual é o problema político que o sr. bispo de Roma causa quando, ao perder a sua natureza pastoral, comunga com uma facilitadora do homicídio organizado.
Resposta Pronta

D. Manuel Clemente "já devia ter sido demitido"

Ana Gomes, antiga eurodeputada, afirma que omissão de abusos sexuais na igreja por parte do cardeal-patriarca de Lisboa é "imperdoável", e acusa a instituição de ineficácia. 
Papa Francisco

Canadá. Papa pede perdão por abusos a indígenas

Francisco classifica a viagem ao Canadá como uma "peregrinação penitencial" para expiar os pecados da Igreja no país. Durante mais de um século, 150 mil crianças indígenas foram convertidas à força.
Papa Francisco

Papa pede perdão no Canadá: "Erro devastador”

O Papa Francisco pediu “perdão pelo mal” contra os nativos do Canadá, especialmente as crianças inseridas nos internatos geridos pela Igreja Católica e reconheceu a responsabilidade da Igreja.
Crime

PSP espera aumento de crimes na visita do Papa

Jornada Mundial da Juventude realiza-se em Portugal em agosto do próximo ano. Polícia está a colaborar com forças de segurança estrangeiras e a viajar para "observar dinâmicas" de eventos semelhantes.
Noticiário

2h. Cidades portuguesas desiguais no bem-estar

Maiores cidades são as mais desiguais, já as mais pequenas são as mais pobres e também as mais felizes. E o Papa Francisco já começou a visita às comunidades indígenas no Canadá.
Canadá

Papa renovará desculpas por abusos a povo indígena

"Espero que, com a graça de Deus, a minha peregrinação penitencial possa contribuir para o caminho de reconciliação já iniciado", declarou no Twitter o papa Francisco.
Noticiário

19h. Papa Francisco já está no Canadá

O chefe da Igreja Católica foi recebido no aeroporto pelo primeiro-ministro canadiano e por elementos das comunidades índigenas. Ainda neste jornal, a apresentação do Sporting frente ao Sevilha
Canadá

Papa inicia "peregrinação penitencial" ao Canadá

O Papa Francisco inicia uma visita de seis dias ao Canadá, onde irá celebrar uma missa pela reconciliação com os povos indígenas. Esta viagem será a 37.ª internacional do Papa Francisco.
Papa Francisco

O Papa Francisco e a incoerência de Joe Biden

O Papa Francisco considera uma incoerência que um católico defenda o aborto e receba a comunhão eucarística.
Papa Francisco

Papa e a "peregrinação penitenciária" ao Canadá

O papa Francisco vai visitar o Canadá para "encontrar e abraçar as populações indígenas" que foram "prejudicadas de diferentes maneiras por institutos religiosos mostrando a sua "dor e solidariedade".
Papa Francisco

Papa Francisco lamenta morte de Scalfari

Papa Francisco expressa pesar "pelo seu amigo" que, nas suas palavras, foi "um protagonista absoluto na história do jornalismo na Itália do pós-guerra, uma voz e um pensamento que vamos sentir falta".
Papa Francisco

Papa diz que o mundo vive uma III Guerra Mundial

O Papa Francisco considera que a guerra na Ucrânia "nos toque mais de perto" mas que o mundo passa por um período de "guerras selvagens de destruição" o que afeta o clima diplomático.
Papa Francisco

Papa: é "legítimo rebelar-se" contra a guerra

O Papa disse aos jovens que é "legítimo rebelar-se" contra a guerra e deixou-lhes um pedido: que aspirem a uma "vida digna e sóbria, sem luxos".
Guerra na Ucrânia

Papa solidário com Sri Lanka e pede fim da guerra

O Papa Francisco "une-se à dor do povo do Sri Lanka" e apela a "Deus para mostrar o caminho para pôr fim à loucura da guerra". A visita à Ucrânia está nos seus planos e acredita que pode ser positivo.
Papa Francisco

Papa lamenta morte do cardeal brasileiro

Cláudio Hummes, cardeal e arcebispo emérito da cidade brasileira de São Paulo, morreu vítima de cancro de pulmão. Em 2013, Hummes pediu a Francisco para "não esquecer os pobres".
Papa Francisco

Papa Francisco garante que não renuncia para já

O líder da Igreja Católica deu uma entrevista à Reuters em que desfez os rumores que se criaram no mês passado: para já, não pretende renunciar. E continua com intenção de visitar Kiev e Moscovo.
Papa Francisco

Papa não quer paz de "equilíbrio de armamentos"

O Papa Francisco fez um novo apelo pela paz na Ucrânia e afirmou que o mundo precisa de uma paz "não baseada no equilíbrio de armamentos e no medo recíproco".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.