O juiz federal Sérgio Moro, que trata dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou a acusação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro — por alegadamente ter aceitado mais de um milhão de dólares (perto de 900 mil euros) em subornos disfarçados como presentes, avança a Reuters.
A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) na semana passada, está relacionada com irregularidades num imóvel no Guarujá.
Lula da Silva é acusado de ter sido beneficiado com obras no imóvel, feita pela construtora. Segundo o MPF, a reforma foi oferecida pela empresa como compensação por ações do ex-Presidente no esquema de corrupção da Petrobras.
O processo Lava Jato conta com sete outros arguidos, entre os quais a mulher de Lula, a ex-primeira dama Marisa Letícia.
Numa sondagem Datafolha realizada nos dias 14 e 15 de julho, junto de 2.792 entrevistados, Lula da Silva estava à frente das preferências na corrida à presidência do Brasil em 2018.