Crise Política no Brasil
Exposições

"Aparelho": do Brasil ao Porto contra preconceitos

114
18 artistas ativistas brasileiros apresentam as suas criações numa mostra que reúne performances, conversas, filmes e documentários. “Aparelho” inaugura dia 14 no Porto e tem curadoria de Tales Frey.
Brasil

Procuradores querem repetir julgamente de Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, foi condenado no âmbito do processo lava-jato, mas o Ministério Público Federal do Brasil solicitou agora o anulamento do julgamento por questões técnicas.
Caso Lava Jato

Intercept: Moro montava operações com procuradores

107
Novas mensagens divulgadas mostram que Moro autorizou buscas a casas de suspeitos da Lava Jato sem que o MP as pedisse, o que mereceu uma gargalhada do delegado Luciano Flores da Polícia Federal.
Lula da Silva

"Quem acusou Sócrates sem provas deve ser punido"

2435
Ex-presidente brasileiro quer punição de procuradores da Operação Marquês caso acusação contra Sócrates seja arquivada. E recusa sair da prisão sem declaração de inocência, para viver até 120 anos.
Brasil

Brasil suaviza norma controversa de deportação

A antiga portaria permitia a "deportação sumária" de "pessoas perigosas" ou "que cometeram ato contrário aos princípios e objetivos" da Constituição brasileira.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Foi preso filho de ex-ministro

As investigações apontam que, entre 2008 e 2014, Edison Lobão e Márcio Lobão solicitaram e receberam suborno dos grupos Estre e Odebrecht na ordem de 50 milhões de reais (11 milhões de euros).
Brasil

Lava Jato move 230 ME para proteger a Amazónia

O valor será direcionado para ações de prevenção, fiscalização e combate à desflorestação, incêndios e outros ilícitos ambientais nos estados que compõem a Amazónia Legal.
Lula da Silva

Tribunal nega a Lula o uso de escutas como prova

Tribunal brasileira nega a Lula da Silva o uso de diálogos intercetados como prova. Lula defende que os diálogos mostravam irregularidades na investigação do processo.
Caso Lava Jato

Brasil. STF rejeita pedido de libertação de Lula

O Supremo Tribunal Federal brasileiro negou um novo pedido da defesa de Lula da Silva para libertar o ex-Presidente, com base na alegada suspeição dos procuradores da Operação Lavo Jato.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Empresário Eike Batista foi detido

A Polícia Federal está a executar quatro mandados de busca e dois de detenção. A de Eike Batista, que já foi considerado o homem mais rico do Brasil, é preventiva.
Caso Lava Jato

Brasil. Moro divulgou confissão antes das eleições

O ex-juiz e atual ministro da Justiça do Brasil considerava as informações apresentadas pelo ex-ministro difíceis de provar. Ainda assim, divulgou confissão antes das presidenciais brasileiras.
Brasil

Fórum denuncia "guerra judicial" à esquerda

O Fórum de São Paulo denuncia as "agressões sistemáticas do imperialismo" e alertou para o "desenvolvimento de uma guerra judicial" para isolar líderes políticos e sociais de esquerda na região.
Brasil

Bolsonaro admite prisão de jornalista do Vaza Jato

182
O Presidente do Brasil negou a intenção de deportar o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, coautor de reportagens que colocaram em causa a imparcialidade da Operação Lava Jato.
Caso Lava Jato

Detidos suspeitos hackers do telemóvel de Moro

Segundo a polícia, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e sete de busca contra suspeitos de envolvimento em crimes cibernéticos no telemóvel do ministro da Justiça brasileiro.
Polémica Lula

Lula: Ex-ministro revela subornos de milhões ao PT

518
Um ex-ministro dos governos liderados por Lula da Silva e Dilma Rousseff afirmou que alguns dos maiores bancos do país pagaram subornos ao Partido dos Trabalhadores em troca de favores.
Música

“Quem não tem voz, grita”, diz Elza Soares

115
A cantora Elza Soares, em Portugal para lançar a sua biografia e apresentar um novo disco, recorda o momento do encontro com Amália Rodrigues e apela a que mulheres denunciem a violência doméstica.
Caso Lava Jato

Vaza Jato. Autor promete contar tudo que fez Moro

125
"Moro sabe que sei de tudo o que disse e fez e que o vamos contar". Mesmo depois de ser ameaçado de morte, Greenwald, o autor do chamado Vaza Jato, diz que contará tudo sobre o ministro brasileiro.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Jornalista alvo de protestos

O jornalista Glenn Edward Greenwald foi na sexta-feira alvo de protestos vindos de um grupo de apoiantes de Bolsonaro. Glenn Edward estava em Paraty, onde se realiza uma festa literária internacional.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Deltan terá festejado derrota de Lula

112
O site The Intercept publicou nesta terça-feira áudios sobre o caso Lava Jato. Neles, Deltan Dallagnol, procurador da operação, alegadamente comemora a proibição de entrevista ao ex-presidente Lula.
Caso Lava Jato

Lava Jato. "Povo dirá quem está certo"

122
Jair Bolsonaro disse que caberá ao povo brasileiro dizer quem está certo ou não no escândalo que colocou em causa a imparcialidade do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.
Caso Lava Jato

Moro acusado de interferir em investigação

127
Foram publicados diálogos inéditos em que o chefe dos procuradores da Lava Jato terá avisado uma procuradora que o ex-juiz Moro pediu a inclusão de provas sobre uma transação bancária.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Empresário diz que não foi pressionado

102
Leo Pinheiro diz que que não inventou nem mudou factos usados como prova contra Lula da Silva. Afirma também que não foi pressionado pela polícia ou autoridades envolvidas na investigação.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Jornalista do The Intercept investigado

Sergio Moro é um dos principais visados na investigação do The Intercept, que revelou alegadas mensagens secretas trocadas entre o então juiz e procuradores da Operação Lava Jato.
Caso Lava Jato

Conversas entre Moro e procuradores são graves

Conversas privadas revelam que Moro terá sugerido ao procurador do Lava Jato que alterasse a ordem das fases da operação Lava Jato. Se foram autênticas, são graves, diz presidente do Senado.
Caso Lava Jato

Procuradores alvo de ataques na aplicação Telegram

Ataques começaram em abril e foram comunicados à PGR e à Polícia Federal em Curitiba. Procuradores desativaram contas na aplicação, que Sérgio Moro terá usado para enviar mensagens a magistrados.
Brasil

Moro: "Se tiver havido alguma incorreção, eu saio"

178
O ministro esteve na Comissão de Constituição e Justiça para responder às questões dos senadores sobre as alegadas mensagens enviadas ao procurador do Lava Jato. "Não tenho nada a esconder", disse.
Caso Lava Jato

Moro questionou investigação a ex-Presidente

Moro terá dito, numa troca de mensagens com o procurador Dallagnol, que não queria "melindrar alguém [Fernando Henrique Cardoso] cujo apoio é importante", revelou a publicação online The Intercept.
Caso Lava Jato

Vaza Jato: Greenwald recebeu ameaças de morte

Glenn Edward Greenwald disse que recebeu ameaças semelhantes às recebidas por Snowden em 2013. O jornalista garante que mais informações sobre Sérgio Moro serão ainda reveladas.
Brasil

Moro "tranquilo" com mensagens e diz que não sai

187
Depois de terem sido reveladas mensagens trocadas entre Sergio Moro e o procurador do caso Lava Jato, o ministro da Justiça do Brasil criticou ataque de hacker e disse estar "absolutamente tranquilo".
Caso Lava Jato

Moro. Bolsonaro termina entrevista e não responde

286
Presidente do Brasil estava a dar entrevista coletiva quando lhe perguntaram sobre as mensagens tornadas públicas trocadas entre Moro e os procuradores da Lava Jato. Ele remeteu-se ao silêncio.
Caso Lava Jato

7 respostas sobre as sombras dos SMS de Moro /premium

223
O The Intercept publicou SMS que comprometem o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça do Brasil. Está em causa a investigação a Lula. O escândalo pode levar à libertação do ex-Presidente?
Caso Lava Jato

Bolsonaro condecora Moro

309
Dois dias depois da publicação de alegadas mensagens trocadas entre Sérgio Moro e o chefe dos procuradores da Lava Jato, o presidente do Brasil condecora o seu ministro da Justiça.
Caso Lava Jato

As mensagens privadas entre Moro e o procurador

1284
O The Intercept Brasil publicou conversas entre o então juiz, agora ministro, e o procurador da Lava-Jato, quando ambos deviam trabalhar autonomamente. Defesa de Lula fala em perseguição política.
Caso Lava Jato

Lava Jacto. Empresa obrigada a pagar 640 milhões

109
A empresa (Braskem) já tinha feito um pagamento de 300 milhões de euros antes de este acordo. Neste novo pagamento, 460 milhões de euros irão para o Governo e 182,6 voltarão para a Petrobras.
Caso Lava Jato

Lava Jato. PGR denuncia Collor de Mello

Atualmente senador que pediu suspensão do mandato por quatro meses, é acusado de atuar para que uma das subsidiárias da Petrobras firmasse contratos com a Laginha Agro Industrial.
Corrupção

Investigar Sócrates e Lula? "É uma possibilidade" /premium

2968
Em entrevista ao Observador, Moro não se arrepende das críticas a Sócrates, diz que foi insultado pelo ex-primeiro-ministro e defende que a eficácia da Justiça é essencial para cumprir a democracia
Caso Lava Jato

Lava Jato. Investigados funcionários do Paulista

Segundo o Ministério Público brasileiro, pelo menos 48 milhões de reais (10,7 milhões de euros) foram transferidos pela Odebrecht, no exterior, para seis executivos do banco Paulista.
Lula da Silva

Supremo brasileiro nega novo habeas corpus a Lula

127
A recusa surgiu na passada sexta-feira e foi assinada pelo juiz Edson Fachin. Este novo pedido tinha sido feito pelo ex-secretário de Justiça do estado brasileiro do Piauí, Daniel Oliveira.
Duarte Lima

A impunidade e o tempo da Justiça /premium

775
Do que está à espera o PS para iniciar processo de expulsão de Armando Vara, tal como o PSD fez com Duarte Lima? Socialistas têm mais razões para agir porque Vara está preso por influenciar Governo PS
José Sócrates

As entrelinhas do bate-boca entre Moro e Sócrates

750
Nos últimos dias o ministro da Justiça brasileiro e o ex-primeiro-ministro português trocaram farpas que têm por trás outros casos judiciais, mas também políticos. O Observador explica a picardia.
Lula da Silva

Brasil. Supremo reduz a pena de Lula da Silva 

325
Ex-presidente brasileiro vai, assim, cumprir oito anos e dez meses de pena. Em setembro, quando cumprir um sexto da pena, pode passar para o regime semi-aberto. Ou seja, passa o dia fora da prisão.
Peru

Peru. Ex-presidente suicida-se antes de ser preso

196
Alan García não sobreviveu aos ferimentos auto-infligidos e foi declarado morto. O ex-governante estava prestes a ser detido no âmbito do escândalo Odebrechet
Justiça

Lava Jato. Milionário em fuga vive no Porto

116
O empresário José Carlos Lavouras está implicado num caso da Lava Jato. Vive agora em Portugal e não pode ser extraditado por ser luso-brasileiro. No Brasil, é acusado de ter criado um "saco azul".
Caso Lava Jato

Michel Temer acusado de lavagem de dinheiro

Procuradores suspeitam que dinheiro usado nas obras da casa da filha de Temer tem origem em fundos públicos, desviados. Há quatro réus no processo.
Caso Lava Jato

Brasil. MP pede nova detenção de Temer

Temer está a ser investigado em vários casos ligados àquela que é considerada a maior operação de combate à corrupção no Brasil, que investiga desvio de fundos da empresa petrolífera Petrobras.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Novos processos contra Temer

O Ministério Público brasileiro pediu à justiça a abertura de dois novos processos criminais contra o ex-Presidente Michel Temer pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e peculato.
Caso Lava Jato

Advogado tentou impedir fuga de ex-ministro

Ex-ministro de Temer tinha acabado de aterrar no Rio de Janeiro quando foi informado pelo passageiro do lado que a polícia queria prendê-lo. Oiça a descrição do advogado que tentou impedir a sua fuga.
Caso Lava Jato

Juiz nega liberdade a ex-ministro de Temer

O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio negou o pedido de liberdade do ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco.
Caso Lava Jato

Lula sobre Temer: Lava Jato tenta desviar atenção

181
Lula da Silva, preso no âmbito da Lava Jato, diz que a prisão de Michel Temer é uma tentativa de desviar à atenção do que estava a correr mal com a operação. Dilma Rousseff quer ver a decisão do juiz.
Caso Lava Jato

'Lava Jato' faz cinco anos em momento decisivo

A famosa operação começou em 2014 e tornou-se a maior investigação de corrupção do Brasil. No seu aniversário chega a um momento decisivo que pode mudar o rumo das decisões, algumas até já passadas.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Ex-padre confessa desvio milionário

506
Braço direito do cardeal do Rio de Janeiro, e homem forte da organização católica Pró-Saúde, confessou ter participado num desvio de pelo menos 50 milhões de reais dos cofres do Estado brasileiro.
Brasil

Bolsonaro anuncia Lava Jato na Educação

109
Presidente do Brasil anunciou que ministro detetou "indícios de corrupção" na gestão do Governo anterior. "É apenas o primeiro passo", avisou Bolsonaro.
Venezuela

Venezuela. Guaidó expõe plano para combater crise

140
O autoproclamado Presidente desafia a recusa do governo de receber ajuda humanitária e explica que "todo o plano para resgatar a Venezuela passa por a libertar das forças que a oprimem".
Banco Mundial

Odebrecht fora de concursos públicos por três anos

A construtora brasileira Odebrecht foi excluída na sequência da prática de fraude e conluio durante a participação no projeto de Recuperação Ambiental e Controlo de Inundações do Rio Bogotá.
Caso Lava Jato

Lula da Silva recusa sair da prisão

554
Por falta de permissão atempadamente, Lula da Silva faltou o funeral do irmão, tendo depois recusado a autorização de saída. Decisão surgiu após defesa de Lula ter interposto um recurso à anterior.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Empresas "terão de se reinventar"

A Operação Lava Jato desvendou um esquema de corrupção em várias empresas públicas, como a petrolífera Petrobras, mas também grandes construtoras como Odebrecht ou a Andrade Gutierrez.
Caso Lava Jato

Lava-Jato. MP "indignado" com decisão de juiz

168
No comunicado oficial enviado ao Observador, o descontentamento em relação a uma possível libertação de Lula da Silva é claro. Até chega a ser posto em causa o motivo por detrás da sua decisão.
Lula da Silva

Lula da Silva acusado de branqueamento de capitais

Lula da Silva foi acusado por branqueamento de capitais. O ex-presidente brasileiro terá intermediado negociações entre o Governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG em de 230 mil euros.
Brasil

Procuradores reforçam pedido de condenação de Lula

147
Os procuradores brasileiros reforçaram o pedido de condenação de Lula da Silva, acusado de crimes de corrupção e branqueamento de capitais num processo sobre reformas numa quinta na Atibaia.
Corrupção

Lava Jato. Investigadas fraudes de 27,3 milhões

Esta nova fase da operação foi apelidada de "Sem Limites" e investiga um suposto esquema de corrupção que teria começado em 2009 e foi descoberto no aprofundamento das investigações decorrentes da 44.
Brasil

Quatro governadores presos. O que se passa no Rio?

197
Nos últimos 20 anos, todos os governadores eleitos no Rio de Janeiro foram presos por corrupção. O último foi Fernando Pezão, eleito pelo MDB, detido esta quinta-feira.
Rio de Janeiro

Lava Jato. Governador detido por alegada corrupção

O Governador do estado do Rio de Janeiro foi detido num desdobramento da operação Lava Jato. Pezão é um dos alvos dos 30 mandados que estão a ser cumpridos pela Polícia Federal.
Caso Lava Jato

Lula da Silva acusado de lavagem de dinheiro

353
É a primeira acusação da equipa da Lava Jato em São Paulo. Ex-presidente do Brasil é acusado influenciar negócios na Guiné Equatorial em benefício do grupo brasileiro ARG.
Brasil

Moro. Eleitores deram recado contra a corrupção

O futuro ministro da Justiça brasileiro acusou o ex-Presidente Lula da Silva de ser mentor do esquema criminoso que atingiu a Petrobras. Eleitores deram recado contra a corrupção na urnas.
Brasil

Moro deixa oficialmente o cargo para ser ministro

149
O juiz Sergio Moro, responsável em primeira instância pelos processos da operação Lava Jato, ordenou a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, vai assumir o Ministério da Justiça.
Lula da Silva

Lula da Silva começou a depor em tribunal

Lula da Silva começou a ser ouvido num segundo caso do processo da Operação Lava Jato. A líder do PT diz que o novo depoimento é uma "peça teatral".
Lula da Silva

Lula da Silva ouvido sobre quinta de S. Paulo

Os procuradores afirmam que algumas reformas feitas pelas construtoras Odebrecht e OAS numa quinta frequentada por Lula da Silva teriam sido pagas como parte de um suborno que favorecia a Petrobras.
Caso Lava Jato

Lula chamado a explicar quinta em São Paulo

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva vai depor esta quarta-feira num processo em que é acusado de ter recebido benefícios ilícitos numa quinta no interior de São Paulo como suborno.
Brasil

Recurso de Lula contra Moro foi para o Supremo

118
Sérgio Moro "mantinha contacto com a alta cúpula da campanha" de Bolsonaro, que "manifestou desejo de que o Paciente [Lula da Silva] venha a apodrecer na cadeia", lê-se no recurso do ex-Presidente.
Caso Lava Jato

Lula recorre após ida de Moro para governo

122
Advogados de Lula da Silva querem anulação da condenação do antigo presidente do Brasil. Ida de Sérgio Moro para o governo é sinal de "parcialidade", argumentam.
Brasil

Moro quer investigadores da Lava Jato no Governo

517
O futuro ministro da Justiça do Brasil está já a avaliar alguns nomes da Polícia Federal e da Receita Federal, que fazem parte da equipa que investiga o maior caso de corrupção do país.
Brasil

#VocêsTambémNão /premium

1932
Jair Bolsonaro no Brasil, tal como Donald Trump nos EUA, são em grande medida o produto das esquerdas que agora gritam #EleNão. A essas esquerdas, é difícil deixar de dizer: #VocêsTambémNão.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Buscas e apreensões feitas em Lisboa

As autoridades portuguesas realizaram buscas e apreensões em Portugal, em moradas associadas ao operador financeiro Ildeu de Miranda no âmbito da operação Lava Jato.
Brasil

Lava Jato: 30 acusados disputam presidenciais

296
Além do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lista de arguidos e denunciados inclui também o seu substituto, Fernando Haddad, que é alvo de um processo na Justiça Eleitoral de São Paulo.
Brasil

Quem é (e o que motivou) o homem que deu a facada?

167
Adélio Bispo de Oliveira usava as redes sociais para criticar Bolsonaro – que lhe dava "nojo só de ouvir". A família achava que vivia como vagabundo e não tinha notícias dele há vários anos.
Brasil

Caetano responde a Temer: "É difícil me destituir"

Temer enviou carta a Caetano a contestar comparações com candidato do PDT, Ciro Gomes. O músico respondeu: "A última pessoa a quem ele escreveu carta foi Dilma. E a turma dele deu golpe contra ela."
Corrupção

Protestos contra corrupção em Santo Domingo

Milhares marcharam em Santo Domingo para reclamar o fim do "regime de corrupção e impunidade" na República Dominicana e pedir justiça no caso de subornos envolvendo a brasileira Odebrecht.
Caso Lava Jato

Brasil. Ex-ministros do PT acusados de corrupção

Os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, dois dos homens mais influentes do antigo governo de Lula da Silva, foram acusados de corrupção e lavagem de dinheiro.
Brasil

Fernando Haddad escolhido para substituir Lula

PT opta por escolher figura mais moderada do partido para substituir Lula, caso este seja impedido de concorrer. Manuela D'Ávila, do PCdoB, será a candidata a vice-presidente seja com Lula ou Haddad.
Corrupção

Ex-7º mais rico do mundo leva 30 anos de prisão

558
O empresário brasileiro Eike Batista, que já foi o sétimo homem mais rico do mundo, foi condenado a 30 anos de prisão na sequência do processo Lava Jato no Rio de Janeiro.
Caso Lava Jato

Tribunal brasileiro suspende pena de José Dirceu

O Supremo Tribunal Federal brasileiro decidiu suspender a execução da pena de 30 anos de prisão a que foi condenado o ex-ministro José Dirceu num dos processos da Operação Lava Jato.
Caso Lava Jato

Brasil. Gleisi Hoffmann absolvida de corrupção

A senadora Gleisi Hoffmann foi absolvida pelo tribunal brasileiro pelas acusações de corrupção na sequência da operação Lava Jato porque não foram apresentadas provas materiais suficientemente fortes.
Caso Lava Jato

Relação cancela extradição de Raul Schmidt

O Tribunal da Relação de Lisboa cancelou a ordem de extradição para o Brasil do empresário luso-brasileiro Raul Schmidt, suspeito no processo Lava Jato, revelou o seu advogado Alexandre Mota Pinto.
Caso Lava Jato

Justiça emite mandado de prisão contra José Dirceu

O ex-ministro terá de se apresentar esta sexta-feira à Polícia Federal, em Brasília, até às 17h00 locais, depois de um tribunal de segunda instância ter negado o último recurso.
Caso Lava Jato

Brasil pede a Portugal extradição de Raul Schmidt

Governo Brasileiro solicitou a Portugal a extradição do empresário Raul Schmidt, investigado no âmbito do processo de corrupção Lava Jato, refere hoje a agência EFE, que cita fontes oficiais.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Subornos da Odebrecht investigados

Subornos de 47,2 milhões de euros estão a ser investigados na nova fase da operação Lava Jato. Nesta operação constam ainda mandados de detenção de três antigos executivos da Petrobras.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Raul Schmidt vai ser libertado

Raul Schmidt, o arguido da Operação Lava Jato que está detido em Portugal, vai ser libertado esta quinta-feira. O Supremo Tribunal de Justiça considerou "ilegal" a detenção do arguido.
Caso Lava Jato

Tribunal suspende extradição de Raul Schmidt

O Tribunal Federal Regional de Brasília deferiu um pedido de "habeas corpus" da defesa do empresário luso-brasileiro Raul Schmidt, suspendendo a extradição deste de Portugal para o Brasil.
Brasil

Ex-ministro faz nova denúncia contra Lula e Dilma

220
Antônio Palocci, que trabalhou com os dois antigos presidentes e está preso desde 2016, fechou acordo com autoridades para confessar novos dados no âmbito da Lava Jato.
Operação Marquês

Porque é que só há uma Ana Gomes?

1620
A sociedade portuguesa gera rotação no poder quando o dinheiro acaba, como vimos em 2002 ou em 2011. Mas já não gera alternativas, como constatámos em 2015 com o regresso dos colegas de Sócrates.
Caso Lava Jato

"O mecanismo está tentando parar a Lava Jato"

Jornalista e autor do livro sobre o caso Lava Jato que inspirou a série "Mecanismo" diz que a pacificação da sociedade brasileira só se vai verificar após as presidenciais de 2018.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Aécio Neves constituído arguido

214
O senador do PSDB é acusado pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de justiça no âmbito da Operação Lava Jato.
Caso Lava Jato

Tribunal Europeu suspende extradição de Schmidt

Decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem suspende e impede, até maio, a extradição de Raul Schmidt para o Brasil. Schmidt é investigado no âmbito do caso Lava Jato.
Caso Lava Jato

Apoiantes de Lula ocupam triplex do ex-Presidente

339
Cerca de 30 manifestantes pró-Lula invadiram o triplex do Guarujá, o apartamento do ex-Presidente brasileiro que está no centro do processo que levou à condenação de Lula da Silva.
Brasil

"Lava Jato pode tornar a democracia melhor"

Jornalista Vladimir Netto está em Portugal para promover o seu livro, "Lava Jato" e diz que "a (operação) Lava Jato pode tornar a democracia brasileira melhor".
Caso Lava Jato

Fadistas querem libertar Raul Schmidt

Um grupo de fadistas, indignado com a possível extradição de Raul Schmidt para o Brasil no âmbito do caso Lava Jato, apresentou um pedido de 'habeas corpus' para libertação do empresário.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Preso em Lisboa para ser extraditado

216
Raúl Schmidt foi novamente preso esta sexta-feira para ser extraditado para o Brasil após o Supremo Tribunal de Justiça ter revogado a decisão da Relação de Lisboa que tinha levado à sua libertação.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Supremo revoga libertação de suspeito

O Supremo Tribunal de Justiça revogou "a decisão que substituiu a detenção de Raul Schmidt por medidas de coação não detentivas". Medida de coação deve ser alterada para outra que determine a detenção
Brasil

Partido dos Trabalhadores mantém confiança em Lula

O Partido dos Trabalhadores reafirmou esta segunda-feira a intenção de apresentar Lula da Silva como candidato à presidência do Brasil e anunciou a transferência provisória da sua sede para Curitiba.
Lula da Silva

Ninguém pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula

1738
Por piores que sejam os actuais governantes, nenhum pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula. Basta que consiga divorciar uma parte da população da legalidade e da democracia.
Lula da Silva

E agora, Brasil?

No meio desta radicalização, alguns generais do Exército brasileiro fizeram declarações preocupantes. O que fará o Exército se houver conflitos e violência nas ruas nos próximos dias?
Brasil

Lula da Silva: Habeas Corpus ou Habemus Prisão?

Como é evidente, num país dividido em que uma parte insiste em ver Lula como herói e a outra lhe coloca o anátema de vilão, as manifestações contra a prisão não serão coisa de somenos.
Caso Lava Jato

Lula preso? O que aconteceu e o que vai acontecer

Com uma ordem de prisão a pender sobre a cabeça, o ex-Presidente desafiou o juiz e não cumpriu o prazo — mas acordou que se entrega este sábado. Recorde o que se passou e saiba o que se vai passar.
Lula da Silva

Lula, a primeira vez: em 1980, foi preso em abril

O ex-presidente brasileiro pode ser preso esta sexta-feira. Mas esta não será a primeira vez. Nem sequer será a primeira vez que acontece em abril. Há 38 anos, Lula da Silva esteve detido por um mês.
Eleições no Brasil

Moro, da prisão de Lula a ministro de Bolsonaro

708
Sérgio Moro tem 45 anos, é casado com uma advogada e tem 2 filhos. Estudou num colégio de freiras, foi professor e citava "Breaking Bad" nas aulas. Prendeu Lula e agora vai ser ministro de Bolsonaro.
Lula da Silva

Isolado em 15 m2. Como é a prisão de Lula

192
A cela onde ficou o antigo presidente brasileiro foi preparada nos últimos meses. Por razões de segurança, Lula fará os seus dias isolado dos outros presos na sede da Polícia Federal de Curitiba.
Caso Lava Jato

Juiz dá ordem de prisão a Lula. Não há algemas

2129
O ex-presidente do Brasil tem de se entregar à polícia federal até às 21h de sexta-feira, mas Lula pondera não o fazer. Juiz proibiu o uso de algemas e reservou-lhe uma sala longe dos outros reclusos.
Caso Lava Jato

"Na Lava Jato, o triplex de Lula deve ser o menor"

Gilmar Mendes, juiz do Supremo Tribunal do Brasil que votou contra a prisão de Lula, recusa ser seu "comparsa", como foi acusado. "Eu e o PT é agua e óleo", garante em entrevista ao Observador.
Lula da Silva

Polémicas de Lula, do triplex ao livro de Sócrates

265
Desde que tomou posse como Presidente em 2003, o nome de Lula esteve envolvido em vários escândalos. O caso Lava Jato pode levá-lo à prisão — mas há outros, onde surgem Portugal e José Sócrates.
Caso Lava Jato

Tribunal rejeita recurso de Lula da Silva

123
O Tribunal Regional Federal de Porto Alegre rejeitou o recurso da defesa de Lula da Silva, condenado a 12 anos e um mês. O ex-Presidente brasileiro tem agora um último recurso para evitar prisão.
EDP

Bónus de 20 milhões pago à Odebrecht e Lena

245
No centro do bónus que "carece de fundamentação" está a Barragem do Baixo Sabor, em Trás-os-Montes, avança o Público. Valor adicional do contrato foi selado entre advogados da EDP, Odebrecht e Lena.
Brasil

11 anos de prisão para ex-presidente da Petrobras

Aldemir Bendine, ex-presidente da petrolífera Petrobras e do Banco do Brasil, foi condenado a 11 anos de prisão. É acusado de corrupção e braqueamento de capitais, no âmbito da operação Lava Jato.
Caso Lava Jato

Anulação de nacionalidade de Schmidt não é afronta

A Advocacia-Geral da União do Brasil disse que o pedido de anulação da nacionalidade portuguesa ao empresário Raul Schmidt "de forma alguma representa uma afronta às autoridades de Portugal".
Caso Lava Jato

Relação liberta arguido do caso Lava-Jato

O Tribunal da Relação decidiu libertar Raul Schmidt, arguido do caso Lava-Jato, uma vez que deu entrada um pedido de revisão de sentença. Para já, mantém-se a decisão de extradição para o Brasil.
Caso Lava Jato

Supremo recusa pedido para libertar Raul Schmidt

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de libertação imediata do luso-brasileiro Raul Schmidt. A extradição do empresário, suspeito no caso Lava Jato, está a ser reclamada pelo Brasil.
Caso Lava Jato

Nem ser português salva Schmidt da extradição

364
Portugal prepara-se para, pela primeira vez, extraditar um cidadão de origem para o Brasil. Tribunal alega que processo transitou em julgado antes de Raul Schmidt ter a nacionalidade plena.
Lula da Silva

Supremo vai decidir sobre prisão de Lula da Silva

A última palavra sobre o recurso de Lula da Silva, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e branqueamento de capitais, será do coletivo de 11 juízes do Supremo Tribunal.
Caso Lava Jato

Arguido do caso Lava Jato pede para ser libertado

Raul Schmidt, o empresário luso-brasileiro que é arguido no processo Lava Jato, apresentou ao tribunal um pedido de libertação. Schmidt foi detido no sábado para ser extraditado.
Caso Lava Jato

Arguido do Lava Jato detido em Portugal outra vez

Raul Schmidt estava a ser procurado pelas autoridades brasileiras desde segunda-feira. Foi encontrado e detido este sábado em Portugal, junto ao Sabugal, apurou o i/Sol.
Caso Lava Jato

PT lança pré-candidatura de Lula às presidenciais

332
A confirmação da pena por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro cometidos pelo ex-Presidente brasileiro não impediu o PT de confirmar a intenção de lançar o seu ex-líder numa corrida eleitoral.
Crise Política no Brasil

Lula. O que aconteceu e o que vai acontecer

415
Lula foi condenado com unanimidade a 12 anos e 1 mês de prisão e pode ser preso dentro de poucos meses. Ex-Presidente vai recorrer e continua a apontar para as eleições de outubro. Será possível?
Crise Política no Brasil

Lula: "Agora quero ser candidato a Presidente" - como aconteceu

463
Os três juízes da segunda instância confirmaram a condenação por corrupção e pediram aumento de pena para 12 anos. No comício, Lula disse que "agora" quer ser candidato à presidência.
Crise Política no Brasil

Em ano de eleições, Lula pode ser preso?

Lula vai saber esta quarta-feira se a condenação no caso do triplex é confirmada em segunda instância. Mas o homem do PT parece só pensar nas eleições de outubro. Durará até lá?
Lula da Silva

Lula: "Quero ser absolvido para ser candidato"

O ex-presidente brasileiro garante que o processo em que é arguido é "uma mentira". O julgamento de recurso de Lula da Silva - que foi condenado a nove anos de prisão - é no dia 24 de janeiro.
Brasil

Odebrecht vende participação em mina angolana

A participação de 16,4% do grupo brasileiro, envolvido num escândalo de corrupção no Brasil, foi vendida por 115 milhões de euros, e será divida em partes iguais pelos atuais sócios.
Brasil

Temer queria perdoar os condenados por corrupção

1057
O indulto de Natal de Michel Temer incluía todos os condenados no âmbito do caso Lava Jato. O Supremo Tribunal Federal já suspendeu o decreto mas o presidente brasileiro não vai desistir.
Caso Lava Jato

Marcelo Odebrecht vai cumprir pena domiciliária

Marcelo Odebrecht, envolvido nos esquemas de corrupção descobertos na petrolífera estatal Petrobras, na Operação Lava Jato, foi inicialmente condenado a 19 anos e quatro meses de prisão.
Caso Lava Jato

Brasil. Justiça devolve milhões à Petrobras

A petrolífera estatal Petrobras recuperou 654 milhões de reais de dinheiro desviado em atos de corrupção desvendados pela operação Lava Jato.
Papa Francisco

Papa quer união contra "corrupção escandalosa"

100
O papa Francisco reclamou este sábado a necessidade de um clero "unido, fraterno e solidário" no Brasil, para enfrentar a "corrupção escandalosa" no país.
Caso Lava Jato

Ex-funcionários da Petrobras sob investigação

Ex-funcionários da petrolífera estatal brasileira Petrobras suspeitos de receberem suborno estão a ser alvo de mandados de prisão e busca e apreensão, na 46ª fase da Operação Lava Jato.
Rio 2016

Brasil. Carlos Nuzman acusado de corrupção

O ex-presidente do Comité Olímpico Brasileiro Carlos Nuzman foi acusado de corrupção por participação num esquema de compra de votos que favoreceu a escolha do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos.
Dilma Rousseff

Dilma Rousseff vai pedir anulação de impeachment

Os advogados de Dilma Rousseff vão anexar o depoimento de um delator que confessou à Justiça brasileira ter dado dinheiro para subornar parlamentares na votação do processo de impeachment.
Caso Lava Jato

Nuzman demite-se do Comité Olímpico Brasileiro

O presidente do Comité Olímpico do Brasil, Carlos Nuzman, que foi detido na quinta-feira por suspeita de corrupção e branqueamento de capitais, demitiu-se oficialmente do cargo esta quarta-feira.
Petrobras

Tribunal bloqueia bens de Dilma Rousseff

O Tribunal de Contas da União do Brasil bloqueou os bens da ex-presidente Dilma Rousseff numa ação que julga a compra de uma refinaria nos Estados Unidos realizada pela petrolífera estatal Petrobras.
Violência

Exército volta a fazer operações na Rocinha

Efetivos militares regressaram esta terça-feira à Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, para apoiar uma operação da polícia após terem sido registados novas trocas de tiros.
Crise Política no Brasil

Temer entregou defesa para escapar de processo

Os advogados de Michel Temer entregaram as argumentações da defesa relativas à segunda denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República contra o chefe de Estado brasileiro.
Brasil

Brasileiros querem Temer processado e Lula preso

Apenas 7% dos inquiridos dizem estar contra a acusação do presidente brasileiro. 40% acreditam na inocência de Lula da Silva.
Crise Política no Brasil

Temer diz-se vítima de armação de meliantes

Presidente brasileiro, Michel Temer, diz que gravações de conversas dos empresários que o acusam de corrupção confirmam a sua condição de vítima de "grande armação" de "meliantes" para o prejudicar.
Crise Política no Brasil

Aprovação do presidente brasileiro cai para 3%

A aprovação do Governo do Presidente brasileiro Michel Temer caiu de 5% em julho para 3% em setembro.
Crise Política no Brasil

Michel Temer é oficialmente constituído arguido

O Presidente brasileiro foi esta quarta-feira oficialmente constituído arguido numa denúncia em que é acusado da prática dos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa.
Polémica Lula

Lula da Silva dispensa testemunhas no julgamento

O ex-presidente do Brasil Lula da Silva e seu filho dispensaram metade das testemunhas que eles próprios indicaram num processo sobre tráfico de influências que está a ser julgado.
Brasil

Ex-governador do Rio condenado a 45 anos de prisão

Sérgio Cabral foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e organização criminosa. Foi considerado o chefe de um esquema que pedia subornos às empresas.
Vistos Gold

SEF não foi informado sobre suspeitos do Lava-jato

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, diz o Diário de Notícias, não recebeu informações por parte das autoridades brasileiras sobre suspeitos investigados no caso Lava-Jato que receberam visto gold.
Vistos Gold

Bruxelas vai avaliar regimes dos vistos gold

A Comissão Europeia indicou que vai analisar em 2018 os regimes de atribuição de cidadania através de programas de promoção de investimento, como os vistos 'gold', em vigor em cada Estado-membro.
Vistos Gold

Visto gold em Portugal para condenado da Lava Jato

200
Nomes envolvidos no escândalo de corrupção Lava Jato terão conseguido aceder a vistos gold em Portugal, segundo dados a que o diário britânico The Guardian teve acesso.
Crise Política no Brasil

Polícia brasileira faz buscas em casa de ministro

A polícia federal do Brasil realiza esta quinta-feira buscas na casa do ministro da Agricultura do país, Blairo Maggi, e em outros locais ligados ao governante.
Brasil

Corrupção. Polícia brasileira prende líder da JBS

A polícia brasileira prendeu o líder da multinacional do sector de carnes JBS, Wesley Batista, irmão do empresário que acusou o presidente do Brasil, Michel Temer, de corrupção.
Caso Lava Jato

Lula da Silva volta a ser ouvido por juiz

O ex-presidente do Brasil Lula da Silva prestará um depoimento hoje em Curitiba, região sul do país, como réu de um processo em que é acusado de aceitar um suborno da construtora Odebrecht.
Caso Lava Jato

Brasil. Ministro critica Ministério Público

O Ministro da Justiça brasileiro diz que o Ministério Público agiu com pouca preparação na negociação do acordo de colaboração com a empresa JBS no caso Lava Jato.
Crise Política no Brasil

Houve "pacto de sangue" entre Odebrecht e o PT

O ex-ministro brasileiro Antonio Palocci disse que o PT tinha um "pacto de sangue" com a Odebrecht e que a empresa destinou 81,1 milhões de euros em troca de favorecimento nos contratos da Petrobras.
Caso Lava Jato

PGR brasileira acusa Dilma e Lula

142
Os antigos presidentes são acusados de participar em organização criminosa e de desvio de fundos da Petrobrás, no âmbito do caso Lava Jato.
Crise Política no Brasil

Brasil. Malas de dinheiro em casa de ex-ministro

686
A Polícia Federal brasileira encontrou malas e caixas cheias de dinheiro num apartamento que aparentemente era usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está em prisão domiciliária.
Diplomacia

Brasil e China assinam 14 acordos

Brasil e China assinaram 14 acordos de cooperação, incluindo a abertura de uma linha de crédito de três mil milhões de dólares, no arranque da visita de Michel Temer à China.
Marcelo Rebelo de Sousa

Michel Temer visitou Marcelo em Belém

298
Numa escala em Lisboa a caminho da China, o presidente brasileiro Michel Temer foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém. Pelo caminho, dormiu uma noite num hotel de luxo da cidade.
Crise Política no Brasil

Um ano após saída de Dilma, a crise continua

Um ano após a destituição de Dilma Rousseff, especialistas afirmam que a crise política brasileira não atingiu o pico: "a crise continua tão forte quanto era antes".
Crise Política no Brasil

Temer. Privatizações não visam cobrir défice

Um pacote de 57 privatizações de empresas públicas vão "tornar o Brasil mais moderno". Quem o diz é Michel Temer, presidente do Brasil, que garante que o objetivo da medida não é cobrir o défice.
Caso Lava Jato

Lava Jato investiga filho de juiz brasileiro

A policia federal brasileira realiza a 45.ª fase da Operação Lava Jato para investigar alegados pagamentos de subornos feitos por uma empresa norte-americana a advogados brasileiros.
Brasil

Procuradores acusam ex-presidente da Petrobras

Procuradores do Brasil formalizaram esta terça-feira as acusações de corrupção e branqueamento de capitais feitas contra o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.
Crise Política no Brasil

Brasil. Pré-candidato condenado por ofensas

O deputado Jair Bolsonaro, pré-candidatos com maior intenção de voto para as próximas presidenciais do Brasil, foi condenado a pagar uma indemnização por observações ofensivas a uma deputada
Brasil

Brasil. 94% não se revê na classe política

Grande maioria dos brasileiros (94%) não se sente representado pela classe política, a menos de um ano das eleições presidenciais e para o Congresso, indicou uma sondagem publicada este domingo.
A página está a demorar muito tempo.