218kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

Hungria

Coronavírus

Covid-19. Hungria endurece medidas

"Escolas primárias e jardins-de-infância vão fechar até 7 de abril", declarou aos jornalistas Gergely Gulyás, chefe do gabinete do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.
União Europeia

A UE precisa de Orbán? Orbán precisa mais da UE /premium

Orbán constituiu a União Europeia como “o Outro” que impede a Hungria de ser como quer, o que legitima o seu partido a nível interno. Daí que esteja sempre em conflito com as instituições europeias.
Resposta Pronta

Orban. "Presidência lusa deve aplicar sanções"

O vice-presidente do PPE e eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, diz que cabe à presidência portuguesa da UE aplicar sanções a Viktor Orban, depois do Fidesz ter saido do Partido Popular Europeu.
Hungria

Partido de Orbán abandona bancada do PPE

Decisão surge depois de o PPE ter aprovado medidas que permitem a expulsão de partidos-membros, como o Fidesz. Orbán critica o que diz ser uma "jogada hostil" contra o seu partido.
Coronavírus

Hungria é o primeiro país a usar a vacina chinesa

Hungria é o primeiro país da União Europeia a utilizar a vacina chinesa contra a Covid-19 na sua população. As primeiras 550.000 doses chegaram em meados de fevereiro.
Coronavírus

Vacina chinesa coloca a Hungria à frente da UE

"Se começarmos a utilizar a vacina chinesa, o que vai acontecer em breve, na Páscoa iremos conseguir vacinar todas as pessoas que estão até agora registadas", afirma o primeiro-ministro húngaro.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra no mercado húngaro 

Este projeto aumentará a presença global da empresa e "estudar oportunidades globais ao mesmo tempo que desenvolve projetos rentáveis focados em países com perfis de baixo risco e estabilidade".
Coronavírus

Hungria será o 1º país da UE a usar a vacina russa

Segundo as autoridades húngaras, "todos os parâmetros da vacina são adequados para uso" e só não poderá ser utilizada em pacientes com certas doenças crónicas. O país encomendou 2 milhões de doses.
União Europeia

Migrantes. Frontex suspende atividade na Hungria 

A Frontex, agência europeia de controlo de fronteiras, suspendeu a colaboração com a Hungria, após o país continuar a enviar requerentes de asilo para outros países -- desde 2015 foram 50 mil.
União Europeia

Pandemia poderá atrasar dossiers Polónia e Hungria

Procedimento contra o atropelo de valores fundamentais da UE, como a independência do poder judicial e a liberdade de expressão, por parte da Polónia e Hungria poderá atrasar-se devido à pandemia.
Viktor Orbán

A República de Budapeste

224
Vários partidos da oposição, da direita conservadora à esquerda socialista, decidiram formar uma coligação única. Seria como ter André Ventura e Mariana Mortágua na mesma coligação. Alguém imagina?
Coronavírus

3 países da UE já começaram a vacinar contra Covid

A presidente da Comissão Europeia planeava que todos os Estados-membros da UE começassem a vacinar a partir deste domingo. Mas três deles não quiseram esperar nem mais um dia e já avançaram.
Coronavírus

Hungria começa vacinação um dia antes da UE

Não se conhecem os motivos que levaram Hungria a iniciar a vacinação um dia antes do previsto para todos os Estados-membros da União Europeia.
Hungria

Europa 2021: Regresso ao Passado

A Europa é, antes de qualquer outra coisa, uma ideia de civilização. Que à União Europeia não falte Europa.
Hungria

Hungria lança pacote de medidas anti-LGTBI

3513
A Hungria adotou um pacote de medidas que incluem a noção de "género" na Constituição e que são um retrocesso nos direitos LGBTI. ONG fala em "dia negro" para a comunidade.
Conselho Europeu

Hungria e Polónia podem mesmo levar sanções?  /premium

Várias organizações dizem que os líderes europeus sacrificaram o Estado de direito para desbloquear os fundos. Texto final da cimeira deixa margem para dúvidas sobre se as sanções vão mesmo existir.
Cabo Verde

Hungria empresta 35 milhões de euros a Cabo Verde

A Hungria emprestou 35 milhões de euros à empresa pública cabo-verdiana Água de Rega, num quadro de uma parceria entre os dois países. A Hungria vai ainda partilhar a "tecnologia e o conhecimento".
Conselho Europeu

UE. Depois do anúncio polaco, sinais de cautela

O vice-primeiro-ministro polaco anunciou um acordo entre Polónia, Hungria e Alemanha para desbloquear os fundos europeus. Mas as declarações foram recebidas com cautela — até do governo de Varsóvia.
União Europeia

UE. Portugal espera acordo para evitar alternativa

País disponível para soluções "alternativas" ao bloqueio do fundo da UE pela Polónia e Hungria, mas defende que seria "pior" do que acordo entre estados-membros.
União Europeia

Orban reitera que vai vetar orçamento europeu

O primeiro-ministro da Hungria considera inaceitável que o orçamento europeu e o fundo de reconstrução fiquem condicionados ao cumprimento do Estado de Direito.
União Europeia

UE. Socialistas esperam desbloqueio "da direita"

A líder do grupo dos Socialistas e Democratas considera que a Polónia e a Hungria não conseguem estar unidos e têm de resolver os seus problemas internos.
Coronavírus

Bruxelas. Polícia trava orgia com eurodeputado 

4089
A polícia de Bruxelas interrompeu esta sexta-feira uma festa de sexo em pleno confinamento. Entre os 25 presentes, estariam vários diplomatas e um eurodeputado húngaro que se demitiu.
História

Sophia, a Hungria e um "depoimento" esquecido /premium

215
Em conjunto com Francisco Sousa Tavares e Ruy CInatti, a poetisa assinava há 64 anos, na primeira página do Diário Popular, um texto a repudiar a violência soviética contra a revolta húngara.
União Europeia

Polónia e Hungria vetam orçamentos europeus

385
Os primeiros-ministros da Hungria e da Polónia confirmaram o veto aos orçamentos europeus, devido à condicionante que obriga ao cumprimento do Estado de Direito para aceder a fundos comunitários.
União Europeia

Hungria e Polónia podem não receber ajuda europeia

300
A decisão já foi posta em cima da mesa por alguns líderes europeus, face ao bloqueio dos dois países do orçamento plurianual da UE. Os Chefes de Estado consideram urgente uma resposta à crise.
Fundos Comunitários

UE. O veto de Hungria e Polónia em 8 respostas /premium

O processo para fechar a "bazuca europeia" já era lento, mas voltou a bloquear, atrasando 15,3 mil milhões para Portugal combater a crise. Líderes europeus reúnem-se esta quinta-feira.
União Europeia

Marisa Matias critica chumbo de fundos da UE

776
Marisa Matias considera que o chumbo da Hungria e da Polónia, países que seguem linhas políticas "racistas e xenófobas" para a bloquista, aos fundos comunitários, tem "imensas consequências".
União Europeia

UE. Eslovénia apoia veto da Hungria e Polónia

O plano de relançamento da UE para a crise da Covid-19 está suspenso, face ao veto da Hungria e Polónia, que contestam a condicionalidade no acesso aos fundos. Agora junta-se a Eslovénia.
União Europeia

Hungria e Polónia bloqueiam Orçamento da UE

129
A Hungria e a Polónia bloquearam a aprovação do orçamento plurianual da UE. O veto prende-se com a norma que condiciona o acesso ao orçamento se não forem cumpridas normas do Estado de direito.
Coronavírus

Hungria com recolher obrigatório na quarta-feira

Viktor Orban anunciou esta segunda-feira novas medias para a Hungria. O primeiro-ministro húngaro propõe um recolher obrigatório, fecho de restaurantes e cancelamento de atividades culturais.
Coronavírus

Europa Central: 2.ª vaga muito pior que primeira /premium

A falta de confiança no governo, más opções nas políticas de saúde e sistemas de saúde muito fracos tornaram a segunda vaga muito pior na República Checa, Polónia, Hungria e Eslováquia.
Desporto

Supertaça. Rui Moreira ameaça processar UEFA

No dia em que Rui Moreira ameaçou a UEFA com um processo na Justiça, o líder da Baviera disse temer que Supertaça europeia seja fonte de contaminação. Jogo vai opor Bayern contra Sevilha.
Coronavírus

Hungria. Órban vai tomar medidas contra nova vaga

O primeiro-ministro húngaro declarou que pretende proteger os idosos, criar condições para o funcionamento das escolas e manter a economia a funcionar durante a segunda vaga da pandemia de Covid-19.
Hungria

Orbán: migrantes são potenciais bombas biológicas

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu que se deve impedir a chegada de imigrantes ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à Covid-19.
Benfica

Benfica homenageia Eusébio, Féher e Gutmann

Governante húngaro aterrou em Lisboa e seguiu diretamente para o estádio da Luz, foi recebido com formalidade na Porta 18 e assistiu à homenagem aos seus compatriotas Béla Guttmann e Mikos Féher.
Política

António, no varão  /premium

Independentemente da banda sonora em reprodução, Costa dança o que houver, com quem estiver, para quem tiver de ser. Pelo caminho, quanto mais notas e gorjetas angariar, melhor.
Augusto Santos Silva

Santos Silva defende diálogo "honesto" com Hungria

O ministro português disse que a cooperação com a Hungria "tem crescido" nos últimos anos na vertente económica e cultural, apontando que o país é membro associado da CPLP.
Hungria

Hungria. Acusações sobre liberdade de imprensa

Péter Szijjártó, ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, afirmou que, pelo contrário, os 'media' húngaros são "maciçamente" críticos do governo liderado por Viktor Orbán.
Hungria

Bulgária chumba moção de censura ao governo

A iniciativa parlamentar da oposição visou o governo de coligação de direita pró-europeia de Borissov, que conta com o apoio de dois partidos nacionalistas. Em causa "escândalos de corrupção".
Conselho Europeu

Orbán: Hungria e Polónia salvam orgulho nacional

Para Órban, a Hungria e a Polónia demonstraram que "é inaceitável que as nações que herdaram o Estado de Direito critiquem e deem lições aos países que lutam pela liberdade".
Democracia

As noites de Budapeste são noites de "roll over" /premium

AC deixou subentendido que este não é o momento de dar lições de democracia, porque há valores mais importantes em jogo. Nomeadamente, uma necessidade muito grande de aceder a fundos europeus.
Conselho Europeu

Que história conta a foto da reunião Costa/Orbán /premium

Um ex-conselheiro que se mantém conselheiro de Costa e um português que é conselheiro principal de Orbán. A história da reunião de Budapeste contada através de uma imagem.
Conselho Europeu

Orbán. Governo e Costa com posições diferentes /premium

494
Costa quer separar águas e não fazer depender atribuição de fundos da conduta democrática dos Estados membros. Mas na reunião que preparou o Conselho, Portugal defendeu existência dessa condição.
António Costa

Costa responde a críticas após visita a Orbán

518
António Costa escreveu um artigo de opinião no Público a responder diretamente a Rui Tavares e a justificar a sua visita a Viktor Orbán. Garante que quer assegurar o acordo para a recuperação da UE.
António Costa

Os princípios por um punhado de euros /premium

214
A cedência de Costa a Orbán é uma vergonha. Quem se deixar comandar pelo realpolitik, seja o motivo dinheiro ou conveniências partidárias, acabará a sacrificar o que de mais valioso há na política.
Viktor Orbán

Orbán ameaça condicionar acordo para fundos da UE

O primeiro-ministro húngaro apoia a proposta europeia de um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros, mas insiste que a discussão sobre o Estado de Direito pode impossibilitar o acordo.
café europa

Duelo ao meio-dia: Merkel contra Orbán /premium

Angela Merkel é conhecida pelo seu pragmatismo e acusada de falta de visão. Mas no seu discurso ao Parlamento Europeu, na quarta-feira, adotou um tom guerreiro pela democracia liberal na Europa.
Hungria

Um crime não punido chamado Trianon

149
A severidade do Tratado de Trianon foi indiscutível injustiça extremamente adversa para a Hungria e marcou o destino de milhões de húngaros assim como despedaçou uma nação e uma cultura de 1000 anos.
Hungria

Trianon: "Se outros calam, cantemos nós"

154
A Hungria perdeu dois terços do território e largas parcelas da sua população ficaram além-fronteiras, em novos e recentes países, que tentavam impor a sua língua, cultura e, em alguns casos, religião
Coronavírus

Hungria. Pandemia exacerba desigualdades de género

Com creches e escolas fechadas para evitar contágios, a responsabilidade de acompanhar os filhos caiu desproporcionalmente sobre as mulheres, forçando algumas trabalhadoras a desistir dos empregos.
Hungria

Hungria. Rangel acusa Bruxelas de passividade

O eurodeputado Paulo Rangel acusou a Comissão Europeia e o Conselho Europeu de passividade face à Hungria, defendendo sanções ao país pelos "desvios totalistaristas".
Coronavírus

Portugueses na Hungria querem voos da TAP

O Círculo de Portugal em Budapeste quer que a TAP garanta voos para o aeroporto na capital da Hungria já no verão, revertendo a decisão de suspender a operação até outubro.
Coronavírus

Jogos na Hungria vão voltar a ter adeptos 

Nos estádios, tem que existir um espaço mínimo de intervalo de três lugares entre cada espetador e não poderão estar colocados diretamente à frente ou atrás de cada um.
União Europeia

Hungria e Polónia recusam condicionantes a fundos

122
A Hungria e a Polónia, envolvidas em processo por possível violação dos valores da UE, recusam que o cumprimento do Estado de Direito seja uma condição obrigatória para acederem a fundos comunitários.
Refugiados

Orbán considera "perigosa" sentença de refugiados

Tribunal de Justiça da União Europeia determinou no passado dia 14 de maio que manter requerentes de asilo nas zonas de trânsito da Hungria equivalia a "detenção".
Hungria

Hungria. Detidos por questionarem gestão do vírus

379
Dois homens foram detidos e interrogados durante horas na Hungria esta semana por criticarem a gestão do Governo em relação à pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, segundo a EFE
Hungria

PE convoca primeiro-ministro húngaro para debate

O primeiro-ministro húngaro foi convidado pelo Parlamento Europeu para debate sobre estado de emergência instaurado no seu país e as suas repercussões nos direitos e liberdades fundamentais.
Coronavírus

Hungria vai aliviar algumas medidas de restrição

Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou o alívio de algumas medidas de restrição, como a reabertura de lojas e esplanadas, à exceção da capital do país, Budapeste.
Hungria

UE. Personalidades pedem sanções sobre Hungria

221
Mais de 70 personalidades europeias apelam à União Europeia para que decida sanções proporcionais "com urgência" à Hungria pela "inaceitável" violação de normas e valores europeus.
Comissão Europeia

Bruxelas ameaça tomar medidas contra a Hungria

207
A Presidente da Comissão Europeia advertiu a Hungria sobre a possibilidade de abrir um procedimento, caso as restrições adotadas devido ao novo coronavírus forem "excessivas".
Coronavírus

PPE pede "consequências" a Órban e Fidesz 

Não é um pedido de expulsão, mas é mais uma pressão a ser exercida pelo Partido Popular Europeu - família política europeia de PSD e CDS - sobre a violação de princípios democráticos na Hungria.
União Europeia

A democracia húngara morreu vítima de COVID-19 /premium

168
Como se a UE não tivesse problemas que chegassem, veio mais este. O que fazer com um estado que matou a democracia (temporariamente?) num projeto que serve, em boa medida, para proteger a democracia?
Coronavírus

Assim morrem as democracias /premium

A resposta europeia à pandemia tem de ir além das questões de saúde pública e apoios económicos. Tem de ser uma defesa política da democracia. A começar pela rejeição da actuação do governo húngaro.
Coronavírus

Orbán aproveita Covid-19 para reforçar poderes

879
Lei aprovada no Parlamento estende estado de emergência indefinidamente e reforça poderes do primeiro-ministro. Oposição critica: "Hoje começa a ditadura sem máscara de Orbán".
Ucrânia

Kiev e Budapeste ensaiam reaproximação

Kiev e Budapeste manifestaram um "objetivo comum" de reaproximação e restabelecimento das "relações de boa vizinhança" entre os dois, após adoção por Kiev de lei que ampliava ensinamento do ucraniano.
Hungria

Dezenas de migrantes forçam entrada na Hungria

Cerca de 60 migrantes ilegais tentaram entrar na Hungria a partir da fronteira sérvia. Conselheiro do primeiro-ministro húngaro descreveu-os como "um grupo de homens organizados e agressivo".
Corrupção

Ex-PM croata e empresário húngaro condenados

Ivo Sanader terá concordado em vender o grupo petrolífero nacional à empresa húngara de Zsolt Hernadi a troco de 10 milhões de euros em benefício próprio.
Futebol

Euro2020. Islândia e Bulgária recebem play-offs

No dia 26 de março de 2020, a Islândia e a Bulgária recebem a Roménia e a Hungria, respetivamente, nas meias-finais dos "play-offs". Os vencedores seguem para a final, dia 31, na Bulgária ou Hungria.
Hungria

Partido de Orbán perde Budapeste em municipais

100
Fidesz perdeu autarquia da capital para o liberal Gergely Karacsony e conserva o poder apenas em pequenas cidades. É a primeira derrota eleitoral para o partido de Orbán numa década.
Literatura

Morreu o escritor húngaro Gyorgy Konrad

Gyorgy Konrad sobreviveu ao Holocausto e lutou democracia durante os anos de domínio comunista. Escreveu livros como "The Case Worker" e "The City Builder". Morreu esta sexta-feira, aos 86 anos.
Migrações

Migração. Merkel e Orbán confiantes em acordo

Merkel disse ser "possível alcançar o inimaginável" quando se tem vontade de encontrar uma solução. Hungria defende uma política rígida contra a imigração, mas acredita em mediação de Von der Leyen.
Naufrágios

Danúbio. Número de mortos sobe para 24 

As operações de recuperação do navio começaram na manhã desta terça-feira. Uma grua içou o Hableany e foram já encontrados quatro corpos. Quatro pessoas continuam desaparecidas.
Hungria

Danúbio. Capitão detido envolvido noutra colisão

O capitão ucraniano detido após o naufrágio que provocou 28 mortos no Danúbio já tinha estado envolvido numa colisão na Holanda em abril. O navio de Iouri C. terá colidido com um petroleiro.
Budapeste

Danúbio. Autoridades encontram mais dois corpos

O número total de vítimas mortais ascende a 11. Um dos corpos foi encontrado preso numa das janelas da embarcação afundada. A outra vítima foi encontrada a mais de 50 quilómetros do local do acidente.
Hungria

Colisão no Danúbio. Comandante de navio acusado

O comandante do navio que colidiu com a embarcação de turismo que se afundou no rio Danúbio, em Budapeste, foi acusado este sábado por um tribunal húngaro, indicaram as autoridades judiciais.
Hungria

Danúbio. Detido comandante de navio

199
O homem ucraniano de 64 anos é suspeito de comportamento negligente e de ter colocado em perigo os turistas. Navio abalroou barco turístico. Há sete mortos e 21 desaparecidos.
Hungria

Eleições 2018 marcadas por intimidação a eleitores

Da lista de embustes apontados pela Unhack Democracy Europe constam o transporte de eleitores desde países vizinhos como a Ucrânia.
Donald Trump

Trump elogia política anti-imigração de Orban

148
O presidente norte-americano considera Viktor Orban um "homem duro" e "respeitado" e diz que as atitudes do húngaro "garantem a segurança" do seu país. Para Orban, Trump é um "ícone" nacionalista.
Hungria

Aluna portuguesa morre em acidente de autocarro

1088
As vítimas fazem parte de um grupo de alunos da Escola Pinheiro e Rosa, em Faro. Acidente ocorreu a cerca de 70 quilómetros de Budapeste e embaixada portuguesa está a acompanhar a situação.
Hungria

Orbán quer isenção de vistos de cabo-verdianos

320
Uma das razões para Viktor Orbán defender a isenção de vistos para a entrada de cabo-verdianos na Hungria é o facto de Cabo Verde ter uma parceria estratégica com a UE.
Hungria

Fidesz suspenso do Partido Popular Europeu

409
O partido de Orbán, que lidera a Hungria desde 2010 sob várias críticas de Bruxelas, foi suspenso do Partido Popular Europeu. Para voltar a ter plenos direitos, tem de cumprir quatro requisitos.
Hungria

Fidesz. Ainda há espaço para Orbán na UE? /premium

166
A Hungria de Orbán está marcada por corrupção, ataques aos media, a tribunais e minorias. Esta quarta-feira, o Partido Popular Europeu decide se expulsa o Fidesz — mas pode abrir uma Caixa de Pandora.
Viktor Orbán

Viktor Orbán quer travar "o declínio da Europa"

335
"Queremos um novo começo para travar o declínio da Europa e para pôr fim ao pesadelo 'Estados Unidos da Europa', para que a Europa seja de novo dos europeus", disse o primeiro-ministro húngaro.
Hungria

PPE ameaça expulsão de Viktor Orban 

O presidente do PPE, Joseph Daul, afirmou hoje que o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, tem de aceitar condições para evitar a expulsão do seu partido.
Justiça

Para que serve Neto de Moura? /premium

918
O aproveitamento do caso do juiz Neto de Moura por Rui Rio prova como a nossa oligarquia não descansará enquanto não tiver o poder judicial sob controle. É o que julga faltar-lhe para reinar em paz.
Bloco de Esquerda

Les uns et les autres

Os partidos da direita democrática devem ater-se no que importa e não em discursos patetas que levam ao afastamento das mulheres que tenham um pingo de inteligência, ou dos ateus, ou dos homossexuais.
Diplomacia

Imigração. Hungria insiste em "complot" da UE

Hungria prepara-se para enviar carta aos cidadãos a denunciar os planos que a UE está a preparar, para obrigar Estados-membros a aceitar mais imigrantes. Bruxelas já negou existência de plano.
Angela Merkel

Hungria. Merkel declarou solidariedade com Junker

A chanceler alemã manifestou "a sua total solidariedade" com o presidente da Comissão Europeia, após este ter sido acusado pela Hungria de facilitar a imigração e partilha de refugiados na UE.
Comissão Europeia

Fake News: Bruxelas acusa Hungria 

A Hungria está a distorcer informações sobre a distribuição dos migrantes na União Europeia, diz a Comissão avisando que não vai tolerar a desinformação: "Os húngaros merecem factos e não ficção".
Hungria

Orbán quer mais natalidade para diminuir imigração

1471
Primeiro-ministro húngaro anunciou medidas agressivas de incentivo à natalidade e apoio a famílias numerosas. Aumento da população, em vez de imigração, é a solução de Orbán para a crise demográfica.
Hungria

Hungria. PM diz que UE quer "acabar com as nações"

1059
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, acusou a União Europeia de querer acabar com as nações, tal como o regime comunista que governou o país: "Querem outra vez um mundo sem nações".
Hungria

Bruria Forgách: a mãe carinhosa espia dos filhos

Bruria Forgách, conhecida por senhora Pápai, terá espiado o filho, os seus amigos e familiares durante anos a fio. A espia chegou inclusivamente a dar acesso ao apartamento de um dos filhos.
União Europeia

UE. Orban quer maioria de "forças anti-imigração"

511
O primeiro-ministro da Hungria espera que o seu governo seja a maior "força anti-imigração" da UE e tem "grandes esperanças" na cooperação com Itália e a Polónia, cujos executivos defendem o mesmo.
Atualidade

Húngaros gritam "não" a mais 400 horas de trabalho

Novas medidas do governo de Viktor Orbán estão a enfurecer a Hungria. Milhares estão nas ruas para dizer "Não!" a três anos de espera pelo salário e ao novo teto máximo de 400 horas extra de trabalho
Hungria

Milhares em Budapeste contra "lei da escravatura"

148
Milhares de húngaros manifestaram-se contra uma alteração do Código do Trabalho proposta pelo partido do primeiro-ministro, Viktor Orban, e qualificada pelos críticos de "lei da escravatura".
Política

Ex-PM macedónio em fuga atravessou fronteira a pé

A polícia confirma que o ex-primeiro-ministro da Macedónia, em fuga do seu país para escapar à prisão e atualmente na Hungria, entrou clandestinamente na Albânia e atravessou a fronteira a pé.
Hungria

Ex-primeiro-ministro em fuga cruza fronteira

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a prisão por corrupção, terá passado como passageiro deste veículo e atravessado a Albânia em direção ao Montenegro.
Hungria

Ex-primeiro-ministro da Macedónia pede asilo

O Governo húngaro confirmou ter recebido um pedido de asilo do ex-primeiro-ministro Nikola Gruevski, em fuga da Macedónia após condenação por abuso de poder.
Entrevista

Stubb, o triatleta que quer apertar com Orbán

O ex-primeiro-ministro finlandês é pré-candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Como triatleta, considera que ainda está na fase da natação, mas quer ganhar a corrida ao sprint.
Entrevista

Weber quer ser um presidente dos afetos na Europa

399
Seis pontos-chave da entrevista a Manfred Weber. O potencial candidato à presidência da Comissão Europeia quer Rio e Merkel a falar a uma só voz, critica governo de Costa mas diz respeitar Centeno.
União Europeia

E agora, o que fazemos? /premium

115
Orbán fez o que se previa. Vitimizou-se. Como populista competente, disse que o Parlamento Europeu estava a atacar a Hungria (e não a ele) e que iria proteger a sua população nem que fosse contra a UE
Hungria

Nevermore: a União Europeia vive /premium

A União Europeia deu um forte sinal político através de duas das suas instituições mais importantes contra a ideia de que o continente pode voltar a conhecer governos não democráticos, iliberais.
Hungria

PCP votou contra relatório que condena Orbán

1902
O Parlamento Europeu aprovou o relatório que condena o governo da Hungria por “risco manifesto de violação grave dos valores europeus”. PCP votou contra. Marinho e Pinto absteve-se.
Hungria

PPE dividido na condenação de Viktor Orbán 

Na véspera de uma votação inédita, o polémico primeiro-ministro da Hungria Viktor Orbán enfrentou os eurodeputados com estratégia de vitimização: "Não vão condenar um governo, vão condenar um país"
Hungria

Hungria. MNE diz que europeus não querem imigração

Péter Szijjártó afirmou que a linha dura em matérias relacionadas com as migrações adotada atualmente pelos governos da Hungria e de Itália vai ao encontro da opinião da maioria dos europeus.
Hungria

PM da Hungria pede nova abordagem sobre imigração

O governo húngaro é um dos que mais se opõe à imigração na UE e aplicou severas leis para restringi-la, incluindo a criminalização daqueles que ajudam pessoas em situação irregular.
Nações Unidas

Hungria abandona pacto mundial sobre as migrações

A Hungria, com um governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado na semana passada nas Nações Unidas.
Crise dos Refugiados

Refugiados. Líder húngaro nega acordo com Alemanha

O primeiro-ministro nacionalista húngaro Viktor Orban assegurou que não existe nenhum acordo com o governo alemão sobre o acolhimento de refugiados que vão ser expulsos da Alemanha.
Hungria

"Billy Elliot" cancelado após campanha homofóbica

384
Campanha do governo de Orban feita via imprensa estatal instava ao boicote ao espetáculo porque "torna as crianças gay". Venda dos bilhetes caiu a pique e espetáculos tiveram de ser cancelados.
Crise dos Refugiados

Hungria aprova lei contra quem ajuda migrantes

264
A lei que castiga com um ano de prisão quem ajudar migrantes em situação irregular foi aprovada esta quarta-feira. População da Hungria não pode ser modificada "mediante uma vontade externa".
Hungria

Acusados da morte de migrantes. MP húngaro recorre

O Ministério Público da Hungria vai recorrer da condenação de prisão de quatro acusados da morte por asfixia de 71 migrantes num camião, por considerar que "não reflete" a gravidade do crime.
Hungria

Hungria vai vetar quotas para refugiados 

405
O Governo da Hungria opõe-se frontalmente ao sistema de repartição de refugiados na União Europeia, tendo recusado receber qualquer pessoa.
União Europeia

Refugiados: a nova clivagem europeia

As nações nunca esquecem as suas origens. Se a Europa continuar a forçar uma integração em princípios inaceitáveis para os Estados-Membros é provável que ganhe o nacionalismo radical e o autoritarismo
Conversas à Quinta

Compreender a Hungria para compreender Órban

O sentimento nacional que Viktor Órban explorou nas eleições húngaras tem raízes na singularidade do povo magiar e numa memória histórica algo traumática. A UE fará mal se ignorar estas circunstâncias
Doping

Antigo campeão olímpico suspenso por doping

Krisztian Pars, campeão olímpico de lançamento de martelo, foi suspenso até 2019 por ter violado a conduta de doping. O atleta húngaro disse estar "incrivelmente envergonhado".
União Europeia

Hungria: o Inverno do nosso descontentamento

143
É muito cedo para declarar a morte da democracia liberal, mas o triunfo de Viktor Orbán mostra o tremendo erro o Ocidente ao pensar que este regime era um dado adquirido e podia parar de o defender.
Hungria

Hungria. Orbán reeleito com maioria confortável

473
Primeiro-ministro mantém maioria de dois terços no Parlamento e reivindica vitória. Líderes dos maiores partidos da oposição, Jobbik e Partido Socialista, apresentaram a demissão.
Hungria

Eleições na Hungria. Manhã com alta participação

As eleições gerais da Hungria registavam a meio da manhã uma participação de 30%, superior à média da afluência desde 1990, e decorriam sem incidentes, informou o gabinete eleitoral húngaro (NVI).
Hungria

Húngaros começaram a votar. Orbán é favorito

Os húngaros começaram este domingo a votar para as eleições legislativas, em que o primeiro-ministro cessante, Viktor Orbán, ícone das direitas populistas europeias, é dado como favorito.
Hungria

Viktor Orbán favorito nas legislativas húngaras 

O nacionalista conservador é o favorito nas eleições legislativas de hoje na Hungria, devendo obter um terceiro mandato consecutivo graças à fragmentação da oposição e ao discurso anti-imigração.
Diplomacia

Rússia expulsa diplomatas húngaros e belgas

A Rússia está a prosseguir com a expulsão de diplomatas em resposta à ação assumida na semana passada por vários países, tendo sido confirmada a saída de diplomatas da Hungria e da Bélgica.
Hungria

Hungria exige demissão do Alto-Comissário da ONU

A Hungria exigiu a demissão do Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos por este ter acusado o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, de xenofobia e racismo.
Angola

Hungria alarga linha de crédito para Angola

A Hungria alargou a linha de crédito para Angola em quase 140 milhões de euros. O objetivo é promover o investimento de empresas húngaras naquele país africano.
Eleições

Legislativas húngaras marcadas para 8 de abril

O presidente húngaro, Janos Ader, anunciou para 8 de abril as eleições legislativas na Hungria. O primeiro-ministro, Viktor Orban, já se posicionou para tentar um terceiro mandato consecutivo.
Hungria

Luta de Orbán contra Soros não acabou

162
A consulta pública chegou ao fim em dezembro, mas resultado ainda não é conhecido. A três meses das eleições nacionais, campanha de Governo húngaro contra George Soros não dá sinais de abrandar.
Hungria

Governo húngaro reinicia campanha contra Soros

Governo da Hungria reiniciou a campanha contra George Soros, o multimilionário e filantropo de dupla nacionalidade húngara e norte-americana, e o seu apoio às migrações.
Diplomacia

Embaixador compara Orbán a Estado Islâmico

172
O embaixador holandês em Budapeste, Gajus Scheltema, comparou a retórica do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán à dos terroristas do Estado Islâmico. A reação não tardou.
Segurança Alimentar

Hungria deteta produtos com ovos contaminados

A Hungria tirou do mercado produtos desenvolvidos a partir de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil, importados da Alemanha por uma empresa húngara.
Natação

Katinka, a Dama de Ferro que virou sindicalista

Nos Jogos de 2012, Katinka Hosszu voltou a falhar o pódio. Mudou de técnico, regime, objetivos. Tornou-se a Dama de Ferro. A campeã das campeãs. E quer usar a imagem de marca para "mudar" a natação.
Natação

Hoje, a sétima medalha; amanhã, o teste de álgebra

1174
Aos 20 anos, Caeleb Dressel igualou as sete medalhas de Phelps num Mundial e é o novo menino querido da natação, numa história muito particular de crença e fé que teve duas desistências pelo meio.
Natação

Como ganhar três medalhas de ouro em 102 minutos

257
Caeleb Dressel começa a sair da sombra de Michael Phelps e teve 102 minutos de sonho nos Mundiais de Budapeste, com vitórias nos 50 metros livres, nos 100 metros mariposa e nos 4x100 livres mistos.
Natação

Eu sou a Simone. E quero ser apenas a Simone

No dia de glória da Rússia (Efimova, Rylov e Chupkov), Simone Manuel, a primeira afro-americana a ganhar o ouro nos Jogos, confirmou essa vitória nos Mundiais. Quer ser uma inspiração. E nada mais.
Natação

A sargento da Marinha que começou no ballet

Etiene Medeiros foi para as piscinas com apenas dois anos por um problema de saúde, mas gostava era de ballet e basquetebol. Aos oito, virou-se para a natação e tornou-se a menina querida do Brasil.
Natação

As sete (belas) vidas de Federica Pellegrini

104
Com 16 anos brilhava nos Jogos, aos 28 mostra que está viva: Pellegrini, a italiana que gera amores e ódios dentro e fora das piscinas, tornou-se a primeira a ganhar medalhas em sete Mundiais.
Natação

Dos campos para as piscinas, eu sou a Kylie

Kylie Masse tornou-se a primeira canadiana a ganhar uma medalha em Mundiais de natação e quebrou o recorde mundial nos 100 metros costas que vinha desde 2009. E tudo começou no hóquei e no futebol.
Natação

Katie tem 6,3km para fazer. E já ganhou dois ouros

Sem Phelps, Lochte ou Missy, Katie Ledecky é a grande figura da Team USA nos Mundiais de natação. Vai fazer um total de 6,3km durante a semana na luta por seis ouros. No primeiro dia, já ganhou dois.
Hungria

Ameaça de bomba obriga a revista de comboios

A polícia húngara está a inspecionar todos os comboios internacionais com destino à Hungria, na sequência de uma ameaça de bomba.
Futebol

Futebolista Rui Pedro no Ferencváros da Hundria

O futebolista Rui Pedro vai representar o Ferencváros da Hungria, na terceira experiência internacional do extremo, anunciou o clube magiar, que não revelou a duração do contrato.
Socialismo

Acabou o mar de rosas socialista na Europa?

1102
Os partidos socialistas europeus vivem a sua maior crise — com destaque para o PS francês, um histórico à beira da extinção. Austeridade, coligações impopulares e erros de cálculo explicam o fracasso.
Hungria

Milhares manifestam-se na Hungria contra Orban

Milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em Budapeste para criticar, desta vez de modo irónico, as políticas autoritárias do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.
Hungria

EU pode processar Hungria por ameaçar fechar a CEU

A Universidade da Europa Central está em risco depois de a Hungria ter aprovado uma lei que impede universidades sediadas no estrangeiro de oferecer diplomas. Cidadãos e UE contestam decisão.
Hungria

JSD critica Órban por lei contra Soros

340
JSD critica partido de Viktor Orbán, da mesma família política do PSD, dizendo que o Governo húngaro está a violar a carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. E promete que não se vai calar.
Hungria

Viktor Órban aprova lei anti-Soros

Primeiro-ministro húngaro aprova lei que vai forçar a universidade do seu inimigo George Soros a fechar portas no país. Para não encerrar, Soros teria de abrir universidade nos EUA.
Hungria

10 mil na rua em defesa da universidade de Soros

Universidade é o alvo de um projeto de lei do governo de Orban que afeta as universidades de países que não sejam da UE e as impede de emitir diplomas.
Hungria

Hungria lança campanha contra políticas europeias

107
Uma semana depois de ter imposto a detenção de migrantes em campos fronteiriços por tempo indeterminado, o nacionalista Viktor Orban lança a campanha "Paremos Bruxelas". Foco principal: imigração.
Nações Unidas

ONU quer que Hungria acabe com prisão preventiva

A Hungria deve "acabar imediatamente" com o uso excessivo da prisão preventiva, declarou esta sexta-feira o subcomité das Nações Unidas para a Prevenção da Tortura.
Seleção Nacional

Benfica não vai estar presente no Portugal-Hungria

439
Num comunicado emitido esta sexta-feira, o Benfica informou que não terá qualquer representante no jogo Portugal-Hungria deste sábado que acontece no Estádio da Luz, casa do clube.
Futebol

Fernando Santos quer Portugal a dominar Hungria

Fernando Santos disse que Portugal quer "controlar e dominar" a Hungria, no sábado, em jogo de qualificação para o Mundial de futebol de 2018, e garantiu que a equipa vai "fazer tudo" para ir à Rússia
Seleção Nacional

Seleção treina hoje antes do jogo com a Hungria

A seleção realiza esta sexta-feira o último treino antes do jogo de sábado com a Hungria, de qualificação para o Mundial2018. Fernando Santos deverá voltar a contar com todos os jogadores.
Mundial 2018

Mundial 2018. Estreantes na equipa da Hungria

O selecionador de futebol da Hungria convocou esta segunda-feira 23 jogadores para o jogo de sábado com Portugal, de qualificação para o Mundial 2018, que inclui três estreantes.
Migrantes

Hungria. Mais de 90 migrantes fazem greve de fome

O departamento de asilo e imigração da Hungria informou que 94 de 102 requerentes de asilo detidos num centro de acolhimento iniciaram uma greve de fome, exigindo a libertação.
Hungria

Governo húngaro aprova detenção de imigrantes

O Parlamento húngaro aprovou a reintrodução da detenção sistemática de todos os migrantes que entram no país, uma medida retirada em 2013 sob pressão internacional.
Hungria

Vila na Hungria rejeita muçulmanos

236
Uma vila na Hungria quer manter-se "intacta", fiel às suas tradições, e de preferência sem residentes de outras culturas. Especialmente muçulmanos. É proibido o uso de burka e a chamada para oração.
Vladimir Putin

Putin diz que Hungria é parceiro fiável da Rússia

Vladimir Putin afirmou em Budapeste que a Hungria é "um parceiro importante e fiável da Rússia na Europa", numa nova demonstração dos laços de proximidade entre os dois países.
Hungria

Entrevista do primeiro-ministro húngaro sabotada

Entrevista dada a um grupo de media detido por um empresário próximo de Orbán foi publicada por cinco jornais regionais, depois de adulterada com frases negativas para o governante.
Europa

Quem é que, afinal, não é populista?

150
A polarização, a demagogia, e a irresponsabilidade atribuídas ao "populismo" não são, como agora nos querem fazer crer, exteriores ao actuais sistemas políticos. São parte desses sistemas.
Conversas à Quinta

Hungria, da revolução de 1956 a Viktor Orbán

Outubro de 1956. Na Hungria a revolução é esmagada pelos tanques soviéticos. Numa conversa que misturou referências históricas e memórias pessoais, a singularidade húngara até aos dias de Viktor Orbán
Hungria

Polícia húngaro morto a tiro em casa de neonazi

Um polícia húngaro morreu atingido a tiro quando participava numa operação de busca na residência de um suspeito de posse ilegal de armas que alguns 'media' identificaram como líder neonazi.
Rússia

Revolução de 1956: atritos entre Rússia e Hungria

A revisão da história na Rússia vai cada mais longe. Levantam-se monumentos a tiranos como Ivan o Terrível e Estaline. Desta vez não poupou a revolução húngara de 1956, esmagada por tropas soviéticas.
Hungria

Hungria vai construir vedação anti migrantes

A Hungria começou a construir uma vedação anti migrantes, de 10 quilómetros, junto à fronteira com a Sérvia, na qual vai testar os sistemas de alta tecnologia que planeia instalar no local.
A página está a demorar muito tempo.