801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Hungria

Guerra na Ucrânia

Hungria rejeita repatriar ucranianos para a guerra

"Humanamente, não vamos permitir que eles sejam enviados para a morte", disse Zsolt Semjen. Semjen garantiu que aqueles que deixaram o país para escapar à guerra "estão seguros" na Hungria.
Hungria

Após 20 anos, Hungria é vista como "ovelha negra"

Enquanto o governo húngaro celebra a data com críticas às lideranças europeias, os partidos da oposição e especialistas criticam a relação que Viktor Órban tem tido com as instituições comunitárias.
Fact Check

PM da Hungria escapa a tentativa de assassinato?

Um vídeo verdadeiro do The Guardian está a ser partilhado como o registo de um atentado contra o primeiro-ministro da Hungria. As imagens têm onze anos e não têm nada a ver com Órban.
Eleições Europeias

Orbán pede para mudar liderança de Bruxelas

"Eles olham para a guerra como a sua própria guerra e lutam como se fosse a sua própria guerra", disse Orbán sobre os líderes da UE, pedindo uma profunda mudança na condução das políticas europeias.
Bruxelas

Polícia interrompe intervenção de Nigel Farage

Polícia de Bruxelas suspendeu a Conferência Nacional do Conservadorismo. Autarca da localidade onde se realiza o evento escreveu que "a extrema-direita não é bem-vinda".
Jornais

Dono do Sol e i recebeu dinheiro da Hungria

O empresário Pedro Vargas David recebeu dinheiro do Estado húngaro para comprar e investir na cadeia de televisão. Tomada de controlo da Euronews coincidiu com a compra do Nascer do Sol e do I.
Noticiário

2h. Euronews. Português recebeu milhões da Hungria

Investigação é do Jornal Expresso, em colaboração com o jornal húngaro Direkt 36 e com o Le Monde. O negócio foi feito em 2022 e coincidiu com a compra do Nascer do Sol e do I por Vargas David.
Hungria

Hungria. Debate sobre família é "senso comum"

Em causa está o debate trazido pelas declarações de Pedro Passos Coelho na apresentação do livro "Identidade e Família — Entre a Consciência da Tradição e As Exigências da Modernidade".
Hungria

Reforma migratória é "outro prego no caixão da UE"

Orbán diz que unidade da UE "está morta" e que "fronteiras seguras já não existem". "A Hungria nunca cederá ao frenesim migratório em massa!", prometeu em mensagem na rede social X.
Hungria

Hungria. Milhares nas ruas contra governo de Orbán

Milhares de pessoas voltaram hoje às ruas de Budapeste num novo protesto contra o governo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, organizado pelo advogado e opositor Peter Magyar.
Hungria

O novo rival de Orbán que quer uma "nova Hungria"

Péter Magyar é o novo rosto da oposição húngara. Foi casado com a ex-ministra da Justiça e afilhada política de Orbán, mas entrou em rota de colisão com o Fidesz e expôs um alegado caso de corrupção.
Brasil

Bolsonaro esteve 2 noites na embaixada da Hungria

Ex-Presidente entrou na embaixada da Hungria a 12 de fevereiro e saiu 2 dias depois. Bolsonaro confirma que esteve no local e polícia vai investigar escolha por local onde não podia ser preso.
Guerra na Ucrânia

Orbán: Trump vai acabar com apoio à Ucrânia

Viktor Orbán não duvida que Trump vai deixar de apoiar Kiev se for reconduzido como Presidente dos EUA. Primeiro-ministro da Hungria disse que Trump tem "plano detalhado" para acabar com a guerra.
NATO

Hungria vai aprovar entrada da Suécia na NATO

Após a ratificação, há um mês, pelo Parlamento turco, a Hungria é o último dos 31 membros da Aliança que ainda não aprovou a entrada da Suécia.
Noticiário

18h. Presidente da Hungria demitiu-se

Presidente da Hungria demite-se depois de amnistiar um homem condenado por encobrir abuso sexual de menores. Qatar vence Taça Asiática.
Hungria

Hungria. Presidente sai após amnistia polémica

Em causa está um perdão de pena concedido a um homem condenado por ajudar a encobrir crimes de abuso sexual de menores. "Cometi um erro", assumiu este sábado Katalin Novak.
Parlamento Europeu

Europa. Orbán deixa PPE e junta-se a ECR de Meloni

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, avançou que o seu partido vai abandonar o Partido Popular Europeu (PPE) e juntar-se aos Conservadores e Reformistas (ECR) após eleições europeias em junho.
Guerra na Ucrânia

NATO. Suécia não vê motivos para discutir adesão

Numa publicação no X, Viktor Orbán referiu que enviou a Ulf Kristersson “uma carta com um convite para visitar a Hungria e negociar a adesão da Suécia à NATO”, que se arrasta há mais de um ano e meio.
Guerra na Ucrânia

Hungria contra plano da UE de apoio militar a Kiev

Hungria não participará no novo projeto da UE de aumentar o fornecimento de armas à Ucrânia. Na próxima segunda-feira está previsto um encontro na Ucrânia entre Szijjártó e Dmytro Kuleba.
Guerra na Ucrânia

Hungria "não cederá a chantagem de Bruxelas"

Orbán tem sido o líder da UE que mais firmemente se tem oposto ao novo Pacto de Migração e Asilo. Acusou Bruxelas de bloquear os fundos europeus destinados à Hungria com queixas "sem sentido".
União Europeia

Migrações. Hungria e Eslováquia rejeitam acordo 

O acordo, acordado entre os 27, implica que o princípio da "solidariedade e distribuição justa de responsabilidades entre os Estados-membros seja determinado por legislação europeia vinculativa".
O Domínio da Guerra

"Viktor Órban quer a derrota da Ucrânia"

O Major-General Arnaut Moreira considera o balanço da cimeira "agridoce". Destaca que Órban é "a toupeira de Putin" na UE e que o apoio ao presidente da Rússia tem uma "intenção imperial da Hungria".
Noticiário

8h. CE sem acordo sobre apoio a Kiev

Após horas de intensas negociações, primeiro dia de Conselho Europeu terminou sem consenso. Charles Michel aponta acordo para cimeira extraordinária em 2024. E, Israel intensifica ataques em Gaza.
Resposta Pronta

Adesão Ucrânia. "Há ou não há gato escondido?"

Henrique Burnay diz que claramente Hungria teve "uma moeda de troca" para levantar o veto à adesão da Ucrânia e Moldova. Diz que "acordo dá força aos ucranianos, mas há nuances".
Guerra na Ucrânia

Bruxelas acusada de ceder à "chantagem" de Orbán

Após Orbán frisar que adesão da Ucrânia à UE seria "erro", Comissão desbloqueia 10 mil milhões de euros para Hungria. Grupos do Parlamento Europeu dizem que Von der Leyen cedeu à "chantagem" húngara.
Parlamento Europeu

Hungria. Líderes do PE "preocupados" com verbas

Líderes do Parlamento Europeu mostraram “preocupação” com o desbloqueio de verbas suspensas para a Hungria e com ameaças ao Estado de Direito no país. A suspensão tinha sido anunciada em 2022.
Guerra na Ucrânia

Hungria mantém veto a adesão da Ucrânia à UE

A Hungria confirmou o bloqueio à integração europeia da Ucrânia e diz levar a questão para a cimeira convocada para abrir as negociações com vista à adesão ucraniana no final desta semana.
União Europeia

Hungria. UE disposta a desbloquear dez mil milhões

A Comissão Europeia está disposta a desbloquear 10 mil milhões de euros, se a Hungria cumprir reforma judicial. A reforma vai contribuir para “reforçar a independência judicial”.
União Europeia

Ucrânia. Metsola alerta Hungria para discriminação

Presidente do Parlamento Europeu diz que bloqueio da Hungria ao início das negociações de adesão da Ucrânia à União Europeia ou um veto à ajuda financeira de 50.000 milhões parecerá discriminação.
Guerra na Ucrânia

Líderes da Europa central relativizam divergências

Presidentes da República Checa, Eslováquia, Hungria e Polónia garantem consenso sobre Ucrânia, apesar de divergências sobre o apoio militar a Kiev. É do interesse de todos "que a Ucrânia vença".
Guerra na Ucrânia

Orbán diz que Ucrânia está a anos-luz da UE

Viktor Orbán foi reeleito presidente do Fidesz pela 11ª vez desde 2003 no congresso deste sábado em Budapeste, no qual assumiu bloquear a entrada da Ucrânia na UE é uma prioridade do seu Governo.
Futebol

Hungria garante qualificação para Euro2024

Depois de empatar 2-2 com a Bulgária, a seleção húngara de futebol garantiu um dos dois primeiros lugares do Grupo G, o que lhe permite a qualificação para a fase final do Euro2024.
Conflito Israelo-palestiniano

Hungria rejeita migrantes para evitar "mini Gazas"

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, anunciou que o seu país aprovará um endurecimento das suas já muito restritivas políticas de migração antes do fim do ano.
Guerra na Ucrânia

Orbán diz que estratégia de apoio à Ucrânia falhou

Viktor Orbán disse que a estratégia europeia de apoio à Ucrânia contra Rússia "falhou" e que é preciso outro plano, já que considera que "os ucranianos não vão vencer no campo de batalha".
Guerra na Ucrânia

Orbán orgulhoso de encontro com Putin

Primeiro-ministro húngaro garante que vai continuar "com a porta aberta a todo o diálogo com os russos. Caso contrário, não há qualquer chance de paz" e mostra-se "orgulhoso" com estratégia definida.
União Europeia

Orbán compara União Europeia ao domínio soviético

Orbán acusa a UE de tentar despojar a Hungria da sua identidade, o que compara ao domínio soviético, mas garante que "Bruxelas não é Moscovo (...) Bruxelas é apenas uma má paródia contemporânea".
Guerra na Ucrânia

Relação entre Hungria e Rússia preocupa NATO

Os embaixadores dos países da NATO manifestaram a sua preocupação com a relação entre Hungria e Rússia. A Hungria tem votado a favor das sanções contra a Rússia, mas mantém uma postura conciliatória.
União Europeia

Hungria e Polónia contra acordo sobre migrações

Orbán diz que "não há acordo sobre imigração" e que posição dos dois países foi "forçada" e "violada". Já a Polónia "rejeita rotundamente" o acordo para a pacto de migração e asilo na União Europeia.
O Domínio da Guerra

"Fiquei preocupado com declarações de Órban"

"Gravíssimo." Órban usou "exatamente a mesma argumentação" de Putin para a invasão. De todos os ataques, o do Mar Negro é "mais simbólico": Ucrânia "mostra que está disposta a conquistar Crimeia".
Gabinete de Guerra

"Um fogo amigo é sempre difícil de reconhecer"

Polónia confirma que míssil que atingiu armazém de cereais era ucraniano. Bruno Cardoso Reis diz que "não é conclusão inesperada". Aposta ucraniana na produção de armamento "é iniciativa importante".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa