A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), que tem como principal objetivo de juntar os principais promotores de espetáculos e festivais em Portugal, quer baixar o IVA dos espetáculos ao vivo e exposições para os 6%. O imposto encontra-se, atualmente, nos 13%.

A organização sem fins-lucrativos foi formada em novembro de 2016 pelos principais promotores de espetáculos e festivais em Portugal e pretende juntar representantes de todas as áreas da cultura, posicionando-se como interlocutora dos seus representantes junto de todas as entidades, públicas e privadas, relacionadas com o setor, “queremos direitos iguais e melhores oportunidades para todos”, sublinhou o presidente da APEFE, Jorge Lopes, num comunicado divulgado esta terça-feira..

Jorge Lopes, da PEV — Entertaiment, e os vice-presidentes, Álvaro Covões, da Everything is New, e Paulo Dia, da UAU, foram os impulsionadores deste projeto que promete “unir esforços entre os protagonistas do setor por forma a melhorar a oferta de espetáculos e festivais em Portugal e, por inerência, alavancar áreas vitais para o País, como a cultura, o turismo e a economia.”

Os promotores de espetáculos e eventos, enquanto empresários e agentes culturais, garantem terem “feito um esforço para manter os preços dos bilhetes entre os mais baixos da Europa, de forma a garantir o acesso a espetáculos a todos os públicos”. Para que a situação assim continue, a APEFE irá procurar fazer regressar o IVA dos espetáculos ao vivo e exposições aos 6%, uma das suas principais metas para 2017.

A associação tem ainda como objetivo aumentar a troca de experiências entre os vários promotores em matérias como a produção, promoção, segurança de recintos, mecanismos para potenciar a qualidade da oferta e o reforço da defesa dos direitos de autor e conexos dos artistas e, ainda, trabalhar em conjunto com o Governo de forma a cumprir o artigo 78º da Constituição Portuguesa, que visa garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR