Já sabemos que a Apple gosta de cuidar do mais ínfimo detalhe da sua marca, desde o desenho perfecionista dos seus smartphones até à iluminação que cada uma das suas 495 lojas deve ter. A projeção da sua mais recente loja não foi exepção. O projeto, uma parceria conjunta entre a Apple e o atelier londrino Foster+Partners, abriu ao público no passado dia 27 de abril, no Dubai Mall, um dos maiores shoppings de todo o mundo, situado no Dubai.
A loja é uma expressão da marca Apple, com a arquitetura a complementar a pureza da forma, a inovação e facilidade de uso dos produtos em exibição”, assegurou o site do atleier Foster+Partners.
As principais características são os 56 metros de fachada curva e a sua varanda com vista para duas das maiores atrações do Dubai, o arranha-céus mais alto do mundo, o Burj Khalifa, e o Dubai Fountain. Conta ainda com 18 “asas solares”, as Solar Wings, que reagem às mudanças meteorológicas, já que o país chega aos 48ºC nas horas de maior calor. O edifício é inspirado não só no movimento das asas dos pássaros, como nas treliças árabes conhecidas como muxarabis.
Em muitos aspetos, é uma experiência muito espiritual, com o sol que flui através deles e criando os padrões mais delicados e bonitos de luz e sombra. Uma combinação perfeita de tecnologia e arte”,disse Stefan Behling, chefe de atleier de Foster+Partners.
Trata-se de uma das lojas mais tecnológicas de todo o mundo, chamando os consumidores não só para a compra mas como para uma viagem pela tecnologia. É ainda a primeira a lançar o novo programa de masterclass, o Today at Apple, que oferece formação em fotografia, cinema e outras áreas.
Veja a fotogaleria acima para melhor conhecer a loja e confira como o edifício muda ao longo do dia no timelapse abaixo: