As 50 horas ininterruptas do Serralves em Festa, no Porto, arrancam hoje com concertos de Oren Ambarchi e Will Guthrie no palco Ténis, pelas 20h00, e com Lula Pena a atuar no palco Prado, às 22h00.

Com a abertura de portas do evento agendada para as 18h00, o concerto do multi-instrumentista Oren Ambarchi com o baterista e percussionista Will Guthrie está marcado para as 20h00 no que organização promete como uma “viagem eletrizante, onde se cruzam o free jazz eletrónico, longos movimentos rock, minimalismo propulsivo, a experimentação e a improvisação”.

Na primeira noite do evento, gratuito e que celebra este ano a sua 14.ª edição, os visitantes podem também apreciar, a partir das 22h00, a subida ao palco da cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa Lula Pena, que em janeiro passado lançou o disco “Archivo Pittoresco”.

Lula Pena vai partilhar o palco do Prado, com lotação para 400 pessoas, com Hayden Chisholm, saxofonista e multi-instrumentista neozelandês, e Angélica Salvi, harpista espanhola sediada no Porto, e que será uma estreia nacional, refere a Fundação de Serralves, na sua página da Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também hoje, pelas 23h00, no Prado, está previsto que os Sensible Soccers apresentem o seu trabalho mais recente, “Villa Soledade”, com a artista visual Laetitia Morais.

O Serralves em Festa, classificado pela organização como “o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa”, tem também programado para esta sexta-feira, pelas 21h30, a conferência “Os Caminhos da Ásia”, com o Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta a intervir no Auditório de Serralves.

O artista espanhol Niño de Elche, influenciado pelo flamenco mas também por géneros musicais que vão do “krautrock” à música ambiental, todos misturados na “new wave”, atua no sábado, pelas 00h30, no Prado. Também no sábado, a organização destaca o evento “Escola do Rock – Paredes de Coura”, uma parceria com o Space Ensemble que acontece pelas 11h30, no Prado de Serralves. A iniciativa revisita alguns dos clássicos do rock e temas que marcaram o festival Paredes de Coura, que celebra este ano 25 anos e decorre entre 16 a 18 de agosto.

Por seu lado, “Horizon”, da francesa Chloé Moglia, é uma peça de suspensão no âmbito do circo contemporâneo e acrobacia e vai ser apresentada nos três dias do Serralves em Festa, sempre no Parterre central. O compositor norte-americano Terry Riley atua no último dia de Serralves em Festa, domingo, pelas 20h00, na Clareira das Bétulas, acompanhado pelo filho.

Em 2017, o Serralves em Festa adota o tema Quebrar Muros, tendo estabelecido parcerias com as câmaras municipais de Coimbra, Faro, Guarda, Guimarães, Matosinhos, Ponta Delgada, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Torres Vedras e Viana do Castelo.

As exposições da Coleção de Serralves, de Gordon Matta Clark e de Julie Mehretu (no Museu) e de Joan Miró (na Casa de Serralves) estarão abertas em contínuo para receber todos os visitantes gratuitamente, sendo os últimos dias da mostra “Joan Miró: Materialidade e metamorfose“.