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Elétricos

Da pista para a estrada. Panoz GT-EV apresentado

O primeiro eléctrico a prometer participar numa prova de resistência, lado a lado com os híbridos e os convencionais, também terá uma versão de estrada. Chama-se GT EV e é apadrinhado por Don Panoz.

Autor
  • António Sousa Pereira
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A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans foi o local eleito pela Green4U Technologies apresentar o seu mais recente projecto. E a escolha não podia ter sido melhor, já que o GT-EV propõe-se ser o primeiro automóvel de competição a participar, lado a lado com os seus rivais híbridos e os animados por motores térmicos, nas mais competitivas corridas de resistência a nível internacional.

Por detrás deste ambicioso projecto, até por ser o CEO e um dos cofundadores da Green4U Technologies, está Don Panoz, um nome que dispensa apresentações quando o tema são as corridas de automóveis e os (super)desportivos de estrada. Ao que se sabe, o GT-EV já está a ser amplamente desenvolvido nas instalações da empresa, e a meta é que os conhecimentos adquiridos nas corridas, inclusivamente nas 24 Horas de Le Mans, venham depois a ser aplicados no desenvolvimento dos futuros automóveis eléctricos de utilização quotidiana.

De momento, o objectivo é que o GT-EV venha a oferecer uma potência situada entre os 536 cv e os 603 cv, fornecida por dois motores eléctricos, cada qual instalado no seu eixo motriz, o que desde logo garante a tracção integral, para uma velocidade máxima estimada entre os 280 km/h e os 290 km/h. As dimensões exteriores referem um comprimento de 4.877 mm, para 1.829 mm de largura e apenas 1.220 mm de altura.

A capacidade da bateria não foi divulgada, mas está prometida uma autonomia entre 145 km e 177 km em condições de corrida, sendo a respectiva substituição feita em escassos momentos durante as paragens nas boxes – naturalmente contando o GT-EV com um sistema de recuperação da energia da travagem em todas as rodas.

O chassi em fibra de carbono é de uma simplicidade estonteante, e um dos principais responsáveis por um peso que se situará entre os 1.000 kg e os 1.250 kg. O cockpit descentrado, na versão de competição, destina-se apenas ao piloto, passando a albergar dois ocupantes, sentados em tandem, na variante “civil”.

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