439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Terceira Idade

Resposta Pronta

"Situação desesperante nas pensões mais baixas"

Foi aprovada atualização extraordinária para pensões até 1108 euros, mas para Maria do Rosário Gama, presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, este valor é uma "desilusão".
Noticiário

22h. Dose reforço. Mais de 12 mil idosos vacinados

Número avançado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que manifesta confiança na forma como o processo está a decorrer e fala numa aceleração para “um verão tranquilo".
Explicador

Lares. "Vacinação da 4.ª dose deverá começar hoje"

Há lares ainda sem indicações, mas o presidente da UMP, Manuel Lemos, garante que "algumas estruturas já foram contactadas". Já o investigador Miguel Prudêncio fala sobre reforços periódicos da vacina
Resposta Pronta

Lares. "Tenho dúvidas que vacinação possa começar"

Presidente da Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos admite estar "às escuras" sobre o processo. João Ferreira de Almeida vai contactar Governo pela manhã.
Terceira Idade

O direito aos cuidados no nosso envelhecimento

Tendencialmente, a institucionalização deve ser a última das respostas a ser dada às pessoas idosas. Teremos de implementar novos conceitos, como aldeias seniores, que se distingam pelos serviços.
Noticiário

6h. Sobe para 45 as vítimas em Havana

Incidente provocou ainda 98 feridos. E a diretora geral da saúde admite a administração de uma quinta dose da vacina contra a covid-19 ainda antes do inverno.
Noticiário

3h. Setúbal. PJ vai para interrogar casal russo

Fonte do Expresso indica que casal pode ser considerado arguido depois de ser ouvido. E a Associação Amigos da Terceira Idade admite estar surpresa com a quarta dose da vacina contra a covid-19.
Noticiário

1h. Amigos da Terceira Idade surpresa com 4ª dose

Presidente da Associação, Rui Fontes, considera que os lares estão a lidar bem com a pandemia nesta altura. E Volodymyr Zelensky acusa a Rússia de esconder a derrota estratégica com bombardeamentos.
Noticiário

22h. Covid-19. DGS já fala na "5.ª dose"

Diretora-Geral da Saúde admite que quinta dose da vacina contra a Covid-19 pode ser administrada no inverno. Maiores de 80 anos e residentes em lares recebem dose de reforço a partir de segunda-feira.
Resposta Pronta

4ª dose em lares. "Não percebemos os critérios"

Presidente da Associação Amigos da Grande Idade, Rui Fontes, recebe com surpresa arranque da administração da segunda dose de reforço em lares e acusa autoridades de não divulgarem dados sobre surtos.
Noticiário

21h. Covid-19. Idosos em lares recebem 2.ª dose

Direção-Geral da Saúde confirma que administração da segunda dose da vacina começa na segunda-feira. No Porto, área Covid-19 do Centro Hospitalar Universitário de São João está “totalmente ocupada”.
Iniciativas Observador

Doença de Parkinson: saltar para não cair

Graças ao trabalho de equilíbrio em trampolins, o projeto BounceBack transforma um parque de diversões para os mais novos no sítio perfeito para os mais velhos treinarem a prevenção de quedas.
Contra-Corrente

Ainda destratamos os idosos por causa da Covid

Nalguns lares continuam a impedir os idosos de sair para estarem com a família, apesar de isso não constar das normas da DGS, sinal de que ainda há muito quem destrate os velhos por causa da Covid.
Rádio Observador

Regras Covid discriminam idosos? Ligue 910024185 

Vários lares continuam a impedir a saída de idosos devido a regras apertadas contra a Covid-19. Os mais velhos têm liberdade restringida? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Tribunal

Dirigentes de lar em julgamento por maus-tratos

Em causa estão 67 crimes de maus-tratos, 17 agravados pela morte de utentes. O MP afirma que os arguidos não contrataram funcionários e não compraram os materiais necessários aos cuidados dos idosos.
Câmara Municipal Lisboa

Oposição quer alargar gratuitidade nos transportes

Gratuitidade dos transportes públicos não enche as medidas à oposição, que apresenta várias alterações à proposta de Moedas. Apesar de diferenças, aprovação não está em risco.
Sociedade

Os centenários que venceram a Covid-19

Com mais de 100 anos, três mulheres e dois homem falam sobre os dias em que estiveram confinados e sobre a sua desconfiança em relação à pandemia. Afinal, nenhum teve sintomas associados à Covid-19.
Terceira Idade

Setor social em Portugal está "infeliz"

Presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social exige alteração da forma de financiamento das instituições e revisão de carreiras. "O setor social está infeliz", considera Ricardo Pocinho.
Terceira Idade

Velhos: atados, sedados, desnutridos, sujos

Não podemos assistir impávidos e serenos às grandes multinacionais a apoderarem-se do apetecível negócio geriátrico, numa lógica especulativa que visa obter o máximo benefício.
Estudo Científico

O cérebro não envelhece antes dos 60 anos

Novo estudo acaba com paradigma antigo que dizia que o pico da atividade cerebral se dá por volta dos 20 anos e, a partir daí, os cérebros começam a processar a informação mais lentamente.
Casamento

Shama'a e Zechariah, casados há 91 anos

Zechariah e Shama'a estão casados há 91 anos. Os dois eram órfãos judeus nascidos no Iémen e foram pressionados para se casarem cedo para que pudessem permanecer aceites na comunidade judaica.
Itália

Florença apela: "adote uma conta" de um idoso

A iniciativa tenta proteger os idosos que moram sozinhos do aumento dos custos da energia. As doações, que não têm um limite máximo ou mínimo, vão poder ser feitas online.
Estudo Científico

Cancro em idosos pode aumentar 110% até 2040

Relativamente à 'DALY' (medida da carga económica e social do cancro e do envelhecimento), esta deverá crescer 80% nas próximas duas décadas, com o maior aumento nos cancros: mama, estômago e esófago.
Brasil

"O Terror do INSS." Brasileiro comemora 121 anos

No dia 3 de fevereiro, Andrelino comemorou os 121 anos, e teve direito a um bolo temático onde se lia "o terror do INSS" (o equivalente à Segurança Social no Brasil.
Itália

Idosa encontrada em casa 2 anos depois de morrer

Sem qualquer parente vivo, a mulher foi encontrada quando a polícia se deslocou à sua residência por risco de quedas de árvores no seu jardim em consequência do vento forte.
Demência

Estudo. Doenças crónicas na meia idade e demência

Estudo com mais de 10 mil britânicos a decorrer desde 1985 conclui que pacientes com duas ou mais doenças crónicas na meia idade têm risco mais do que duplicado de vir a ter demência.
Resposta Pronta

Como vão votar os idosos em isolamento nos lares?

Eleitores em lares e residências já podem pedir voto antecipado. Com ou sem pandemia "não há alterações" e "não vão existir problemas", esclarece Rui Fontes da Associação Amigos da Grande Idade.
Ministério Público

Idosas ficam 12 noites com cadáver no quarto

A proprietária do lar vai ser julgada. O Ministério Público alega que não alimentava as utentes “de forma conveniente” e “apenas tinha uma sopa aguada para lhes servir”.
Japão

A mulher mais velha do mundo fez 119 anos

Kane Tanaka nasceu em 1903, o ano em que os irmãos Wright fizeram o seu primeiro voo e altura em que se deu o primeiro Tour de France. Portugal ainda teria mais sete anos de monarquia pela frente.
Noticiário

8h. Lares: Utentes passam Natal sem a família

Rui fontes acusa a tutela de ser pouco clara nas regras, comprometendo assim o Natal das famílias. Ainda neste jornal, o governo remete para 2023 a negociação da TAP com eventuais parceiros.
Resposta Pronta

Como vai ser o Natal nos lares? “À distância”

Rui Fontes, da Associação Amigos da Grande Idade explica as regras apertadas que vários lares estão a aplicar a utentes e familiares. “Ainda não é este ano que podemos ter um Natal normal”.
Estado Social

Comparticipação do Estado nos lares sobe para 50%

Aumento da comparticipação aplicar-se-á a todos os serviços e equipamentos em que atualmente esteja abaixo dos 50%, ou seja, casos em que os utentes têm de suportar mais de metade das despesas. 
Fact Check

Mulher mais velha do mundo fez 210 anos?

Publicação com duas fotografias questiona-se se a mulher mais velha do mundo é uma paquistanesa que terá completado 210 anos a 27 de setembro. Não há qualquer prova que seja verdadeiro.
Resposta Pronta

Idosos sem dose de reforço? "Não há nenhum drama"

Presidente da Associação Amigos da Grande Idade, Rui Fontes, desvaloriza que 1/4 dos maiores de 70 anos não tenham recebido 3ª dose, mas diz que "falta informação" para "acertar procedimentos".
Pensões

CGA: 25% dos pensionistas recebia mais de 2000€

Do total de pensionistas da CGA, 120.253 aposentados ganhavam mais de 2.000 euros de reforma em 2020, dos quais 2.577 tinham pensões superiores a 5.000 euros.
País

Misericórdias aprovam orçamento para 2022

O orçamento para 2022 da União das Misericórdias Portuguesas foi aprovado. A maior parte será para gastos com funcionários.
Coronavírus

Idosos. Como Covid afetou trabalho em residências

Os trabalhadores das residências para pessoas idosas revelaram as dificuldades pelas quais passaram no exercício das suas funções, como o condicionamento da vida familiar e social.
Noticiário

7h. Autotestes permitidos, mas só certificados

Testes PCR e antigénio deixam de ser os únicos a permitir entrada em alguns espaços, revela nova norma da DGS. Um terço dos concelhos não têm acesso a farmácias com testes à covid-19 gratuitos.
Justiça

Aveiro. 3 detidos por rapto e roubo de sexagenário

A polícia esclareceu que levou a efeito esta quinta-feira uma operação de investigação criminal, originada pela prática de um crime de sequestro, seguido de roubo, contra um homem de 61 anos.
Doenças Cardiovasculares

Arranca estudo de análise à insuficiência cardíaca

Doença caracteriza-se pela "incapacidade do coração em bombear sangue para os vários órgãos", e é grande responsável por internamentos a partir dos 65 anos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.