É uma reação às mais recentes sanções propostas pelos Estados Unidos à Rússia e já tinha sido anunciada na passada sexta-feira pelo ministro russo dos Negócios Estrangeiros mas só este domingo foi concretizada por Vladimir Putin. Em entrevista ao canal Rossiya 1, o presidente russo garantiu que até ao próximo dia 1 de setembro 755 diplomatas norte-americanos em funções no país vão ter mesmo de sair.

“Esperámos durante algum tempo que alguma coisa mudasse para melhor, acalentámos muitas esperanças de que a situação se poderia de alguma forma alterar, mas a avaliar pelos últimos desenvolvimentos, se mudar, não será nos próximos tempos”, disse Putin, admitindo que se cansou de esperar e que perdeu a paciência com os Estados Unidos.

“Mais de mil pessoas trabalhavam e continuam a trabalhar aqui”, continuou Putin, referindo-se aos funcionários dos consulados e da embaixada norte-americanos no país. “755 pessoas têm de suspender as suas atividades na Rússia.”

O objetivo será equilibrar os pratos da balança e igualar o número de diplomatas que Moscovo tem nos Estados unidos: 455.

Congresso avança com sanções contra a Rússia. UE está preocupada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR