A pintura “Sibila”, do artista espanhol Diego Velázquez (1599-1660), vai estar exposta a partir de hoje no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, abrindo a Mostra Espanha 2017.

O óleo sobre tela, criado em 1632, proveniente do Museu Nacional do Prado, em Madrid, vai ficar patente na Galeria de Pintura Europeia do MNAA, no âmbito do Ciclo de Obras convidadas, de acordo com um comunicado desta entidade.

Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, um dos grandes mestres da pintura espanhola, cuja ascendência paterna era portuguesa, foi o principal artista da corte do rei Filipe IV de Espanha, e destacou-se no período barroco pelos seus retratos.

“Sibila”, óleo sobre tela de 62 por 50 centímetros, foi realizado pouco depois do regresso do pintor da sua primeira viagem a Itália.

A obra representa uma mulher jovem, de perfil, olhando em frente e carregando no seu braço esquerdo uma tábua ou tela, como se estivesse a escrever ou a pintar.

Pela pose e gesto, foi identificada como sendo uma das sibilas, personagens da mitologia greco-romana às quais eram atribuídas capacidades adivinhatórias, e que a tradição cristã assimilou como profetisas pagãs do nascimento de Cristo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR