Startups

Prodsmart quer replicar o norte-americano “Manufacturing Day” em Portugal

A startup portuguesa Prodsmart convida o tecido industrial português a celebrar o Dia Nacional da Manufactura a 4 de outubro de 2018, inspirado no norte-americano "Manufacturing Day".

Gonçalo Fortes lançou a Prodsmart com Samuel Martins em 2014

Paulo Alexandrino

A startup portuguesa Prodsmart convida as empresas que compõem o tecido industrial português a celebrar o Dia Nacional da Manufatura, uma réplica do “Manufacturing Day” que Barack Obama instituiu nos EUA a 2 de outubro. A ideia é que as empresas aproveitem o dia para abrir as portas aos cidadãos e as inscrições para a primeira celebração do dia, a 4 de outubro de 2018, já abriram.

Queremos que o Dia Nacional da Manufatura seja uma homenagem a todos os ‘soldados desconhecidos’ que todos os dias picam o ponto para que nunca nos falte nada”, afirmou em comunicado Gonçalo Fortes, presidente-executivo da Prodsmart.

A Prodsmart — que transforma linhas de produção em fábricas digitais através de um sistema de informação que permite obter em tempo real dados sobre o desempenho das linhas — está desde agosto em Silicon Valley, na California, a participar no programa de aceleração da 500 Startups e a expandir o negócio para os Estados Unidos. Com a celebração do dia em Portugal, a Prodsmart quer dar mais visibilidade ao que é produzido no país.

Prodsmart fecha investimento com a 500 Startups e vai recrutar 6 pessoas

“Há muitas pessoas que acham que trabalhar numa fábrica não é prestigiante. Mas está mais do que provado que o setor industrial é um dos principais motores de desenvolvimento da classe média de um país. Já para não falar que é uma área que tem tido bastante inovação, mas que ainda tem muito para melhorar. E para isso é preciso atrair talento”, afirmou.

O ex-secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, já se associou à iniciativa bem como o grupo ISQ. “A
indústria é um dos fatores que sempre fez avançar a Economia e a Sociedade. É por isso, da mais elementar justiça, honrar e celebrar todos aqueles que tantas vezes, de modo anónimo, contribuem para a criação de riqueza. O ISQ sempre foi uma casa virada para o trabalho com a indústria e por isso tenho todo o gosto em associar-me a esta iniciativa”, refere o presidente Pedro Matias.

O dia norte-americano é celebrado esta sexta-feira, a 6 de outubro, contando com cerca de 2.580 eventos nos 50 estados do país. Neste dia, as fábricas abrem portas para quem quiser ver como trabalham e o que produzem.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site