786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mosteiro dos Jerónimos foi o monumento mais visitado em 2017: mais de um milhão de visitantes

Este artigo tem mais de 5 anos

Tal como nos anos anteriores, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém foram os monumentos mais visitados em Portugal em 2017. Só o mosteiro recebeu mais de um milhão de visitantes.

O Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Em 2017, recebeu mais de um milhão de visitantes, num aumento de 7,9% face ao ano anterior
i

O Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Em 2017, recebeu mais de um milhão de visitantes, num aumento de 7,9% face ao ano anterior

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Em 2017, recebeu mais de um milhão de visitantes, num aumento de 7,9% face ao ano anterior

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Os Museus, Monumentos e Palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) receberam, em 2017, mais de cinco milhões de visitantes, o que representa um crescimento de oito por cento em relação ao ano anterior e um crescimento de 60% quando olhamos para os últimos cinco anos. Esta é a primeira vez que se ultrapassam as cinco milhões de visitas.

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pela DGPC, tal como em 2016, no ano passado, o monumento mais visitado foi o Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Em 2017, este recebeu mais de um milhão de visitantes, num aumento de 7,9% face ao ano anterior. Em segundo lugar no número de visitantes ficou, sem grandes surpresas, a Torre de Belém, que no ano passado recebeu quase 576 mil pessoas.

Apesar de ter permanecido na mesma posição face a 2016, o número global de visitantes diminuiu de 685.694 para 575.875, o que significa que foi um dos monumentos portugueses que, em 2017, teve uma maior quebra no número de visitas. Uma descida que a DGPC justifica não com falta de popularidade, mas com “questões de segurança” que levaram “ao estabelecimento de um número máximo de entradas, a partir do qual a visita é suspensa momentaneamente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para esta diferença contou ainda, de acordo com o organismo, o desaparecimento, a partir de novembro de 2017, dos chamados Bilhetes Circuito Descobertas, que davam acesso ao Jerónimos e à Torre de Belém, e Praça do Império, que permitiam a entrada nestes dois monumentos e no Museu Nacional de Arqueologia, em Belém. Em 2016, estes bilhetes tiveram um peso de 13,8% nos mais 4,5 milhões do número total de entradas em todos os equipamentos culturais da DGPC, explica o organismo nos dados divulgados.

Em terceiro lugar ficou o Mosteiro da Batalha, recentemente envolvido em polémica devido à construção de paredes de betão para alegadamente proteger o monumento das vibrações e do dióxido de carbono emitido pelos automóveis que passam pelo IC2. Em 2017, visitaram os túmulos de D. João I e D. Filipa de Lencastre 492.093 pessoas, o que representa um aumento bastante significativo de 24,1% face ao ano anterior.

Palácio da Ajuda o que mais sobre, Museu Soares dos Reis o que mais desce

Apesar de a tendência de crescimento ser comum em museus, monumentos e palácios, foram nestes últimos que se registaram os maiores aumentos. O Palácio Nacional da Ajuda, que recebeu 126.240 visitantes, teve mais 80,6% de visitas do que em 2016, quando se registaram 69.913 entradas., e mais 152,2% do que em 2012. Por seu turno, o Palácio Nacional de Mafra teve 377.961 visitantes, mais 15,4% do que no ano anterior. Em relação a 2012, o aumento é de 60,4%.

Do lado oposto do espectro encontra-se o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, que, em 2017, sofreu uma queda de 30,6% no número de visitas. Também o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu — cuja coleção principal é composta por um conjunto de pinturas de retábulo provenientes de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o Grão Vasco, e de outros pintores seus contemporâneos — recebeu menos visitantes em 2017: menos 26,4% do que em 2016.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora