Não são só os jardins do Palácio de Versalhes ou as estradas de Hamburgo que ficaram à mercê do frio siberiano que invadiu a Europa esta semana. No norte e interior de Portugal, um manto branco assentou por cima das ruas, dos monumentos e dos jardins e obrigou a encerrar escolhas e cortar estradas. Em Vila Real, o branco da neve contrasta com a pedra de calçada escura e os jardins que estavam verdejantes ainda a semana passada. E o cenário é o que pode ver na fotogaleria.

Tudo isso é culpa de uma massa de ar muito frio que se deslocou para sul, vindo do norte do globo, arrastando com ele temperaturas negativas, chuva e ventos fortes. Em sentido contrário está uma massa de ar quente que, estando agora mesmo por cima do Ártico, fez subir os mercúrio 30ºC acima do normal naquela região do planeta. Portugal também está a testemunhar os efeitos do ar gélido que se abateu na Europa: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco estão todos debaixo de alerta por chuva, vento, neve e agitação marítima.

As imagens na fotogaleria mostram o cenário que se vive neste momento em Vila Real. Se tiver imagens da neve em Portugal que queira partilhar, envie-as para nós através do e-mail leitor@observador.pt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR