Crise do Petróleo

Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 54,71 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em fevereiro, abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 54,71 dólares, mais 0,66% do que no fecho da sessão anterior.
Petróleo

Angola. Petróleo exportado por Angola cai de novo

O preço médio do barril está abaixo daquilo que foi previsto pelo governo angolano no Orçamento de Estado. Em 2014, Angola exportava cada barril a mais de 100 dólares. Agora, não passa dos 40.
Crise do Petróleo

Russos e árabes têm acordo, mas não mostram

Foi dado um "grande passo" para reequilibrar o mercado petrolífero. Rússia e Arábia Saudita têm um acordo para colaborar, mas ainda não há informação específica sobre que medidas podem ser tomadas.
Crise do Petróleo

Angola teve "annus horribilis" em 2015

A crise do petróleo foi responsável por um "annus horribilis" em Angola que perdeu cerca de metade das receitas fiscais da exportação de crude, que representa 98% das exportações totais do país.
Energia

Petróleo dispara. Mercado em défice, diz o Goldman

Os preços estão em máximos dos últimos seis meses, em forte subida esta manhã. O Goldman Sachs diz que o mercado já não está inundado de petróleo e passou, mais rápido do que o previsto, para défice.
Bolsa

Preço do petróleo anima bolsas europeias

O barril de petróleo Brent abriu esta segunda-feira em alta, a cotar-se a 45,92 dólares no Intercontinental Exchange Futures de Londres, mais 1,57% do que no encerramento.
Crise do Petróleo

Angola: Petróleo rendeu menos 30% que o esperado

Angola exportou mais de cinco mil milhões de dólares de petróleo no primeiro trimestre de 2016, menos 30 por cento face à previsão do Orçamento Geral do Estado, afetando fortemente as receitas fiscais
Galp

Galp. Queda do petróleo trava resultados

Os resultados da Galp Energia recuaram 6% para 114 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, penalizados pela forte desvalorização do preço do petróleo.
Algarve

Três minutos contra a exploração de petróleo

1.433
Surfistas portugueses produzem vídeo para "despertar consciências" sobre impacto negativo dos contratos de exploração de petróleo no Algarve.
Crise do Petróleo

BP perde 517 milhões com queda do petróleo

A petrolífera BP informou hoje que registou perdas de 517 milhões de euros (583 milhões de dólares) no primeiro trimestre do ano devido à volatilidade do preço do crude.
Angola

China comprou menos 22% de petróleo a Angola

A exportação de petróleo de Angola para a China caiu 22% no final de 2015, em termos homólogos, segundo o mais recente relatório sobre o comércio externo elaborado pelo INE angolano.
Crise do Petróleo

Adeus aos preços baixos do petróleo, diz a AIE

117
Excesso de petróleo que levou os preços a caírem para os 27 dólares estará prestes a terminar. A Agência Internacional de Energia (AIE) indica que o mercado vai deixar de estar encharcado de petróleo.
Crise do Petróleo

Petróleo sobe. Rússia e sauditas terão acordo

Agência russa Interfax cita "fonte diplomática informada" em Doha que diz que existe acordo entre a Rússia e a Arábia Saudita para tentar fazer subir o preço do petróleo. Barril sobe 4% no mercado.
Crise do Petróleo

Petróleo. Mais 1200 empregos perdidos no Texas

Os empregos foram perdidos após o preço do barril de crude ter atingido 40 dólares. Desde 2014 o setor petrolífero já perdeu cerca de 65 mil empregos. Maioria dos despedimentos aconteceu em Houston.
Angola

Economist. Angola só vai crescer 1,1% este ano

A Economist Intelligence Unit reviu em forte baixa a previsão de crescimento de Angola, para 1,1%. Menos produção de petróleo e a preços baixos condicionam economia em 2016.
Economia

Petróleo não voltará aos preços baixos de janeiro

Agência Internacional de Energia (AIE) acredita que o "fundo" na cotação já ficou para trás – os mínimos de 27 dólares fixados em janeiro. Desde esse momento, os preços já subiram 46%.
Angola

Angola corta ainda mais nos gastos públicos

O Governo angolano está a recorrer a cativações de verbas do Orçamento Geral do Estado para 2016 como medida de prudência face ao agravamento da quebra das receitas com a exportação do petróleo.
Orçamento do Estado

5 Coisas - 07.mar.2016

Discotecas, Paris, Petróleo, Varela, Eurogrupo.
Crise do Petróleo

Fitch revê em baixa valor do petróleo

A agência de notação financeira Fitch reviu em baixa a previsão de evolução do preço do petróleo, considerando agora que cada barril vai valer 35 dólares durante este ano e 45 dólares em 2017.
Crise do Petróleo

Angola a perder um terço das receitas petrolíferas

A exportação de petróleo rendeu a Angola, em janeiro, 568,1 milhões de euros, menos de um terço face ao mesmo mês de 2014, antes da crise da cotação internacional do barril de crude.
Mundo

Irão rejeita congelar a sua produção de petróleo

O ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namadar Zanganeh, rejeitou a ideia de um congelamento do nível de produção petrolífera do Irão, considerando-a "uma brincadeira", noticiaram os 'media' iranianos.
Crise do Petróleo

Reservas angolas caiem 5,9 mil milhões de euros

As Reservas Internacionais Líquidas angolanas desceram 10% em 2015, para 24.572 milhões de dólares (22,3 mil milhões de euros), menos 5,9 mil milhões de euros que os máximos históricos de 2013.
Crise do Petróleo

OPEP defende congelamento da produção de petróleo

O secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Abdullah El Badri, defendeu o congelamento da produção de petróleo para fazer face à queda continuada dos preços.
Crise do Petróleo

Petróleo a 20 dólares. Abu Dhabi diz que sim

O maior banco de Abu Dhabi considerou que o preço do petróleo pode chegar aos 20 dólares por barril este ano e que o excesso de oferta no mercado vai prolongar-se até 2017.
Crise do Petróleo

Acordo para congelar produção é viável, diz Rússia

Ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, diz que o anúncio de congelamento da produção de petróleo, para estabilizar preços, é viável. Países envolvidos valem 75% da produção mundial.
Energia

Sauditas aceitam congelar produção. Petróleo sobe

567
Ministros da Rússia e da Arábia Saudita reuniram-se em Doha. Sauditas e russos aceitaram congelar produção, mas (ainda) não cortar. Para os analistas, é o primeiro passo para um petróleo mais caro.
Angola

Standard & Poor's baixa rating de Angola

A agência de notação financeira Standard & Poor's desceu o 'rating' da dívida soberana de Angola de 'B+' para 'B' devido à descida do preço do petróleo e à dependência destas exportações, levando ao aumento do endividamento do país.
Venezuela

Maduro faz "das tripas coração" com salários

O presidente de Venezuela disse que, devido à queda do preço do petróleo, o governo está a fazer "das tripas coração" para pagar os salários aos trabalhadores.
Crise do Petróleo

Azerbaijão. O 1º país em falência pelo petróleo?

183
Uma equipa do FMI chegou ao Azerbaijão para avaliar a situação económica do país. Mas as notícias não são animadoras e coloca-se agora a hipótese de um empréstimo de emergência.
Crise do Petróleo

Angola perde 5,1 mil milhões com crise petrolífera

Angola perdeu 5,1 mil milhões de euros com a quebra da cotação internacional no barril de crude em 2015, o que levou o Governo a aprovar hoje uma estratégia nacional para fazer face à crise.
Economia

Angola. Petróleo obriga a rever Orçamento

Os economistas dizem que é uma questão de tempo até o Orçamento do Estado angolano ser revisto, devido à crise do petróleo. Mas o ministério das Finanças diz que é "prematuro" falar sobre o assunto.
Crise do Petróleo

$30/barril. E agora?

217
O preço do petróleo vai manter-se tão baixo? E porquê? Como funciona o mercado e qual o peso da OPEP? Portugal ganha ou perde com preços baixos? Algumas explicações e as respostas possíveis.
Energia

Petróleo afunda. OPEP pode reunir-se de emergência

233
Ministro nigeriano diz que até a Arábia Saudita está a ser prejudicada pela forte queda dos preços do petróleo, que já negoceiam a 30 dólares por barril.
Crise do Petróleo

Petróleo em mínimo de quase sete anos

268
As cotações do petróleo continuam a reagir em queda à decisão da OPEP de não limitar a produção. Esta terça-feira, o Brent negociou abaixo dos 40 dólares. Não acontecia desde fevereiro de 2009.
Energia

Petróleo derrapa para mínimos da crise de 2008

476
Preço do crude acaba de descer para o valor mais baixo desde finais de 2008, ainda a ressentir-se da decisão da OPEP de não cortar as quotas de produção de petróleo.
Energia

OPEP vs EUA. O gráfico que mostra que OPEP venceu

194
A OPEP está há um ano a inundar o mercado de petróleo para levar à falência os novos produtores norte-americanos. A estratégia parece estar a funcionar. Preços irão voltar a subir?
Crise do Petróleo

Produtores de petróleo querem o barril a $100

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que os países produtores de petróleo estão a promover ações conjuntas para estabilizar o preço do barril, a médio prazo, à volta dos 100 dólares.
Arábia Saudita

Sauditas: Petróleo barato está a tramar rivais

525
Responsável da Arábia Saudita citado pelo Financial Times congratula-se pelo facto de a produção elevada pela OPEP estar a deprimir os preços do petróleo e a levar os produtores dos EUA à falência.
Energia

Preço do barril sobe 0,95% para 57,08 dólares

O barril de crude Brent para entrega em abril encerrou no mercado de futuros de Londres em alta de 0,95%, para 57,08 dólares.
Economia

Preço do petróleo dispara 8%

O preço do petróleo registou na sexta-feira uma forte valorização nos Estados Unidos e em Londres, em resposta ao anúncio de dados que apontam para o fecho de poços em produção nos EUA.
Energia

Petróleo a 200 dólares? "É possível", diz a OPEP

Secretário-geral da OPEP diz que o preço do petróleo, que continua abaixo dos 50 dólares, pode voltar a disparar e atingir os 200 dólares por barril. "É possível", se deixar de haver nova produção.
Economia

Petróleo em Londres desce para menos de 50 dólares

O preço do petróleo negociado em Londres, referência para as importações portuguesas, desceu para menos de 50 dólares por barril. É um mínimo desde maio de 2009 e metade do valor de há quatro meses.
Mercados Financeiros

Petróleo abaixo de 55 dólares em Londres

É o valor mais baixo desde o início de 2009. Os preços do petróleo continuam em queda e, em Londres, desceram para menos de 55 dólares por barril. Analistas não veem inversão da tendência para breve.
Mercados Financeiros

55 dólares por barril. Queda do petróleo continua

122
O barril de crude esteve a ser negociado na casa dos 55 dólares em Londres pela primeira vez desde maio de 2009, com novos sinais pouco animadores sobre as economias da Europa e da China.
Energia

Petróleo mais barato. Será mesmo um bom sinal?

268
Uma descida dos preços do petróleo, sobretudo na escala que está a verificar-se, é normalmente vista como um estímulo fiscal para os países industrializados. Foi assim no passado. E desta?
Crise do Petróleo

O petróleo como arma geopolítica

308
A descoberta do “petróleo de xisto” nos Estados Unidos constitui uma das transformações geopolíticas mais relevantes dos últimos anos e terá repercussões enormes na política mundial.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)