918kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crítica de Livros

Crítica de Livros

Os magníficos "Dias de Areia" de Aimée de Jongh

Numa dança rara entre traço e narrativa, a autora holandesa parte do Dust Bowl para uma história feita de humanidade sem limites geográficos ou temporais.
Crítica de Livros

Barcelos: a arte popular e os arquitectos

Alves Costa e Fernandez, recusando hierarquizar erudito e popular, colocam o figurado de Barcelos no "território da História da Arte" — "uma autenticidade sem retoques".
Crítica de Livros

Bolhão: história duma renovação exemplar

A maioria dos livros de Nuno Miguel Borges dedicam-se a obras de restauro e renovação. Neste caso, uma nova série de fotografias de André Cepeda exibe a mais decrépita degradação do Mercado.
Crítica de Livros

Nacional, um exemplo contracorrente

Marques da Silva desenhou o prédio d'A Nacional cinco anos depois de ter concebido os Grandes Armazéns Nascimento (1914). O que está à nossa frente é um "livro de obra".
Crítica de Livros

"Tananarive": beleza desenhada

Venceu o prémio de melhor obra estrangeira de banda desenhada editada em Portugal no Amadora BD. Olhando a narrativa surpreendente e um trabalho artístico de enorme fôlego, percebe-se o porquê.
Crítica de Livros

"Canção do Profeta": vertigem claustrofóbica

Quase sem pausas, com descrições imagéticas e sensoriais, o romance cria uma República da Irlanda caída no totalitarismo após a ascensão da extrema-direita. Venceu o Booker Prize em 2023.
Crítica de Livros

"Aqui": uma magistral visão do tempo

Num trabalho de fôlego, Richard McGuire rompe com a linearidade sequencial da arte, oferecendo a vida entre 80 milhões de anos para trás e o ano 2213. Não só não é coisa pouca, é mesmo quase tudo.
Crítica de Livros

Mariana Salomão Carrara e um grande livro

Distinguido com o Prémio São Paulo de Literatura para Melhor Romance, “Não Fossem as Sílabas do Sábado” marca a auspiciosa estreia em Portugal da escritora brasileira.
Crítica de Livros

Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém

Ao chegar a Jerusalém, Guy Delisle sabe muito pouco, quase nada, sobre o conflito israelo-árabe. Esta novela gráfica é o retrato de um quotidiano feito de incomunicabilidade cultural.
Crítica de Livros

Manuel Mutimucuio e a tragicomédia moçambicana

Uma ficção que vai respirando como a vida, um romance que vai mostrando as diferenças de status num país que, tendo as suas línguas, viu ser imposta outra, como metáfora para uma realidade maior.
Crítica de Livros

Braga: a cidade na fotografia

A obra de dois fotógrafos é apresentada em conjunto no livro "Na Sublimação do Tempo", uma abordagem mais estimulante e dinâmica do que qualquer exposição individual
Crítica de Livros

A fantasia e a violência segundo p. feijó

"Episódios de Fantasia & Violência" mostra como, se insistirmos em fazer das questões de género uma história de índios e cowboys, não devemos esquecer quem procura apenas adiar a sua extinção.
Crítica de Livros

Tatiana Salem Levy e a dolorosa arte do segredo

O tema geral adivinha drama, mas há momentos de humor inigualável, em parte nas citações de um diário, quando o tema é o assédio de que ninguém soube. "Melhor Não Contar" sucede-se a "Vista Chinesa".
Crítica de Livros

Vale de Milhaços: a pólvora na outra banda

Um livro para contar a história de uma fábrica, de uma indústria e de uma geografia, mas também para servir de alerta urgente sobre a nossa relação com o património e a arqueologia industriais.
Crítica de Livros

Um grande prémio de pequenos méritos

O livro de Sonsoles Ónega ganhou a mais valiosa das distinções internacionais. Mas o que se distinguiu não foi um romance literário, antes um produto comercial que obedece a um interesse de mercado.
Crítica de Livros

Guillaume Musso: quantas cores tem um thriller?

Uma novela gráfica feita a partir de um guião de um dos mais populares escritores franceses é revelador de uma capacidade generosa em tirar proveito de diferentes linguagens, um artesanato por si só.
Crítica de Livros

Jasper Morrison e o pensamento prático vernacular

Jasper Morrison veio a Lisboa há uma década e fez este livro admirável que nos honra mas também nos coloca a pergunta: quando é restabelecido, com a dignidade que merece, o Museu de Arte Popular?
Crítica de Livros

"Desertar", de Mathias Enard: lição de narrativa

O correr do tempo e a guerra que a tudo e todos afeta, através de duas histórias: a de um militar e a de um matemático. Uma prosa elegante, subtil, delicada, com efeito quase encantatório.
Crítica de Livros

Vincenzo Latronico: o italiano irónico

É o primeiro romance do autor publicado em Portugal e traz-nos o retrato de uma geração com vida de nómada digital. A ironia e a crónica certa sobre os dias contemporâneos ocidentais.
Crítica de Livros

Bénédicte Blondeau: admirável mundo velho

"Ondes" vem reforçar a crescente vitalidade dos fotolivros em Portugal, com a surpresa e o encantamento que o trabalho da fotógrafa belga proporciona e que a excelência da impressão sublinha.
Crítica de Livros

Silva & Bártolo: memória em caleidoscópio

Dois colecionadores, curadores, professores e parceiros, José Bártolo (1972-) e Jorge Silva (1958-), uma vez mais juntos numa demonstração da presença do design e da ilustração na história do livro.
Crítica de Livros

O jogo duplo de David Machado

"Os Dias do Ruído" é o regresso de David Machado ao romance e traz a história surpreendente de Laura, partindo do momento em que matou um terrorista islâmico. Mas nem tudo é o que parece,
Crítica de Livros

A educação de Joana

No livro de Joana Mosi, "A Educação Física", a banda desenhada é o veículo para uma obra artística, mais do que narrativa, feita de pequenos detalhes quotidianos como metáforas para algo maior.
Crítica de Livros

O fundo do mar não é uma mina

Três décadas de mergulho em três oceanos deram Pedro Ponces Camanho, professor catedrático na Universidade do Porto, o conhecimento e a inquietação que agora expõe em livro.
Crítica de Livros

Os dias italianos de Chico

Tratando a vida com uma ligeireza que não se conhece em Portugal, em "Bambino a Roma", Chico Buarque mostra mais um livro que o prova como multifacetado, denso, sem manias.
Crítica de Livros

O Palácio Pimenta como nunca o conhecemos

A história "longa e complexa" de um edifício que é um museu desde 1979 bem merecia a campanha historiográfica que este livro agora nos traz, após restauro e remodelação arquitetural que levou 3 anos.
Crítica de Livros

Masaji Ishikawa, um japonês sem norte na Coreia

É um livro de memórias, de quem conta a história de uma vida na Coreia do Norte em busca do caminho de volta a casa, depois de eliminada a ilusão de Kim il-sung.
Crítica de Livros

Porto literário: uma breve história de bolso

São seis pequenos cadernos em caixa de cartão cru sobre a memória escrita de uma cidade, iniciativa editorial de mérito que poderia agora ser estendida a Coimbra ou a Lisboa, por exemplo.
Crítica de Livros

A jovem Annie no encanto de Jamaica Kincaid

A viagem da autora a caminho de uma vida nova cruza-se com a desventura de Annie John em ruptura com a família, em busca de um futuro e de uma identidade. O resultado é um romance
Crítica de Livros

Portugal em oito livros

Não pode deixar de haver uns livros mais conseguidos que outros, pela própria diferença de mérito entre os autores entre si. De Rita Ferro a Patrícia Reis, seguimos pelo país com esta coleção.
Crítica de Livros

Com Vonnegut, o romance é puro sarcasmo

Lê-lo surpreende sempre. Kurt Vonnegut só sabe fazer prosa instigante. É impossível lê-lo sem ver a vida a dar voltas ao contrário. "Cama de Gato" demonstra-o, mais uma vez.
Crítica de Livros

O Alentejo do açoriano Artur Goulart

Arqueólogo formado em Roma, museólogo, historiador, jornalista, poeta e professor, discretíssimo açoriano de São Jorge cujos principais trabalhos foram dedicados ao Alentejo, e em especial a Évora.
Crítica de Livros

O talento de Aramburu

A ETA, que nasceu no mesmo ano que Fernando Aramburu, transformou-se em tema forte do autor. Em "Filhos da Fábula", a proposta é diferente de "Pátria", mas é um romance magistralmente construído.
Crítica de Livros

O "observatório pessoal" de Hubert Reeves

Um livro a distribuir pelos autarcas e serviços municipais de jardinagem e espaços urbanos de todo o país, tão furiosamente empenhados em destruir a biodiversidade gerada pelas flores espontâneas.
Crítica de Livros

A história de Gwendy que Stephen King não terminou

Ela é uma jovem que se vê confrontada com uma caixa oferecida por um estranho. Ele é um dos escritores mais célebres de sempre. O resultado é uma história eficaz escrita a quatro mãos.
Crítica de Livros

Zanzibar pela lente de Afonso Chaves

Um livro fotográfico que é "uma aproximação quase antropológica sobre o que viu", com imagens que "não são as típicas de um transitório olhar de turista, mas antes de um espírito contemplativo".
Crítica de Livros

Alix Garin: acima de tudo, a emoção em cada tira

O enredo simplista, entre uma avó e a neta, deixa que o desenho exímio sobressaia. "Não me esqueças" é uma banda desenhada em que as memórias emocionais estão presentes em cada detalhe.
Crítica de Livros

Quantas vidas via James Baldwin?

Ao invés de ver um episódio, vê séculos de acontecimentos. Ao invés de ver um indivíduo, tende a ver uma sociedade inteira. A colecção de ensaios "Notas de um Filho da Terra" demonstra-o mais uma vez.
Crítica de Livros

Tarrafal 1936-74: memória concentrada

Cuidado e sensibilidade visual assinaláveis para a lucidez editorial de João Pina na hora de construir um livro que é uma viagem visual (e familiar) pelo campo de concentração em Cabo Verde.
Crítica de Livros

A grande novela (gráfica) coreana

"Erva" é a história verídica de uma criança que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi vendida e explorada como mulher de conforto. Resulta da coragem da biografada e da sensibilidade da autora.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.