Nos dois lados do Canal da Mancha recorda-se e homenageia-se os milhares de soldados mortos naquela que foi a maior invasão da história e que libertou a França do regime nazi. Setenta anos depois, veteranos britânicos voltaram à Normandia, França, para prestam homenagem aos companheiros de combate durante a Segunda Guerra Mundial.
O príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha estiveram presentes, na quinta-feira, véspera do Dia D, antecipando a presença, nesta sexta sexta-feira, de 17 chefes de Estado, incluindo Barack Obama e Vladimir Putin, marcarem presença nas cerimónias de celebração do desembarque da Normandia.
Príncipe Charles e Camilla visitaram a ponte Pegasus durante as comemorações dos 70 anos do Dia D.
Num trabalho publicado no britânico Daily Mail, vê-se o veterano Fred Holborn a olhar para as mais de 20 mil pequenas bandeiras britânicas colocadas nas areias da praia Gold. Amanhã, 70 anos após o Dia D serão os líderes mundiais a prestar homenagem a quem arriscou a pele para salvar a Europa de Hitler.
Carlos e Camilla encontraram-se com veteranos junto do Café Godrée. O agora museu foi a primeira casa francesa a ser libertada pelos Aliados da da ocupação nazi, a dia 6 junho.
Conheceram vários veteranos, colocaram uma coroa de flores no memorial aos cerca de 10 mil soldados das tropas aliadas que sucumbiram durante a invasão.
Entre esses veteranos estava Jock Hutton, que, apesar da idade, repetiu o salto que fez em França há 70 anos. Histórias de guerra, de sofrimento, de orgulho, com exercícios militares a avivarem a memória.
Príncipe de Gales assistiu a exercícios militares durante as comemorações dos 70 anos do Dia D
A rainha Isabel II e o duque de Edimburgo, que estão em Paris para uma visita de Estado de três dias, juntar-se-ão às comemorações amanhã, na Normandia, dia em que missão de resgate da França começou. A eles vão ainda juntar-se na cerimónia oficial Obama, Putin e Merkel.
A 6 de junho de 1944, mais de 156 mil tropas dos países aliados, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos, lançaram uma das maiores operações militares da História nas praias da Normandia, que levaram mais tarde ao fim da Segunda Guerra Mundial.