455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

II Guerra Mundial

Judaísmo

Holocausto. Papa ordena publicação de arquivos

Arquivos que vão ser tornados públicos remetem para o pontificado de Pio XII, tradicionalmente acusado de ter sido fraco face aos crimes.
E o Resto é História

Vídeo. A Batalha de Midway e a morte de Heydrich.

Há 80 anos, em Junho de 1942, ocorreu a mais importante batalha naval da Segunda Guerra Mundial e foi assassinado um dos mais bárbaros representantes do regime nazi.
Holocausto

Arnold Schwarzenegger quer visitar Auschwitz

Arnold Schwarzenegger nasceu na Áustria dois anos depois do fim da Segunda Grande Guerra e da queda do regime nazi. Vai visitar o campo de concentração de Auschwitz em setembro deste ano.
Fact Check

Coca-cola fez anúncio para Alemanha Nazi?

Imagem de um anúncio da Coca-cola com um lema da Alemanha Nazi. O anúncio existe, mas não tem o consentimento da empresa. Informação é falsa.
Gabinete de Guerra

"Discursos de Putin e Hitler têm parecenças"

O historiador Bruno Cardoso Reis compara discurso de Hitler sobre a invasão da Polónia ao de Putin. A pressão sobre os compatriotas e a garantia de que tudo foi feito para evitar a guerra são exemplos
Noticiário

22h. EUA acusam Putin de mentiras e desinformação

No dia em que se assinala a vitória sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, diz que o Presidente russo voltou a espalhar mentiras e desinformação.
Fotogaleria

Imagens do Dia da Vitória no resto do mundo

No dia em que se assinala a vitória sobre os alemães na II Guerra Mundial, houve quem aproveitasse para protestar contra a guerra na Ucrânia. Mas da Moldávia à Sérvia não faltaram apoiantes de Putin.
Contra-Corrente

Putin fez o discurso da derrota no Dia da Vitória?

Não celebrou vitórias, não declarou guerra nem anunciou uma mobilização geral. Putin evocou a história e os heróis, falou para os russos, justificou-se mais do que atacou. Será que prepara a derrota?
Gabinete de Guerra

Putin repetiu "exatamente os mesmos argumentos"

Rússia "considera-se conservadora dos valores do velho mundo" e vê o Ocidente como forjador. Análise do major-general Arnaut Moreira e do especialista em segurança internacional Bruno Cardoso Reis.
Emissão Especial

"Combates no Donbass para que o nazismo não volte"

Líder russo diz que "a NATO criava uma ameaça". Refere que os soldados no Donbass "estão a lutar pela própria pátria". O discurso de Putin nas celebrações do Dia da Vitória na II Guerra Mundial. 
Observador na Ucrânia

Memorial da II Guerra em Kharkiv no Dia da Vitória

O enviado especial Pedro Jorge Castro descreve o ambiente no memorial da II Guerra em Kharkiv. Ruas "praticamente vazias" e "um grande controlo de segurança" contrastam com as celebrações de Moscovo.
Noticiário

21h. Ucrânia. Biden vai assinar decreto para armas

No dia 9 de Maio. É a resposta do Presidente norte-americano às celebrações russas do dia da derrota do regime nazi na Segunda Guerra Mundial. A assinatura do decreto é inspirada numa lei de 1941.
II Guerra Mundial

II Guerra Mundial. Resolvido mistério com 80 anos

Historiadores resolveram mistério com quase 80 anos e descobriram o significado de uma lista de seis nomes escritos na parede de uma mansão em Essex.
Noticiário

00h. Mariupol como "campo de concentração russo"

O Presidente ucraniano considera que as forças russas são “mais cínicas” do que os nazis e denuncia que Moscovo está a tentar russificar Kherson, tentando implementar o rublo como moeda oficial.
Holocausto

Há 77 anos, os EUA libertavam o campo de Dachau

No dia 29 de abril de 1945, o campo de concentração nazi foi libertado por tropas da 45.ª Divisão de Infantaria, tendo sido resgatados cerca de 30 mil prisioneiros com vida.
Holocausto

Morreu a mulher que escreveu a Lista de Schindler

Durante a II GG, Mimi Reinhardt, que trabalhava como secretária de Oskar Schindler, criou a lista de trabalhadores judeus que foram salvos da morte certa nos campos de concentração pelo empresário.
Livros

Albert Speer e o colapso do regime nazi

Arquiteto e ministro do Armamento, foi uma das figuras mais destacadas da Alemanha de Hitler. Nas "Memórias" agora reeditadas, Speer vai do fascínio ao terror. O Observador publica um excerto.
História

Conheça a história das armas químicas

Utilizadas na Antiguidade, popularizadas na 1.ª Grande Guerra e proibidas diversas vezes, as armas químicas são uma ameaça constante e podem vir a ser utilizadas pela Rússia na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Campos de concentração. Rússia fora de cerimónias

"Representantes oficiais da Rússia e da Bielorrússia não são bem-vindos nas cerimónias", disse a Fundação em Memória de Buchenwald e Mittelbau-Dora, dois antigos campos de concentração nazis.
Livros

Anne Frank: livro retirado à venda em Portugal

Relatório sobre “Quem traiu Anne Frank?” não resistiu a escrutínio rigoroso. A editora retirou-o do mercado e pediu desculpas. Em Portugal, ainda continua nos escaparates.
Gabinete de Guerra

"Documentário da II Guerra que vivemos in loco"

Aline Beuvink tem ascendência ucraniana e é ex-deputada de Lisboa pelo PPM. Quanto à guerra, afirma que o "PCP ao menos não é como o BE que não assume", mas diz que "ambas as posições são execráveis".
Fact Check

Imagem mostra ucranianos no Holodomor?

Publicações no Facebook mostram uma imagem com pessoas desnutridas. Associam-nas ao Holodomor (morte pela fome) na Ucrânia, mas na verdade são imagens de um campo de concentração nazi.
Guerra na Ucrânia

Ucraniana foi maior franco-atiradora da II Guerra

Lyudmila Pavlichenko, a franco-atiradora mais letal do exército da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, e responsável pela morte de 300 nazis, era ucraniana.
Guerra na Ucrânia

A invasão da Ucrânia e a repetição da História

O anúncio de que a NATO não interviria foi uma “passadeira vermelha” para a invasão, pois o facto de não tencionar intervir militarmente, não obrigava a que o anunciasse de forma tão evidente.
Guerra na Ucrânia

Escondidos no metro. O novo "Blitz" na Ucrânia

Nas duas maiores cidades do país, a capital Kiev e Kharkiv, os civis que não abandonaram as cidades procuraram refugiar-se dos bombardeamentos nas estações de metro e de comboio.
Adolf Hitler

Casa onde Hitler nasceu será esquadra da polícia

No memorial do campo de concentração de Mauthausen, disposto em frente à casa, é possível ler-se: "pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais. Alertam milhões de mortos."
Holanda

Editora suspende novo livro sobre Anne Frank

A editora emitiu um pedido de desculpa esta segunda-feira, afirmando que deveria ter sido adotada uma postura "mais crítica"  na menção de um judeu como o traidor de uma família judia.
Nazismo

Anne Frank pode ter sido traída por notário judeu

Era um mistério quem teria denunciado aos nazis o esconderijo dos Frank. Os investigadores lutaram contra a ideia de que o traidor podia ter sido um judeu, mas foi – para ele próprio ficar a salvo.
II Guerra Mundial

II Guerra. Mito nazi alimentado por erros dos EUA

Thomas Boghardt, um historiador alemão, discorre num novo livro sobre o mito da Fortaleza Alpina Nazi — suposto plano para uma última defesa Nazi nos Alpes Bávaros e Austríacos.
Arte

França devolve quatro obras roubadas por nazis

Os quatro quadros, três conservados em Paris no Museu do Louvre e outro no Museu Orsay, são de pequena dimensão e datam do século XIX.
África

14 anos de prisão por cumplicidade em genocídio

O Ministério Público tinha pedido 15 anos de prisão para Claude Muhayimana, de 60 anos, acusado de ter transportado soldados e milicianos hutu para locais de massacre da minoria tutsi.
Polónia

II Guerra. Polónia pede compensação à Alemanha

Zbigniew Rau aludiu à "devolução de bens culturais saqueados pela Alemanha" e sugeriu um "sistema de compensação pelos monumentos da cultura polacos", destruídos pelo regime nazi.
Estados Unidos da América

Morreu Bob Dole, histórico político republicano

Até 2018 era o político que passara mais anos como líder republicano no Senado. Foi candidato à presidência contra Bill Clinton, candidato a vice-presidente e combateu na II GM. Morreu com 98 anos.
Alemanha

Munique. 3 feridos com bomba da II Guerra Mundial

A explosão aconteceu durante as obras num caminho de ferro em Munique. A bomba aérea teria 250 quilos, a explosão lançou detritos por várias centenas de metros e foi ouvida a vários quilómetros.
Holocausto

Leilão de selos nazis desperta fúria em Israel

As ferramentas eram usadas pelos nazis para "tatuar" o número dos prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz, espetando o carimbo nos braços e aplicando a tinta na ferida.
História

Aristides de Sousa Mendes entra no Panteão

Cerimónia decorreu esta terça-feira em Lisboa, com políticos e familiares do diplomata. "Portugal, eternamente grato, o recorda e homenageia", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
França

Ministro francês apoia campo de refugiados fechado

O ministro do Interior francês deslocou-se à ilha grega de Samo onde as autoridades gregas inauguraram, um campo de processamento e de acolhimento de refugiados de "acesso fechado e controlado".
II Guerra Mundial

Veterano americano da Segunda Guerra fez 112 anos

Lawrence Brooks tem direito a uma festa de aniversário organizada pelo Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial. Por causa da pandemia, as celebrações têm ido diretamente a casa do veterano.
II Guerra Mundial

Quase matou 3 crianças em 1944. Agora encontrou-as

Na altura com 20 anos, o soldado achava estar perante um alemão. Afinal, eram três crianças que a mãe tinha escondido debaixo de um cesto, quando sentiu a presença de militares. Reencontram-se agora.
Alemanha

Condenado reformado que escondia um tanque em casa

Homem de 84 anos foi condenado pela justiça alemã a 14 meses de pena suspensa e ao pagamento de uma multa. Foi ainda obrigado a doar ou a vender todo o arsenal descoberto em sua casa.
Alemanha

Ex-guarda nazi com 100 anos vai a julgamento

O ex-membro das SS deverá ser julgado durante duas a duas horas e meia por dia, acusado de cumplicidade em mais de três mil assassinatos, incluindo execuções por fuzilamento e por gás venenoso.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.