Olá

862kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Benjamin Netanyahu

Gabinete de Guerra

"Os reféns não são a prioridade de Netanyahu"

Netanyahu a fazer tudo para a sua sobrevivência política, enquanto o líder da oposição tenta rentabilizar fragilidades. O politólogo José Filipe Pinto alerta: "Vivemos num estado de conflito global".
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Não interessa à NATO entrar no conflito"

José Filipe Pinto considera um erro antecipar a entrada da Ucrânia na comunidade europeia. O especialista em movimentos extremistas diz que o conflito no Médio Oriente está longe de se reduzir a Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu: "Não vamos cair nesta armadilha"

Numa rara conferência de imprensa, Netanyahu pediu desculpa às famílias dos reféns, deixou acusações aos seus críticos, lembrou o passado e deixou uma certeza: não vai sair de Filadélfia.
Conflito Israelo-palestiniano

Corredor de Filadélfia afasta Israel de um acordo

Governo israelita rejeita cessar-fogo se não mantiver o controlo do Corredor de Filadélfia, a faixa de 14 quilómetros entre Egito e Gaza. Mas greves e protestos podem aumentar pressão sobre Netanyahu.
Gabinete de Guerra

"Israel não tem conseguido recuperar reféns"

Bruno Cardoso Reis afirma que desde do início que a Rússia chantageia os países ocidentais com o armamento nuclear. Já na Alemanha, a extrema direita venceu as eleições, mas por agora nada muda.
Conflito Israelo-palestiniano

Gallant acusa Netanyahu de abandonar reféns

Transcrições de uma reunião do Gabinete de Guerra israelita revelam discussões exaltadas entre Gallant e Netanyahu. Os líderes da Mossad e das IDF ficaram do lado de Gallant, mas os ministros não.
O Domínio da Guerra

Kursk é um problema para Putin (e ele sabe disso)

Para o Major-General Arnaut Moreira, Putin tem recebido muitas críticas por causa da não ação em Kursk. Garante que os ataques russos em grande escala têm surgido em resposta a essas críticas. 
Conflito Israelo-palestiniano

Opositor acusa Netanyahu de ignorar alertas

Lapid afirmou que Netanyahu e o seu Governo concentraram toda a sua atenção na aprovação parlamentar da sua reforma judicial, ignorando os avisos sobre ameaças à segurança nacional.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu considera "muito sérias" novas sanções

Os EUA anunciaram novas sanções contra colonos israelitas na Cisjordânia, instando Telavive a lutar contra os grupos extremistas que são acusados de alimentar a violência na Palestina.
Gabinete de Guerra

"Rússia não vai ceder, nem mostrar-se afetada"

Daniela Nunes afirma que a incursão em Kursk muda a narrativa mais fatalista sobre as capacidades da Ucrânia. A especialista em RI diz que a libertação de um refém trouxe oxigénio a Netanyahu.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres de porta aberta para debate com Netanyahu

"Não tenho razões para acreditar que não haja uma reunião", declarou à imprensa Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Gabinete de Guerra

"Não há interesse num cessar-fogo em Gaza"

Luís Tomé não tem dúvidas de que há uma "escalada clara" do conflito em Gaza. Já na guerra da Ucrânia, considera que os ataques que furam fronteiras da NATO são "armadilha" na qual não se deve cair.
Gabinete de Guerra

"Não deverá haver acordo no Médio Oriente"

Numa altura em que a retaliação do Irão permanece iminente, Tiago André Lopes antevê não haver acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Ainda, os aliados da Ucrânia podem estar de mãos atadas.
Conflito Israelo-palestiniano

Ocupação militar? Netanyahu e Blinken divergem

"Talvez tenha convencido Blinken", declarou Netanyahu sobre permissões para Israel permanecer em Gaza. Os Estados Unidos recusaram "afirmações maximalistas" e Blinken negou ocupações "a longo prazo".
Resposta Pronta

"Estratégia de Blinken para a paz não funciona"

Tiago André Lopes, especialista em Relações Internacionais, considera que a dramatização quanto à aceitação de Israel do acordo de cessar-fogo proposto pelos EUA é uma estratégia que não funciona.
Noticiário

23h. EUA - Convenção Democrata arranca em breve.

Arranca daqui a menos de uma hora, em Chicago, a Convenção Nacional do Partido Democrata. A reunião vai oficializar a candidatura de Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos da América.
Noticiário

22h. Chega já prepara eleições  autárquicas

Chega vai tentar convencer antigos membros do PSD a juntarem-se ao partido nas eleições autárquicas do próximo ano. O objetivo é manter, pelo menos, os 19 veradores que elegeu em 2021.
Comentário

"Esta é uma estratégia gasta"

Tiago André Lopes, especialista em relações internacionais, diz que a dramatização para aceitação do acordo é uma estratégia que não funciona.
Gabinete de Guerra

"Netanyahu espera de vitória de Trump"

José Filipe Pinto sublinha o desejo de Benjamin Netanyahu ver Trump reeleito à Casa Branca. Ainda, a antevisão de um cenário de equilíbrio no ocidente que não agrada a nenhuma das partes.
Noticiário

22h. Incêndio Arcos de Valdevez. EN 303 cortada

De acordo com a proteção civil é um incêndio que está a lavrar com "muita intensidade". Ainda neste jornal, Miguel Albuquerque insiste na tese de fogo posto na Madeira.
Noticiário

21h. Hamas acusa Netanyahu de "obstruir" acordo

Hamas diz considerar Benjamin Netanyahu totalmente responsável pelo fracasso dos esforços dos mediadores. E ainda, Blinken já está em Israel para uma visita que pretende acelerar as negociações.
Noticiário

20h. Madeira. Albuquerque insiste em fogo posto

Miguel Albuquerque afirma que não há qualquer vítima a registar, nem nenhuma habitação consumida pelo fogo na Madeira. E ainda neste jornal, a ZERO diz que é preciso mais meios de combate às chamas.
Noticiário

19h. Médio Oriente. Blinken já está em Israel

De acordo com o porta-voz da Secretaria de Estado dos Estados Unidos, Blinken vai reunir esta segunda-feira com o Benjamim Netanyahu. E ainda, Netanyahu pede que haja uma maior pressão sobre o Hamas.
Gabinete de Guerra

Será o ataque do Irão diferente dos restantes?

Bruno Cardoso Reis sublinha que a retaliação do Irão pode coincidir com datas importantes para o regime do país. Ainda, poderá haver uma "escalada automática" no conflito na Ucrânia?
Gabinete de Guerra

"Zelensky quer que Rússia perceba o que fez"

Ana Miguel dos Santos diz que ofensiva em Kursk não tem objetivo de conquistar território russo. A investigadora em assuntos de segurança e defesa diz que Netanyahu não desistirá de eliminar o Hamas.
O Domínio da Guerra

Yahya Sinwar. "É uma má escolha do Hamas"

Para o Major-General Arnaut Moreira, a escolha de Sinwar veio simplificar a tarefa de Israel. Alerta que se o novo líder for abatido, Israel tem motivos para declarar a vitória militar sobre o Hamas.
Gabinete de Guerra

"Avanço positivo". Ucrânia explora fraquezas russa

Nova investida ucraniana com resultado positivo. Bruno Cardoso Reis sublinha a dificuldade da Rússia em provar ser potência militar, apesar da assimetria de poder. E Netanyahu, o "grande sobrevivente"
Gabinete de Guerra

O líder mudou e há mais “músculo” no Hamas

Vítor Gabriel Oliveira explica que apesar da mudança, a liderança do Hamas vai continuar forte. O secretário geral da SEDES Europa garante que os EUA são os mais fragilizados no meio do conflito.
Explicador

Israel não teme um confronto com o Irão?

António José Telo não tem dúvidas de que a retaliação do Irão contra Israel já começou. Tiago André Lopes descreve como "único" este aviso de uma resposta firme por parte do Irão a Israel.
Gabinete de Guerra

Irão sabe o que fazer: “Gerar intranquilidade”

José Filipe Pinto explica que o objetivo do Irão é deixar Israel em estado de alerta permanente. O politólogo garante que fator surpresa joga a favor do Irão que vai procurar atacar alvos cirúrgicos.
Gabinete de Guerra

“Irão está em vantagem e decide quando atacar”

Tiago André Lopes garante que um ataque do Irão está a ser bem pensado e não deve acontecer nas próximas 48 horas. Explica ainda que o Irão tem a ganhar ao deixar o mundo num nervosismo permanente.
Gabinete de Guerra

Troca de prisioneiros? "Kremlin tem de querer"

Francisco Pereira Coutinho sublinha a importância da troca de prisioneiros entre a Rússia e os EUA. No Médio Oriente, não há dúvidas de que devemos esperar retaliação de Israel para breve.
Noticiário

20h. Gémeas. PR não vai falar na CPI

Marcelo Rebelo de Sousa diz que só responde perante o povo que o elegeu ou perante o Supremo Tribunal de Justiça. Ainda, Netanyahu diz que ainda não é tempo para terminar a guerra na Faixa de Gaza.
Gabinete de Guerra

Morte de Haniyeh "vai levar a uma radicalização”

Tiago André Lopes prevê uma radicalização após a morte de Haniyeh. O especialista em relações internacionais avisa que um ataque concertado entre Líbano e Irão contra Israel já pode ser justificado.
Gabinete de Guerra

Turquia e Israel não se entendem

Vítor Gabriel Oliveira comenta os avanços e recuos do cessar-fogo em Gaza. Destaca ainda a jogada diplomática de Erdogan que não quer intervir em Israel, mas mantém forte pressão sobre Netanyahu.
Gabinete de Guerra

Hezbollah que enfraquecer Israel e Netanyahu?

José Filipe Pinto destaca que a preocupação de Netanyahu é não se querer separar dos EUA. O politólogo fala de um “caldeirão explosivo” quando se mistura o elemento étnico, religioso e político.
Noticiário

9h. Lisboa. Cirurgias adiadas por falta de sangue

No Hospital de Santa Maria quatro cirurgias foram adiadas por falta de unidades de sangue este mês. Os principais grupos em falta são os tipos A e 0. Neste jornal, as eleições venezuelanas.
Noticiário

8h. Trump acusa Kamala de ser da extrema-esquerda

Trump acusa Kamala Harris de ser a pessoa mais à esquerda dos Estados Unidos. São declarações do candidato republicano à Casa Branca. Neste jornal, o Governo Português lamenta a morte de Mísia.
Noticiário

3h. UE pede investigação a ataque em Israel

O ataque aéreo matou pelo menos 12 pessoas. Benjamin Netanyahu promete que o Hezbollah, que nega a autoria do ataque, vai ter uma resposta "nunca antes vista".
Conflito Israelo-palestiniano

Trump reúne-se com Netanyahu e deixa alerta 

Depois de cortarem relações, Trump e Netanyahu mostram-se reconciliados. Netanyahu agradece trabalho passado de Trump, que — por seu lado — promete acabar com as guerras do Médio Oriente, se ganhar.
Conflito Israelo-palestiniano

Kamala Harris: "É tempo de esta guerra acabar"

Kamala Harris reuniu-se com Netanyahu. Insistiu para este aceitar o acordo de cessar-fogo e defendeu uma solução de dois Estados que garanta a segurança israelita e o fim do sofrimento palestiniano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.