791kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Benjamin Netanyahu

O Domínio da Guerra

"EUA voltaram à liderança do apoio à Ucrânia"

Com a aprovação do novo pacote de apoio à Ucrânia, os EUA reconquistam a confiança da Europa. O general Arnaut Moreira entende que o continente ganha assim tempo para repensar a indústria de defesa.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Há material, faltam recursos humanos”

José Filipe Pinto considera que Kiev está a chegar ao ponto de ir para a "mesa de negociações". Luís Tomé fala da "saída otimista" de Stoltenberg, mas lembra que ninguém controla a “variável" Trump.
Gabinete de Guerra

"Entrada em Rafah vai ter um custo diplomático"

A três semanas das eleições no Irão, Tiago André Lopes entende o ataque a Israel como um ato eleitoral. Acrescenta também que a incursão de israelita sobre Rafah vai ter um custo político elevado.
5 Continentes

"Para Israel, o Irão é um inimigo mais perigoso"

Bruno Cardoso Reis destaca que o objetivo do Irão é intimidar Israel, apesar de não querer uma escalada descontrolada. E será que os republicanos e os EUA ainda são "fiáveis" como aliados da Ucrânia?
O Domínio da Guerra

"O Irão não queria falhar no ataque a Israel"

O Major-General Arnaut Moreira destaca o grau de violência do ataque do Irão. Fala em alívio pelo facto da ameaça iraniana poder ser combatida e da disponibilidade do Ocidente para defender Israel.
Resposta Pronta

"Não é resposta final do Estado de Israel"

Tiago André Lopes fala de um ataque de dimensão reduzida. Acrescenta que a resposta está ser ridicularizada nas redes sociais e que nem todos os partidos da coligação, em Israel, se reveem nesta ação.
Resposta Pronta

"Se Israel ficasse parado era sinal de fraqueza"

José Filipe Pinto fala num jogo de equilíbrios, onde Israel quis "mostrar os dentes". Destaca a possibilidade de Israel poder usar o primeiro ataque do Irão para legitimar a intervenção em Rafah.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu apela à união contra o Irão 

Primeiro-ministro israelita agradeceu ajuda para impedir ataque iraniano e deixou mensagem para que comunidade internacional continue unida para resistir à agressão iraniana que ameaça paz mundial.
Noticiário

23h. Israel promete ataque ao Irão

Irão vai ter de esperar "nervosamente" pelo ataque de Israel, garante Netanyahu. Ainda, Luís Montenegro considera que o Governo português defende o reconhecimento da Palestina como Estado.
Resposta Pronta

"Acordamos num mundo mais perigoso que ontem"

O Major-General Arnaut Moreira entende que não vai ser fácil convencer Benjamin Netanyahu a não retaliar conta o Irão e dá conta da tecnologia militar que o regime iraniano utilizou neste ataque.
Noticiário

11h. Gabinete de guerra de Israel reúne às 12h

A reunião visa decidir se o país vai ou não retaliar contra o Irão. Joe Biden pediu para ser avisado por Benjamin Netanyahu, caso haja retaliação.
Resposta Pronta

Biden coloca "pressão importante" a Netanyahu

Para Bruno Cardoso Reis, diretor do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, a garantia dos EUA de não apoiar uma retaliação Israelita contra o Irão coloca uma pressão importante ao PM Israelita.
Noticiário

7h. Netanyahu diz que o ataque do Irão foi contido

O primeiro ministro israelita procurou passar uma mensagem de confiança e de tranquilidade aos cidadãos, no X. Também neste jornal, a presidente da Comissão Europeia condenou o ataque do Irão.
Noticiário

1h. Hamas acusa Netanyahu de minar cessar fogo

Porta-voz do Hamas acusa Benjamin Netanyahu de estar a minar qualquer hipótese de chegar a um acordo de cessar fogo. Declarações depois do ataque israelita que matou três filhos do líder do Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

Filhos e netos do líder do Hamas mortos em Gaza

Israel garante que os três homens eram membros militarizados do Hamas e que iriam levar a cabo atividades terroristas em Gaza. Ataque direto à família de Haniyeh "mina" as negociações de cessar-fogo.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel diz que Hamas está "derrotado" militarmente

Ministro sem pasta do Gabinete de Guerra que Israel "não vai parar" e que as suas tropas vão finalmente entrar na cidade de Rafah, considerada o último bastião do Hamas.
Noticiário

8h. Biden deixa duras críticas a Netanyahu

O presidente norte-americano critica a abordagem de Netanyahu na Faixa de Gaza e incentiva um cessar-fogo. Ainda, Alexandra Leitão vai a votos para ser líder da bancada parlamentar do PS.
Conflito Israelo-palestiniano

Biden: Netanyahu cumpre compromisso de ajuda

Questionado sobre se tinha ameaçado interromper a entrega de ajuda militar a Israel, Biden respondeu que pediu a Israel que "fizessem o que estão a fazer", reconhecendo que o seu apelo foi atendido.
Resposta Pronta

"Protestos contra Netanyahu estão mais violentos"

Michel Gawendo destaca a "falta de resultados" e a questão dos reféns que ensombra a política interna de Netanyahu. Ainda assim, não acredita que este seja o momento político para novas eleições.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel: oposição pede eleições em setembro

Benny Gantz, que faz atualmente parte do Gabinete de Guerra liderado por Benjamin Netanyahu, defende o afastamento do primeiro-ministro israelita e quer eleições antes do final do ano.
Conflito Israelo-palestiniano

Manifestantes continuam a pedir saída de Netanyahu

Para além de pedirem novas eleições e a consequente saída de Netanyahu do cargo, os manifestantes pedem um acordo urgente entre Israel e o Hamas para a libertação dos reféns.
Fact Check

Israel recua e pede desculpa a Lula da Silva?

Publicação nas redes sociais indica que Israel pede desculpa a Lula da Silva, após este ter falado num genocídio em Gaza, o que gerou críticas do governo israelita, que se terá arrependido. É verdade?
Conflito Israelo-palestiniano

Está o Ocidente a tirar o tapete a Netanyahu?

Líder democrata do Senado pede "novas eleições", Biden e UE reprovam operação militar em Rafah. Face às críticas, Netanyahu mostra-se inflexível — mas Israel corre o risco de perder apoio do Ocidente.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: Netanyahu aprova invasão de Rafah

No dia em que chegou a primeira embarcação com ajuda humanitária a Gaza, o chefe do executivo de Israel aprovou a invasão do território e rejeitou a proposta de troca de reféns feita pelo Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

"Cerca do Sul": Netanyahu revela o plano para Gaza

Impedir que Gaza seja uma ameaça é a prioridade do primeiro-ministro israelita. As fronteiras entre o Egipto e Gaza serão controladas e "haverá uma desmilitarização completa" no enclave palestiniano.
Conflito Israelo-palestiniano

Knesset rejeita "reconhecimento unilateral" 

"Israel rejeita rotundamente os ditames internacionais sobre um acordo permanente com os palestinianos." Se alcançado, "apenas se concretizará mediante negociações diretas", lê-se no texto aprovado.
Conflito Israelo-palestiniano

UNRWA está "totalmente infiltrada" por Hamas

Netanyahu disse aos embaixadores da ONU a UNRWA foi "totalmente infiltrada" pelo Hamas, reconhecendo serem necessárias "outras agências", e adiantou que plano para recuperar reféns "está a ser feito".
Noticiário

16h. Netanyahu é contra solução de dois Estados

O presidente norte-americano tinha dito que era possível uma solução de dois Estados enquanto Netanyahu fosse o primeiro-ministro israelita, mas o PM diz que Israel deve mantar o controlo sobre Gaza.
Noticiário

8h. Carla Castro deixa a IL. Sinal "preocupante"

Carla Castro de saída da Iniciativa Liberal. Mayan Gonçalves pede reflexão interna no pós-eleições. Francisco Assis é cabeça de lista do PS no Porto, e Pedro Nuno? E Benjamin Netanyahu debaixo de fogo
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu opõe-se a um Estado da Palestina

Opinião do primeiro-ministro israelita choca com posição dos EUA que já sustentaram que a criação de um Estado palestiniano deveria fazer parte do "dia seguinte".
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu não responde a chamadas de Guterres

Secretário-geral da ONU reconheceu que ainda não falou com chefe do Governo israelita desde o ataque do Hamas. Nações Unidas asseguram haver, porém, contactos com outros responsáveis israelitas.
Resposta Pronta

"Ataques aos Houthis não são um apoio a Israel"

OS EUA e Reino Unido querem defender o comércio internacional. A análise de Joana Ricarte que considera que a resposta não pode ser considerada um apoio direto ao regime de Netanyahu.
Conflito Israelo-palestiniano

Genocídio: "Mundo virou do avesso", diz Netanyahu

África do Sul começou a apresentar processo contra Israel e exigir medidas cautelares urgentes. Primeiro-ministro israelita diz que o seu país é que está a combater um genocídio.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel confirma morte de refém de 25 anos

Hamas já tinha acusado as Forças de Defesa de Israel de serem responsáveis pela morte de Sahar Baruch, de 25 anos. Governo de Netanyahu admite que não sabe quem é culpado.
Fact Check

Netanyahu eleito "assassino do ano" pela Time?

Tradicional capa da Time a destacar a personalidade do ano usada na guerra de informação que corre em paralelo com o conflito na Faixa de Gaza. Revista não escolheu Netanyahu como "assassino do ano".
Noticiário

18h. Netanyahu diz que guerra vai intensificar-se

Operações no terreno vão ser expandidas nos próximos dias. Primeiro-ministro israelita deixa ainda um recado ao Hamas: "Sabemos onde estão e vamos apanhar-vos".
Conflito Israelo-palestiniano

Biden desencorajou Netanyahu a atacar Hezbollah

O Presidente dos EUA ligou ao primeiro-ministro israelita logo a 11 de outubro a aconselhá-lo a "retirar-se" e a "pensar nas consequências dessa ação", avança o Wall Street Journal.
Conflito Israelo-palestiniano

Biden avisa que Israel está a "perder apoio"

Foi a primeira vez, desde o ataque do Hamas a Israel que o democrata afirmou publicamente as suas divergências com o executivo israelita. Também Netanyahu falou de "desacordos" com Biden.
Noticiário

12h. Famílias dos reféns fazem apelo a Netanyahu

Porta-voz das famílias dos reféns exigem a retoma das negociações a Benjamin Netanyahu e afirma que os protestos vão continuar.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel sabia de planos do Hamas há um ano

Autoridades de Jerusalém terão sido informadas de planos para uma ofensiva por ar e terra, mas terão desvalorizado as informações por considerarem que eram impossíveis de concretizar.
Israel

Julgamento de Netanyahu retomado para a semana

Julgamento foi suspenso devido à guerra desencadeada pelos ataques do Hamas. Netanyahu está indiciado em três processos por uma série de crimes, entre os quais fraude e aceitação de subornos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora