Duas dezenas de líderes internacionais vão assistir hoje às comemorações dos 70 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia, entre os quais a rainha de Inglaterra e o Presidente dos Estados Unidos.

Depois de 24 horas de fogo de artifício terem iluminado, durante esta noite, os céus das praias da costa francesa onde, há 70 anos, 150 mil soldados, sobretudo ingleses, franceses, americanos e canadianos, deram início à libertação da Europa ocupada pela Alemanha nazi, durante a II Guerra Mundial, as atenções centram-se nas cerimónias de hoje, que deverão atrair um milhão de pessoas.

Durante a manhã, alguns dos sobreviventes da operação por ar e mar, que ficou conhecida como Dia D, prestarão homenagem às vítimas civis, no memorial de Caen, presididas pelo Presidente francês, François Hollande, que depois se juntará ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na homenagem aos dez mil soldados americanos enterrados no cemitério de Colleville-sur-Mer, perto da praia de Omaha.

À tarde, duas dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre os quais a rainha Isabel II de Inglaterra e a chanceler alemã, Angela Merkel, vão assistir à celebração oficial, na praia de Ouistreham, onde estarão também os politicamente desavindos líderes russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fardados a rigor, cerca de 1800 veteranos prestarão homenagem aos 3800 soldados que não sobreviveram ao desembarque e a outros tantos civis franceses que morreram no decurso da operação.

As cerimónias terminarão com um jantar de Estado oferecido pelo Presidente francês, no Palácio do Eliseu, em honra da rainha de Inglaterra, de visita oficial a França.