Nos 70 anos do desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia, preparámos uma lista com os cinco filmes mais importantes sobre o Dia D.

1. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Quem consegue esquecer aqueles 20 minutos em que Steven Spielberg, replicando, cena a cena, as fotografias de Robert Capa, mostra com grande detalhe o caos, a confusão e a violência dos momentos iniciais do desembarque? Homens a explodir, partes do corpo humano espalhadas pela praia, a água do mar a tornar-se escarlate com a cor do sangue. Diz-se que essa é a cena de guerra mais bem filmada de todos os tempos. O filme protagonizado por Tom Hanks venceu cinco Óscares da Academia e centra-se na busca de uma unidade do exército americano pelo soldado James Francis Ryan, o único sobrevivente de uma família de quatro irmãos onde três morreram em combate. O resgaste de Ryan atravessa a França ocupada e acompanha o avanço dos aliados depois do Dia D.

2. O Dia Mais Longo (1962)

O filme de Darryl F. Zanuck passa-se durante o Dia D e centra-se na invasão. Foi uma produção com dimensões gigantescas e o filme a preto e branco mais caro da história do cinema, até que em 1993 Spielberg realizou A Lista de Schindler.  O elenco incluía nomes como John Wayne, Robert Mitchum, Richard Burton, Henry Fonda e Sean Connery. Zanuck contratou realizadores para dirigirem as cenas passadas nos vários países e muitos dos figurantes e dos membros da equipa de produção participaram, de facto, na guerra e alguns desembarcaram na Normandia. Tudo em nome da verosimilhança. Chegou a pensar-se chamar Eisenhower para fazer de Eisenhower, mas alguém terá achado que isso não seria possível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Irmãos de Armas (2001)

Três anos depois de O Resgate do Soldado Ryan, Spielberg e Tom Hanks voltam ao tema do Dia D e seguem um regimento de pára-quedistas do Exército norte-americano – desde os treinos iniciais, passando pelo desembarque na Normandia e até ao dia da vitória. No dia D o regimento, lançado de pára-quedas por trás das linhas alemãs, protagoniza o assalto a uma bateria de  que fazia parte das linhas de defesa, desenvolvendo a operação com uma tal mestria que ainda hoje a sua operação é ensinado, como exemplo, em academias militares como West Point. A reconstituição desse assalto é um dos momentos altos desta série televisiva contada em 10 partes e que teve por base na obra de não ficção de Stephen Ambrose.

https://www.youtube.com/watch?v=TieWKjAOk-I

4. O Desafio das Águias (1968)

Este filme com Clint Eastwood e Richard Burton passa-se imediatamente antes da invasão da Normandia quando um general americano que conhece os planos do ataques é capturado pelos Nazis e levado para uma fortaleza nos Alpes. Quando uma equipa aliada tenta resgatá-lo, descobre que têm, entre eles, um espião nazi.

5. O Dia D (2004)

Com Tom Selleck no papel de Eisenhower, o filme acompanha o general durante os 90 dias que antecederam a invasão, retratando as relações deste com outros atores do plano de oprações como o general De Gaulle e o general George S. Patton.