Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Nos 70 anos do desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia, preparámos uma lista com os cinco filmes mais importantes sobre o Dia D.

1. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Quem consegue esquecer aqueles 20 minutos em que Steven Spielberg, replicando, cena a cena, as fotografias de Robert Capa, mostra com grande detalhe o caos, a confusão e a violência dos momentos iniciais do desembarque? Homens a explodir, partes do corpo humano espalhadas pela praia, a água do mar a tornar-se escarlate com a cor do sangue. Diz-se que essa é a cena de guerra mais bem filmada de todos os tempos. O filme protagonizado por Tom Hanks venceu cinco Óscares da Academia e centra-se na busca de uma unidade do exército americano pelo soldado James Francis Ryan, o único sobrevivente de uma família de quatro irmãos onde três morreram em combate. O resgaste de Ryan atravessa a França ocupada e acompanha o avanço dos aliados depois do Dia D.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. O Dia Mais Longo (1962)

O filme de Darryl F. Zanuck passa-se durante o Dia D e centra-se na invasão. Foi uma produção com dimensões gigantescas e o filme a preto e branco mais caro da história do cinema, até que em 1993 Spielberg realizou A Lista de Schindler.  O elenco incluía nomes como John Wayne, Robert Mitchum, Richard Burton, Henry Fonda e Sean Connery. Zanuck contratou realizadores para dirigirem as cenas passadas nos vários países e muitos dos figurantes e dos membros da equipa de produção participaram, de facto, na guerra e alguns desembarcaram na Normandia. Tudo em nome da verosimilhança. Chegou a pensar-se chamar Eisenhower para fazer de Eisenhower, mas alguém terá achado que isso não seria possível.

3. Irmãos de Armas (2001)

Três anos depois de O Resgate do Soldado Ryan, Spielberg e Tom Hanks voltam ao tema do Dia D e seguem um regimento de pára-quedistas do Exército norte-americano – desde os treinos iniciais, passando pelo desembarque na Normandia e até ao dia da vitória. No dia D o regimento, lançado de pára-quedas por trás das linhas alemãs, protagoniza o assalto a uma bateria de  que fazia parte das linhas de defesa, desenvolvendo a operação com uma tal mestria que ainda hoje a sua operação é ensinado, como exemplo, em academias militares como West Point. A reconstituição desse assalto é um dos momentos altos desta série televisiva contada em 10 partes e que teve por base na obra de não ficção de Stephen Ambrose.

https://www.youtube.com/watch?v=TieWKjAOk-I

4. O Desafio das Águias (1968)

Este filme com Clint Eastwood e Richard Burton passa-se imediatamente antes da invasão da Normandia quando um general americano que conhece os planos do ataques é capturado pelos Nazis e levado para uma fortaleza nos Alpes. Quando uma equipa aliada tenta resgatá-lo, descobre que têm, entre eles, um espião nazi.

5. O Dia D (2004)

Com Tom Selleck no papel de Eisenhower, o filme acompanha o general durante os 90 dias que antecederam a invasão, retratando as relações deste com outros atores do plano de oprações como o general De Gaulle e o general George S. Patton.