O torneio de Wimbledon, a decorrer até 6 de julho, não é grande adepto da criatividade e sempre impôs um vestuário branco. Mas nunca como este ano o tema mereceu tanta polémica: o australiano Pat Cash, ex-campeão de ténis, disse que as mulheres na competição têm sido até forçadas a jogar sem sutiã. A culpa? Das novas regras que exigem um escrupuloso cumprimento da regra do branco.

on day four of the Wimbledon Lawn Tennis Championships at the All England Lawn Tennis and Croquet Club on June 27, 2013 in London, England.

Serena Willians, 2013 – Julian Finney / Getty Images

Numa carta enviada aos jogadores, o árbitro do torneio, Andrew Jarrett, terá explicado que “roupas interiores que são ou podem ser visíveis durante o jogo (inclusive devido à transpiração) também têm de ser completamente brancas e não podem conter mais do que um centímetro de risca colorida”. O Guardian explica que os jogadores foram informados que, caso não cumprissem as regras, seriam obrigados trocar os itens “ofensivos” por “vestuário adequado”.

O Telegraph diz que as novas normas foram transmitidas a todos os jogadores porque, nos últimos anos, alguns optaram por usar apontamentos coloridos. É o caso de Serena Williams que, em 2013, escolheu uma roupa interior cor de laranja. À BBC Radio 5 Live, citada pelo jornal britânico, Cash garantiu que “a algumas das raparigas foi dito para voltarem atrás e mudarem de sutiãs e de tops porque tinham um pouco de cor”. Resultado? “Acredito que algumas delas não tinham sutiãs desportivos apropriados e tiveram de ir [jogar] sem eles. Foi absolutamente ridículo”. O Huffington Post diz que várias jogadoras foram vistas sem sutiãs, incluindo a britânica Naomi Broady, muito embora, diz o Daily Mail, não seja claro que o tenha feito em favor das regras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

on day three of the Wimbledon Lawn Tennis Championships at the All England Lawn Tennis and Croquet Club at Wimbledon on June 25, 2014 in London, England.

Naomi Broady – Matthew Stockman / Getty Images

Posto isto, Pat Cash acabou por se retirar do torneio, onde estava previsto participar em jogos laterais. Fê-lo em protesto contra as regras em causa, mas também porque os ténis com que tencionava jogar foram “banidos”. Chegou a argumentar que, da última vez que jogou sem sapatos adaptados ao jogo, sofreu uma lesão — “É um pensamento arcaico”. Apesar do protesto de alguns jogadores, Venus Williams, irmã de Serena Williams, disse que aprovava a regulamentação. “Eu acho que é uma boa mudança. Penso que todos brilham em branco”.