O filho da jornalista Judite Sousa, André Sousa Bessa, de 29 anos, morreu, este domingo, menos de 48 horas depois de ter sofrido um traumatismo craniano, num acidente numa piscina em Picheleiros, perto de Azeitão. Foi transferido do Hospital de Setúbal para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde se encontrava em coma induzido.

A notícia foi dada por José Alberto Carvalho, diretor de Informação da TVI, no Hospital Garcia de Orta, onde André estava internado, através da leitura de uma mensagem em nome da jornalista. O diretor de informação da TVI agradeceu o apoio de familiares e amigos e pediu respeito pela privacidade “neste momento de dor”, segundo cita a revista Lux.

“Neste momento de dor, peço a todos os colegas jornalistas que se lembrem do valor das palavra. A palavra aqui é uma: André. o filho que sempre quis e que sempre me quis; um homem maravilhoso, irradiante de alegria; de vontade de viver; de exemplo de empenho; estudo; trabalho e força de vontade. E sempre atento, sempre disponível, sempre carinhoso. Já não irá iniciar em Setembro a desafiante etapa profissional que tinha conquistado por direito próprio numa empresa multinacional. Mas deixa-nos o seu testemunho. E esse testemunho só pode ser traduzido por palavras. Por isso, como sabemos nesta profissão, as palavras são a nossa vida e, neste momento, aquilo que nos resta. O André merece ser lembrado pela forma como tocou as pessoas com quem se cruzou; e sempre e para sempre a minha”, leu José Alberto de Carvalho.

André Sousa Bessa, 29 anos, era o único filho de Judite Sousa, jornalista e diretora adjunta de Informação da TVI, fruto do seu primeiro casamento com Pedro Bessa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

TVI abre telejornal com homenagem

“Estou aqui, mas não devia estar aqui”, disse esta noite José Alberto Carvalho ao abrir o telejornal das 20.00. Visivelmente emocionado, anunciou a morte do filho da colega e disse: “é a maior provação que uma mãe pode passar”. E lembrou o apelo de Judite Sousa e da “palavra”, para passar a um filme com várias fotografias de André, com a mãe, amigos e família. Ao som do poema do poeta anglo-americano W. H. Auden.

José Alberto Carvalho anunciou que Judite de Sousa estará ausente nos próximos “tempos” o que levará a algumas alterações na TVI.