O grupo humorístico brasileiro Porta dos Fundos atua esta semana, entre quarta-feira e sábado, em Lisboa, primeiro no Campo Pequeno e depois no Cinema São Jorge, com diversos convidados portugueses (Ricardo Araújo Pereira, César Mourão e Salvador Martinha são alguns deles). Que o grupo é um enorme fenómeno de popularidade na internet e entre os portugueses não é novidade – um dos criadores, Fábio Porchat, esgotou facilmente o Coliseu dos Recreios em 2013 – mas qual será, entre tantos sucessos, o melhor sketch da Porta dos Fundos?

Olhando para o canal de Youtube, onde o grupo tem 226 vídeos carregados, é o sketch “Na lata” que tem o maior número de visualizações: 15,3 milhões. O número de “gostos” neste vídeo colocado na internet em janeiro de 2013 é de 110 mil.

De seguida, um dos maiores clássicos da Porta dos Fundos: “Sobre a Mesa”, com 14,6 milhões de visualizações e 125 mil “gostos”. Foi o 16º vídeo do grupo e, arriscamos nós, aquele que mais fama lhe trouxe, pelo menos entre os fãs portugueses, que hoje perceberão melhor do que nunca a relação entre um abacaxi e o cotovelo de Michael Phelps.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na lista dos mais vistos, segue-se um sketch relativamente instrutivo: “Essa é pra você”. Neste vídeo, a rapariga canta ao seu namorado Gregório tudo aquilo que odeia nele e o que faz quando ele vai gravar os vídeos da Porta dos Fundos. Será que ele percebe a mensagem?

A lista dos carregamentos mais populares do grupo de humoristas prossegue por ordem decrescente até ao vídeo menos visto da Porta dos Fundos, quiçá injustamente: “CSI Nova Iguaçu #8”, que parodia as aventuras de Horatio Caine, o herói da série CSI Miami que nunca abdica dos seus óculos de sol.

Caso ainda não conheça a Porta dos Fundos, pode começar por ver estes vídeos e decidir se gosta ou não. Entretanto, deixamos-lhe também outras sugestões: “Arte Moderna” e “Restaurante Moderno”.

Mas diga-nos: é fã de Porta dos Fundos? De que sketchs gosta mais?