Durante nove dias, a aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, vai receber a 9.ª edição do “Elementos à solta – art meets nature”. Sob o tema “Identidade e autenticidade”, o evento deste ano transforma a aldeia serrana numa galeria de arte ao ar livre, cheia de exposições, música, teatro, oficinas, conversas, workshops e marionetas. A aldeia, onde só habita cerca de uma dúzia de pessoas, vai atrair muitas mais.

É no cenário desta aldeia do xisto recuperada que o “Elementos à solta” vai juntar, entre 12 e 20 de julho, 14 artistas nacionais e três internacionais, oriundos da Argentina, Inglaterra e França. Com organização do ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em destaque vão estar diversas peças de autor das áreas de cerâmica, têxtil, madeira, papel, pedra, vidro e metal de autores nacionais, a par com trabalhos de fotografia, escultura e Land Art.

As peças dos 17 artistas vão estar a “espreitar às janelas das casas”, nas paredes, caminhos, junto “à fonte ou escondidas atrás de uma árvore”, contou à agência Lusa Rui Simão, coordenador da ADXTUR.

Para além das obras de arte que irão estar espalhadas pela aldeia da Cerdeira, haverá concertos de jazz e de guitarra portuguesa,  com destaque para o concerto de Pedro Caldeira Cabral, no dia 19 de julho, às 18h. As provas de chá e a “Taberna das artes”, em que um chefe irá “apresentar uma abordagem contemporânea” de produtos locais, também promete atrair muitos curiosos.

Rui Simão sublinhou, em comunicado de imprensa, que o “Elementos à solta” é “uma iniciativa que se quer intimista, como espaço de diálogo entre artistas e visitantes, de experimentação nas várias oficinas, de contemplação e inspiração para todas as pessoas de todas as idades” e também “uma simbiose perfeita entre arte e natureza”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR