A construção da primeira casa feita, inteiramente, de excedentes e materiais amigos do ambiente está concluída. Chama-se “The Waste House” e situa-se no campus da Universidade de Brighton.

A casa foi desenhada em 2012 por Duncan Baker-Brown, arquitecto e professor na Faculdade de Artes da Universidade de Brighton. A criação deste “lar” foi possível devido ao sucesso de um protótipo,”The house that Kevin built”, construído em 2008 , cujo nome era uma  referência ao apresentador de televisão Kevin McCloud.

“The Waste House” é o primeiro edifício do Reino Unido feito de lixo a ser construído diretamente no próprio local, ou seja, sem ser pré-fabricada.

Na obra foram usados resíduos e excedentes da construção e das indústrias da região e ainda materiais dos centros de reciclagem. Mas Duncan Baker-Brown e os seus alunos foram mais longe e aproveitaram tudo o que puderam. Assim, as paredes têm fardos de palha para manter a casa quente no inverno e fria no verão. Da mesma forma, os quartos foram isolados com DVDs, VHSs e escovas de dentes para encobrir sons do exterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, a reciclagem não se estagnou nos materiais utilizados na construção. O edifício tem painéis solares, ventilação e, também, um recuperador de calor.

Estando a obra localizada no campus da Universidade de Brighton, o andar superior é destinado a alunos e investigadores para que possam desenvolver projetos de design sustentável, assim como foram criados espaços polivalentes para utilização dos locais.

Duncan Baker-Brown diz que, no futuro, “The Waste House” deverá servir para testar protótipos de sistemas de construção, componentes e tecnologias.

Numa altura em que o DIY (Do It Yourself, o faça você mesmo) ganha cada vez mais adeptos, esta poderá ser mais uma forma de estender as preocupações ambientais assim como a criatividade, tendo como máxima a reutilização do lixo.

A cultura do ReIY, ou seja, reutilizar materiais diversos, substituirá o DIY, segundo o arquitecto Baker-Brown.

Aqui fica o link para o sítio que registou o nascimento e crescimento da casa mais sustentável, “The Waste House“. Para a posteridade.