A Jerónimo Martins está em negociações com a Vila Galé para a possibilidade de o grupo de distribuição poder servir de veículo para as exportações de vinho e azeite do grupo hoteleiro para a Colômbia. “A Vila Galé é um parceiro de longa data em Portugal e abordou-nos no sentido de podermos ser veículo para algumas exportações de alguns produtos deles, os vinhos e azeite”, disse o diretor financeiro da Jerónimo Martins Colômbia à Lusa.
“Estamos em fase de negociação e temos todo o gosto em colaborar com algumas empresas, como é o caso da Vila Galé”, em produtos “diferenciadores ou que não possam ser produzidos aqui na Colômbia”, acrescentou Jorge Santos Dias. A Jerónimo Martins arrancou em março do ano passado com a sua cadeia de supermercados Ara na Colômbia, tendo sido uma das empresas visitadas pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, na sua deslocação a Bogotá.
Questionado sobre o balanço da rede de supermercados na Colômbia, Jorge Santos Dias adiantou que atualmente são 44 lojas. “Abrimos a 44.ª [loja] na semana passada”, disse, recordando que o grupo encerrou 2013 com 36 lojas Ara. “Abrimos este ano oito. O nosso objetivo é abrir, até final de 2014, 50 novas lojas”, terminando o ano com “86 lojas”, disse o diretor financeiro.
Um ano e quatro meses depois do arranque da Ara na Colômbia, “cada vez somos mais conhecidos, sobretudo na região onde operamos, o eixo cafeeiro, por termos uma proposta de valor que agrada os colombianos, não só pela qualidade dos produtos, mas também o nível de preços”, explicou.
O responsável sublinhou que não são só os consumidores colombianos que têm aderido à Ara, também a indústria colombiana tem “ajudado muito” na base da oferta de produtos que são desenvolvidos no país e que têm “tido aceitação”. Em 2013, as marcas próprias na Colômbia representavam cerca de 22% das vendas. “Em junho deste ano já representavam cerca de 35% das nossas vendas”, acrescentou.