481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Finlândia

Guerra na Ucrânia

Finlândia reduz número de vistos a turistas russos

A Finlândia limitará o número de vistos emitidos para turistas russos a 10 por cento do volume atual a partir de 1 de setembro. "Os vistos para turistas não deixarão de ser emitidos completamente".
Noticiário

13h. Fogo na Serra da Estrela vai ser investigado

O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. E ainda os acessos difíceis que estão a dificultar o combate ao incêndio na Serra do Marão.
Noticiário

11h. Países querem limitar vistos a Russos

Entre eles estão a Ucrânia, Estónia, Letónia, Finlândia e República Checa. Ainda, o Presidente da Liga de Bombeiros diz que novo investimento do Governo na SIRESP "não resolve falhas".
Estados Unidos da América

Biden ratifica adesão da Suécia e Finlândia à NATO

Presidente dos EUA assinou documento que ratifica a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO. Biden diz que entrada dos países não vai "aumentar a percentagem global dos EUA nos orçamentos" da NATO.
Finlândia

Parlamento da Finlândia alvo de ataque informático

O parlamento da Finlândia anunciou que estava a ser alvo de um ataque informático que começou ao início da tarde. Ainda não há informação oficial sobre a autoria do ataque.
Golfe

Vítor Lopes é o melhor português na Finlândia

O golfista português Vítor Lopes terminou na 47.ª posição, Pedro Figueiredo em 57.º e Pedro Lancart 65.º. O torneio finlandês é agora comandado por Velten Meyer e Marc Hammer.
Guerra na Ucrânia

Rússia responderá "simetricamente" à NATO

A Rússia dará uma resposta "simétrica" ao aumento da presença militar da NATO na Finlândia e na Suécia. Medvedev diz que a entrada dos países na NATO "não reforça a segurança da região".
Assembleia Da República

AR. Adesão da Finlândia e da Suécia só em setembro

A Assembleia da República deverá ratificar a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO em setembro, tendo em conta que a última sessão plenária antes das férias parlamentares foi na quinta-feira.
Guerra na Ucrânia

NATO. Turquia, Suécia e Finlândia voltam a reunir

Turquia, Suécia e Finlândia vão manter em agosto uma reunião para verificar os compromissos aceites pelos dois países escandinavos. "Será a primeira de um comité de acompanhamento", diz Istambul.
Turquia

Entrada de Finlândia e Súecia na NATO ameaçada

O Presidente turco ameaçou, pela segunda vez em 24 horas, vetar a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO. Erdogan quer que os dois países extraditem terroristas curdos para Turquia.
NATO

Lituânia ratifica adesão da Suécia e Finlândia

A Lituânia aprovou a ratificação da Suécia e da Finlândia como candidatos à adesão à NATO. A Lituânia, a Letónia e a Estónia consideram que a incorporação dos países fortalecerá a segurança.
NATO

NATO. Edogan ameaça "congelar" adesões nórdicas

Recep Tayyip Erdogan voltou a ameaçar "congelar" a adesão da Suécia e Finlândia à NATO, na véspera de uma cimeira com a Rússia e o Irão. "Adotámos uma atitude extremamente clara", diz.
Guerra na Ucrânia

Alemanha ratifica alargamento da NATO

Alemanha ratificou acordos de entrada da Finlândia e da Suécia na NATO. Para Berlim, entrada dos 2 países permite fortalecer a Aliança no seu flanco leste e aumentar "marca europeia" na organização.
Guerra na Ucrânia

Finlândia quer fortalecer fronteiras com a Rússia

Atualmente, as fronteiras da Finlândia são protegidas apenas por cercas leves de madeira, instaladas principalmente com o objetivo de impedir que o gado esteja a pastar do lado errado.
NATO

Dinamarca ratifica adesão da Suécia e da Finlândia

MNE dinamarquês anunciou na sua conta na rede social Twitter que processo de ratificação foi concluído e manifestou a esperança de que os restantes aliados completem o processo com rapidez.
Noticiário

7h. Seca. Carrazeda de Ansiães pode ficar sem água

E podem ter um aumento no valor do consumo da água. São duas medidas que estão em cima da mesa, numa altura em que cinco barragens estão em situação crítica, no nordeste transmontano.
Guerra na Ucrânia

NATO. Finlândia e Suécia completam negociações

Esta terça-feira, os embaixadores junto da NATO dos 30 países que atualmente integram a Aliança vão assinar os protocolos de adesão dos dois Estados nórdicos.
Gabinete de Guerra

O que tem de tão importante a Ilha da Serpente?

Ilha importante para "bloquear o acesso a Odessa". O facto de ter sido vulnerável a ataques "não significa que a reocupação ucraniana seja fácil". Análise de Bruno Cardoso Reis e de Carlos Mendes Dias
Guerra na Ucrânia

Turquia ameaça voltar a vetar Suécia e Finlândia

Presidente turco disse que voltará a vetar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO se não for cumprido o memorando que assinou com os dois países. O documento é "só um começo", garante.
NATO

Biden: NATO "mais forte do que nunca"

Joe Biden qualificou a cimeira da NATO como "histórica" e afirmou que a NATO vai ficar "mais forte do que nunca" com a adesão da Finlândia e da Suécia.
Noticiário

00h. Putin admite tensões com Suécia e Finlândia

O presidente russo diz que Moscovo vai responder “na mesma moeda” caso a NATO decida estabelecer infraestruturas nos dois países nórdicos.
Noticiário

16h. OMS. Monkeypox está a ganhar terreno

Um crescimento que se está a verificar nomeadamente nas crianças. Líder da OMS está preocupado. Ainda neste jornal, a NATO tem portas abertas para a adesão da Finlândia e Suécia na Aliança Atlântica.
Noticiário

15h. Nato. Finlândia e Suécia convidadas. Oficial

Jens Stoltenberg fala em decisão histórica. Turquia era o único entrave à adesão da Finlândia e Suécia à NATO, mas chegaram a acordo
Contra-Corrente

Ucrânia tem de estar a vencer para poder negociar

A Nato vai reforçar a frente leste, convidar a Suécia e a Finlândia e reafirmar as juras de apoio à Ucrânia, mas os líderes têm de perceber que antes de desejarem a paz têm de querer a vitória de Kiev
Gabinete de Guerra

"Acabar com a Ucrânia como Estado independente"

O historiador Bruno Cardoso Reis considera que o propósito inicial da invasão mantém-se. O major-general Isidro Morais Pereira diz que, com o alargamento da NATO, "ficam a ganhar todos".
Resposta Pronta

"Erdogan pode pedir a extradição de oponentes"

Victor Ângelo, ex-alto funcionário da ONU, explica que "é sobretudo a Turquia que ganha" no processo de alargamento da NATO. Mostra preocupação com os exilados curdos a viver na Suécia e Finlândia.
Noticiário

5h. NATO. Finlândia e Suécia vão receber convite

Convite vai ser entregue na Cimeira da NATO em Madrid. E o presidente ucraniano pede prisão para os responsáveis pelo ataque a um centro comercial e diz que as sanções não são suficientes.
NATO

Finlândia e Suécia aliadas da Turquia contra PKK

Finlândia e a Suécia cooperaram contra os combatentes curdos e aliados do PKK. Em troca, Erdogan deu o seu acordo à entrada dos dois países nórdicos na NATO.
Guerra na Ucrânia

NATO. No que cederam Finlândia e Suécia?

Memorando define fim do embargo à venda de armas entre Suécia, Finlândia e Turquia e que países nórdicos deixarão de apoiar PKK, considerado "terrorista" por Ancara. Convite formalizado esta quarta.
Noticiário

22h. Médio Tejo. Urgências de ginecologia fechadas

As grávidas são aconselhadas a dirigir-se para o Hospital de Santarém, e, caso se justifique, para outras unidades hospitalares da região.
Noticiário

21h. José Eduardo dos Santos. Situação agravou-se

O presidente de Angola, João Lourenço decidiu enviar o ministro das Relações Exteriores para Barcelona, onde José Eduardo dos Santos está internado.
Noticiário

20h. NATO.Turquia retira veto a Finlândia e Suécia

A Finlândia e a Suécia ficam agora mais próximas da adesão à organização militar. Ainda neste jornal, ouvimos a reação de Marcelo Rebelo de Sousa a esta notícia.
Guerra na Ucrânia

Erdogan vai reunir-se com líderes nórdicos

O Presidente turco vai encontrar-se com o seu homólogo finlandês e com a primeira-ministra sueca em Madrid na terça-feira, para discutir as candidaturas da Suécia e da Finlândia à NATO.
Guerra na Ucrânia

Finlândia "preparada" para se defender da Rússia

Chefe das Forças Armadas da Finlândia explica que país evoluiu “capacidade militar de defesa precisamente para este tipo de guerra” que decorre na Ucrânia.
NATO

Finlândia e Suécia. Líder da NATO confiante

A Cimeira de Madrid nunca foi vista como a última hipótese para a conclusão da ratificação da adesão da Finlândia e da Suécia.
Guerra na Ucrânia

PM finlandesa reúne-se com Zelensky em Kiev

Zelensky apelou à primeira-ministra da Finlândia para que a União Europeia emita um sexto pacote de sanções contra a Rússia e pediu apoio do país na adesão da Ucrânia ao bloco da UE.
Noticiário

5h. Covid-19. Fechar discotecas "não é solução"

José Gouveia considera que, a existir um aperto de medidas, deve passar por outras áreas como os transportes. Ainda, Finlândia admite que veto turco à integração do país na NATO vai atrasar processo.
Noticiário

3h. NATO. Veto turco atrasa adesão, diz Finlândia

Turquia ameaça vetar entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, diz que têm ligações com Partido dos Trabalhadores do Curdistão. E ainda, Porto consegue dobradinha ao vencer Taça de Portugal.
NATO

A guerra e o medo

Aprendamos com os estados “na linha da frente”, os que fazem fronteira com a Ucrânia ou a Federação Russa. Vencer o “medo nuclear” para assegurar um futuro mais seguro é a única possibilidade viável.
Guerra na Ucrânia

Gasum suspende entrega de gás natural russo

Diretor-geral da Gasum considera "muito lamentável" que a entrega contratual de gás natural seja suspensa, mas explica que estão preparados para lidar com a situação pelo que não haverá cortes.
Guerra na Ucrânia

NATO. Finlândia e Suécia podem receber militares

NATO está disponível para destacar militares na Finlândia e na Suécia, mas a decisão será sempre dos dois países.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.