Já tiveram alta as 18 crianças que estavam internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), disse à agência Lusa fonte oficial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

De acordo com a mesma fonte, deram entrada no HPC 44 crianças que sofreram esta sexta feira uma intoxicação alimentar em Castanheira de Pera. Dessas, 26 crianças tiveram alta pouco tempo depois. Nenhum dos adultos vitimados pela mesma situação teve necessidade de internamento hospitalar.

O grupo que sofreu intoxicação era composto por 52 crianças e três monitores de Penedono, distrito de Viseu. Tinham-se deslocado a Castanheira de Pêra, no norte do distrito de Leiria, para usufruir da Praia das Rocas, no âmbito do programa “Férias Animadas” promovido pela Câmara de Penedono.

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já afastaram qualquer responsabilidade do complexo da praia das Rocas no acontecimento.

A comida que as crianças consumiram – e que terá estado na origem deste acontecimento – foi confecionada na cantina municipal, esta sexta-feira de manhã, pela habitual funcionária, disse Carlos Esteves, presidente da Câmara de Penedono, à Lusa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca, que na noite de sexta-feira não tinha conhecimento da composição da ementa utilizada para este dia de atividades de férias das crianças, assegurou que abrirá um inquérito para apurar responsabilidades, embora na altura a sua maior preocupação se relacionasse com “a saúde das crianças” e dos três monitores que as acompanharam.

Em comunicado enviado, na sexta-feira, à agência Lusa, o delegado de Saúde Regional do Centro apontava os alimentos do almoço como “veículo da doença” e referia que os “sintomas e tempos de incubação” apontavam para “toxinfeção alimentar coletiva por toxina estafilocócica”, tipo de patologia “bem conhecido pelos clínicos e epidemiologistas”.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria informou que o alerta foi dado às 16:39 de sexta-feira, tendo sido mobilizados para a praia das Rocas 30 ambulâncias com 60 operacionais.